Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 15 maio 2020 editado

# 1

Colocado por: luisvvhttps://www.euromomo.eu/

Como se pode observar nesse site, os valores variam tanto de ano para ano, que é difícil extrapolar relações de causa-efeito. Ou seja, de facto em certos anos há um aumento grande da mortalidade (veja-se o início de 2015 e 2017) mas não deve ser fácil determinar as causas desses aumentos.

Curiosamente, 2020, mesmo com a epidemia, está a ser um ano de baixa mortalidade geral - lá se vai a teoria dos 4000 mortos a mais.
    • eu
    • 15 maio 2020

# 2

Colocado por: J.Fernandesprovavelmente já morreu muito mais gente em Portugal por causa da histeria do que propriamente por causa do vírus.

Isto é pura especulação.
    • eu
    • 15 maio 2020

# 3

Já no caso da Suécia, a imagem fala por si...

• eu
    • 15 maio 2020

# 4

Entretanto, estive a ler um pouco mais sobre esse estudo dos 4000 mortos a mais, e logo no título da notícia aparece isto:

"Autores do estudo consideram que excesso de mortalidade de março e de abril “não pode ser comparado com fevereiro, nem sequer com os anos homólogos, mas deve antes ter como referência os meses de férias”

Deve ter como referência os meses de férias? A sério?

Isto mostra bem a seriedade de quem fez este "estudo". Estão a comparar uma época em que tipicamente morre muita gente (início do ano) com os meses de férias, em que a mortalidade é a mais baixa do ano.

Isto mostra bem como temos que ser céticos e ler todas as notícias com espírito crítico.
    Concordam com este comentário: smart
  1.  # 5

O TUGA só tem medo do Virus quando é para ir trabalhar!
    Abram as Praias , os Estádios, os Restaurantes, etc
    que o COVID JÁ ERA...
    Concordam com este comentário: rsvaluminio, eu, NTORION
    • eu
    • 16 maio 2020

# 6

2.  # 7

Colocado por: euJá no caso da Suécia, a imagem fala por si...

838B9C8B-81DB-45A6-9B1E-A6747CC8DCE8.jpeg
  3.  # 8

Felizmente este tópico está quase morto, tal como o virus. Quando abrirem "oficialmente" as praias a 6 de Junho já ninguém se lembra das diretivas do governo.

E depois vão surgindo noticias destas para aliviar o histerismo
    https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/afinal-o-coronavirus-pode-nao-se-transmitir-atraves-de-objetos-e-superficies-afirma-oms?ref=HP_PrimeirosDestaques
    Concordam com este comentário: desofiapedro, eu
  4.  # 9

Colocado por: CarvaiFelizmente este tópico está quase morto, tal como o virus. Quando abrirem "oficialmente" as praias a 6 de Junho já ninguém se lembra das diretivas do governo.

E depois vão surgindo noticias destas para aliviar o histerismo
    https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/afinal-o-coronavirus-pode-nao-se-transmitir-atraves-de-objetos-e-superficies-afirma-oms?ref=HP_PrimeirosDestaques
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Vamos chegar ao fim e a OMS ainda vem dizer que o vírus nunca existiu, que não há evidências da sua existência.
    Quanto ao vírus estar a desaparecer, o que esperar de algo "Made in China e"?! 😂
    • eu
    • 18 maio 2020

# 10

Colocado por: CarvaiE depois vão surgindo noticias destas para aliviar o histerismo

Se isto for mesmo verdade, isso significa que o uso de máscara pode ser suficiente para quebrar a evolução da pandemia.

E é provável que seja verdade, veja-se os resultados nos países que obrigaram logo desde cedo ao uso de máscara em locais públicos.
  5.  # 11

Colocado por: CarvaiFelizmente este tópico está quase morto, tal como o virus.

Já se sabe do tratamento há muito...

O Presidente Trump disse hoje que está a tomar hidroxicloroquina e zinco.

;)
  6.  # 12

Colocado por: wuxingO Presidente Trump disse hoje que está a tomar hidroxicloroquina e zinco.

Eu tenho tomado cloroquina e Domestos3. Até agora não entrou bicho...
  7.  # 13

Colocado por: Carvai
    Eu tenho tomado cloroquina e Domestos3. Até agora não entrou bicho...

Isso é uma roubalheira, aqui em casa só entra lixívia do LIDL e lava tudo do mais barato que há.
    • eu
    • 19 maio 2020

# 14

Colocado por: Carvaie Domestos3

Lixívia é melhor, até tira as manchas da pele.
    • eu
    • 19 maio 2020

# 15

Agora a sério: já repararam nos esforços que tanto o Marcelo como o Costa estão a fazer no sentido de convencer as pessoas a voltar à vida normal?

Depois de uma primeira batalha contra o covid ter sido vencida, agora é preciso vencer a guerra contra o medo.
  8.  # 16

Colocado por: euAgora a sério: já repararam nos esforços que tanto o Marcelo como o Costa estão a fazer no sentido de convencer as pessoas a voltar à vida normal?

Depois de uma primeira batalha contra o covid ter sido vencida, agora é preciso vencer a guerra contra o medo.

Esse foi o único ponto mais ou menos consensual neste tópico. O pós vírus ia ser sempre mau, andaram m semanas a a assustar as pessoas agora querem que dê um momentos para o outro tudo volte ao nornak
  9.  # 17

Colocado por: Ruipsm

Esse foi o único ponto mais ou menos consensual neste tópico. O pós vírus ia ser sempre mau, andaram semanas a assustar as pessoas agora querem que de um momento s para o outro tudo volte ao normal
  10.  # 18

Colocado por: euAgora a sério: já repararam nos esforços que tanto o Marcelo como o Costa estão a fazer no sentido de convencer as pessoas a voltar à vida normal?

Vida normal ponto e vírgula, não é bem normal. Continua a ser preciso cuidados redobrados e algum distanciamento social.
    O medo vai permanecer tal como estava, algumas pessoas com medo em excesso e outras sem nenhum receio a fazer tudo como faziam sem respeitar os outros.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 19 maio 2020

# 19

Colocado por: BricoleiroVida normal ponto e vírgula, não é bem normal. Continua a ser preciso cuidados redobrados e algum distanciamento social.

Sim, será um "novo normal", com menos contacto físico e máscaras em todo o lado.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  11.  # 20

https://eco.sapo.pt/2020/05/19/falta-de-mascaras-viseiras-desinfetante-e-restricoes-de-espaco-75-das-empresas-com-dificuldades-em-cumprir-regras-para-abrir-portas/
    Falta de máscaras, viseiras, desinfetante e restrições de espaço. 75% das empresas com dificuldades em cumprir regras para abrir portas

0.1274 seg. NEW