Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

    Seguem alguma fotos de hoje de manhã da grama brasileira e do patches que me estao a aparecer esta semana



      047C2C36-0101-4D15-BF46-0CE99C365758.jpeg
      45B23575-F487-434D-B417-3C4E14DF2703.jpeg
      80D06C54-5302-4043-996D-E03239492B08.jpeg
  2.  # 282

      197B62FD-0082-40AE-AF08-1EC95B4AA5C3.jpeg
  3.  # 283

    Update:
    Peço desde já desculpa estar a fazer tantos posts seguidos mas atrapalhei-me com a colocaçao das fotos.

    Estive novamente na puxar relva morta e nada de Blissus... houve só um insecto de cor preta que desapareceu num buraquito e nem escavando, nem com agua com sabao o voltei a ver.

    Dá-me ideia que tanto a grama como a relva de semente que tenho misturada estão a secar nestes patches.

    Nao sei o que será isto, se é fungo ou se sao mariposas... ainda nao vi nenhuma, mas de facto encontrei uma pupa igual à da foto, enterrada na relva a semana passada
      7C10672E-89FF-4268-8047-74FA0F99D45C.jpeg
  4.  # 284

    Vendrell, ataque já isso, eu não sabia o que era e em 2 meses voaram 200m2
    Concordam com este comentário: Vendrell
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vendrell
  5.  # 285

    No meu caso foi o blissus
  6.  # 286

    Só um update.
    Está aqui o culpado das manchas que apareceram no meu relvado.
    No meu caso nao foi nem blissus nem fungo, foi mesmo larva e lagarta de Noctuidae.
    null
      42A6CD33-2447-4870-A50C-B75EEE2F4EC2.jpeg
  7.  # 287

    Ok vamos lá ter calma.

    Só porque alguem encontra algum ser vivo na relva (seja pupa, insecto etc) não quer isso dizer que se descobriu o mistério da relva seca . TODA arelva tem insectos aqui e ali e alguns até ajudam a relva porque se alimentam das larvas que atacam as raízes, se estas existirem. Portanto não estejam a evenenar o solo e a relva porque o tiro pode sair pela culatra.

    Eu também fui dos muito afectados pela relva seca que afectou toda a minha zona, e no meu caso FICOU PIOR depois de ter aplicado um produto XPTO que era a melhor coisa depois do pão fatiado...

    Se vocês repararem bem, os vários jardineiros que postaram nesta thread nrnhum identificou com precisão o que eatava a afligir os relvados de escalracho e kikuyo creio eu (tenho ambos).

    No meu caso não encontrei o tal Blissus nem nenhum outro insecto e o meu relvado morreu quase todo.

    Na minha opinião o que se deve estar a passar é algo que tem a ver com um encadeamento meterologíco, provavelmente chuvas ácidas que afectam mais umas relvas que outras, ou mesmo um ciclo solar/lunar que criou um conjunto de anos maus para a relva. Outra hipotese é ter havido uma contaminação geral nos adubos vendidos para relvados, a maioria deles vêm de dois ou três produtores apenas. Vamos ver o que se vai passar este ano

    Uma coisa é certa, o meu relvado morreu quase todo (no ano passado) e não encontrei insecto algum (além de formigas) ou parasita na minha relva, fiz todos os testes possíveis e imaginários, o teste do copo, etc. Também pode acontecer que as terras onde a crise aconteceu estejam esgotadas e precisem de uma intervenção, mas lá está, usando adubos que sejam bons.
    Concordam com este comentário: CJ, leonorb
    • eu
    • 4 junho 2021

     # 288

    Paramonte, e como explica que isso tenha acontecido apenas em determinadas zonas do País ?

    Se fosse o adubo, teria acontecido em todo o lado, não?
  8.  # 289

    Colocado por: euParamonte, e como explica que isso tenha acontecido apenas em determinadas zonas do País ?

    Se fosse o adubo, teria acontecido em todo o lado, não?


