Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

Colocado por: pguilhermeAinda no seguimento da coisa...https://www.publico.pt/2020/10/27/economia/noticia/credito-familias-maximos-cinco-anos-1936899

Maus indicadores...

Que implicações negativas pode ter?
  2.  # 982

Colocado por: eu
    Porque só conheciam a realidade do Portugal das últimas décadas.

Nos outros Países já tinham ocorrido vários crashes do imobiliário ao longo do Séc XX.

Quando? Na segunda guerra mundial?
  3.  # 983

Colocado por: GambinoNão, não. Foi revisto para 90% nessa altura pois estava limitado a 80% antes.

Estará a referir-se ao LTV?
    Que o empréstimo fica limitado a 80 ou 85% da avaliação é um facto.
    A recomendação do BdP é limitar a 90% da transacção, independentemente do LTV. Portanto o limite será o valor mais baixo entre dos dois.

Colocado por: GambinoNão arrisca?

Não é preciso muito para saber que as pessoas querem dinheiro e segurança do mesmo.

Não arrisco dizer o que querem pois não ter bases para detalhar. Mas de forma geral, é claro que querem dinheiro e segurança...

Colocado por: GambinoQue implicações negativas pode ter?

O aumento de endividamento num período de menor rentabilidade e maiores custos (maior instabilidade) pode sugerir dificuldade na gestão de tesouraria, por exemplo. Seja como for, não é um bom indicador.
    • PoisÉ
    • 27 outubro 2020 editado

# 984

Opá, eu acho uma graça a isto...

"As pessoas vêem como investimento seguro o imobiliário."

Meus caros, investimento pressupõe retorno, lucro, rendimento.
    A comprarem casas de 500.000€ como é que vão obter esse retorno?
    Arrendamento?
    Alojamento local?
    Mais valias na revenda?

COMO? Expliquem-me COMO.

Por outro lado, qual é o tecto para a valorização das casas? Vão-me dizer que hoje compram por 500.000€ e daqui a 5 anos vendem por 750.000€?! Valorizações de 50% em 5 anos? QUAL É O LIMITE? É O CÉU?

Repitam este número na vossa cabeça: compra-se um T2 de 90m2 novo em Lisboa, por uma média de 500.000€, MEIO MILHÃO DE EUROS.
    MEIO MILHÃO DE EUROS por uma sala, uma cozinha e dois quartos.

Que digam que as casas podem ser parques para dinheiro, isso não contesto, agora, investimento?!
    Vós são doidos.

O homem que mais imóveis de luxo construiu em Lisboa disse isto há 1 ano: “Estamos a entrar num período em que a oferta residencial de luxo em Lisboa vai exceder a procura”.

Divirtam-se: https://www.idealista.pt/comprar-empreendimentos/lisboa-distrito/
    Digam-me que a maioria dessas casas que está nessas páginas é "investimento".
    Concordam com este comentário: hangas, Vítor Magalhães, DonaRute
  4.  # 985

Colocado por: PoisÉOpá, eu acho uma graça a isto...

Arrendamento?
    Alojamento local?
    Mais valias na revenda?

COMO? Expliquem-me COMO.

Por outro lado, qual é o tecto para a valorização das casas? Vão-me dizer que hoje compram por 500.000€ e daqui a 5 anos vendem por 750.000€?! Valorizações de 50% em 5 anos? QUAL É O LIMITE? É O CÉU?

Repitam este número na vossa cabeça: compra-se um T2 de 90m2 novo em Lisboa, por uma média de 500.000€, MEIO MILHÃO DE EUROS.

Que digam que as casas podem ser parques para dinheiro, isso não contesto, agora, investimento?!
    Vós são doidos.

O homem que mais imóveis de luxo construiu em Lisboa disse isto há 1 ano: “Estamos a entrar num período em que a oferta residencial de luxo em Lisboa vai exceder a procura”.

Divirtam-se:https://www.idealista.pt/comprar-empreendimentos/lisboa-distrito/
    Concordam com este comentário:hangas,Vítor Magalhães

Então mas para investir temos mais opçōes do que o que mencionou, certo?
    Por exemplo, eu recentemente comprei um T1 por 70K, o qual apenas tive de pintar paredes e armários, e estou a arrendar por 550€. Se conseguir encontrar outro volto a fazer o mesmo, o qual considero relativamente seguro.
    Concordam com este comentário: Anonimo06122020, ferreiraj125
  5.  # 986

Com as histórias que tenho lido sobre inquilinos problemáticos, não sei até que ponto se pode considerar relativamente seguro.
    • prcsc

# 987

Colocado por: Vítor MagalhãesCom as histórias que tenho lido sobre inquilinos problemáticos, não sei até que ponto se pode considerar relativamente seguro.

