Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: _cardoso_Tendo comprado uma HPP por 125 mil e vendendo agora por 230 mil, fico com mais valias no valor de 105 mil, isto sem fazer contas a despesas com escritura, comissão de imobiliária, etc. correto?


    Isso não é assim, terá de atualizar o preço de compra da casa, ou seja, depende do ano em que a comprou:
    Por exemplo:
    Se comprou em 2005, o preço de compra atualizado é de 177.500€,
    Se comprou em 2016, o preço de compra atualizado é de 127.500€.
  2.  # 2

    Colocado por: jrocheta

    Isso não é assim, terá de atualizar o preço de compra da casa, ou seja, depende do ano em que a comprou:
    Por exemplo:
    Se comprou em 2005, o preço de compra atualizado é de 177.500€,
    Se comprou em 2016, o preço de compra atualizado é de 127.500€.


    Pois... Eu vou ver se consulto um contabilista para me fazer os cálculos todos de forma a não ter supresas.

    O imóvel a vender foi adquirido em 2016, será para ser vendido este ano e será comprado outro de seguida, visto que já estou a tratar da venda e compra, pois já escolhemos o novo imóvel.

    Tive a fazer simulações neste site https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-de-mais-valias-imoveis/ mas ainda não percebi corretamente a parte das despesas, pois nunca as desconta a 100%, não sei se estas são descontadas a 100% ou não.

    No meu caso e usando valores de referência mas aproximados, pois ainda falta chegar acordos tanto na venda como na nova compra, estamos a falar dos seguintes valores:

    Imóvel adquirido em 2016 por 120 mil, e a ser vendido agora por 230 mil.
    Em crédito ainda falta liquidar 99.812,04, a este valor tem de se somar a penalização de liquidar o crédito mais cedo, penso que são 0,5% se não estou em erro.

    Imóvel adquirir por 225 mil.

    Despesas:
    Com a imobiliária são 3% + iva.
    IMT+IS+escritura
    Avaliação do imóvel e abertura do processo no banco

    as despesas totais rondam os 20 mil, despesas relacionadas com a venda do meu imóvel e compra de outro.

    Além destas tenho as despesas relacionadas com a compra do imóvel em 2016, IMT+IS+escritura, que tenho ainda de procurar as faturas, e uma despesa de cerca de 2000/2500 euros paga ao condomínio, realizada em uma cota extraordinária para se proceder a obras de requalificação do prédio, mas que ainda não aconteceu, irá acontecer durante o próximo ano, mas já paguei este valor e além dos recibos tenho as atas das reuniões onde diz a que se refere o dinheiro.

    A minha preocupação tem a ver com os 20 mil euros em despesas na venda do meu imóvel e a compra do novo, pois esse dinheiro irá sair do orçamento do lucro obtido com a vendo do meu apartamento, sendo que não sei se este valor desconta a 100% das mais valias, que segundo o simulador do site que aqui coloquei, altera o valor das mais valias mas pouco, obrigando-me a pagar mais valias, mesmo quando investi todo o lucro, parte na nova compra, parte na despesas relacionadas com a venda e compra.
  3.  # 3

    Colocado por: _cardoso_A minha preocupação tem a ver com os 20 mil euros em despesas na venda do meu imóvel e a compra do novo,


    As mais valias são apurados exclusivamente com as despesas de aquisição/venda do imóvel velho. Despesas com o imóvel novo nada têm a ver para esse calculo.

    Para calcular o reinvestimento, n interessa qq despesa. É o valor do imóvel vendido ao qual se pode abater o valor do empréstimo por liquidar na altura da venda.
  4.  # 4

    Colocado por: NTORION

    As mais valias são apurados exclusivamente com as despesas de aquisição/venda do imóvel velho. Despesas com o imóvel novo nada têm a ver para esse calculo.

    Para calcular o reinvestimento, n interessa qq despesa. É o valor do imóvel vendido ao qual se pode abater o valor do empréstimo por liquidar na altura da venda.


    Então o valor do IMT, IS, escritura do novo imóvel não entra para as contas?

    Mas o valor da comissão da imobiliária, mais escritura, IMT e IS da compra do imóvel antigo contam? mas estes valores descontam a 100% do lucro obtido na venda?
    E o valor pago em cotas extraordinárias ao condomínio para a realização de obras de requalificação do prédio no proximo ano, posso meter como despesas?

    Outra questão, se pedir mais no crédito habitação ao banco de forma a ajudar nestas despesas isso mexe com o valor das mais valias a pagar?
    • RCF
    • 10 fevereiro 2021

     # 5

    Colocado por: _cardoso_Pois... Eu vou ver se consulto um contabilista para me fazer os cálculos todos de forma a não ter supresas.

    Colocado por: RCFUse este site para fazer as contas:
    https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-de-mais-valias-imoveis/
  5.  # 6

    Colocado por: RCF


    Foi o que já fiz, mas ai está-me a confundir a parte onde se mete as despesas, pois retirando as despesas com a compra do novo imóvel, e colocando as despesas com a aquisição e venda do antigo imóvel (IMT, IS, escritura e comissão à imobiliária) dá cerca de 10 mil euros, mas esse valor não está a ser descontado ao lucro adquirido na venda do imóvel, apenas esta a descontar parte desse valor.
  6.  # 7

    Basicamente é isto:
    Artigo 51.º
    Despesas e encargos

    1- Para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem: (Anterior corpo do artigo; Passou a nº 1 pela da Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro)

    a) Os encargos com a valorização dos bens, comprovadamente realizados nos últimos 12 anos, e as despesas necessárias e efetivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação, bem como a indemnização comprovadamente paga pela renúncia onerosa a posições contratuais ou outros direitos inerentes a contratos relativos a esses bens, nas situações previstas na alínea a) do n.º 1 do artigo 10.º;
  7.  # 8

    Boa noite, meus pais venderam uma habitação no qual era permanente no entanto tinham uma outra moradia de herança no qual reconstruiram,sendo a moradia permanente.

    todo material gasto na reconstrução da nova moradia pode ser deduzido nas contas das mais valia da venda da outra habitação ?


