Colocado por: Ricardo.mrdNormalmente o uso de paredes radiantes faz-se em divisões de extrema complexidade, ou na impossibilidade de colocar o sistema a radiar no chão, pois a dissipação e distribuição da temperatura no edifício não é a ideal.
O piso radiante é um sistema ideal para o aquecimento e o tecto radiante para o arrefecimento, atendendo ambos à convenção natural do ar, ou seja, a condução térmica do ar envolvente ( actuar o efeito desejado frio/quente)
Cumprimentos.
Colocado por: moraisddJá agora que estão cá vários experts, agradecia as vossas considerações no seguinte:
Segundo me apercebi pelas minha leituras, para além do "piso radiante" hidraulico, a instalação poderá ser feita não só no piso, mas também na parede ou tecto. Esse tipo de instalação é mais cara? (não estou a falar do sistema em si, mas simplesmente da aplicação do sistema). Tem mais vantagens?
No meu caso, que gostaria de ter "madeira maciça" no chão, seria vantajoso?
Colocado por: nelito-gandamaluco...é só comentários escusados...
será que alguém é capaz de por termo a estas idiotices ou é mesmo preciso um referendo para banir certos membros para uma melhor sanidade deste fórum? já li vários tópicos e garanto-lhes que são quase "...de interesse Nacional" mas, há certos comentários que me dão pena por estarmos numa comunidade virtual... se eu pudesse, ai se eu pudesse!!! ...enfim. Cinjam-se ao essencial, ajudem e partilhem conhecimentos, tornem-se úteis e excluam-se a comentários depreciativos e a "picardias" infantis.
Colocado por: Ricardo.mrdO piso radiante é um sistema ideal para o aquecimento e o tecto radiante para o arrefecimento, atendendo ambos à convenção natural do ar, ou seja, a condução térmica do ar envolvente ( actuar o efeito desejado frio/quente)
Colocado por: moraisddReparem que disto percebo pouco, mas querendo usar madeira no soalho (que não permite um tão grande aproveitamento do piso radiante), parecia razoável que o tecto radiante fosse uma melhor opção também no aquecimento. Ou estou a dizer para aqui disparates?...
Colocado por: moraisddColocado por: Ricardo.mrdO piso radiante é um sistema ideal para o aquecimento e o tecto radiante para o arrefecimento, atendendo ambos à convenção natural do ar, ou seja, a condução térmica do ar envolvente ( actuar o efeito desejado frio/quente)
Um sistema optimiza o efeito calor e o outro o frio, certo.
Permanece a dúvida então: dos dois (visto que a aplicação parede não será razoável) qual optimiza a soma dos dois efeitos?
Reparem que disto percebo pouco, mas querendo usar madeira no soalho (que não permite um tão grande aproveitamento do piso radiante), parecia razoável que o tecto radiante fosse uma melhor opção também no aquecimento. Ou estou a dizer para aqui disparates?...
Colocado por: NEW 4 UQual é o problema de colocar madeira por cima de piso radiante?? Hoje em dia quase todas as marcas de madeira recomendam a instalação deste tipo de aquecimento, pois as madeiras já estão preparadas para o aquecimento, além de que as temperaturas utilizadas raramente ultrapassam os 25ºC, não vai aquecer nenhuma habitação a 60ºC?? No verão tem dias em que o chão atinge temperaturas bem mais elevadas das que programadas no inverno, e não é por isso que deixa de colocar madeira no chão?
Colocado por: euColocado por: NEW 4 UQual é o problema de colocar madeira por cima de piso radiante?? Hoje em dia quase todas as marcas de madeira recomendam a instalação deste tipo de aquecimento, pois as madeiras já estão preparadas para o aquecimento, além de que as temperaturas utilizadas raramente ultrapassam os 25ºC, não vai aquecer nenhuma habitação a 60ºC?? No verão tem dias em que o chão atinge temperaturas bem mais elevadas das que programadas no inverno, e não é por isso que deixa de colocar madeira no chão?
A questão não é essa. O problema de usar piso radiante com madeira é que a madeira é isolante térmico e não deixa o calor fluir para a divisão, pelo menos em quantidade suficiente.
Eu diria que só se deve usar piso radiante com madeira quando a divisão a aquecer tem um isolamento térmico excelente.
Colocado por: xico fortes
Mas também conserva o calor por mais tempo pelo que se torna mais confortavel e economico.
Colocado por: helionalptVou começar a construir a minha moradia, já tenho alguns orçamentos e estou na duvida na escolha do aquecimento/arrefecimento para a casa. Qual será a melhor a opção piso radiante ou ar condicionado? (sei que o piso radiante representa um grande investimento).
Colocado por: fsco sr ricardo já experimentou o conforto de um tecto radiante em aquecimento?Estas pessoas agradeceram este comentário:Ricardo.mrd