Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual é o tipo de arrendamento mais rentável na vossa opinão, tendo em conta sobretudo a taxa de ocupação média anual. Será Arrendamento longa duração,arrendamento a estudantes ou Airbnb?
  2.  # 2

    Vai depende do local, do imóvel, e da vontade do senhorio, em ter mais ou menos trabalho.
  3.  # 3

    Obrigado. Creio que entre esses fatores, a taxa de ocupação anual é também determinante. Quem tem mais experiência poderia dar a sua opinião.
  4.  # 4

    Mas qual é a sua dúvida?

    Isto é uma pergunta impossível de responder a 100%.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xiripiti
  5.  # 5

    É aquele que dá mais dinheiro ao final do ano com menores custos
  6.  # 6

    A minha dúvida prende-se no objetivo da sua última intervenção em que não agrega valor em nada.
    Apenas questionei a opinião pessoal.
    Onde está a impossibilidade em dar uma opinião com base na sua experiência pessoal de quem está na área?
  7.  # 7

    Mas se depende de tudo e mais alguma coisa, que opiniões quer?
    Juro que não o estou a perceber.
  8.  # 8

    Tudo depende de onde está o imovel e do trabalho que quer ter , se estiver no Chiado diria Airbnb, se estiver na Ajuda junto a

    universidade diria arrendamento a estudantes, se estiver na Pampilhosa diria aluguer de longa duraçao.


    Como aqui não existem bruxos ( penso eu ) o que pergunta não faz sentido
    Concordam com este comentário: Nasa1989, Picareta, Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasa1989
  9.  # 9

    Boa tarde, Wingovertd.

    Em primeiro lugar, é preciso distinguir rentabilidade de lucro.

    O lucro (líquido) é o que lhe resta após a dedução de todas as despesas (fixas e variáveis), que vão dos impostos, aos custos de manutenção, etc.
    A rentabilidade não é mais que uma fórmula que permite estimar em quanto tempo terá o retorno do investimento. Ou seja, se comprou um imóvel para alugar, quanto demorará a ter esse capital de volta.

    A taxa de ocupação anual não deixa de ser um indicativo a ter em conta, mas neste momento só lhe serve para encher chouriças.

    A primeira questão a ser colocada é qual é o seu perfil? Quais os seus pontos fortes e fracos. Por exemplo tem vontade, vocação e conhecimento q.b. para operar na área do turismo? Olhe que Alojamento Local é hoje em dia um mercado bastante competitivo, e espera-se bastante de quem nele actua.
    Não é de todo só colocar a casa para alugar a turistas: é fazer marketing, é analisar o mercado, é ter despesas com lavandarias profissionais porque não se pode lavar os lençois em máquinas domésticas pois a limpeza tem que ser criteriosa, é estar disponível para check ins e check outs a horas que valha-me Deus, é oferecer algo que distinga da concorrência, é tudo isso e muito mais.
    Ter um AL é basicamente criar o seu próprio emprego na área da hotelaria, e trabalha-se. Por conta própria, mas trabalha-se.

    Está disposto a isso? A sua natureza permite-lhe ser diplomático e manter a finesse quando se queixam de algo impensável?

    Para além disso, sofre com a sazonalidade, e a incongruência. Dependendo da zona do país, do número de concorrentes directos e dos preços praticados por estes, pode (ou não) conseguir cobrar uma tarifa que lhe permita um lucro maior do que no arrendamento a longo prazo. Mas e quando não tem clientes?

    O arrendamento a longo prazo também tem as suas chatices, os seus riscos. Mas os custos associados e o trabalho que dá são menores que gerir um AL.

    De qualquer forma deixo-lhe o link da Associação de Alojamento Local.
    http://www.alep.pt/
    Concordam com este comentário: wingovertd
  10.  # 10

    O que é arrendamento airbnb?
  11.  # 11

    Colocado por: master_chiefO que é arrendamento airbnb?


