Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: rjmsilvaTambém acho que se as pessoas se juntam e vivem sufocadas com a ideia de perder dinheiro numa eventual separação no futuro, mais vale não se juntarem. Vivam como um tio Patinhas, cheios de dinheiro mas sozinhos.


    Não podia estar mais de acordo.
    Agora as relações antes de começarem são logo alvo de escrutínio financeiro.

    Queria poupar o seu dinheiro?

    Ficasse solteiro.
    Simples.

    Assim era todo seu.
  2.  # 122

    Hoje em dia não existem relações humanas.
    Só relações comerciais.
    A parte carnal e afectiva agora faz parte do bolo.

    E eu a pensar que para se estar com alguém não era preciso preencher um processo.

    Boa Sorte e Felicidades.
    Concordam com este comentário: RRoxx
    • RDM
    • 18 junho 2020 editado

     # 123

    O meu querido pai sempre me ensinou, filho se os conselhos fossem bons não se davam mas vendiam-se, todos os conselhos ouvirás mas o teu não deixarás.
    Cada caso sua sentença, acima de tudo não vá por emoções mas ouça o que diz seu coração, para que a vida lhe possa sorrir a cada dia.
    Concordam com este comentário: Sira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, ridjumbambo
  3.  # 124

    Compreendo bem o que quer dizer, se fosse eu talvez fizesse algo do género:

    -Comprava a casa em nome dos dois, recorrendo a um empréstimo;
    -Com a sua poupança, pagava a totalidade da entrada desse empréstimo (grosso modo equivale a poupança dos 5 anos de relação);
    -O dinheiro que sobrava dava como garantia da sua parte do empréstimo (equivale aos 15 anos de poupança de solteiro), no pior dos casos os juros da poupança equivalem aos juros do credito. Dando dinheiro como garantia vai conseguir condições muito boas, muito possivelmente alem dos juros ainda consegue pagar parte do credito.
    -Pagava a totalidade da prestação com os seus rendimentos.

    Deste modo, estao os dois a construir património comum e caso a relação não seja duradoura, se ela quiser ficar com a casa vai ter que pagar o empréstimo, ou vendem e dividem o dinheiro.

    PS - outra opção, em vez de dar o dinheiro da sua poupança (15 anos) como garantia, compra um imovel em seu nome e usa o rendimento para pagar o credito dos dois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
  4.  # 125

    Case-se com ela!
    Se quiser assegurar o imóvel, coloque-o em nome da sua filha, ponto final!
  5.  # 126

    Colocado por: ridjumbamboNo entanto, não considero que ela seja responsável por os meus rendimentos serem de mil ou de 10 mil por mês. Ou seja, é um mérito meu
    Provavelmente, para conseguir esse mérito, contribui bastante o facto de saber que a sua filha estava em casa acompanhada por quem você queria. Por trás de um grande homem está, muitas vezes, uma grande mulher. As coisas, boas ou más, devem ser repartidas.
    Pessoalmente, não consigo conceber um casamento com separações de bens. Eu seria incapaz de me casar nesses condições, estivesse de que lado estivesse.
  6.  # 127

    Colocado por: BelhinhoPessoalmente, não consigo conceber um casamento com separações de bens


    Eu consigo se ambos tiverem outros filhos ou relações passadas, ou heranças pesadas de ambas as partes que tenham outros interlocutores.
    Numa fase avançada da vida de ambos também ou em situações onde possa haver duvidas sobre grandes fortunas.

    Agora fazer o IRS e Forecast Financeiro para casamento nunca tinha visto.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  7.  # 128

    Colocado por: RRoxxmais depressa preferia ficar pobre que ter uma vida sem ela.
    A questão é se ela pensa o mesmo. Lembre-se que o término da relação pode partir de ambos. Agora imagine que a sua mulher queria acabar o casamento e para além de infeliz o RRoxx ficava financeiramente em maus lençóis.

    Estas situações parecem sempre frias de se discutir em relações onde impera um sentimento forte, de qualquer maneira acho que devem ser discutidas, porque se um dia a coisa der errado, e as pessoas tiverem carácter, vão respeitar aquilo que acordaram previamente.
  8.  # 129

    HAL, é um "risco" (para mim não é risco nenhum porque sei com quem estou e vice versa) que corro de bom grado.

    é triste não se confiar na pessoa com quem se está, e é isso que retiro do post do ridjumbambo, não há confiança mutua para que se faça o que é correcto, dai ter de haver acordos formais.

    Mas cada qual tem de viver com as suas opções, se eu estiver enganado ou iludido estou tramado, mas vivo bem com a opção "arriscada" que tomei.
  9.  # 130

    Colocado por: RRoxxé triste não se confiar na pessoa com quem se está, e é isso que retiro do post do ridjumbambo, não há confiança mutua para que se faça o que é correcto, dai ter de haver acordos formais.