0% risco não existe...
    Podemos fazer o máximo possível para o reduzir, mas qualquer tipo de investimento tem risco. Relativamente a outros investimentos, se o trabalho de casa for feito, imobiliário é um investimento seguro. Até nas condiçōes de momento.
    • PoisÉ

# 988

Falamos em bolha imobiliária.
    Para mim, comprar um T1 por 70k não é bolha imobiliária.
    Esse devia ser o preço normal preço deles numa zona razoável limítrofe de Lisboa, sem "problemas" (Benfica, Odivelas, etc.).
    Há quase 20 anos, esse era o preço de um T2 normal numa dessas zonas.

Admito esse "aumento" em 20 anos (um T1 custar o que custava um T2), sem qualquer problema.

O que não admito são subidas de 33% em 3 anos, são T2 normalíssimos em zonas esquisitas a custarem 250.000€, são casas em bairros sociais a custarem 150.000€, são caves e buracos no centro de Lisboa a custarem 350.000€ e outros absurdos... e nem entro no campo dos "milhões", aí então é inacreditável.
    Concordam com este comentário: WarrenG
    • NLuz
    • 27 outubro 2020

# 989

Arrendamento?
    Alojamento local?
    Mais valias na revenda?

COMO? Expliquem-me COMO.

Vós são doidos.

Para mim isso não é investimento....
    Temos que comprar bem para ser investimento.
    Que pode ter lucro de diversas maneiras.
    Mas sempre bem comprado.
    Concordam com este comentário: pguilherme, Anonimo06122020
  6.  # 990

Digam-me se isto é normal:

https://forumdacasa.com/discussion/48808/apartamento-urbanizacao-sol-villas-credito-e-avaliacoes/

Colocado por: otaldochapeuBoa tarde a todos.

Estou comprador de um T3 nesta urbanização por 237 mil.

Parece-vos um bom preço?

Abraço

Em Junho de 2017.

Em Outubro de 2020: https://www.idealista.pt/empreendimento/30762279/
    T3 a começar nos 341.000€ e a acabar nos 413.000€.

Em 3 anos saltámos de 237.000€ para 341.000€?!

Leiam os comentários dessa discussão.

Nesse sítio que, para quem não conhece, é um dormitório, os prédios estão literalmente sozinhos no meio de nada.
    • RCF
    • 27 outubro 2020

# 991

Colocado por: PoisÉEm 3 anos saltámos de 237.000€ para 341.000€?!

e mesmo assim, você ainda é capaz de dizer que imobiliário não é investimento…!
    Concordam com este comentário: Anonimo06122020
  7.  # 992

Colocado por: NLuzPara mim isso não é investimento....
    Temos que comprar bem para ser investimento.

Alguns: casas aumentaram de preço para valores absurdos.
    Justificação de outros: preços subiram porque pessoas "investem em imobiliário".
    Alguns: os valores do mercado não vão nunca ter retorno.
    Justificação de outros: os investidores só estão a investir nas que estão baratas.

Hã?!
  8.  # 993

Colocado por: RCFe mesmo assim, você ainda é capaz de dizer que imobiliário não é investimento…!

Já vi que estamos a desconversar.
    Não me está a apetecer.
  9.  # 994

Arrendamento?
    Alojamento local?
    Mais valias na revenda?

COMO? Expliquem-me COMO.

Vós são doidos.

Como se rentabiliza?

De todas as formas!

Um imóvel desse valor é um imóvel "premium", nos primeiros anos punha-o em AL onde facilmente rende no mínimo 15%/ano líquido. Ao fim de 4 anos já terá rendido algo muito perto de 60% e pode ser vendido pelo próprio valor que tinha comprado, ou um pouco mais, ou até mesmo um pouco menos.

Ja fiz isto a alguns imóveis que tive e farei a mais alguns em breve.

Em arrendamento não o metia.
  10.  # 995

Colocado por: PoisÉJustificação de outros: os investidores só estão a investir nas que estão baratas.

O ideal seria isso, mas até recentemente, mesmo "caro" era rentável.

Colocado por: PoisÉA comprarem casas de 500.000€ como é que vão obter esse retorno?

Depende da casa.
    Se isso se traduzir em 500 € / m^2 numa zona premium, poderá rentabilizar de qualquer forma que queira pois é um excelente negócio.

