Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Anonimo12122020Eu um carro elétrico para fazer a viagem Suiça Portugal por enquanto não é funcional. Fui ver um zoé para trocar o bmw das voltinhas, e o vendedor deu me para trás, por causa do aluguer das baterias. Uma pessoa que numca teve fica de pé a trás.

tambem tem Zoes sem aluguer de baterias :)
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Colocado por: pguilhermeSe mantiver os custos operacionais actuais e só fizer a troca "para o ano", não poderei ter um ROI igual ao se comprar hoje?
    Pode, e até pode ser a troca a nivel financeiro, tudo depende do modelo escolhido.

Colocado por: pguilhermePoupança de 10 k€ por 100 kkm (ou Mm eheh)?? Não será muito?
    Significa uma poupança de 100 € por cada 1000 km. À primeira vista acho que nem sequer tenho esse custo em combustível, ICU e revisões (tendo em conta as últimas que fizemos).
    É fazer as contas...

Colocado por: pguilhermeUma coisa é certa: havendo alguma poupança por km, quantos mais km se fizer, mais se poupa, pelo que esta métrica é fundamental e pode ser vantajoso nuns casos e noutros não. O mesmo acontece/aconteceu com os diesel vs gasolina, que mesmo nos casos que até fosse financeiramente mais vantajoso um gasolineiro, a malta só queria diesel... depende dos km que se esperam fazer.
    Certíssimo... que é o que eu também estou fazer de dizer por aqui...

Colocado por: pguilhermePoupança de 10 k€ por 100 kkm (ou Mm eheh)?? Não será muito?
    Significa uma poupança de 100 € por cada 1000 km. À primeira vista acho que nem sequer tenho esse custo em combustível, ICU e revisões (tendo em conta as últimas que fizemos).
    Uma vez mais, é fazer as contas :-)

Colocado por: Anonimo12122020Eu um carro elétrico para fazer a viagem Suiça Portugal por enquanto não é funcional. Fui ver um zoé para trocar o bmw das voltinhas, e o vendedor deu me para trás, por causa do aluguer das baterias. Uma pessoa que numca teve fica de pé a trás.
    Pode ser desde a Bélgica? Há quem tenha feito da Bélgica/Portugal num Niro ;-)
    ZOE ou outro qualquer carro com aluguer de baterias é, para mim, e do ponto de vista económico um nonsense!
    Mas há quem o defenda!

Colocado por: pguilhermeJá nos carros eléctricos estão sempre a surgir novidades de grande impacto. Como até aqui dizem, hoje já não comprariam um eléctrico de uma geração anterior a X, Y ou Z. Para não falar que o risco financeiro (aposta) é muito maior.
    Eu compraria um VE de geração.
    Mas que geração? Tem a haver com o tamanho das baterias? Velocidade de carregamento? Gadgets?
    Já se deu várias vezes aqui o exemplo do Ioniq de 28kWh, o primeiro, que além de ser um dos mais eficientes já tem mais de 4 anos e, tecnologicamente falando do ponto de vista de eficiência e de carregamento, é do melhor que há!
  3. Colocado por: pguilhermeEspreitei o video do tipo que mudou as baterias por 6 k€... mas não foi cá! Tenho de ir ao estrangeiro para mudar baterias? E quem paga o meu tempo? :)
    Há quem tenha trocado cá em Portugal...

Colocado por: pguilhermeE os FAP só há em modelos +- recentes.... senda uma peça cara, não devem ser comum que custem mais que o carro. E até dá para remover :) As embraiagens de 40k€ são nos ralis pá, não é para ir ao Pingo Doce! :)
    E está tudo dito a negrito....
  4. Colocado por: Anonimo12122020Eu um carro elétrico para fazer a viagem Suiça Portugal por enquanto não é funcional. Fui ver um zoé para trocar o bmw das voltinhas, e o vendedor deu me para trás, por causa do aluguer das baterias. Uma pessoa que numca teve fica de pé a trás.

Se for um Tesla faz isso mais que tranquilamente! O carro até lhe faz o plano das paragens por si! :)

Quantos ja fizeram a Europa inteira!

