Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

O Gambino então, extrapolando mais uma vez a partir da sua experiência pessoal, presume que 80 por cento da população activa ( na qual certamente se inclui a maioria dos seus doentes), que ganha menos de mil ou mil e poucos euros, não vive, vegeta , é isso? Então e quem está desempregado, e não ganha nada?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 82

Colocado por: carlosj39O Gambino então, extrapolando mais uma vez a partir da sua experiência pessoal, presume que 80 por cento da população activa ( na qual certamente se inclui a maioria dos seus doentes), que ganha menos de mil ou mil e poucos euros, não vive, vegeta , é isso? Então e quem está desempregado, e não ganha nada?

Vive mal, óbvio! É do conhecimento geral.
  3.  # 83

Aos 30 anos não se compram casas para a vida. O prazo do financiamento é irrelevante. Sempre que tiver disponibilidade deve fazer amortizações antecipadas e trocar de casa em 10 ou 15 anos.
    Eu casei-me aos 30, 1 ano em casa arrendada, depois um T2 num 3º andar s/ elevador, depois um T3 com todas as mariquices e pago na totalidade quando me reformei. E estou a pensar em voltar a um T2 quando os netos não precisarem do quarto dos brinquedos, já não tiver mota e só um carro.
    Concordam com este comentário: Gambino, carlosj39, DonaRute
  4.  # 84

Colocado por: GambinoComo é que alguém diz que com 2000€ vive confortável?!

Nao vive nada. Parece-lhe porque está com custos "suprimidos", mas sem ter esses custos nunca terá uma vida evolutiva.

Se aqui em casa auferissemos 2000€ cada um não nem nos mexiamos!

Aqui em casa vivemos com menos cada um e sobra todos meses. E dá para mexer bem.
    Dá para fazer PPR todos os anos e poupar.
    A unica divida que tenho é da casa ao banco. E essa está nos 5 digitos.
    Dizer que com 4000€ vive com aperto é um exagero.
    Agora se tem divida de casa, divida de carro, filhos em colégios privados, e se todos anos faz férias de 5000€, acredito que 4000€ seja apertado.
    Existe um ditado. "O dinheiro é de quem o poupa. Não de quem o ganha".
    Concordam com este comentário: DonaRute, desofiapedro, Miluni
  5.  # 85

Nao vive nada. Parece-lhe porque está com custos "suprimidos", mas sem ter esses custos nunca terá uma vida evolutiva.

Felizmente o país não pensa todo assim e mesmo sendo mal pago há quem prefira trabalhar do que viver à custa do estado. Sempre ganhei melhor que a maioria das profissões "bem remuneradas" (médicos, advogados, etc..) no entanto convém não esquecer que os verdadeiros heróis não são quem tem dinheiro. É quem não o tem e mesmo assim não desiste.
    Eu sigo o movimento FIRE e vivo de forma confortável com a minha esposa com 2000 euros por mês em média. Apenas tento evitar o ditado: "We buy things we don't need with money we don't have to impress people we don't like."

Voltando ao tópico, também eu acredito que os preços do imobiliário venham a cair, infelizmente pelas piores razões. Nessa altura aproveitarei para comprar alguns imóveis. A única dúvida que me atormenta nesta convicção está relacionada com a política dos governos centrais de promoverem a inflação de maneira a ajudar a pagar a enorme dívida que tiveram de assumir durante a pandemia.

Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: DonaRute, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, DonaRute
  6.  # 86

Colocado por: Sirruper
    Aqui em casa vivemos com menos cada um e sobra todos meses. E dá para mexer bem.
    Dá para fazer PPR todos os anos e poupar.
    A unica divida que tenho é da casa ao banco. E essa está nos 5 digitos.
    Dizer que com 4000€ vive com aperto é um exagero.
    Agora se tem divida de casa, divida de carro, filhos em colégios privados, e se todos anos faz férias de 5000€, acredito que 4000€ seja apertado.
    Existe um ditado. "O dinheiro é de quem o poupa. Não de quem o ganha".

Acabou de mencionar exactamente as supressoes que faz!

Como eu disse: custos suprimidos, nada mais.

Porque se quiser ter essas coisas que mencionou (e pelos vistos pensa nelas), vai ficar muito apertado. E não tem mal nenhum ambicionar ter essas coisas.

