Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: fitzKavalariaO que fariam na vossa situação? Estou condenado certo?

Tudo depende do tempo que irá ficar em Lay-Off. 1 ou 2 meses é bem diferente de 6 meses.
  2.  # 242

em que zona foi a compra da casa?
  3.  # 243

Eu tenho um imóvel usado como investimento (está arrendado). Costumo ver o preço dos imóveis todos os dias e ainda não notei uma descida, nota-se é uma estagnação. A poor&House fez uma estimativa de uma descida de preços na ordem 2,4% com uma recuperação bastante rápida e subida de preços garantida até 2030. No entanto desde as malabarices das empresas de rating em 2008, não confio muito nelas.
    Estou numa encruzilhada agora, o contrato de arrendamento acaba este ano e se o renovar sou obrigado a fazer por 3 anos mínimo (obrigado Sra Motágua). A minha ideia inicial sempre foi fazer um "Flip" a casa (renovar e vender), agora já não sei o que faça porque acredito que vamos ter uma crise. O turismo em Portugal e os restantes sectores adjacentes representam 21% do PIB nacional, não estou a ver como se vão aguentar.
    Além disso já estávamos próximos de uma crise as maiores económicas já estavam a estagnar o PIB (um dos maiores sinais de crise iminente quando são 2 trimestres seguidos) sem ou com coronavirus, isto só se está a prolongar porque os Bancos Centrais de vários países mantêm artificialmente as taxas de juros e a inflação muito baixas (uma é inversa á outra).
    É impossível prever uma crise(Por exemplo o Naxx 50 esta uma desgraça mas o S&P 500 já esta em subida alta outra vez), no entanto guardem algum de lado porque se ela vier é a altura de investir e fazer €€€ :D
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 244

Colocado por: JoelM
    num diga isso que vão-lhe já cair em cima... disse o mesmo num tópico aqui ao lado e foi o fim do mundo...

Porque lhe caíram em cima??? 😂😂😂

pelo que tenho seguido, o nasdaq 100 já está proximo do valor máximo desde há um ano e o SP500 tem tido uma grande subida. O petróleo também tem subido por isso é complicado fazer ante visões!

Exato so que isso é um indicador para um país. Existem vários países com vários sectores. Por isso é que é muito difícil de prever.
  5.  # 245

se não disser que "a crise" é toda e totalmente derivada dos lockdowns impostos, é um fim do mundo!

Não claro que não. As crises são naturais (neste tipo de economia) e cíclicas. Faz parte do jogo :)).
    A crise simplesmente vem após uma fase de crescimento quando atingimos um ponto onde existe mais produto no mercado do que a procura e pimba. Seja ela por causa so sub-prime da habitação ou da especulação ferroviária. Agora o problema é prever quanda ela vem. Normalmente só sabemos quando ela já está cá. Pór isso é que também é um erro "esperar pelas crises para comprar".
    E a recuperação vem sempre a seguir. O comboio é o avião não desaparece. Os "skills" das pessoas não desaparecem a bolsa não vai deixar de desaparecer etc.
    O importante é nesses momentos mais difíceis as pessoas estarem preparadas e nós momentos de crescimento não estarem atoladas de créditos com juros altíssimos e 1001 "pequenas" prestações. Essas são as mais vulneráveis e que provavelmente arrebenta quando vem uma crise (pessoas e empresas).
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  6.  # 246

Colocado por: Vasco Bentocontrato de arrendamento acaba este ano e se o renovar sou obrigado a fazer por 3 anos

Atenção que o risco no mercado de arrendamento vai subir. Mais depressa um arrendatário tem quebra de rendimentos e deixa de pagar renda, sem abandonar a casa, do que um proprietário na mesma situação deixa de pagar prestações ao banco (e não foram poucas as casas que reverteram a favor dos bancos na última crise).

Se não tem fiador agora, será que pode renovar, mas exigindo a constituição de um fiador?
    Concordam com este comentário: Vasco Bento
  7.  # 247

Colocado por: ricardo.rodriguesAtenção que o risco no mercado de arrendamento vai subir. Mais depressa um arrendatário tem quebra de rendimentos e deixa de pagar renda, sem abandonar a casa, do que um proprietário na mesma situação deixa de pagar prestações ao banco (e não foram poucas as casas que reverteram a favor dos bancos na última crise).

Se não tem fiador agora, será que pode renovar, mas exigindo a constituição de um fiador?

Tenho fiador, tenho 3 meses antecipados (são os 3 meses que preciso para o por andar se ele não pagar) e o contrato na segurança social eu nisso precavi-me. O risco que sofro na crise é ter que baixar a renda porque vai aparecer ainda mais gente a querer alugar. O que me incomoda é mesmo ter que fazer um contrato de 3 anos, é um compromisso longo.