    Portugal é um país com climas diversos. O Algarve e o Alentejo não são o Minho em termos climáticos
    • eu
    • 4 junho 2021

     # 290

    Colocado por: ParamontePortugal é um país com climas diversos. O Algarve e o Alentejo não são o Minho em termos climáticos

    Então, mas afinal foi o Adubo, as chuva ácidas ou o clima? E se foi o clima, foi o quê? Frio? Calor? Vento?
  9.  # 291

    É o último post que irei colocar.

    Quando detetei o problema e lancei esta discussão/debate na expectativa de encontrar uma solução, não imaginava que a mente humana era tão mesquinha ao ponto de só se preocupar em rebater e enxovalhar as ideias ou soluções apresentadas por outras pessoas.
    Sendo um assunto sério que afetou com elevados custos morais e financeiros a todos os que aqui vieram, julguei existir mais humildade e algum reconhecimento para os que pesquisam e partilham as suas experiências com algum sucesso. Nem mesmo com uma entidade como o ISA a recomendar o que indiquei a mente humana continua a insistir na jocosidade e mais preocupada com todos os acessórios e periféricos do que simplesmente experimentar.
    Enfim humanos, que atrás de um telefone ou computador somos todos heróis bullinguistas. Enchemo-nos de orgulho mas continuamos a ver os relvados a morrer.
    Até sempre e divirtam-se a ver quem enterra mais os outros.
  10.  # 292

    Colocado por: eu
    Então, mas afinal foi o Adubo, as chuva ácidas ou o clima? E se foi o clima, foi o quê? Frio? Calor? Vento?


    Se eu tivesse uma resposta para isso o problema estava resolvido. Apenas dei a minha opinião de pessoa cujo relvado morreu quase todo no ano passado.
    • CJ
    • 4 junho 2021

     # 293

    Colocado por: PoolgardenÉ o último post que irei colocar.

    Quando detetei o problema e lancei esta discussão/debate na expectativa de encontrar uma solução, não imaginava que a mente humana era tão mesquinha ao ponto de só se preocupar em rebater e enxovalhar as ideias ou soluções apresentadas por outras pessoas.
    Sendo um assunto sério que afetou com elevados custos morais e financeiros a todos os que aqui vieram, julguei existir mais humildade e algum reconhecimento para os que pesquisam e partilham as suas experiências com algum sucesso. Nem mesmo com uma entidade como o ISA a recomendar o que indiquei a mente humana continua a insistir na jocosidade e mais preocupada com todos os acessórios e periféricos do que simplesmente experimentar.
    Enfim humanos, que atrás de um telefone ou computador somos todos heróis bullinguistas. Enchemo-nos de orgulho mas continuamos a ver os relvados a morrer.
    Até sempre e divirtam-se a ver quem enterra mais os outros.

    Sr Poolgarden como o Sr escreveu é um assunto serio,
    O senhor diz que o ISA recomenda a sua mesinha,mas onde podemos confirmar isso?
    Qual é ao certo o problema é um insecto ou um fungo?
    A entidade que apoiou a sua mesinha para a recomendar deve ter identificado o problema e esse problema deve ter um Nome.
    Eu ja lhe perguntei uma vez e nao obtive resposta,hoje volto a perguntar qual é o Nome do fungo?
    Penso que quando mostrar aqui a recomendacao da entidade que referenciou e dar o Nome do problema sera levado a serio


    P.S Acredito que a sua mesinha podera funcionar Tanto para o insecto como para fungo.
  11.  # 294

    Peço desculpa as pessoas por não ter dito mais nada sobre o bicho ou o sobre o produto. Este ano parece que o bicho ainda não afetou os meus relvados após o produto, apesar que alguns ainda estão dificilmente a recuperar(Sem terra e semente), mas com pontas novas de escalracho. Os únicos fungos que conheço do escalracho é ter água a mais, começam a ficar castanhos e a apodrecer. Com o bicho não se sabe qual delas é. Uma das maneiras e desligar a rega uns dias e voltar a ligar a ver se volta a ficar verde( uma semana para a outra notasse logo a diferença).
    Não tenho cursos nem diplomas, sei de experiência. Posso estar errado e admito sem problemas.