Se está conformado em nao ter nada disso, imagino que seja mais fácil, mas é, repito, uma vida pouco evolutiva.
  7.  # 87

Colocado por: WarrenG

Felizmente o país não pensa todo assim e mesmo sendo mal pago há quem prefira trabalhar do que viver à custa do estado. Sempre ganhei melhor que a maioria das profissões "bem remuneradas" (médicos, advogados, etc..) no entanto convém não esquecer que os verdadeiros heróis não são quem tem dinheiro. É quem não o tem e mesmo assim não desiste.
    Eu sigo o movimento FIRE e vivo de forma confortável com a minha esposa com 2000 euros por mês em média. Apenas tento evitar o ditado: "We buy things we don't need with money we don't have to impress people we don't like."

Voltando ao tópico, também eu acredito que os preços do imobiliário venham a cair, infelizmente pelas piores razões. Nessa altura aproveitarei para comprar alguns imóveis. A única dúvida que me atormenta nesta convicção está relacionada com a política dos governos centrais de promoverem a inflação de maneira a ajudar a pagar a enorme dívida que tiveram de assumir durante a pandemia.

Cumprimentos.

Já expliquei detalhadamente que não vivo à custa do estado, longe, longe, longe disso.

Mais custos suprimidos.

E não vejo porque é "infelizmente" que se pensa como quer que seja.

Os seus custos estão assumidamente suprimidos, até por adesão ao movimento e acho que não tem filhos...

Assim que deseje expandir o seu espectro de interesses e vida...

Nada a criticar, se está conformado óptimo, mas que os custos estão suprimidos estão e consequentemente os horizontes e ambições limitados.
  8.  # 88

Colocado por: Gambino

Acabou de mencionar exactamente as supressoes que faz!

Como eu disse: custos suprimidos, nada mais.

Porque se quiser ter essas coisas (e pelos vistos pensa nelas) que mencionou, ou algumas delas, vai ficar muito apertado. E não tem mal nenhum ambicionar ter essas coisas.

Se está conformado em nao ter nada disso, imagino que seja mais fácil, mas é, repito, uma vida pouco evolutiva.

Gambino explique lá a sua teoria dos custos suprimidos vs vida pouco evolutiva.
  9.  # 89

Gambino explique lá a sua teoria dos custos suprimidos vs vida pouco evolutiva.

Acabou de mencionar há pouco!

Supressoes de custos de vida são objectivos pessoais "quotidianos" de que abdica por contenção económico-financeira. Não precisam de ser luxos!
  10.  # 90

Eu sei que a maioria dos portugueses tem de o fazer e muito! (contenção financeira de custos).

Mas por favor... Não me digam que 2000€ são um grande rendimento!

Efectivamente em Portugal, que os rendimentos médios são tão ridículos, admito que 2000€ pareçam imenso.

Mas em qualquer país em Condições isso até é baixo.
  11.  # 91

É o problema de ter a felicidade assente em cima do verbo ter.
    Concordam com este comentário: DonaRute, pguilherme, carlosj39, Tanialexandra, ferreiraj125
  12.  # 92

Colocado por: alexp
    É o problema de ter a felicidade assente em cima do verbo ter.

Vai ver que para "ser" também há dinheiro que lhe faz falta a si e filhos. Incluindo ser feliz!
  13.  # 93

Colocado por: Gambino

Acabou de mencionar há pouco!

Supressoes de custos de vida são objectivos pessoais "quotidianos" de que abdica por contenção económico-financeira. Não precisam de ser luxos!

