Colocado por: Anonimo12122020Eu um carro elétrico para fazer a viagem Suiça Portugal por enquanto não é funcional. Fui ver um zoé para trocar o bmw das voltinhas, e o vendedor deu me para trás, por causa do aluguer das baterias. Uma pessoa que numca teve fica de pé a trás.
Colocado por: pguilhermeSe mantiver os custos operacionais actuais e só fizer a troca "para o ano", não poderei ter um ROI igual ao se comprar hoje?Pode, e até pode ser a troca a nivel financeiro, tudo depende do modelo escolhido.
Colocado por: pguilhermePoupança de 10 k€ por 100 kkm (ou Mm eheh)?? Não será muito?É fazer as contas...
Significa uma poupança de 100 € por cada 1000 km. À primeira vista acho que nem sequer tenho esse custo em combustível, ICU e revisões (tendo em conta as últimas que fizemos).
Colocado por: pguilhermeUma coisa é certa: havendo alguma poupança por km, quantos mais km se fizer, mais se poupa, pelo que esta métrica é fundamental e pode ser vantajoso nuns casos e noutros não. O mesmo acontece/aconteceu com os diesel vs gasolina, que mesmo nos casos que até fosse financeiramente mais vantajoso um gasolineiro, a malta só queria diesel... depende dos km que se esperam fazer.Certíssimo... que é o que eu também estou fazer de dizer por aqui...
Colocado por: pguilhermePoupança de 10 k€ por 100 kkm (ou Mm eheh)?? Não será muito?Uma vez mais, é fazer as contas :-)
Significa uma poupança de 100 € por cada 1000 km. À primeira vista acho que nem sequer tenho esse custo em combustível, ICU e revisões (tendo em conta as últimas que fizemos).
Colocado por: Anonimo12122020Eu um carro elétrico para fazer a viagem Suiça Portugal por enquanto não é funcional. Fui ver um zoé para trocar o bmw das voltinhas, e o vendedor deu me para trás, por causa do aluguer das baterias. Uma pessoa que numca teve fica de pé a trás.Pode ser desde a Bélgica? Há quem tenha feito da Bélgica/Portugal num Niro ;-)
Colocado por: pguilhermeJá nos carros eléctricos estão sempre a surgir novidades de grande impacto. Como até aqui dizem, hoje já não comprariam um eléctrico de uma geração anterior a X, Y ou Z. Para não falar que o risco financeiro (aposta) é muito maior.Eu compraria um VE de geração.
Colocado por: pguilhermeEspreitei o video do tipo que mudou as baterias por 6 k€... mas não foi cá! Tenho de ir ao estrangeiro para mudar baterias? E quem paga o meu tempo? :)Há quem tenha trocado cá em Portugal...
Colocado por: pguilhermeE os FAP só há em modelos +- recentes.... senda uma peça cara, não devem ser comum que custem mais que o carro. E até dá para remover :) As embraiagens de 40k€ são nos ralis pá, não é para ir ao Pingo Doce! :)E está tudo dito a negrito....
Colocado por: Anonimo12122020Eu um carro elétrico para fazer a viagem Suiça Portugal por enquanto não é funcional. Fui ver um zoé para trocar o bmw das voltinhas, e o vendedor deu me para trás, por causa do aluguer das baterias. Uma pessoa que numca teve fica de pé a trás.
Colocado por: Anonimo12122020em 15 horas faço os 1832km da viagem.Hum, e isso é para justificar ou comprovar o quê?
Chegou a altura de o ir buscar e fazer 2400 km até casa :)
Em termos de gastos da viagem, gastei 454€, desde que saí de casa até que cheguei.
Colocado por: Anonimo12122020Dar para fazer a viagem da, mas quantas horas de viagem? Eu com a minha Ramona em 15 horas faço os 1832km da viagem.
