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  1.  # 761

    Sim, exacto.
    Mas não é o pior. O Kauai e os seus 64kWh também só usam uma fase. O I-Pace e os seus 90kWh também só usam uma fase.
  2.  # 762

    Atão tb. o novo leaf de 60 presumo que monofasico tb., em vez de 6 horinhas, são 8 ou 9... Belo!
  3.  # 763

    Colocado por: carlosj39Atão tb. o novo leaf de 60 presumo que monofasico tb., em vez de 6 horinhas, são 8 ou 9... Belo!
    Sabes quando carreguei dos quase zero aos 100 em baixa potência? Quando após uma grande viagem chego ao destino.
    Normalmente em férias e tenho a noite toda para carregar o carro :)
    Quando quero rapidez de carregamento, carga rápida :)
  4.  # 764

    Percebo que para quem não tenha VE faça confusão estes tempos de carregamento e as autonomistas reduzidas face a um ICE.
    Mas é como tudo, primeiro estranha-ae e depois entranha-se :)

    Eu que já ando de VE há quase 6 anos e não tenho nenhum ICE na garagem quase há dois, o que me faz confusão é como o pessoal dos ICEs suportam ter de ir á bomba, pegar numa mangueira suja, levar com os fumos e cheiros, pagar um balurdio para se deslocar...
    Enfim, diferentes pontos de vista :)
  5.  # 765

    O que metera confusão a muita gente, é acharem que toda a gente pode gastar pelo menos 30 mil num elétrico
    Concordam com este comentário: nunos7
  6.  # 766

    Colocado por: callinasO que metera confusão a muita gente, é acharem que toda a gente pode gastar pelo menos 30 mil num elétrico
    Há quem gaste bem mais num ICE.
    O preço não é o único fator decisivo.

    A mim, faz-me confusão é dar 15.000€ por um ICE e gastar com ele quase 200€ em combustível por mês (sim, faço mais de 20.000km por ano...)
    Em 5 anos, compra do carro e combustível fica ao preço de um Leaf40 por exemplo (o meu custou novo há quase 2 anos pouco menos de 28.000€).
    E um Leaf40 não tem nada a ver com um ICE de 15.000€.
    Enfim, diferentes pontos de vista :)
  7.  # 767

    @callinas isso é de certa forma verdade, mas não se pode generalizar. As estatísticas de vendas tendem a contrariar isso, os carros mais vendidos do mercado não são os de 12-15.000€.
    Sim, é verdade que há pouca oferta em carros baratos. Mas é um processo que tenderá a acontecer. Já aí estão utilitários nos 22k€ :-)
  8.  # 768

    Colocado por: mafgodHá quem gaste bem mais num ICE.
    O preço não é o único fator decisivo.

    A mim, faz-me confusão é dar 15.000€ por um ICE e gastar com ele quase 200€ em combustível por mês (sim, faço mais de 20.000km por ano...)
    Em 5 anos, compra do carro e combustível fica ao preço de um Leaf40 por exemplo (o meu custou novo há quase 2 anos pouco menos de 28.000€).
    E um Leaf40 não tem nada a ver com um ICE de 15.000€.
    Enfim, diferentes pontos de vista :)


    E quanto á manutenção, suponho que seja muito mais barato certo?

    Mas concordo com o @callinas, 30k continua a ser muito para um carro que não tem embreagem, caixa de velocidades, e toda a panóplia de peças que compoêm o motor e que dão muito mais trabalho a fabricar que um motor eletrico..

    O argumento de que a tecnologia também se paga não justifica de todo o preço, baterias sempre existiram, motores eletricos existem uns 3 ou 4 em cada casa.

    Opnião meramente pessoal, acho que os eletricos vão se manter a preços elevados, até todas as marcas fazerem a transição para VE, apartir dai acho que o utilizadores vão trocar de VE quase como quem troca de varinha mágica.
  9.  # 769

    Colocado por: danielbargeE quanto á manutenção, suponho que seja muito mais barato certo?
    Sim... muito mais barata.
    Por ex. paguei um pack manutenção de 5 anos para o Leaf40, por pouco mais de 350€.


    Colocado por: danielbargeMas concordo com o @callinas, 30k continua a ser muito para um carro que não tem embreagem, caixa de velocidades, e toda a panóplia de peças que compoêm o motor e que dão muito mais trabalho a fabricar que um motor eletrico..

    O argumento de que a tecnologia também se paga não justifica de todo o preço, baterias sempre existiram, motores eletricos existem uns 3 ou 4 em cada casa.
    O valor de um bem não é apenas o seu custo de fabrico :-)
    Claro que num VE há muito menos peças de desgaste e muito menos peças para se avariarem mas... tem uma peça que por enquanto é cara, a bateria.

    Tenta saber o preço de uma bateria de litium (que são apenas semelhantes no nome) para armazenamento de energia de painéis solares e vais chegar à conclusão que os VEs até são baratos ;-)
    Seja como for, hoje temos VEs com autonomias na casa dos 400km ao preço dos VEs de há quase 10 anos com autonomias de cerca de 160km.

    Colocado por: danielbargeOpnião meramente pessoal, acho que os eletricos vão se manter a preços elevados, até todas as marcas fazerem a transição para VE, apartir dai acho que o utilizadores vão trocar de VE quase como quem troca de varinha mágica.
    Obviamente que podendo vender a 10 não vou vender por 5 :-)
    Isso é como tudo.
    Depois, temos também os incentivos estatais que vem deturpar ainda mais.
    Vejam o caso da Nissan e Renault que por vezes fazem "descontos" equivalentes ao incentivo do estado quando este acaba ou ainda não existe.
    Ou seja, as marcas podem vender mais barato? Sim claro.