Esta é a grande vantagem da Tesla, a rede de superchargers!
  5. o meu caso foi simples.. no verão passado quando andava a ver carros, vi que dificilmente conseguiria fazer o que fiz nas férias com um BEV, sem estar a alterar rotinas e afins, pelo que optei por um PHEV
    é viatura de empresa.

o 2º carro cá de casa já poderá ser um BEV, mas mais daqui a 1 ano ou 2 logo penso nisso
  6. Colocado por: Anonimo12122020em 15 horas faço os 1832km da viagem.
    Hum, e isso é para justificar ou comprovar o quê?
    Como indiquei acima, houve quem fosse à Bélgica busca um BEV e veio a conduzir nele!

Chegou a altura de o ir buscar e fazer 2400 km até casa :)

Em termos de gastos da viagem, gastei 454€, desde que saí de casa até que cheguei.

E sim, demorou bem mais que 15h de viagem e de certeza que aproveitou bem mais a viagem e fez uma condução bem mais segura para com ele e para com todos os outros que circulam na estrada.
  7. Colocado por: Anonimo12122020Dar para fazer a viagem da, mas quantas horas de viagem? Eu com a minha Ramona em 15 horas faço os 1832km da viagem.

Isso é inegável, as paragens para carregar são uma realidade e terias de contar com umas horas adicionais.
    Agora, também fazes esse tempo porque vens largamente a infringir. Essa velocidade média são 122km/h, se considerarmos paragens para abastecer, xixi, comer e beber, tens de ter troços a velocidades ridiculamente ilegais. Além de conduzir horas seguidas o que é muitíssimo perigoso. Se fizesses as paragens recomendadas, conduzisses nos limites legais, essas 15h eram facilmente 18h ou até mais.

Num VE, essas paragens são planeadas para ser feitas enquanto se faz outra coisa (lá está, comer, xixi, café, esticar as pernas) e esperar o mínimo possível pelo carro. Não consegues conduzir 8h de seguida como fazes num ICE.

Tenho um familiar em França que faz a viagem em cerca de 18h, eu estive a fazer simulações e preciso de 24h. Mas o meu VE carrega devagar, os mais recentes carregam muito melhor, por isso diria 21h num VE mais actual. Só não vou lá de VE para a semana porque estamos na situação em que estamos...
    Mas para viagens desse tipo, "de esticão", só de Tesla actualmente. Para as deslocações dentro do país qualquer VE actual dá. Para fazer uma viagem dessas "em turismo" a demorar 2 ou 3 dias a visitar sítios e tal, qualquer VE actual dá.
    Para fazer de esticão só com a rede Tesla, sem quaisquer dúvidas: múltiplos postos por localização, potência de carga, granularidade da rede, integração com o computador do carro, etc.
    Por enquanto pelo menos, mais um ou 2 anos e o cenário será outro certamente.
    Concordam com este comentário: mafgod
  8. E não precisa mudar a bateria toda. Basta mudar apenas os módulos mais fracos.
    Ainda há pouco tempo estive em conversa com um tipo que fazia esse tipo de coisas.
    Tenho de ver se arranjo o contato... sabe-se lá se não me fará falta num futuro próximo.
  9. Mesmo que um ice de para fazer essas horas/km todos de enfiada... Para mim é indiferente. Nem de motorista queria ir tanto tempo num carro sem parar.

Já fiz Bruxelas Lisboa de carro, foram só 2 dias e meio :)
  10. Colocado por: Anonimo12122020Não sei se alguém daqui já fez uma viagem destas mas só quem as faz tem a noção de pessoas que fazem este trajeto. Quando tinha o Megane RS demorava mais, só levava 60 litros
    Para esas viagens vou de avião e demoro bem menos ;-)

Colocado por: Anonimo12122020E depois era aos 30 45 minutos para abastecer.
    Xi, já parece um VE a carregar num PCR ;-)
  11. Colocado por: smdxo que fiz nas férias

Acho que esta é uma má razão. Escolher um carro para utilizar todos os dias, em função de uma utilização excepcional que pode ou não acontecer uns dias por ano.
    Secalhar para essas vezes até outro carro daria mais jeito, um maior talvez, mas andar com um carro grande todos os dias, e na cidade ainda por cima.... Era meio caminho andado para estar sempre aborrecido e frustrado.
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  12. Colocado por: Anonimo12122020Eu também vou de avião 3 a 4 vezes por ano mas no natal ou agosto para 4 pessoas chegam a ser preciso ao 2500 euros

Se viaja tanto, não tem tap&go? Usa as milhas nessas alturas!
  13. Colocado por: Anonimo12122020Não sei se alguém daqui já fez uma viagem destas mas só quem as faz tem a noção de pessoas que fazem este trajeto.