    Peço desculpa outra vez. Ando com muito trabalho, é difícil para mim lembrar de tudo
  12.  # 295

    Este ano foi difícil houve duas semanas de geadas agressivas muitos relvados ficaram castanhos(escalracho, tapetes e semente), até sebes e arbustos sofreram. Com sol e adubo ficam logo a maneira basta ficar calor que recuperam logo😉. O adubo não há problema se for em excesso desde que seja o recomendado e com água, mais uma vez tem de haver calor é o que a relva gosta(qualquer uma) até as ervas gostam.
  13.  # 296

    https://gd.eppo.int/reporting/article-6994

    Blissus insularis em Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, zed, lmcaet, O Bife
    • zed
    • 25 junho 2021

     # 297

    Identificado em 2019 e sai em 2021 o artigo...

    No meu caso pensava que era Blissus leucopterus mas vi agora que são quase idênticos. De qualquer forma as consequências são as mesmas, assim como o tratamento a adoptar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O Bife
  14.  # 298

    Deixo abaixo um excerto de um e-mail que recebi da DGAV para servir de alerta e esclarecer alguma dúvida que possam ter no caso de surgir algum sintoma nos vossos jardins.




    Exmo. Sr Sérgio



    Com efeito, foi já identificada a presença no nosso país, em particular na região de Lisboa e Vale do Tejo, do inseto Blissus insularis (uma espécie do mesmo género mas distinta da que refere), praga associada a estragos que têm sido reportados precisamente em relvados maioritariamente compostos pela chamada relva de Santo Agostinho, Stenotaphrum secundatum.



    Na sequência das primeiras deteções, foi lançado já um programa de prospeção da praga a nível nacional, executado no terreno por técnicos das Direções Regionais de Agricultura e Pescas, com vista à determinação da dispersão do inseto no nosso país, levantamento dos estragos provocados e definição das medidas mais adequadas com vista ao seu combate.



    Caso disponha de informações concretas que nos possa transmitir sobre locais onde aparentemente se registem estragos provocados por este inseto, agradecíamos que as mesmas nos fossem disponibilizadas, por forma a procedermos ao seu reencaminhamento para a DRAP competente, agilizando assim a realização da prospeção no local.



    Antecipadamente gratos.



    Com os melhores cumprimentos,




    Chefe da Divisão de Inspeção Fitossanitária e de Materiais de Propagação Vegetativa

    Direção de Serviços de Sanidade Vegetal







    Direção-Geral de Alimentação e Veterinária



    Edifício 1, Tapada da Ajuda

    1349-018 Lisboa, PORTUGAL

    Tlf.: 213 613 200





    ​ ​ 

    DGAV​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​

    ​ 

    Agricultura



    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, Mnel, O Bife
  15.  # 299

    AVISO URGENTE - O BICHO VOLTOU!

    As the unforgettable Terminator said “I’ll be back” - tenho muita tristeza para reportar que “IT’S BACK”!

    O Bicho JÁ VOLTOU. Por favor, IMEDIATEMENTE:
    - verificar, com muito cuidado, qualquer zona dos seus relvados “seco” (acastanhado)
    - tem que aplicar uma insecticida forte e já - não espera um minuto!
    - se possível, arranja uma pessoa credenciado para fazer a aplicação

    Get Terminating!!!

    1 O Bicho:
    Hoje (28.6.21), encontrei ~15 “Blissus Leucopterus” (Chinch), em várias etapas de desenvolvimento (juvenis e adultos), em 3 pequenas áreas (tamanho de uma mão) no meu jardim residencial no Estoril (cerca de 300m2 relvado). Sabemos ele ataque a grama “Sto. Agostinho” (Stenotapharum secundatum), as vezes referido genericamente como “escalracho”, principalmente entre junho a setembro (no pico do calor).

    2 Deteção do Bicho:
    Obviamente, há vários potências causas de doenças nos relvados. Mas meus amigos, o problema nesta fase do ano é quase certeza causada pelo este Bicho (esquece fungos, outras pragas, falta de água etc)
    - o Bicho adora o máximo calor possível. No jardim vai dar preferência as zonas mais expostos ao sol e perto de paredes ou passeios/pedra a volta das piscinas que irradiam calor.
    - mas muitos vezes é muito difícil ver o Bicho e as pessoas depois assumem erradamente o problema é de uma outra causa.