Colocado por: NLuzTemos que comprar bem para ser investimento.
    Que pode ter lucro de diversas maneiras.
    Mas sempre bem comprado.

Isto!

Talvez haja algum equívoco.
    "Investimento" não é comprar qualquer coisa em qualquer condição e esperar que se consiga rentabilizar sem um plano ou estratégia.
    Tal como comprar uma habitação secundária, não quer dizer que seja investimento.

As condições de compra são vitais. Se está a comprar ao valor de mercado já é mau indicador. As oportunidades não estão na prateleira. Nem sempre existem, só ocasionalmente surgem e costumam desaparecer rapidamente. Muitas vezes nem chegam à internet.
    Concordam com este comentário: DonaRute
  11.  # 996

Colocado por: pguilherme
    O ideal seria isso, mas até recentemente, mesmo "caro" era rentável.

Depende da casa.
    Se isso se traduzir em 500 € / m^2 numa zona premium, poderá rentabilizar de qualquer forma que queira pois é um excelente negócio.

Isto!

Talvez haja algum equívoco.
    "Investimento" não é comprar qualquer coisa em qualquer condição e esperar que se consiga rentabilizar sem um plano ou estratégia.
    Tal como comprar uma habitação secundária, não quer dizer que seja investimento.

As condições de compra são vitais. Se está a comprar ao valor de mercado já é mau indicador. As oportunidades não estão na prateleira. Nem sempre existem, só ocasionalmente surgem e costumam desaparecer rapidamente. Muitas vezes nem chegam à internet.

Os melhores negócios não aparecem nos sites nem nas imobiliárias
    Concordam com este comentário: NLuz, DonaRute
  12.  # 997

Colocado por: GambinoComo se rentabiliza?

De todas as formas!

Um imóvel desse valor é um imóvel "premium", nos primeiros anos punha-o em AL onde facilmente rende no mínimo 15%/ano líquido. Ao fim de 4 anos já terá rendido algo muito perto de 60% e pode ser vendido pelo próprio valor que tinha comprado, ou um pouco mais, ou até mesmo um pouco menos.

Como é que em 4 meses o Gambino mudou tanto...

Colocado por: GambinoBoas!

Ando há algum tempo para adquirir um casa.

Com esta situação da crise os preços estão finalmente baratos?

Tenho andado a ver...mas a impressão que tenho é que há poucas variações...

:)

Olhe que isto dá direito a teoria da constipação.

De qualquer forma, ainda bem que há contraditório.
    Quem lê pode julgar melhor entre os factos que uma parte mostra e as excepções à regra que a outra parte apresenta. :P

Olhem aqui o "investimento em imobiliário": https://www.dinheirovivo.pt/economia/portugueses-voltam-a-reforcar-depositos-em-plena-crise-12968042.html
    Alguém está a entrar em liquidez e a sair da iliquidez...
    Para bom entendedor, meia palavra basta.
  13.  # 998

Colocado por: PoisÉ
    Como é que em 4 meses o Gambino mudou tanto...

:)

Olhe que isto dá direito a teoria da constipação.

De qualquer forma, ainda bem que há contraditório.
    Quem lê pode julgar melhor entre os factos que uma parte mostra e as excepções à regra que a outra parte apresenta. :P

Olhem aqui o "investimento em imobiliário":https://www.dinheirovivo.pt/economia/portugueses-voltam-a-reforcar-depositos-em-plena-crise-12968042.html
    Alguém está a entrar em liquidez e a sair da iliquidez...
    Para bom entendedor, meia palavra basta.

Por ter explicado como se rentabilizar um imóvel não tenho direito a ter perguntado se seria um bom momento para comprar um casa nova para hpp? Qual é a teoria da conspiração, é a dos ilumninatis, a do covid e nova ordem mundial, não ser médico, o Bernardo Silva estar feito com a oposição do Vieira?...
  14.  # 999

Eu não escrevi conspiração, escrevi constipação.
    Em economia, quando alguém espirra, outros constipam-se.

O que quis dizer é que acho peculiar a mudança de discurso, entre alguém que veio perguntar se os preços baixavam porque ia comprar uma casa e, 4 meses depois, afirma a pés juntos que não vão baixar e que até tem não sei quanto dinheiro investido em não sei quantas casas.

Parece que o Gambino não se quer constipar... só isso. :)
  15. Colocado por: Gambino

Como se rentabiliza?

De todas as formas!

15% parece-me bastante exagerado Gambino, ainda para mais quando não és tu que fazes o serviço e fazes outsourcing

0.3786 seg. NEW