Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: euA parte crucial da notícia é: "pedido de financiamento a Bruxelas no âmbito do European Green Deal".

    Anda tudo a ver se saca uns milhões aos contribuintes Europeus...
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves

    Se esses fundos forem utilizados para esburacar uns montes ali pra o lado de Trás os Montes, já não há problema?
    O karma é lixado.
    • eu
    • 29 janeiro 2021

     # 2

    Tudo o que envolva o Galamba é de desconfiar...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, FFAD, ClioII
  2.  # 3

    Colocado por: euTudo o que envolva o Galamba é de desconfiar...
    Concordam com este comentário:21papaleguas

    Devem existir poucos que estejam acima de qualquer suspeita.
    Por tráfico de influências, provavelmente nenhum, com um tal que "reside" em Belém, incluído!
    Concordam com este comentário: FFAD
  3.  # 4

  4.  # 5

    Colocado por: 21papaleguasPara complementar.
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/escuta-feita-a-antonio-costa-quanto-a-caso-do-hidrogenio-considerada-relevante-pelo-ministerio-publico


    Essa notícia está muito confusa. O ministério público considera as 4 escutas relevantes. O juiz é que não e mandou destruir 3 e diz que só uma é relevante. O ministério público recorreu da ordem para destruir as 3 escutas.
  5.  # 6

    Scania Ditches Fuel Cell Trucks To Focus On Full Electric

    https://cleantechnica.com/2021/01/30/scania-ditches-fuel-cell-trucks-to-focus-on-full-electric/

    A nota fundamental é esta, na minha opinião:
    "(...) the use of hydrogen for such applications will be limited since three times as much renewable electricity is needed to power a hydrogen truck compared to a battery electric truck. A great deal of energy is namely lost in the production, distribution, and conversion back to electricity"
    Concordam com este comentário: eu, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  6.  # 7

    • eu
    • 1 abril 2021

     # 8

  7.  # 9

  8.  # 10

    • eu
    • 4 maio 2021 editado

     # 11

    Colocado por: 21papaleguasHumm, parece ser máquina!
    https://www.msn.com/pt-pt/motor/noticias/j%C3%A1-ruge-toyota-vai-inscrever-corolla-a-hidrog%C3%A9nio-no-campeonato-de-endurance/ar-BB1gjtzo?ocid=msedgdhp


    Há na notícia algo que não bate certo: fala em célula de hidrogénio, mas o motor parece ser um motor normal de combustão, ou seja, está a queimar hidrogénio em vez de gasolina.
  9.  # 12

    Colocado por: euHá na notícia algo que não bate certo: fala em célula de hidrogénio, mas o motor parece ser um motor normal de combustão, ou seja, está a queimar hidrogénio em vez de gasolina.
    Yeap, deve ser isto:
    Toyota faz motor que queima hidrogénio (e não é bom)
    A opção que agora foi anunciada, de adaptar um motor a gasolina para a queima de hidrogénio, tem como limite uma eficiência de 20% a 25% às rodas, sobretudo devido ao motor de combustão, que tal como acontece quando funciona a gasolina, tem eficiências muito baixas. Quer isto dizer que obriga a um maior gasto em hidrogénio e à presença de depósitos a bordo de maiores dimensões.

    Mas talvez a maior limitação da queima de hidrogénio em motores de combustão seja a libertação de óxidos de azoto, ou Nox, um poluente que é mau para a saúde e para o ambiente. Não que o hidrogénio contenha azoto, mas este existe no ar que é necessário para alimentar a combustão.

    O motor que a Toyota adaptou é o três cilindros com 1,6 litros e um turbocompressor que está ao serviço do Yaris GR, que na versão a gasolina fornece 261 cv. Esta versão a hidrogénio visa motorizar um veículo de competição com base no Corolla. O objectivo é participar numa das provas de resistência organizadas ao abrigo da Super Taiko, que arrancam a 21 de Maio.
  10.  # 13

    Cá em Portugal também vão começar a misturar hidrogénio no gás natural, para queimar nos fogões e esquentadores de casa.
    • eu
    • 4 maio 2021

     # 14

    Colocado por: rjmsilvaCá em Portugal também vão começar a misturar hidrogénio no gás natural, para queimar nos fogões e esquentadores de casa.

    Ainda não percebi bem qual é a vantagem disto...
  11.  # 15

    Colocado por: eu
    Ainda não percebi bem qual é a vantagem disto...


    Reduzir as emissões da queima do gás natural. Só faz sentido se for hidrogénio verde.
  12.  # 16

    Nos carros (motores a combustão no geral) é uma ideia horrível.
    Há um vídeo de um aussie que explica a física por trás da ideia descabida.
    https://youtu.be/gu1v7d7-Wh0

    No gás natural e por aí fora não sei, uma vez que a combustão é diferente.
  13.  # 17

    Essa ideia de juntar hidrogénio ao gás natural não é nova....
    Antes de aparecer o gás natural em Lisboa existia o chamado gás de cidade, lembram-se ?
    Pois é, o gás de cidade tinha adicionado hidrogénio, neste momento não tenho presente a proporção mas deveria andar entre os 5 a 10%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  14.  # 18

    Agora falam em ir até aos 20%. Vão começar os testes num ramal pequeno.
    • eu
    • 5 maio 2021

     # 19

    Se adicionarem hidrogénio produzido da forma habitual, é uma enorme estupidez, pois ele é produzido a partir de... gás natural.

    Se adicionarem hidrogénio verde (produzido por eletrólise a partir de eletricidade) é ineficiente, pois vão existir perdas energéticas muito grandes - mais vale usar diretamente a eletricidade como fonte de energia.

    Há coisas muito estranhas a passar-se com as políticas energéticas...
    Concordam com este comentário: hangas, mafgod
  15.  # 20

    Colocado por: euHá coisas muito estranhas a passar-se com as políticas energéticas...


    Ora qual é o único combustível "verde" que pode ser produzido de forma muito semelhante aos combustíveis fosseis, mantendo assim toda a cadeia de valor?
    nomeadamente:
    - Refinarias
    - Transporte
    - Postos de abastecimento
    - Taxas e impostos específicos

    Com as emissões de carbono a serem fortemente penalizadas fiscalmente, é preciso encontrar um modelo igual, mas "verde" que assegure a sobrevivencia dos players habituais.
 
0.0852 seg. NEW