Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

@Carlos Martins... Sou de Mafra e tb fiquei com metade do meu escalracho de 200m2 reduzido a palha e a outra metade para lá caminhava só que entretanto chegou o Outono e as temperaturas desceram, o que travou o avanço do Blissus (sim, vi-os e fotografei-os nos muros ás centenas nas horas de calor)

Pelo que tenho lido, não há nada a fazer. O problema já existe há vários anos nas zonas quentes dos EUA (lá conhecido como "chinch bug") onde anualmente são despejados nos relvados milhões de dólares em pesticidas que resolvem temporáriamente o problema... ate voltar a aparecer.

Por cá, há quem diga que sempre existiu só que em quantidades pequenas mas as vagas de calor cada vez mais frequentes criaram as condições ideais para a multiplicação do Blissus, pelo que mais cedo ou mais tarde ele há de chegar a todo o lado.

Posto isto o conselho que lhe dou é: Não pense em tratamentos porque ainda não há nada eficaz. Só vai perder tempo, dinheiro e contaminar o solo. Esqueça o escalracho e opte por outro tipo de soluções
  2.  # 422

Colocado por: martinsfhttps: //youtu.be /SYYh85f7pPM?si=h-IZ7QUMbl1BXHzx

Bom dia, por que procura um detergente neutro para louça? É o DAWN?
  3.  # 423

Bom dia, saudações da Espanha. Moro em Puerto de Santa María (Cádiz), no sul de Espanha e a 570 quilómetros de Lisboa, onde parece que a peste começou em outubro de 2019. Já infectei meu jardim, mas reagi rapidamente. Li quase todas as páginas deste fórum e vi alguns vídeos dos Estados Unidos no YouTube onde o blissus ataca fortemente. Acho muito difícil lutar contra esse novo companheiro de viagem. Já está causando estragos aqui (um primo meu perdeu o jardim a 15 quilômetros da minha casa, tenho dois amigos com jardins afetados e há bichos por toda parte, até na areia da praia). Gostaria de saber se alguém mudou o tipo de jardim e evitou que fosse atacado por blissus. Obrigado e saudações a todos da Espanha
  4.  # 424

Colocado por: piquin82Bom dia, saudações da Espanha. Moro em Puerto de Santa María (Cádiz), no sul de Espanha e a 570 quilómetros de Lisboa, onde parece que a peste começou em outubro de 2019. Já infectei meu jardim, mas reagi rapidamente. Li quase todas as páginas deste fórum e vi alguns vídeos dos Estados Unidos no YouTube onde o blissus ataca fortemente. Acho muito difícil lutar contra esse novo companheiro de viagem. Já está causando estragos aqui (um primo meu perdeu o jardim a 15 quilômetros da minha casa, tenho dois amigos com jardins afetados e há bichos por toda parte, até na areia da praia). Gostaria de saber se alguém mudou o tipo de jardim e evitou que fosse atacado por blissus. Obrigado e saudações a todos da Espanha

O último relvado a que tive acesso e que foi tratado utilizaram calda bordalesa e recuperou em aproximadamente 6 meses com aplicação de 2 em 2 semanas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: piquin82
  5.  # 425

Calda bordalesa no relvado para tratar o blissus?
    Sabe qual foi a diluição?
    De 2 em 2 semanas durante esses 6 meses?
    • eu
    • 29 setembro 2024

# 426

Colocado por: lmcaetCalda bordalesa no relvado para tratar o blissus?

Pois, isso não é contra os fungos?
    Concordam com este comentário: lmcaet
  6.  # 427

Colocado por: eu

Pois, isso não é contra os fungos?
    Concordam com este comentário:lmcaet

Não. Foi para tratar o blissus.

A diluição não sei pois o tratamento foi feito por uma empresa de jardinagem mas o proprietário disse-me que durante 2 semanas e durante 6 meses faziam sempre a aplicação e resolveu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  7.  # 428

Muito obrigado pela resposta. Não faz muito sentido porque este produto é um fungicida que serve para combater fungos, não contra blissus, contra o qual é necessário aplicar soluções naturais (beauveria bassiana por exemplo) ou inseticidas, conforme recomendado pelo Ministério da Agricultura Português na sua nota de janeiro de 2023: https://www.dgav.pt/wp-content/uploads/2023/01/AEE-No_2023_Blissus.pdf

1) óleo de laranja (com base nas autorizações para a finalidade cigarrinha-verde
    em videira) produtos fitofarmacêuticos: OROCIDE; PREV-AM; PREV-AM-PLUS;
    PREV-AM ULTRA e SINALA

2) acetamiprida (com base nas autorizações para controlo de percevejo em
    couves) produtos fitofarmacêuticos EPIK SL E GAZELLE SL

3) deltametrina (com base na autorização para o gorgulho e gafanhotos em
    relvados) produto fitofarmacêutico DECIS EVO

0.0595 seg. NEW