Colocado por: Anonimo12122020Não sei se alguém daqui já fez uma viagem destas mas só quem as faz tem a noção de pessoas que fazem este trajeto. Quando tinha o Megane RS demorava mais, só levava 60 litrosPara esas viagens vou de avião e demoro bem menos ;-)
Colocado por: Anonimo12122020E depois era aos 30 45 minutos para abastecer.Xi, já parece um VE a carregar num PCR ;-)
Colocado por: smdxo que fiz nas férias
Colocado por: Anonimo12122020Eu também vou de avião 3 a 4 vezes por ano mas no natal ou agosto para 4 pessoas chegam a ser preciso ao 2500 euros
Colocado por: Anonimo12122020Não sei se alguém daqui já fez uma viagem destas mas só quem as faz tem a noção de pessoas que fazem este trajeto.
Colocado por: pguilhermeAcho que esta é uma má razão. Escolher um carro para utilizar todos os dias, em função de uma utilização excepcional que pode ou não acontecer uns dias por ano.
Colocado por: Anonimo12122020As a mulher para andar aqui na cidade só quer carros pequenos, o BM é um 116d
Colocado por: Bruno.AlvesHíbridos que não sejam plug in não me fazem sentido.
Os Toyota têm excelentes críticas em fiabilidade, mas eu só consideraria um plug in.
Com um plug-in, se a autonomia for suficiente para as voltas do dia a dia (máximo uns 40km) consegues andar muitos dias ou até semanas sem ligar o motor de combustão. Há casos em Portugal de Amperas (que já é velhinho mas continua a ser o unico plug in com autonomia decente - até 80km) com consumos acumulados de dezenas de milhar de kms abaixo de 1l/100km.
Colocado por: jcfcidConcordo plenamente.Permite-me discordar de ti jcfcid ;-)
Colocado por: Anonimo12122020Mas atenção não contra os elétricos para cidade e médios trajectos. Para a semana vou ver um Auris 1.8 híbrido. Que opinao teem do carro. Ocasião 2014 90 km 9000 chfQual é o objetivo da compra?
Colocado por: mafgodPermite-me discordar de ti jcfcid ;-)
A opção PHEV fez sentido há uns anos atrás para algumas pessoas (e mesmo assim...) devido ao elevado preço dos BEVs novos e a pouca oferta de usados.
Actualmente, com o preço praticado pelos BEVs, principalmente os semi-novos ou mesmo usados, a opção PHEV, a meu ver, economicamente falando, não faz sentido.
Hoje com menos de 20k€ tens um Leaf40 de 2018 com mais 6 anos de garantia, que te permite fazer mais de 200km sem chatisses.
Por cerca de 15k€, tens o Lea30 de 2016/17 com mais uns 4 anos de garantia, que te permite fazer uns 150km.
Para mais autonomia, por uns 35K tens o Kauai/Niro de 2020 que te permite mais de 400km.
Os PHEV como o Ampera, quase todos com 8 anos, ainda custam acima de 13K.
Para "apenas" 80km (o que de fato é excelente para um PHEV) terias um Leaf30 por exemplo.
Ok, terias de ter um segundo carro (ou não) mas, podias por mais uns 6K teres o Leaf40 de 5 lugares ;-)
Outros (quase todos) PHEV são de brincar... autonomias ridículas (abaixo de 25km) apenas para reduzir o cálculo do CO2 e tentar fugir ás multas do CO2.
Vá lá que há uns que ainda fazem uns 50km....
Tu, com o Ampera, ainda podes quase sempre andar em modo VE durante a semana... e no fim de semana, nas viagens maiores, se precisares, tens o extensor de autonomia.
Essa comodidade, compensa a "chatisse" de teres um gerador que está sempre no carro, ocupando espaço e peso?
Compensa as manutenções ao extensor e ao IUC que pagas anualmente?
Se fosses comprar hoje, optarias pelo Ampera de 2012/13 (?) de 4 lugares por uns 13k€ ou por um Leaf40 de 5 lugares por 19k €?