Quer dizer que eu posso gozar ferias, mas se gasto 2500€ e fico num hotel 4 estrelas e nao de 5 estrelas. Que tenho um opel mas nao tenho um Audi, que tenho uma casa de 200k, mas nao tenho uma casa de 500k. Se compro zara e nao massimo duti. Se os meus filhos estudam no publico e nao no privado. Se posso jantar ou almocar fora todas semanas ou só uma vez por mês.
    O Gambino é mais evoluido, porque ganha mais e isso permite-lhe realizar oa seus sonhos e eu tenho de me conter a realizar os meus sonhos porque ganho menos, para nao viver apertado.
    Ja pensou que aquilo que mede a felicidade e a realizacao de cada um de nós, é diferente porque existem variaveis a quantificar que nao podem ser comparaveis?
    Vou dar-lhe um exemplo. Aquele ator Pedro Lima que auferia um vencimento de 6000€/mês tinha uma vida muito evoluida. Mas quando se confrontou com a realidade que poderia ter de fazer supressões, e estas iriam por em risco a vida evolutiva da família, pôs fim à propria vida.
    Agora pergunto-lhe. O que é mais importante. Pensar no futuro tendo por base o bem estar da nossa familia. Ou viver como se nao houvesse amanhã e pondo em risco o nosso bem estar?
    Existem pessoas que vivem com o salario mínimo e sao felizes e realizadas. As pessoas nao sao mais felizes porque conseguem atingir mais sonhos ou ter poder de compra para terem aquilo que outros nao podem ter.
    Os meus sogros sempre ganharam pouco e são pessoas muito felizes e realizadas.
    O meu sogro comprou este ano o carro de sonho dele. É usado e com 10 anos. Mas está feliz e realizado. Seria mais feliz se o tivesse compraso novo e há 10 anos atrás. Nao certamente. Nao me considero mais realizado, mais feliz ou mais evoluido que os meus sogros por ter limites financeiros mais altos.
    No fim de conta o que pesa na balanca é se somos verdadeiramente felizes, se temos verdadeiros amigos que gostam de nós e vice-versa, se temos Familia a quem fazemos falta e vice-versa. Nao se temos uma vida cheia de sonhos que podemos realizar ou nao. Porque quando consegue realizar uma meta ou sonho, no fim sente sempre um vazio de insatisfacao e tem de ter outra meta ou sonhos para se manter motivado. É como fazer reset ao conta-kms no inicio de cada viagem.
    Para mim a felicidade mede-se de uma forma, para o gambino mede-se de outra. Nao existe balanca que possa medir a felicidade. Porque nao existe medida que quantifique.
    Concordam com este comentário: amcsilva, DonaRute, alexp, carlosj39, Ruipsm, Tanialexandra
  14.  # 94

Quer dizer que eu posso gozar ferias, mas se gasto 2500€ e fico num hotel 4 estrelas e nao de 5 estrelas. Que tenho um opel mas nao tenho um Audi, que tenho uma casa de 200k, mas nao tenho uma casa de 500k. Se compro zara e nao massimo duti. Se os meus filhos estudam no publico e nao no privado. Se posso jantar ou almocar fora todas semanas ou só uma vez por mês.
    O Gambino é mais evoluido, porque ganha mais e isso permite-lhe realizar oa seus sonhos e eu tenho de me conter a realizar os meus sonhos porque ganho menos, para nao viver apertado.
    Ja pensou que aquilo que mede a felicidade e a realizacao de cada um de nós, é diferente porque existem variaveis a quantificar que nao podem ser comparaveis?
    Vou dar-lhe um exemplo. Aquele ator Pedro Lima que auferia um vencimento de 6000€/mês tinha uma vida muito evoluida. Mas quando se confrontou com a realidade que poderia ter de fazer supressões, e estas iriam por em risco a vida evolutiva da família, pôs fim à propria vida.
    Agora pergunto-lhe. O que é mais importante. Pensar no futuro tendo por base o bem estar da nossa familia. Ou viver como se nao houvesse amanhã e pondo em risco o nosso bem estar?
    Existem pessoas que vivem com o salario mínimo e sao felizes e realizadas. As pessoas nao sao mais felizes porque conseguem atingir mais sonhos ou ter poder de compra para terem aquilo que outros nao podem ter.
    Os meus sogros sempre ganharam pouco e são pessoas muito felizes e realizadas.
    O meu sogro comprou este ano o carro de sonho dele. É usado e com 10 anos. Mas está feliz e realizado. Seria mais feliz se o tivesse compraso novo e há 10 anos atrás. Nao certamente. Nao me considero mais realizado, mais feliz ou mais evoluido que os meus sogros por ter limites financeiros mais altos.
    No fim de conta o que pesa na balanca é se somos verdadeiramente felizes, se temos verdadeiros amigos que gostam de nós e vice-versa, se temos Familia a quem fazemos falta e vice-versa. Nao se temos uma vida cheia de sonhos que podemos realizar ou nao. Porque quando consegue realizar uma meta ou sonho, no fim sente sempre um vazio de insatisfacao e tem de ter outra meta ou sonhos para se manter motivado. É como fazer reset ao conta-kms no inicio de cada viagem.
    Para mim a felicidade mede-se de uma forma, para o gambino mede-se de outra. Nao existe balanca que possa medir a felicidade. Porque nao existe medida que quantifique.

Já expliquei de antemão que não se tratam de luxos, mas sim de custos e objectivos quotidianos.

Os luxos são outra conversa.
  15.  # 95

Eu até me referia a 2,000€ brutos 😅
    Já nem eram 2,000€ líquidos...

