Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: euOs preços ainda são demasiado elevados.
    Isso é vago.

O mercado de usados está muito bom.
    Consegue comprar hoje ZOEs com bateria própria a permitir mais de 100km de autonmia por uns 7.000€.
    Há Leafs40, por menos de 18.000€ com dois anos, com autonomias na casa dos 250km para mais.
    Tem Teslas S abaixo de 40.000€.
    Carros em que não paga IUCs, e sem problemas escondidos de fitros/FAPs!

Novos, é fazer as contas.
    Há n preços!

Não pode é querer comprar um VE com autonomias de 500km ao preço de um ICE a gasolina com menos de 1000 de cilindrada.

Volto a dar o meu exemplo, Leaf40 por 28K, em 2 anos fiz mais de 40.000km, deixei de gastar só em gasolina mais de 3.000€, IUCs e revisões caras. Se o vendesse hoje por 25K não teria nem perdido nem ganho.

Se em vez do VE tivesse comprado um ICE, de 25k, só em combustível e revisões, teria de o vender por mais de 28K para não perder dinheiro com ele.

Agora, qual destes negócios é o melhor?
  2. Colocado por: euOs preços ainda são demasiado elevados.
    Qual seria o preço justo para um VE e com que autonomia?
    E para um ICE e com que consumos/potência?
  3. Colocado por: mafgodBem, o meu Leaf40 em 2018, custou ligeiramente menos de 28.000€, já com IVA de 23%.

Com incentivo do estado, certo?

Colocado por: mafgodE acha que, cá em Portugal, se as condições fossem as mesmas a nível de preços e impostos, ir-se-is comprar mais VEs?

Só referi que na Noruega as pessoas compram eléctricos porque há muitos incentivos, não tanto pela consciência ecológica.
    A relação/comparação com Portugal é-me inócua.

Colocado por: mafgodAntes, era a estética a autonomia e o preço.
    Agora que há há n soluções e preços, qual é a desculpa?
    Quem quer compra.
    Quem não quer, arranja sempre desculpas.

Eu comprava um se tivesse onde o carregar em exclusivo (e se tivesse dinheiro disponível, que não tenho).
    Aliás, se calhar até preferia um renting, com a possibilidade de aluguer grátis de um ICE por umas semanas por ano para ir de férias sem stress.

Para mim, nada bate o conforto de utilização de um eléctrico, se pudesse andava sempre de eléctrico, só o binário, o silêncio e a facilidade de condução convenciam-me.
    O facto de ser ou não mais ecológico é secundário (sorry...), assim como também acho que acontece aos noruegueses (e aos holandeses, e aos britânicos, etc.).
  4. Colocado por: smartisso são preços de tabela..
    Preços VW :)

Colocado por: smarte é um absurdo de uma marca que se diz pretender ser competitiva.
    Onde é que a VW diz isso?

Colocado por: smartprefiro o LEAF
    Só quando ver o ID3 ao vivo e as reviews irei opinar. Mas, tecnologicamente falando, o ID3 tem de estar acima do Leaf.
  5. Colocado por: PoisÉCom incentivo do estado, certo?
    Sim claro. Mas estes da Noruega também tem!

Colocado por: PoisÉSó referi que na Noruega as pessoas compram eléctricos porque há muitos incentivos.
    E por cá não há?

Colocado por: PoisÉEu comprava um se tivesse onde o carregar em exclusivo (e se tivesse dinheiro disponível, que não tenho).
    Como disse acima, pode comprar como segundo carro, VE por menos de 7K

Colocado por: PoisÉO facto de ser ou não mais ecológico é secundário (sorry...), assim como também acho que acontece aos noruegueses (e aos holandeses, e aos britânicos, etc.).
    Para mim, apesar de tentar fazer opções o mais ecológicas possível, obviamente que a minha opção por VEs foi sobretudo económica.
  6. Venda de carros elétricos e híbridos resiste à pandemia no primeiro semestre

A pandemia está a servir para os carros a gasolina e a gasóleo perderem quota de mercado entre os ligeiros, segundo contas do DN/Dinheiro Vivo. Até junho, estes carros valiam 81% do mercado (52 510 unidades); nos mesmos seis meses do ano passado, representavam 90,6% das matrículas (116 464 registos). É uma redução de quase 10 pontos percentuais. Por combustíveis, a quota de mercado da gasolina foi de 47,3% entre janeiro e junho deste ano, enquanto os diesel pesaram 33,9%

Os modelos alternativos, por outro lado, representaram mais de um sexto das vendas (18,8%) e até aumentaram o número de unidades vendidas em 2,1%. É o caso dos automóveis puramente elétricos, híbridos, plug-in e movidos a GPL. Nos primeiros seis meses do ano passado, estes modelos tinham uma quota de mercado de 9,28%. "Segmentos como este são minoritários e costumam resistir melhor às crises", justifica Helder Pedro, secretário-geral da ACAP.