    3 Como detectar:
    Ajoelhe-se na relva, puxe a palha até o nível do solo, olhe rapidamente e veja tudo se move. O inseto (tamanho de uma formiga) se afasta imediatamente da luz, então precisa ser rápido. Não é fácil (inseto preto no solo preto!) e precisa paciência!

    Importante, não olhe nas áreas acastanhadas e secas porque o Bicho já as destruiu e se mudou para uma nova relva verde. Tente olhar a 5-10 cm da borda da relva acastanhada.

    Pegue um inseto e esmague-o - se seus dedos cheiram a maçapão, então você tem Blissus L / I!

    4 Efeito atrasado:
    O Bicho é muito malandro - ele mata os raízes devagar e clandestinamente - podem achar a relva está saudável hoje mas já foi “envenenado”, só fica bem acastanhado daqui algumas semanas e só vai aperceber de totalidade de zona morta depois de algumas meses! Por caso disto, tem de actuar o mais cedo possível!

    5 Experiência histórica:
    No ano passado (2020), como muitos outros, no início de Agosto detectei algumas pequenas áreas secas e fiz regas extras e também fiz um “dressing” com Siro Relva, pensando o problema era falta de água/nutrientes (antes de saber sobre o Bicho). Este diagnóstico incorreto custou me (e muitos outros) caro.

    No meados de setembro detectei o Bicho pelo 1å vez, com talvez somente 3-6m2 (1-2%) do relvado um pouco “acastanhado”. Apliquei insecticida (Zeon Karaté (líquido) de Syngenta - Lambda-cialotrino) no fim de setembro (infelizmente muito tarde). Em outubro a temperatura baixo (o Bicho precisa mais de 15°C) e ou a insecticida ou o frio ou mais provavelmente as duas parou a propagação. No entanto, a relva já afectado continuou morrer e em janeiro levantei cerca de 30-45m2 (10-15%) da relva totalmente morta!!

    Repara bem: o inicial 1m2 do relvado afectado e parcialmente tratado resultou numa perda gigante só uns meses mais tarde! Recultivei a terra, preparei e replantei centenas do “stolons” e dei muitos mimos ao relvado - uma trabalheira dura (cerca 1,5 semanas de trabalho no total).

    Tenho 2 amigos na localidade que perderam 100% dos seus relvados no ano passado e já ouvi muitos outros experiências semelhantes. Este Bicho é um problema crescente e sério!

    6 Insecticidas:
    Alem de referida acima, ouvi o Lebron de Adama (granules finos) com Tefluthrin ou Ercole de Sipcam (grânulos) com Lambda-cialotrina são possibilidades. Gostava de saber de vossas experiências com estas!

    Finalmente:
    Um grande obrigado por todos os contributos do passado, desculpe tantas palavras (e falhas de português!) e boa sorte!

    Declaração do interesse/conflitos: não tenho nenhum conflito! Sou um simples cidadão (muito preocupado) independente, sem qualquer interesse económica ou comercial etc. Não vendo nem represento nada referente jardinagem etc e só quero meu jardim em boas condições!
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  16.  # 300

    Vamos lá ver.
    À custa de ter relvados "lindos" deitam-se para a terra milhões de litros de venenos (insecticidas e herbicidas).

    Esses venenos vão parar ao lençol freático e aparece na água de beber.

    Para dar um exemplo na minha zona há um campo de golfe no meio de uma urbanização.

    O lençol de água está tão contaminado pelos químicos que poem na relva dos campos de golfe, que a água dos furos que muitas casas têm não poder ser usada para encher piscinas, quanto mais para consumo.

    Sejam responsáveis.

    Eu tenho o mesmo problema na relva e NÃO vou usar químicos.

    Não é por acaso que os Portuguese têm 20 vezes mais glifosato no sangue que os alemães. Nesse aspecto ainda há muito atraso por aqui....
    Mais ainda não acredito que seja o Blissus que está a estragar os relvados.
    Concordam com este comentário: mfa17, eu, leonorb, Mendes dinis, Mnel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mnel
 
0.0729 seg. NEW