Colocado por: Gambino
Não vi qualquer queda generalizada de preços em Lisboa nos imóveis habitacionais em 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e não continuo por diante porque foi sempre igual até hoje.
Colocado por: carlosj39
Colocado por: carlosj39Caríssimo, a conversa nao é sobre imobiliarias, é sobre imoveis, que em 2010 -2014 estavam muito mais baratos do que estão hoje, em Lisboa, e não só!
Ainda não percebeu a asneira que escreveu, la mais atras?
Colocado por: GambinoQue o imobiliário tem vindo a evoluir no preço é exactemte o que eu defendo que tem sucedido ininterruptamente! Está a dar-me razão!
Colocado por: pguilhermeSem querer inflamar a conversa (pun intended), não deixa de ser caricato o contraste com a conversa inicial do outro tópico.... a dificuldade ao crédito, o orçamento apertado, a expectativa de quebra de preços, a dificuldade na negociação, etc... já aqui, o investimento é vasto, os rendimentos grandes e uma crença forte que o mercado, aparentemente, sobe e sempre subiu ininterruptamente.
Colocado por: buraburamonoTLDR: O gambino apoiava a quebra no imobiliário até que gastou um balúrdio numa casa e agora é defensor acérrimo de que os imóveis só sobem.
que vira casacas :)
Colocado por: pguilherme
Subidaininterruptade preços? Ou será que está a tentar dizer macro tendência?
Ainda assim, estou a fazer confusão, ou há 2 meses atrás estaria na expectativa de encontrar 40% de quebras, contrariando que está agora a tentar articular?
A existência de uma quebra forte naquele período pode ser consultada/confirmada no INE, na CI e, salvo erro, até no próprio documento do BPI que colocaram por aqui.
Nos primeiros dois, pode filtrar só por prédios urbanos, na zona de Lisboa, para que não restem quaisquer ambiguidades.
A comparação entre 2010/2014 e actualmente não foi a melhor, porque só mostra a recuperação e evolução. A melhor observação seria desde 2004 ou assim, até aos dias de hoje.
De qualquer forma, pode não se ter apercebido da quebra e isso é legítimo. Eu também não me apercebo quando há jogos de futebol... :)
Não sou apoiante de nada a não ser de um clube de futebol.
Colocado por: buraburamono
ouça, eu até entendo o seu ponto de vista. mas neste momento o mercado imobiliário está desfasado da realidade e até pode ser que continue assim e piore... (ou melhore, depende do ponto de vista). mas as consequências sociais são graves.
eu como potencial comprador de casa para primeira habitação, quero que o sector vá ao charco ou que os salários aumentem o que as casas aumentaram nos últimos 5 anos. de resto só posso especular, assim como você.
Colocado por: JoelM
foi descoberta a careca ao gambino... hahaah
Colocado por: buraburamonoTLDR: O gambino apoiava a quebra no imobiliário até que gastou um balúrdio numa casa e agora é defensor acérrimo de que os imóveis só sobem.
que vira casacas :)
Quer dizer que o Gambino baseia as suas opiniões sobre o assunto tendo em conta a sua situação pessoal, achava que iam baixar quando lhe interessava e acha que não vai baixar porque agora não lhe interessa! Para mim é igual ao litro, não tenciono comprar nada, não tenho nada para vender em PT por isso a minha opinião é simples baseada em olhar para o passado para tentar prever algum eventual ciclo no futuro, vale o que vale!
Limito-me a constatar a realidade actual. Gostar dela ou não, já disse, é outra coisa. E neste momento não há charco nenhum. Quem sabe pode mudar.
Se gosto, se quero, se concordo, isso são tudo coisas diferentes de me limitar a ver o que se passa neste momento. E neste momento ainda não houve nenhuma queda.
segundo o gráfico apresentado na noticia que o gambino aqui partilhou, a crise de 2008 teve impacto e o valor mais baixo que as casas atingiram foi em 2014!
Colocado por: PoisÉVamos lá mudar um bocadinho a perspectiva da coisa.
Ok, vamos assumir que os preços não vão baixar.
Vão estabilizar ou vão aumentar?
Se vão aumentar, é suposto daqui a 5 anos um T2 de 75m2 custar quanto em Lisboa?
Neste momento, uma casa de 75m2 em Lisboa (concelho) custa em média 345.000€.
Fonte:https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/venda/lisboa/lisboa/
Se aplicarmos a subida padrão dos últimos 5 anos em que os preços nesta zona aumentaram cerca de 128%, uma casa de 75m2 custará:
431.000€ em 2021
517.000€ em 2022
604.000€ em 2022
690.000€ em 2024
787.000€ em 2025
É disto que os investidores estão à espera?
Rentabilidades passadas não significam rentabilidades futuras não é?
Se não é isto, que ordem de aumento anual é que será de esperar? Vamos dizer 5%?
362.000€ em 2021
380.000€ em 2022
397.000€ em 2022
414.000€ em 2024
431.000€ em 2025
Ou seja, numa perspectiva optimista, como a dos últimos anos,um T2 em Lisboa vai custar 787.000€ em 2025.
Numa perspectiva menos optimista,um T2 em Lisboa vai custar 431.000€ em 2025.
Com a taxa Euribor negativa, uma entrada de 44.000€ e taxa de juro de 1,5%,são 1.153€ a 40 anos para um crédito à habitação.
Em impostos, uma pessoa paga 30.000€ para comprar uma casa destas.
Ou seja,tem de ter 74.000€ prontos para a compra.
Digamos que o investidor compra a casa para arrendar.
Para comprar hoje, reforço, hoje, o investidor para ganhar 5% anuaistem que arrendar esta casa por 1.840€.
Um T2 de 75m2 por 1.840€/mês, fora despesas extraordinárias.
Em 2025, para arrendar a casa que lhe irá custar 431.000€ com um retorno de 5%,precisará de uma renda mensal de 2.299€.
Vamos fazer de conta que o alojamento local "volta".
No primeiro caso, assumindo um custo fixo mensal tosco de 28% IRS + 25% de despesas comuns + 15% comissão agendamento, com uma ocupação anual de 70%, precisa de cobrar por noite cerca de 115€ para ter um retorno dos mesmos 5%. Isto a pensar que tudo corre bem e que tem 70% de ocupação anual, sem épocas altas/baixas.
Em 2025 precisará cobrar por noite cerca de 143€ para receber 5% anuais.
Sem contar com rendas e empréstimos - apenas com capital próprio - sem fundo para investimento futuro, quebras, prejuízos, etc. por um corriqueiro T2 de 75m2 que até pode ser em Benfica ou num sítio qualquer menos turístico, com imensa concorrência.
E qual será o tecto para o alojamento local? Quantas camas? Qual a taxa de ocupação média?
E nem vamos pensar numa subida da Euribor, no agravamento das condições económicas ou numa recessão, em alterações legislativas, tudo isto conjecturado numa perspectiva saudável e onde tudo corre bem...
Digam-me: isto faz sentido para quem?