Entre o mercado automóvel nacional, os híbridos (sem extensor de autonomia) têm uma quota de 6,7%, enquanto os modelos plug-in (com possibilidade de carregamento de baterias) têm um peso de 5,8%. Para os elétricos puros, já há uma 'fatia' de 5,6%. Os carros a GPL contam com 0,7% das vendas.
    • eu
    • 3 julho 2020
    Colocado por: mafgodQual seria o preço justo para um VE e com que autonomia?

Na minha opinião, o ponto de viragem vai ser quando um segmento C elétrico novo com autonomia de 400 Km custar menos de 25000 €.

E isso vai acontecer! Mas está a demorar mais do que eu pensava.

Nota: hoje em dia é possível comprar um segmento C novo a gasolina por 18000 €.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  7. Colocado por: mafgodJá fiquei apeado em ICEs no passado devido ao sistema de boia não funcionar corretamente

Uma avaria pode haver em qualquer sistema. Não concorda?

Colocado por: mafgodsistema de boia é que é muito falível, ora estou a subir e indica-me zero.... começo a descer e o ponteiro até deixa de estar na reserva.. medo!

A boia como fala é engraçada. Julgo que há muito tempo que a boia não está livre no depósito, mas sim dentro de uma coluna de pequena secção (vaso comunicante) que elimina esse erro.
    Isso aconteceu-lhe num carro deste século? :)

Colocado por: mafgodNos elétrico a medição do nível de energia da bateria não é por dedução, é pela tensão das células.

Repare: a tensão é energia? Não :)
    É possível tirar alguma ilação sobre a carga usado a tensão? Sim, é possível deduzir um valor aproximado, de forma rude e pouco precisa. Felizmente já não são comuns as medições só pela tensão (lembra-se do tempo dos telemoveis que diziam ter muita carga e depois morriam? eheh)

Colocado por: mafgodCreio que é o menos mau.

Também gostaria de acreditar que sim, mas neste momento não posso dizer que é ou que não é.

Colocado por: mafgodMas mesmo que fosse de origem não renovável, sendo o motor elétrico mais eficiente que um de combustão, a energia para o VE andar seria menos que a do ICE.... já foi discutido por aqui.

Então se eu tiver um gerador para carregar um carro eléctrico, já o ecosistema é mais eficiente? Não. Somente um dos nós da cadeia.
    Atenção que não estou a sugerir algum tipo de preconceito, apenas que a análise não deve ser feita apenas com base no "face value" do último consumidor.
    Mas se alguém aqui do fórum já tem as respostas a estas questões complexas e profundas, estamos com sorte! :)

Colocado por: mafgodAs baterias são feitas e são recicladas.
    Não são deitadas fora! Tem matérias nobres e valem muito dinheiro.

Citação p.f.

A reciclagem de baterias, tal como de muitos outros materiais, é altamente dispendioso, tanto financeira como energeticamente. Em muitos casos tem um saldo ambiental negativo. Depende dos materiais, dos métodos e dos objectivos.
    Por exemplo, extrair lítio de baterias antigas é 5x mais dipendioso do que minar (https://en.wikipedia.org/wiki/Battery_recycling#cite_note-13)
    Este assunto é demasiado complexo para ser reduzido dessa forma.

Colocado por: mafgodSobre a poluição, mesmo que estejamos a tirar a poluição das cidades para os centros de produção de energia, creio que é muito mais fácil garantir que os produtores de energia cumpram as normas do que os particulares que retiram FAPs, filtros e sei lá o que mais.

Ok, mas e se o impacto ambiental for elevado, mesmo que sejam cumpridas as normas.... como fazer?

Deixo estas questões como oportunidades de aprofundar a matéria (cadeira de produção e consumo energético, ciclo de vida de materiais e produtos, em particular os periogoso e prejudiciais ao ambiente, custos ambientais e financeiros de tratamento de desperdícios, etc).
    Não se fique pelos argumentos superficiais, sejam os meus ou os de um vendedor de automóveis. Há muitas coisa interessante para aprender e para crescermos.

De qualquer forma, para o proprietário, os VE neste momento têm vantagens muito apelativas! (pelo menos quando há condições para carregar em casa/trabalho e se enquadre com as deslocações normais)
  8. Colocado por: mafgodVenda de carros elétricos e híbridos resiste à pandemia no primeiro semestre

https://www.publico.pt/2020/07/01/economia/noticia/porsche-unica-marca-carros-cresceu-crise-portugal-1922701

Foram só Taycans a sair! :)
  9. Colocado por: euNa minha opinião, o ponto de viragem vai ser quando um segmento C elétrico novo com autonomia de 400 Km custar menos de 25000 €.

E isso vai acontecer! Mas está a demorar mais do que eu pensava.

Nota: hoje em dia é possível comprar um segmento C novo a gasolina por 18000 €.
    Autonomias de 400km, precisa ter bateria na ordem dos 60kW.
    Novo, ainda vai ter de esperar.