    Não é uma questão de confiança. Não é o que está em causa. O que está em causa é a relação terminar e eu achar justo é X e ela achar que o justo é Y.
    É isso que tem que ser apurado.

    Eu sei com quem estou mas isso apenas me garante a honra da palavra e não, uma igual noção de justiça. Eu sei que sei que tanto de mim para ela, se ela me disser que acha que quer mais do que eu acho, provavelmente eu irei dar assim como se eu lhe disser que eu acho que tem direito a X, ela vai aceitar sem discutir.

    Mas como eu disse, antes de se entrar em "achismos" é bem mais simples se estiver tudo previamente definido.

    Eu não estou a falar de uma relação de 25 anos, aí fica bem mais fácil.
    Estou a falar de uma relação de 5 anos que se terminar hoje me poderá levar o que em 20 anos conquistei e que até ao resto da vida possa não voltar a ter para recompor a minha vida e com quem vier a seguir.
    No entanto, não deixamos ambos de sentir que temos um projecto de vida para "sempre", conscientes ao mesmo tempo que o "para sempre" não é certo.
  10.  # 131

    entao faça as contas ao que ganhou nos ultimos 5 anos e fica inscrito que o que ganhou nestes 5 fica um x para si e y para ela, e daqui para a frente igual. O que está para tras é só seu.

    Assim já pode dormir descansado agarrado ao dinheiro que já tinha que ela já não lho leva. Depois pede para ser enterrado tambem com os bens para que ninguem lhos tire.
  11.  # 132

    Colocado por: RRoxxAssim já pode dormir descansado agarrado ao dinheiro que já tinha que ela já não lho leva. Depois pede para ser enterrado tambem com os bens para que ninguem lhos tire.
  12.  # 133

    Colocado por: RRoxxé triste não se confiar na pessoa com quem se está, e é isso que retiro do post do ridjumbambo, não há confiança mutua para que se faça o que é correcto, dai ter de haver acordos formais.
    Está a confundir tudo RRoxx. Confiança há, de que outro modo poderia haver uma relação? Eu não me imagino sem a minha companheira e gosto de acreditar que ela sente o mesmo. No dia a dia não andamos a contar trocos ou a dividir despesas, fazemos investimentos juntos.

    Agora existem muitos casais que tinham pela confiança, não se imaginavam a viver um sem o outro eram unha e carne, e depois chegou a uma altura em que acabou. Quando acaba geralmente coisas como sentido de justiça, honra, etc nem sempre se consegue sobrepor ao orgulho ferido, e nessas alturas tomam-se péssimas decisões que podem acabar por magoar ambos.

    Se as coisas tivessem definidas à priori, quando o sentimento ajuda a apurar o sentido de justiça, julgo que fosse melhor para ambos.

    Isto não é naturalmente válido para casamentos longos em que a "fortuna" foi construída em conjunto.
    Concordam com este comentário: ridjumbambo
  13.  # 134

    Colocado por: JoelMmas também nao entendo porque vir a um forum perguntar algo que é do foro pessoal de cada um e que nao tem resposta certa ou errada!
    Basicamente julgo que é para o autor da dúvida verificar se existem outras pessoas que pensem como ele, ou se o seu pensamento não é algo fora do que a sociedade considera como normal.

    Julgo ser normal ouvir diferentes opiniões, para que a nossa seja devidamente estabelecida.

    O autor da pergunta lê tudo, mas no fim a decisão será só dele. Agora as várias opiniões podem fazer com que pense em determinados factores que até então não tinha considerado.

    Não achei a pergunta descabida.
    Concordam com este comentário: zed
  14.  # 135

    Colocado por: HAL_9000Quando acaba geralmente coisas como sentido de justiça, honra, etc nem sempre se consegue sobrepor ao orgulho ferido, e nessas alturas tomam-se péssimas decisões que podem acabar por magoar ambos.



    Com o devido respeito e consideração,

    Mas esse é ou não o preço de sermos adultos?
    De tomarmos decisões?
    De lidar com as consequências das nossas decisões?

    É que qualquer dia tomam-se decisões importantes mas sempre com rede.
    Eu quero fazer isto, mas se correr mal protejo-me já.
    Se eu a trair , protejo-me já.
    Se ela fugir, protejo-me já.