    Alojamento Local.
  12.  # 12

    Seria interessante ter as opiniões dos membros que operam nas duas ou pelo menos num das vertentes.
    Concordam com este comentário: Capuchinha, wingovertd
  13.  # 13

    Colocado por: CapuchinhaA rentabilidade não é mais que uma fórmula que permite estimar em quanto tempo terá o retorno do investimento. Ou seja, se comprou um imóvel para alugar, quanto demorará a ter esse capital de volta.

    Não concordo com esta definição. O investimento imobiliário é semelhante ao financeiro. O objetivo não é recuperar o capital investido mas rentabilizar o mesmo. Trocando por miúdos : Eu tenho 100K no Banco. Recebo juros (muito pouco ou nada) mas o capital continua lá sempre igual. Eu compro uma casa com 100K e alugo, as rendas são a minha rentabilidade. A casa continua lá a valer o mesmo. Pode até valorizar mas o capital continua lá.
    Eu demorei 6 anos a recuperar o dinheiro que investi num apartamento antigo que tinha herdado. Tem uma renda relativamente baixa pois foi alugado durante a crise. Mas continuo a ter o apartamento que agora vale o dobro do que valia na altura.
    Eu considero que ter actualmente um rendimento limpo de 3 a 4% é bom face aos juros bancários. O risco é maior mas o capital está sempre garantido (a casa não desaparece) pode é não ter qualquer rendimento durante algum tempo.
    Concordam com este comentário: Doctor Z, Sr.io
  14.  # 14

    Colocado por: Carvai
    Não concordo com esta definição. O investimento imobiliário é semelhante ao financeiro. O objetivo não é recuperar o capital investido mas rentabilizar o mesmo. Trocando por miúdos : Eu tenho 100K no Banco. Recebo juros (muito pouco ou nada) mas o capital continua lá sempre igual. Eu compro uma casa com 100K e alugo, as rendas são a minha rentabilidade. A casa continua lá a valer o mesmo. Pode até valorizar mas o capital continua lá.
    Eu demorei 6 anos a recuperar o dinheiro que investi num apartamento antigo que tinha herdado. Tem uma renda relativamente baixa pois foi alugado durante a crise. Mas continuo a ter o apartamento que agora vale o dobro do que valia na altura.
    Eu considero que ter actualmente um rendimento limpo de 3 a 4% é bom face aos juros bancários. O risco é maior mas o capital está sempre garantido (a casa não desaparece) pode é não ter qualquer rendimento durante algum tempo.


    Ter um rendimento limpo de pelo menos 4% já começa a ser bastante interessante.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  15.  # 15

    Bom dia, Carvai :)



    Colocado por: CarvaiO investimento imobiliário é semelhante ao financeiro.

    O investimento imobiliário É um investimento financeiro.

    Um imóvel, dependendo do que se faz com ele, tanto pode ser um bem passivo como um bem activo. O que descreve foi como conseguiu transformar um imóvel seu num activo, ou seja, algo que gera um rendimento que lhe permite, (presumivelmente), para além de pagar os custos associados à posse deste, ter acesso a uma margem de lucro líquido, ainda que baixa pelo que afirma.


    Colocado por: CarvaiEu demorei 6 anos a recuperar o dinheiro que investi num apartamento antigo que tinha herdado. Tem uma renda relativamente baixa pois foi alugado durante a crise. Mas continuo a ter o apartamento que agora vale o dobro do que valia na altura.


    Vê como afinal até liga ao retorno do investimento!

    As nossas casas enquanto as habitamos são bens passivos pelos custos que estas representam - do crédito bancário, manutenção, seguros, impostos, condomínio, etc, etc.
    Transformamos uma casa num bem activo quando esta passa a gerar capital.

    A partir do momento em que deixamos de ser "moradores" e passamos a ser "senhorios" porque enveredámos por arrendamento de longa duração, ou empreendedores porque apostámos em AL, devemos olhar para este bem como uma componente do nosso investimento, do nosso negócio.

    Aí, quer se goste ou não, os indicadores financeiros entram em acção.