    Já tenho algumas facturas para deduzir relativo a obras de beneficiação da moradia vendida agora pretendo saber se Tb posso deduzir as despesas na reconstrução ou obras de beneficiação da moradia atual


    Obrigado
  8.  # 9

    Alguém que possa ajudar, obrigado
  9.  # 10

    Colocado por: rocheirotodo material gasto na reconstrução da nova moradia pode ser deduzido nas contas das mais valia da venda da outra habitação ?


    Pode ser reinvestido nas obras na nova habitação. Mediante certas condições.
    Faltam elementos para o ajudar.

    A casa vendida era HPP na altura da venda?
    Valores de aquisição e de venda, ano de compra e de venda... Empréstimos da nova e da velha...
  10.  # 11

    Boa noite,


    A casa vendida era HPP. Sendo a atual casa já obtida por herança não houve qualquer empréstimo .

    Em relação as restantes contas de mais valias já esclareci as dúvidas, fico é sem perceber se posso declarar as despesas da reconstrução da nova casa HPP.


    HJ obtive a seguinte resposta das finanças

    A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    As despesas e encargos a declarar no anexo G, serão sempre relativas ao IMÓVEL ALIENADO, comprovadamente necessárias e efetivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação do mesmo.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira
  11.  # 12

    Mas podendo respondendo a sua questão a moradia foi adquirida em junho 1988 por 2800.00 escudos. E vendido em 2020 por 118mil

    Já agora poderei juntas as despesas do imt e restantes gasto em papelada da nova casa ?
  12.  # 13

    Colocado por: rocheiroMas podendo respondendo a sua questão a moradia foi adquirida em junho 1988 por 2800.00 escudos. E vendido em 2020 por 118mil


    Tá a ver, todos os elementos são essenciais para esclarecer a sua questão.
    Imóveis adquiridos antes de 89 não estão sujeitos a imposto.
    Tem de declarar a venda no anexo G/G1, mas n é tributado.
  13.  # 14

    Colocado por: rocheiroAs despesas e encargos a declarar no anexo G, serão sempre relativas ao IMÓVEL ALIENADO,

    Eles deram a resposta certa. Despesas e encargos são para abater às mais valias do imóvel alienado.

    O q você deveria ter perguntado, era se podia reinvestir, o quê e em quê....

    Mas como já lhe expliquei no comentário anterior não precisa de fazer mais nada a não ser preencher corretamente o IRS de 2020.
  14.  # 15

    Erro meu, junho de 1989 :(


    Colocado por: NTORION

    Tá a ver, todos os elementos são essenciais para esclarecer a sua questão.
    Imóveis adquiridos antes de 89 não estão sujeitos a imposto.
    Tem de declarar a venda no anexo G/G1, mas n é tributado.
  15.  # 16

    Bom dia,


    ja agora pergunto se o valor que ainda estava em credito se não é descontado nas mais valias ?
  16.  # 17

    Muito difícil responder aos bocadinhos, já lhe tinha perguntado sobre os créditos...

    Não às mais valias, apenas ao reinvestimento. Supondo q era sobre a primeira casa.
  17.  # 18

    Bom dia,

    Fiquei com 3 dúvidas:

    1. Qual o benefício de optar pelo reinvestimento ao invés das mais-valias quando se preenche a declaração de IRS?
    (Pelas contas nesta thread, optar pelo reinvestimento requer reinvestir mais que o que se reinvestiria nas mais-valias, portanto porquê optar pelo mesmo?)

    2. A aquisição do terreno, no qual irei construir a HPP abaterá nas mais-valias, certo?

    3. Tudo o que estiver no orçamento da construção da casa abaterá também. Mas e se optar por comprar móveis de cozinha e roupeiros do IKEA, por exemplo, ao invés de serviços de carpintaria para fazer os ditos, abaterá na mesma?
  18.  # 19

    1 - o valor que não reinvestir será taxado em IRS. Se reinvestir todo, nada é taxado.
    2 - sim
    3 - nao sei, mas diria que não
  19.  # 20

    Colocado por: Chris_F(Pelas contas nesta thread, optar pelo reinvestimento requer reinvestir mais que o que se reinvestiria nas mais-valias, portanto porquê optar pelo mesmo?)
    isso não existe


    Colocado por: Chris_F2. A aquisição do terreno, no qual irei construir a HPP abaterá nas mais-valias, certo?


    Se optar pelo reinvestimento


    Colocado por: Chris_FMas e se optar por comprar móveis de cozinha e roupeiros do IKEA, por exemplo, ao invés de serviços de carpintaria para fazer os ditos, abaterá na mesma?

    Sim, de preferência a fatura deve ter a morada da entrega/montagem
 
0.0245 seg. NEW