    Sinceramente qualquer dia ninguém assume as consequências de nada.
    Parece a malta que prega 3000 vezes por dia pelo Estado por causa do Covid e depois anda tudo na rua e na praia na boa.
    Concordam com este comentário: rjmpires, SMBS
  15.  # 136

    Colocado por: Nelhas

    Mas esse é ou não o preço de sermos adultos?
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Também acho que muita gente tem pavor a lidar com problemas, então começa a magicar forma de os evitar e acaba criando problemas onde eles não existem.
    Há que descomplicar
    Concordam com este comentário: SMBS, Nelhas, ridjumbambo
    • smart
    • 18 junho 2020 editado

     # 137

    hum..
    por causa de descomplicar, vejo muitos com uma mão á frente e outra atrás ...
    O golpe do baú já tem muitos anos de história assim como muitos casos tb.
    o pessoal olha para o presente e esquece-se de pensar no futuro.
    e no futuro tb estão os filhos
    aquilo que o parceiro obtiver de forma pouco razoável, corre o risco de tirar um dia mais tarde aos filhos comuns...
    A minha sugestão, é:
    converse com o parceiro e seja justo com ela e consigo mesmo!
    Lembre-se que provavelmente tem a vida que tem, pq a sua companheira abdicou das suas escolhas em prol da união e do casal.
    Acho muito bem pensar nos piores cenários
    tenho aqui um vizinho que por causa das relações, levou com um par de bandarilhas, teve de sair de casa pq era a casa de familia e já está um outro lá a viver a ocupar o lugar...
    Ela nunca trabalhou e estiveram juntos 2 anos ...
    cada caso é um caso!
    outros existem em que são os maridos que arranjam outras e as companheiras ficam com uma mão a abanar e os filhos ao colo, conforme aconteceu na minha familia.
    A relação para toda a vida está em extinção
    sobretudo agora com os jovens e milinals ou afins
    Não querem fazer nenhum e o que interessa são emoções
    Afectivas, etilicas ou sinteticas sem esquecer as naturais para que tem $
    à menor contrariedade, separam-se..
    sinais dos tempos
    a vida era tão mais facil sem telemóvel e plataformas digitais..
    acho que se dava mais respeito ás pessoas e às relações, com maiores responsabilidades...
    Estou farto d ever pessoas juntas, mas cada um na sua fantasia..
    juntos, mas tãoooo afastados
    Não façam aos outros o que não querem que vos façam
    Vivam felizes sendo justos. ficando sobretudo de consciência tranquila
    esta vida é uma passagem
    morremos não tarda e fica cá tudo...
    é a minha opinião, respeitando outras.
    Concordam com este comentário: ridjumbambo, Vítor Magalhães
    • FFAD
    • 18 junho 2020

     # 138

    Eu comprava a casa e não punha problemas neste momento, depois de algo acontecer resolve-se, pois pelo que percebi ambos são pessoas razoáveis.

    Não vale a pena sofrer por antecipação...
  16.  # 139

    Colocado por: NelhasMas esse é ou não o preço de sermos adultos?
    Mas qual medo de assumir compromissos. O compromisso é assumido. Trata-se sim de chegar a um acordo entre adultos para que em caso de separação as coisas sejam divididas da forma mais justa possível.

    Até irmãos se zangam por causa de partilhas, quanto mais um ex-casal.

    Imagine que o Nelhas começa uma relação e tem 200 k no banco e a sua companheira 0. Ao fim de 5 anos a sua companheira troca-o pelo zé pintas. E o Nelas como é boa pessoa e sempre pensou que a relação seria para sempre, dá-lhe metade de tudo que tem.
    Desculpe lá mas não considero medo de assumir relações nem nada que o pareça zelar pelo que é justo. Já não vivemos no tempo em que o homem tem de prover o sustento da mulher. As mulheres hoje em dia são independentes, têm carreiras, são ambiciosas, e ainda bem que é assim.

    Concordo que tudo o que conquistaram juntos, ou o que amealharam enquanto estavam juntos, sejam divididos 50/50. Agora o valor amealhado de solteiros, pá é pessoal e acho que cada um deve zelar por assegurar essa almofada, nem que seja para que se a coisa correr mal, consiga pagar a pensão de alimentos aos filhos.
  17.  # 140

    Colocado por: FFADdepois de algo acontecer resolve-se, pois pelo que percebi ambos são pessoas razoáveis.
    E se algo acontecer será que continuam ambos razoáveis? Imagine numa traição, existe sempre uma das partes que quer uma vingança e não justiça propriamente.

    Tudo isto é muito muito complicado e ninguém quer pensar no que acontece se um dia as pessoas se separam. Mas quando elas acontecem, existe sempre uma pessoa que sai prejudicada muitas vezes porque teve um mau advogado para defender os seus direitos. Só acho que se as coisas ficarem bem assentes enquanto existe amor e respeito tudo será mais justo perante a adversidade.

    Vejam o tópico aqui ao lado dos irmãos que andam às turras por causa de uma casa, pois na hora da verdade a concepção de justiça não é a mesma de ambos os lados. E nessas situações, apenas o que está escrito tem valor.
 
0.0348 seg. NEW