Sem dúvida. Respeito muito a viagem de regresso dos emigrantes. Mas mesmo com esse "peso" não podemos deixar de admitir que é um risco tremendo fazê-la dessa forma. Mas repito, respeito muito e sei bem o que é.

O meu familiar tem uma Dacia de 7 lugares. Metam lá 7 pessoas num avião em Agosto ehehehehe :-)
    É complicado, não ponho em causa. E lá está, ainda era preciso justificar o investimento num Tesla, porque a menos que se abdiquem de 2-3 dias das férias de verão na viagem, outro VE pode ser muito complicado. O Kauai ou o Niro fazem facilmente 350km a velocidade legal de AE, o problema é depois a rede de carregamento, há uns meses um jornalista fez Lisboa-Frankfurt num e-tron e demorou 35h se não me falha a memória, com um degredo para carregar...
  14. Colocado por: pguilhermeAcho que esta é uma má razão. Escolher um carro para utilizar todos os dias, em função de uma utilização excepcional que pode ou não acontecer uns dias por ano.

Isto, é muito isto. O caso do Anonimo12122020 é mais complicado mas, para quem não tem de fazer 1800km em contra relógio, não se deve condicionar a escolha de um carro por causa de um evento esporádico. Quando eu comecei com o Leaf de 24kWh o argumento que tinham sempre comigo era a viagem ao Algarve (ainda é ehehehehe). Depois vai-se a ver e com o ioniq fui mais vezes ao Algarve por ano do que alguma vez tinha ido (e as pessoas que usavam o argumento ou foram uma vez ou não foram sequer)

A minha irmã moía-me a cabeça por causa dos eléctricos, que eram caros, que não tinham autonomia, que eram carros a pilhas, etc etc etc. Entretanto foi deslocada no trabalho e passou a fazer 110km por dia. Quando se apercebeu que os 100€/semana em gasóleo estavam a doer muito, fez contas e comprou um VE de baixa autonomia barato (um smart forfour). Agora vão na "pandeireta" para todo o lado, só nas viagens mesmo maiores é que levam a carrinha diesel.
  15. Híbridos que não sejam plug in não me fazem sentido.
    Os Toyota têm excelentes críticas em fiabilidade, mas eu só consideraria um plug in.

Com um plug-in, se a autonomia for suficiente para as voltas do dia a dia (máximo uns 40km) consegues andar muitos dias ou até semanas sem ligar o motor de combustão. Há casos em Portugal de Amperas (que já é velhinho mas continua a ser o unico plug in com autonomia decente - até 80km) com consumos acumulados de dezenas de milhar de kms abaixo de 1l/100km.
  16. Colocado por: Anonimo12122020As a mulher para andar aqui na cidade só quer carros pequenos, o BM é um 116d

Tem um leaf :)

Colocado por: Bruno.AlvesHíbridos que não sejam plug in não me fazem sentido.
    Os Toyota têm excelentes críticas em fiabilidade, mas eu só consideraria um plug in.

Com um plug-in, se a autonomia for suficiente para as voltas do dia a dia (máximo uns 40km) consegues andar muitos dias ou até semanas sem ligar o motor de combustão. Há casos em Portugal de Amperas (que já é velhinho mas continua a ser o unico plug in com autonomia decente - até 80km) com consumos acumulados de dezenas de milhar de kms abaixo de 1l/100km.

Concordo plenamente.

O Ampera, para mim neste momento, é o carro perfeito (tenho um). Como não tenho um sitio fixo onde possa carregar, passo um mes que so gasto gasolina ao fim-de-semana (mais km seguidos).

Os auris e afins, so convertendo a GPL e mesmo assim duvido....
  17. Sobre o "problema" da baterias, é ir a Sevilha com um Leaf24 e voltar com bateria de 64kWh ;-)
    Concordam com este comentário: jcfcid
  18. Colocado por: jcfcidConcordo plenamente.
    Permite-me discordar de ti jcfcid ;-)
    A opção PHEV fez sentido há uns anos atrás para algumas pessoas (e mesmo assim...) devido ao elevado preço dos BEVs novos e a pouca oferta de usados.
    Actualmente, com o preço praticado pelos BEVs, principalmente os semi-novos ou mesmo usados, a opção PHEV, a meu ver, economicamente falando, não faz sentido.