Eu penso que não é nada por aí além honestamente, mas tenho ideia que sem mais nem menos não se encontram pessoas a ganhar esse valor bruto.

Eu tenho 27 anos, não tenho esse valor mensal. Quem me dera!

Eu penso que uma casa será sempre um bom investimento. Para mim, uma com valor <200,000€ era suficiente para começar a vida 😔
    Concordam com este comentário: Gambino
  16.  # 96

Colocado por: casinhaDaAvoEu até me referia a 2,000€ brutos 😅
    Já nem eram 2,000€ líquidos...

Eu penso que não é nada por aí além honestamente, mas tenho ideia que sem mais nem menos não se encontram pessoas a ganhar esse valor bruto.

Eu tenho 27 anos, não tenho esse valor mensal. Quem me dera!

Eu penso que uma casa será sempre um bom investimento. Para mim, uma com valor <200,000€ era suficiente para começar a vida 😔
    Concordam com este comentário:Gambino

Efectivamente em Portugal, estou ciente, são poucos os que recebem 2000€,mas isso como diz, não faz com que seja nada por aí além. Apenas ilustra a mediocridade da economia e mercado de trabalho em Portugal.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
  17.  # 97

Uma coisa que não mencionei acima:
    Eu falo um pouco da minha experiência, isto é, estou solteiro com carro próprio. Não tenho qualquer dívida. Pago renda mensalmente.

Ao juntar-me com a minha namorada, a situação só melhora pois ela estará na mesma condição que eu (melhora=da para poupar)
    Por isso, se por mês entrassem 3,000€ seria o valor ideal, mas posso dizer que o valor mensal brutos será perto dos 2,800€ brutos.

Quando vierem filhos e/ou dívidas... A conversa muda. Mas com o tempo teremos que definir um plano. Um filho não será para os próximos 5 anos 😁
  18.  # 98

Colocado por: casinhaDaAvoUma coisa que não mencionei acima:
    Eu falo um pouco da minha experiência, isto é, estou solteiro com carro próprio. Não tenho qualquer dívida. Pago renda mensalmente.

Ao juntar-me com a minha namorada, a situação só melhora pois ela estará na mesma condição que eu (melhora=da para poupar)
    Por isso, se por mês entrassem 3,000€ seria o valor ideal, mas posso dizer que o valor mensal brutos será perto dos 2,800€ brutos.

Quando vierem filhos e/ou dívidas... A conversa muda. Mas com o tempo teremos que definir um plano. Um filho não será para os próximos 5 anos 😁
    Concordam com este comentário:Gambino

A economia em comum parece à primeira vista uma economia em escala. Contudo, alerto que não é bem assim...

Se há coisas que sem dúvida podem ser feitas em escala, outras há que não, e aí vêm custos, ou cedências de bem estar...

Desejo-lhe boa sorte!
  19.  # 99

A conversa de alguns users que dizem que a maioria dos portugueses sao uns pobrezinhos e tal... e só eles é que podem... eu nao vejo isso.
    Tantos aqui a construir casas boas, outros investidores (parabens ao user que referiu o movimento FIRE!), outros já com casa própria.
    Quem não tem poder de compra agora, ou está em inicio de vida e tem de pedalar, ou está com o rabo alapado e as costas quentes. O dinheiro nao cai do céu!
    Eu e o meu marido ganhavamos bem mais do que isso aos 32 anos (tb fruto de investimentos). A parte chata é andar sempre de malas às costas e longe da família. Sacrifícios. No final vao dizer: Eles tiveram muita sorte! Pois sim...
  20.  # 100

Colocado por: DonaRuteA conversade alguns usersque dizem que a maioria dos portugueses sao uns pobrezinhos e tal... e só eles é que podem... eu nao vejo isso.
    Tantos aqui a construir casas boas, outros investidores (parabens ao user que referiu o movimento FIRE!), outros já com casa própria.
    Quem não tem poder de compra agora, ou está em inicio de vida e tem de pedalar, ou está com o rabo alapado e as costas quentes. O dinheiro nao cai do céu!
    Eu e o meu marido ganhavamos bem mais do que isso aos 32 anos (tb fruto de investimentos). A parte chata é andar sempre de malas às costas e longe da família. Sacrifícios. No final vao dizer: Eles tiveram muita sorte! Pois sim...

Também é verdade...

Há muito quem possa também! Não há so desgraçados.

0.0838 seg. NEW