Colocado por: NTORIONCom a questão da pandemia, a implementação do teletrabalho, tenho muitas dúvidas que este seja um mercado que continue a valorizar.
Colocado por: NTORIONNo longo prazo, sobe sempre. Mas o mundo hj em dia roda muito depressa, e o longo prazo (10 anos?) está muito longe. E só pode esperar por ele quem não deve capital, ou não tem de apresentar resultados ou não faz contas ao custo do dinheiro.
Colocado por: pguilhermePor cá, acredito que o modelo de teletrabalho ainda esteja um pouco em conflito com a norma de gestão de "controlar" o trabalhador pela sua presença.
Colocado por: NTORION
É provável que sim, contudo se a produtividade demonstrar o inverso? Sendo que não ter (tantos) trabalhadores no escritório pode trazer uma redução de custos considerável para além do aluguer do espaço, segurança, limpeza, consumíveis....
No entanto, era interessante saber (provavelmente até existem estudos), qual o impacto de uma percentagem (10%, 20%) dos trabalhadores passarem a trabalhar em casa, qual o impacto na procura de escritórios e nos valores da renda.
Colocado por: FFAD
Posso dizer que a sede da minha empresa em Londres, apenas tem lugar para 80% dos colaboradores. Não há lugares fixos nem gabinetes, nem o CEO. Os 80% de lugares mostram-se suficientes, pois há sempre alguém de férias, em viagem, doente, etc.
No futuro, a percentagem deve reduzir substancialmente.
Este ano devemos ter poupado milhões em aquecimento, luz, consumiveis, para não falar de viagens e refeições com clientes...
Colocado por: FFADPosso dizer que a sede da minha empresa em Londres, apenas tem lugar para 80% dos colaboradores. Não há lugares fixos nem gabinetes, nem o CEO. Os 80% de lugares mostram-se suficientes, pois há sempre alguém de férias, em viagem, doente, etc.
Colocado por: Anonimo06122020neste momento querem adquirir casa em Lisboa proxima de escolas, mantendo a actividade profissional em teletrabalho.
Colocado por: NTORIONÉ provável que sim, contudo se a produtividade demonstrar o inverso? Sendo que não ter (tantos) trabalhadores no escritório pode trazer uma redução de custos considerável para além do aluguer do espaço, segurança, limpeza, consumíveis....
No entanto, era interessante saber (provavelmente até existem estudos), qual o impacto de uma percentagem (10%, 20%) dos trabalhadores passarem a trabalhar em casa, qual o impacto na procura de escritórios e nos valores da renda.
Colocado por: pguilherme- A tacanhez de muita middle management poderá ser um obstáculo forte, mesmo face métricas favoráveis.
Colocado por: FFADPosso dizer que a sede da minha empresa em Londres, apenas tem lugar para 80% dos colaboradores. Não há lugares fixos nem gabinetes, nem o CEO. Os 80% de lugares mostram-se suficientes, pois há sempre alguém de férias, em viagem, doente, etc.
Colocado por: Anonimo06122020Em relação às suas crenças, respeito-as.
As evidencias são o aumento do pedido de matricula no Colégio Alemão em Telheiras. E a venda recente de imóveis a estrageiros nesta zona.
Colocado por: AMVPPois eu assim de repente vem-me há ideia uma consultora cuja percentagem ainda é menor, pois a maior parte dos consultores trabalham nos clientes. Há muitos consultores que apenas têm "uma caixa de correio" na sede da empresa. Isto tem anos.
Colocado por: NLuzVou dar uma achega em relação a escritórios....
E é sobre um fundo imobiliário de escritórios.
Esse fundo está a crescer e bem, porque tem em carteira muitos escritórios novos e outros em construção.
Podem dizer-me, "Epa, Covid, etc, há tantos escritórios, bla,bla"
Tudo certo, mas o que há são completamente ultrapassados em termos de instalações.
Nao são eficientes em termos energeticos, ergonómicos, pouco "greens". Não respeitam o distanciamento entre colegas. N facilities que agora são prioridades.
O paradigma dos escritórios mudou e muito e há falta de escritórios modernos, funcionais e de acordo com os novos tempos.
Os que existem correm o risco de se tornarem monos.
Colocado por: NLuzVou dar uma achega em relação a escritórios....
O paradigma dos escritórios mudou e muito e há falta de escritórios modernos, funcionais e de acordo com os novos tempos.
Os que existem correm o risco de se tornarem monos.
Colocado por: PajovazAquilo que me parece, e segundo opinião de pessoas com conhecimento no mercado, é que os edifícios de escritórios vão ser, a curto prazo, adaptados a edifícios residenciais.
Colocado por: Pajovaznesta fase (com juros tão baixos)
Colocado por: pguilherme
Esta requalificação, embora possível claro, não será trivial.
Mas quererão liquidez no tempo das nossas vidas? :)
Colocado por: PajovazOs fundos, ao contrário de nós, não projectam negócios no horizonte temporal de um vida activa:)
Inquérito feito pelo Ministério do Trabalho mostra que dois terços das 10.300 empresas que responderam não recorrem ao teletrabalho. Nas empresas que aplicam este regime, só 31% dos trabalhadores estão em casa
Colocado por: pguilhermeNo seguimento de um tema atrás:
https://www.publico.pt/2020/11/26/economia/noticia/empresas-teletrabalho-so-31-pessoas-casa-1940714
Havendo agora um regime de "obrigatoriedade" de teletrabalho, será razoável assumir que, após o seu término, este números possam descer.
Se mesmo de forma forçada, só 31% dos colaboradores se qualificam (e de apenas 1/3 das empresas da amostra), não se adivinham grandes mudanças de paradigma nesta frente.
Seria interessante, contudo, saber alguns dados tipológicos da amostra das empresas, nomeadamente dimensão, área de actuação e muito especialmente, localização.
Colocado por: RUIOLIBanca baixa avaliação das casas para evitar incumprimento
https://eco.sapo.pt/2020/11/26/banca-baixa-avaliacao-das-casas-para-evitar-incumprimento/?fbclid=IwAR0RWM5yqTMrxYuY46mAjADdl6DZHj39Dk6nsNu0plcw9ggGIeG0I_Vtd_w