Esse carro segmento C a gasolina tem o mesmo equipamento que um VE de 60kW? Leaf60, Kia e-Niro, Kauiai?
    • eu
    • 3 julho 2020 editado
    Colocado por: mafgodEsse carro segmento C a gasolina tem o mesmo equipamento que um VE de 60kW? Leaf60, Kia e-Niro, Kauiai?

Se não é o mesmo é parecido.

Já agora, estou a falar de um Hyundai i30 1.0 a gasolina. O Kia Ceed ainda se consegue mais barato.

A diferença de preço para um elétrico é de mais de 10000 € ! Dá que pensar.
  10. Colocado por: mafgodAutonomias de 400km, precisa ter bateria na ordem dos 60kW.
    Novo, ainda vai ter de esperar.

Esse carro segmento C a gasolina tem o mesmo equipamento que um VE de 60kW? Leaf60, Kia e-Niro, Kauiai?

Eu que nunca quis carros novos, ando a ver a que preços vem o novo C4 e a olhar para o Peugeot 2008...mas pelos preços será quase de certeza gasolina...
  11. Apesar de um VE de 60kW ter um custo bem mais elevado que 18k€, provavalmente a nível de equipamento não deverá ser do dia para a noite.

Para os particulares a coisa ainda não está de feição, pq são de facto caros. Provavelmente o ROI será demasiado elevado para ser razoável.
    Já para as empresas, a conversa é outra... e-niro ou model 3? Abaixo do 62k€ pf :)
  12. Colocado por: euA diferença de preço para um elétrico é de mais de 10000 € ! Dá que pensar.
    Para quem faz casa/trabalho uns 80km.... isso recupera-se em 5 anos.

i30:
    120CV (Leaf40 150CV)
    6,2l/100km a gasolina.... uns 10€/100km (disse acima 5 anos para recuperar, não, é menos :-))

No site não vi se tem (Ok, já vi que tem tb):
    - ajuda ao condutor
    - GPS
    - cruise control adaptativo
    - travagem emergência
    - ....

Ao fim de 5 anos, com 100.000km feitos, quanto valerá esse i30 e o Leaf40?
  13. Colocado por: pguilhermee-niro ou model 3? Abaixo do 62k€ pf :)
    É uma pergunta?
    O e-Niro e o Model3, custam bem menos de 62k.

A indicação desse valor é para ser colocado na contabilidade da empresa... ;-)
  14. 6.2 * 1.378 (https://pt.globalpetrolprices.com/Portugal/gasoline_prices/) = 8,54.
    Vamos dizer 9 €/100km.

80 km * 5 dias * 52 semanas = 20.800 km (a pessoa não tem férias, e depois? eheh)
    20.800 * 9 / 100 = 1872 € de gasolina por ano.

Para gastar 10k€ precisaria de aprox 5 anos e 4 meses.

Para poupar 10k€ nestes 5 anos e 4 meses, o eléctrico tinha que consumir 0, o que não é verdade.
    Quantos anos serão necessários, podemos estimar!
    A depreciação automóvel tb são só 4 anos. E isto é válido mesmo entre 2 electricos. Há que fazer bem as contas :)
  15. Colocado por: mafgodÉ uma pergunta?
    O e-Niro e o Model3, custam bem menos de 62k.

A indicação desse valor é para ser colocado na contabilidade da empresa... ;-)

Eheh, sim e sim!
    O Model 3 com aquelas bugigangas todas acho que fica mais caro do que 62+IVA.
    Será o SR+ uma opção fixe? Branco por fora, preto por dentro, sem autopilot, são 40k€+IVA.
  16. O Kauai é o melhor modelo para comparar relações preço/custo porque existe em quase todas as motorizações possíveis - só lhe falta o plug-in.
    Gasolina, gasóleo, híbrido e eléctrico.
  17. Colocado por: ruicarlov
    Já apanhei um bom susto em Espanha, quando ia de ICE, e de repente o indicador do combustível passa-me de 2 barras para uma barra a piscar.

Eu nunca fiquei sem bateria (e às vezes abuso), mas já fiquei várias vezes na estrada sem gasóleo (porque abusei e outras porque o medidor enganou-me)
  18. Colocado por: pguilhermePara gastar 10k€ precisaria de aprox 5 anos e 4 meses.
    Ou seja 5 anos, e ao fim de semana não anda? E de férias não se vai de VE? ;-)

Colocado por: pguilhermePara poupar 10k€ nestes 5 anos e 4 meses, o eléctrico tinha que consumir 0, o que não é verdade.
    Ok, retire 1,5€ na média aos 100km :-) ou desconte no IUC :-)
    Voltamos aos 5 anos ;-)

Colocado por: pguilhermeA depreciação automóvel tb são só 4 anos. E isto é válido mesmo entre 2 electricos. Há que fazer bem as contas :)
    4 anos, para as empresas.... E contas sempre.
    Atenção que para as empresas há outros apoios/ajudas.

Ainda sou dos que fazem contas para escolher (e não, nem escolho o mais barato...)

0.7348 seg. NEW