Hoje com menos de 20k€ tens um Leaf40 de 2018 com mais 6 anos de garantia, que te permite fazer mais de 200km sem chatisses.
    Por cerca de 15k€, tens o Lea30 de 2016/17 com mais uns 4 anos de garantia, que te permite fazer uns 150km.
    Para mais autonomia, por uns 35K tens o Kauai/Niro de 2020 que te permite mais de 400km.

Os PHEV como o Ampera, quase todos com 8 anos, ainda custam acima de 13K.
    Para "apenas" 80km (o que de fato é excelente para um PHEV) terias um Leaf30 por exemplo.
    Ok, terias de ter um segundo carro (ou não) mas, podias por mais uns 6K teres o Leaf40 de 5 lugares ;-)
    Outros (quase todos) PHEV são de brincar... autonomias ridículas (abaixo de 25km) apenas para reduzir o cálculo do CO2 e tentar fugir ás multas do CO2.
    Vá lá que há uns que ainda fazem uns 50km....

Tu, com o Ampera, ainda podes quase sempre andar em modo VE durante a semana... e no fim de semana, nas viagens maiores, se precisares, tens o extensor de autonomia.
    Essa comodidade, compensa a "chatisse" de teres um gerador que está sempre no carro, ocupando espaço e peso?
    Compensa as manutenções ao extensor e ao IUC que pagas anualmente?

Se fosses comprar hoje, optarias pelo Ampera de 2012/13 (?) de 4 lugares por uns 13k€ ou por um Leaf40 de 5 lugares por 19k €?
  19. Colocado por: Anonimo12122020Mas atenção não contra os elétricos para cidade e médios trajectos. Para a semana vou ver um Auris 1.8 híbrido. Que opinao teem do carro. Ocasião 2014 90 km 9000 chf
    Qual é o objetivo da compra?
    Kms previstos diáriamente?
    Preço?
  20. Colocado por: mafgodPermite-me discordar de ti jcfcid ;-)
    A opção PHEV fez sentido há uns anos atrás para algumas pessoas (e mesmo assim...) devido ao elevado preço dos BEVs novos e a pouca oferta de usados.
    Actualmente, com o preço praticado pelos BEVs, principalmente os semi-novos ou mesmo usados, a opção PHEV, a meu ver, economicamente falando, não faz sentido.

Hoje com menos de 20k€ tens um Leaf40 de 2018 com mais 6 anos de garantia, que te permite fazer mais de 200km sem chatisses.
    Por cerca de 15k€, tens o Lea30 de 2016/17 com mais uns 4 anos de garantia, que te permite fazer uns 150km.
    Para mais autonomia, por uns 35K tens o Kauai/Niro de 2020 que te permite mais de 400km.

Os PHEV como o Ampera, quase todos com 8 anos, ainda custam acima de 13K.
    Para "apenas" 80km (o que de fato é excelente para um PHEV) terias um Leaf30 por exemplo.
    Ok, terias de ter um segundo carro (ou não) mas, podias por mais uns 6K teres o Leaf40 de 5 lugares ;-)
    Outros (quase todos) PHEV são de brincar... autonomias ridículas (abaixo de 25km) apenas para reduzir o cálculo do CO2 e tentar fugir ás multas do CO2.
    Vá lá que há uns que ainda fazem uns 50km....

Tu, com o Ampera, ainda podes quase sempre andar em modo VE durante a semana... e no fim de semana, nas viagens maiores, se precisares, tens o extensor de autonomia.
    Essa comodidade, compensa a "chatisse" de teres um gerador que está sempre no carro, ocupando espaço e peso?
    Compensa as manutenções ao extensor e ao IUC que pagas anualmente?

Se fosses comprar hoje, optarias pelo Ampera de 2012/13 (?) de 4 lugares por uns 13k€ ou por um Leaf40 de 5 lugares por 19k €?

Claro que permito, mas não podendo carregar com frequência (ainda), na minha opinião, continua a ser uma boa opção.

Sim, sabendo o que sei hoje, compraria o Leaf 40, mas mesmo assim, ainda é uma diferença. Sei que pouparia a 4 anos, a diferença do valor, mas...

0.7048 seg. NEW