Já agora só um aparte. Este tópico não me aparece na listagem de tópicos que participo nem mesmo ao marcar. Já aconteceu a alguém? Sabem como resolver?
  8.  # 248

Já sei que muitos vão dizer que é apenas um caso e como tal serve de referência mas... Hoje falei com um agente imobiliário que assumiu que desde o agravamento da pandemia as visitas e contactos diminuíram drasticamente.
  9.  # 249

Pode clarificar o período a que se refere?
  10.  # 250

para já, os preços continuam ridículos no porto :)
    • eu
    • 5 julho 2020

# 251

Os efeitos só serão sentidos a médio prazo; daqui a uns 6 meses podemos fazer um primeiro balanço.
  11.  # 252

Não percebi se aquela quebra de "visitas e contactos" não foram apenas devido ao confinamento e à dificuldade/receio logístico.

O receio financeiro/económico é totalmente diferente, e uma pausa nas operações de investimento parece-me prudente e expectável.
    Se é para durar ou não, é a grande questão.

6 meses talvez seja pouco para ter algumas respostas... as moratórias foram estendidas e a última vez que li, o desemprego não estava ainda em valores astronómicos. É para estar bem atento nos próximos tempos para não se perderem oportunidades...
  12.  # 253

Colocado por: euOs efeitos só serão sentidos a médio prazo; daqui a uns 6 meses podemos fazer um primeiro balanço.

Se acontecer será para meados do ano que vem. Por agora estão os pensos rápidos em vigor, layoffs moratórias ...

Ainda não existe uma crise económica generalizada.
    Concordam com este comentário: pguilherme
    • eu
    • 5 julho 2020

# 254

Colocado por: alexpAinda não existe uma crise económica generalizada.

Mas começa a haver a expectativa de uma enorme crise.

E os mercados vivem muito de acordo com as expectativas. Aqueles que ainda estão a manter os preços estão em negação, à procura de um cliente que não vai aparecer.
  13.  # 255

É engraçado que anda tudo a adiar a crise, em Março quando isto começou era passado dois meses, depois em Maio era novamente passado uns meses, agora é daqui a seis meses. Entretanto já estamos numa retoma com os preços a subir novamente e o pessoal vai ficar assim à espera dos saldos do imobiliário:

• eu
    • 5 julho 2020

# 256

Essa figura também pode ser um vendedor há espera de vender...
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  14.  # 257

Pior que ser cego, é aquele que nao quer ver.
    Os Bancos adiaram através das moratorias 39mil milhoes de crédito.
    Os bancos deixaram de receber destes creditos os juros e o reembolso do capital. O que ganham os bancos com isto?
    A unica coisa que os bancos estão a ganhar é reduzirem as imparidades do malparado.
    O que vai acontecer à banca? Pois vai haver novamente injecção de capital dos Estados.
    E quando chegarmos a 31-03-2021? Adia-se? Pois, as pessoas habituaram-se a nao ter responsabilidades e continuam a gastar por conta. O credito malparado vai disparar e as campainhas vão tocar bem alto.
    Ainda nao se fala em crise, porque os numeros sao justificados pelo covid. Quando o governo tiver de aumentar impostos para pagar as contas aí vamos falar de crise financeira.
    Agora vamos assistir à arte e engenho da esquerda gerir sem dinheiro. Ou será que mais uma vez vão abandonar o barco?
    O Centeno foi a primeira baixa. O iluminado que dizia que o segredo era baixar impostos. Pois quando a economia já estava em recuperacao.
    Concordam com este comentário: eu, ferreiraj125
  15.  # 258

Colocado por: ml21É engraçado que anda tudo a adiar a crise, em Março quando isto começou era passado dois meses, depois em Maio era novamente passado uns meses, agora é daqui a seis meses. Entretanto já estamos numa retoma com os preços a subir novamente e o pessoal vai ficar assim à espera dos saldos do imobiliário:

então a sua teoria é que está tudo bem, não se passa nada de estranho na economia, o valor das casas só sobe e 3000€ por m2 até é barato?
    • eu
    • 5 julho 2020 editado

# 259

O fingimento é a nova mentalidade...

Vamos fingindo que não existe pandemia... fingindo que o desemprego não explodiu... fingindo que a dívida pública não subiu... fingindo que o turismo não colapsou...

E principalmente, fingindo que não vamos pagar a conta de todo o dinheiro que está a ser esbanjado por causa da pandemia.
  16.  # 260

Colocado por: SirruperAgora vamos assistir à arte e engenho da esquerda gerir sem dinheiro. Ou será que mais uma vez vão abandonar o barco?

Nunca Portugal recebeu tanto dinheiro da UE como vai receber nos próximos 5 anos, só que só vai começar a receber no próximo ano, até vai andar a contar os tostões.....vão ser bons tempos para governar e principalmente bons tempos para os amigos dos governantes.

0.0506 seg. NEW