    Contudo, e a preço de hoje, para quem faz muitos kms e podendo carregar em casa, um VE pagasse a si próprio.
    Por cada 100.000kms deixa de gastar 10.000€ em combustível, impostos, desgastes...
  10.  # 770

    @mafgod

    Por exemplo as baterias dos Tesla são módulos de pilhas 18650, não sei se é em todos os tesla, mas em alguns é, é uma tecnologia existente.

    Não ponho em causa que um VE seja em termos de poupança a longo prazo muito mais favorável que um a combustão, só queria encontrar base que fundamente os preços, parece que tabelaram os eletricos do 30k para cima.

    Realmente 350€ de manutenção em 5 anos é nada...6€ mês.
  11.  # 771

    Colocado por: danielbargePor exemplo as baterias dos Tesla são módulos de pilhas 18650, não sei se é em todos os tesla, mas em alguns é, é uma tecnologia existente.
    O ser existente não quer dizer que seja barato ou oferecido :-)

    Vê aqui:
    https://loja.solarimpact.pt/fronius-solar-battery-105
    Tens por 11.500€ bateria de 12kWh litium, ou seja quase 1.000€ por cada 1kWh.
    Mesmo que arranjes mais barato de outras marcas/fornecedores a 500€ por casa 1kWh (diz-me que vou comprar).... 60kWh de bateria custariam 30.000€!
    No Leaf40, as baterias custariam 20K..... se paguei 28K :-)....

    Resumindo, o que é caro são as baterias e mesmo assim tem vindo a baixar de preço.

    Colocado por: danielbargeNão ponho em causa que um VE seja em termos de poupança a longo prazo muito mais favorável que um a combustão, só queria encontrar base que fundamente os preços, parece que tabelaram os eletricos do 30k para cima.
    Parece que foram e são mesmo :-)
    É um valor que não é nem muito alto nem muito baixo :-)
    É um valor que as marcas se sentem confortáveis e para quem usa bastante o carro é um preço aceitável e compensador :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danielbarge
  12.  # 772

    Contudo, qualquer carro novo é quase sempre uma má compra, seja VE ou ICE.
    Ou se apanha uma campanha de lançamento excepcional ou o melhor é de longe um semi-novo importado de 6 meses.
    Comprei o meu Leaf40 novo devido ao preço que consegui na altura.
    O preço PVP normal era mais de 5.000€, nunca o compraria por esse preço.
    Importados após 6 meses e quase durante dois anos seguidos, estavam mais caros que o valor que dei pelo meu em novo :-)

    Por exemplo, há semi-novos (Kauai/e-niro) de 60kWh com autonomias reais acima de 400km por menos de 40.000€.
    É muito dinheiro ainda é certo, mas para quem precisa de autonomia e faz muitos kms poderá compensar.
    Ainda no mês passado a Nissan "oferecia" o Leaf40 novo por menos de 30.000€...
    Para quem não precisa de muitos kms, há leafs da primeira geração, smarts e Zoes.... na casa dos 10.000€ que ainda permitem fazer mais de 100km.
    Concordam com este comentário: danielbarge
  13.  # 773

    Nessa fase, estou em crer que será como as impressoras e os telemoveis, vendem.se baratos para assim vender mais tinteiros e pacotes de comunicacoes, aí os carros serão baratos mas a electricidade será 10 ou 20 vezes mais cara...


    Colocado por: danielbarge

    E quanto á manutenção, suponho que seja muito mais barato certo?

    Mas concordo com o @callinas, 30k continua a ser muito para um carro que não tem embreagem, caixa de velocidades, e toda a panóplia de peças que compoêm o motor e que dão muito mais trabalho a fabricar que um motor eletrico..

    O argumento de que a tecnologia também se paga não justifica de todo o preço, baterias sempre existiram, motores eletricos existem uns 3 ou 4 em cada casa.

    Opnião meramente pessoal, acho que os eletricos vão se manter a preços elevados, até todas as marcas fazerem a transição para VE, apartir dai acho que o utilizadores vão trocar de VE quase como quem troca de varinha mágica.
  14.  # 774

    Colocado por: carlosj39mas a electricidade será 10 ou 20 vezes mais cara...
    Nos postos públicos talvez... é a lei da oferta/procura.
    O combustível para os ICEs também é bem mais caro do que o preço da matéria prima.

    Em casa, e enquanto não for proibido carregar, sairá sempre mais barato.
    No limite, montar painéis e baterias e carregar o carro e a casa :-)
  15.  # 775

    Colocado por: carlosj39Nessa fase, estou em crer que será como as impressoras e os telemoveis, vendem.se baratos para assim vender mais tinteiros e pacotes de comunicacoes, aí os carros serão baratos
    Essa fase que referes é a fase em que os ICEs estão atualmente.
    Baratos na compra e dispendiosos para os manter (revisões periódicas e peças de desgaste rápido).
  16.  # 776

    Colocado por: mafgodBaratos na compra

    Onde?
  17.  # 777

  18.  # 778

    Colocado por: 21papaleguas
    Onde?
    Não se diz por aqui que os ICEs são baratos?
    A minha frase era sobre os ICEs.
  19.  # 779

    Pois, eu percebi que se estava a referir aos ICES, mas não concordo nada que sejam baratos.
  20.  # 780

    Tens ICEs novos na casa dos 10.000€ enquanto que VEs novos na casa dos 25.000€.

    Colocado por: 21papaleguasPois, eu percebi que se estava a referir aos ICES, mas não concordo nada que sejam baratos.
    E eu também concordo que a médio prazo os ICEs são mais caros.
    Mas a opinião de muita gente que ainda só vê o preço da aquisição do carro, é que diz que os ICEs são mais baratos que os VEs.
 
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