    Por exemplo, se eu arrendar a minha casa, durante X anos as rendas (já retirando os custos operacionais como impostos, custos com condomínio, etc), servirão para cobrir o investimento realizado. Lucro, só depois de atingir o ponto de equilíbrio (break-even point), em que a receita gerada cobriu totalmente os gastos.

    Colocado por: Carvaiu considero que ter actualmente um rendimento limpo de 3 a 4% é bom

    É óptimo. Daí a atractividade dos investimentos imobiliários.
  16.  # 16

    Adicionem a dor de cabeça caso deixem de receber rendas porque vivemos em Portugal e os tribunais bem...são o que sabemos
  17.  # 17

    Colocado por: master_chiefAdicionem a dor de cabeça caso deixem de receber rendas porque vivemos em Portugal e os tribunais bem...são o que sabemos

    Sim isso é risco.
    Se tiver o dinheiro no Banco sem qualquer risco - de capital ou juros - não consigo um rendimento superior a 0,5%. Se arriscar os juros já posso ter 1 ou 2%. Se arriscar o capital já consigo um valor superior.
    No caso do imobiliário o risco de perda de capital não existe. O risco de perca de rendas (juros) já existe e é tanto maior conforme é feita a seleção dos inquilinos.
    Agora tenho muitas duvidas que quem não tenha capital (casa ou dinheiro para a comprar) possa investir no imobiliário pedindo dinheiro aos bancos.
    Por outro lado face aos valores do imobiliário actuais comprar para arrendar é muito arriscado. A não ser que seja algum negócio de ocasião que ás vezes aparecem.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  18.  # 18

    Da perspectiva financeira e em teoria, arrendar um imóvel ainda que temporariamente, antes de o vender, faz sentido. Consegue recuperar algum do montante investido enquanto espera a melhor altura para vender.
    Ou pode nem haver interesse em vender. No futuro essa casa poderá vir a ser a habitação dos filhos, e até lá vai-se fazendo algum.

    Se a pessoa pretende ter uma casa de férias algures, mas só vai usufruir dela algumas semanas por ano, (pelo menos enquanto não se reformar), o arrendamento sazonal de curta duração é uma boa opção, e quem sabe se o rendimento captado desta forma não paga a casa. Mas isso também implica pagar a alguém da zona para ir tratando da casa, da sua manutenção e limpeza.

    Riscos há sempre, e não é só no arrendamento de longa duração, tanto os AL dão que falar:
    https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2018/04/15/jogadores-armam-festa-em-casa-alugada-no-airbnb-e-local-fica-destruido.htm
  19.  # 19

    Colocado por: Carvai

    No caso do imobiliário o risco de perda de capital não existe. O risco de perca de rendas (juros) já existe e é tanto maior conforme é feita a seleção dos inquilinos.
    .
    Concordam com este comentário:Capuchinha


    Caro Carvai, basta apanhar um inquilino enxertado em corno de cabra que lhe rebente com o apartamento e lá se vai o capital.

    Em relação a pedir dinheiro para comprar e arrendar, aí concordo consigo que com os preços de compra, principalmente em Lx e Porto, é preciso ter muito cuidadinho e as contas muito bem feitas...
  20.  # 20

    Colocado por: wingovertdObrigado. Creio que entre esses fatores, a taxa de ocupação anual é também determinante. Quem tem mais experiência poderia dar a sua opinião.


    Colocado por: wingovertdObrigado. Creio que entre esses fatores, a taxa de ocupação anual é também determinante. Quem tem mais experiência poderia dar a sua opinião.


    A minha experiência:
    -Arrendamento tradicional
    -Taxa de ocupação real/Taxa Máxima Teórica (2019): 93%

    E este foi o meu melhor ano. O ano passado foi mais baixa. Foi para aí 80%

    Basta ter mudança de inquilinos e lá vem a rentabilidade real a vir por aí abaixo.
    Isto responde à sua pergunta?
 
0.0263 seg. NEW