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  1. Cupra Born, o primeiro veículo totalmente elétrico da marca anuncia 540 km de autonomia
    O novo Cupra Born é o primeiro veículo totalmente elétrico da marca espanhola, um conceito que busca a neutralidade carbónica, e, chega com a ambição de ser o porta-estandarte de entrada em outros mercados.

    Baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o Cupra Born tem como irmão o ID.3 com o qual partilha vários elementos.
  2. Colocado por: JotaP

    Claro que pode. Sai é mais caro do que se o construir sem legalizar :D


    Há uns anos perguntei e foi-me dito que não existia processo de legalização para veículos montados por privados (vindos de kit, etc.).

    Se foi uma patranha que me disseram ou existem outros meios "alternativos" que desconheço, não sei. Mas construir um Caterham era algo que eu gostava mesmo muito de fazer.
  3. Colocado por: ThingsHappenMas construir um Caterham era algo que eu gostava mesmo muito de fazer.

    Para isso compra um em estado de sucata mas com documentos no RU. Depois é indo reconstruindo aos poucos e depois pode legalizar cá.
    Um amigo meu fez isso com um carro que nunca tinha existido em Portugal. Fui com ele á Escócia buscar a "sucata" mas com documentos e trouxemos num atrelado.
  4. Para quem ainda tem dúvidas no futuro da mobilidade elétrica, basta dar umas olhadas já hoje no que se passa na Noruega.
    Posto de combustível "convertivo" num posto de carga de vários PCRs e outras comodidades...
  5. Tesla paga em antecipado para não ficar sem chips
    A escassez de semicondutores está a castigar duramente o setor automóvel. E a Tesla quer garantir que não fica sem o acesso a estes componentes críticos para o fabrico de veículos elétricos. Face ao desafio, a empresa admite agora pagar em antecipado aos fornecedores, uma prática pouco comum no setor, noticiou o Financial Times.
  6. Colocado por: ThingsHappen

    Há uns anos perguntei e foi-me dito que não existia processo de legalização para veículos montados por privados (vindos de kit, etc.).

    Se foi uma patranha que me disseram ou existem outros meios "alternativos" que desconheço, não sei. Mas construir um Caterham era algo que eu gostava mesmo muito de fazer.


    Mas existem Caterhams. Existem matriculados ou não matriculados.

    Em Portugal a Lusomotors tentou o seu. Se quer fazer um "ao estilo", o mais fácil logicamente é comprar a base legal, no entanto não é impossível fazer um carro de raiz e legalizar... é apenas incomportável para nós.

    A Lusomotors alem desses modelos tinha um coupé com chassis de Smart roadster alterado e motor do Honda s2000.... Um super carro que teria seguramente uma aceitação brutal
  7. Porsche 911 elétrico é mais leve e rápido do que a gasolina

    ... os especialistas da Everrati, empresa que acaba de lançar a versão “zero emissões” do Porsche 911. Especializada na conversão de clássicos da indústria em elétricos totalmente focados na dinâmica e nas performances, a firma britânica partiu da base excelente da geração 964, com modificações que incluem o reforço do chassis para suportar o aumento de potência,...

    Na versão “base”, o motor elétrico debita 446 CV, o suficiente para cumprir 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Mas existe uma versão mais desportiva, equipada com o “performance pack”, e que chega aos 507 CV potência para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. A bateria é sempre de 53 kWh, permitindo até 289 km de autonomia e admitindo carregamentos rápidos – 10 a 100% da carga em menos de uma hora.

    O Porsche 911 elétrico está disponível a partir de 232.843 €; a versão “performance pack” custa 291.054 €.
  8. Saiba como o Euro 7 pode acabar com os motores de combustão

    O CEO da Renault, Luca de Meo, fez soar os alarmes recentemente, quando afirmou peremptoriamente, também à Autocar, que o Euro 7 não se compadece de segmentos, mas é mais letal para uns do que para outros. “Há um preço a pagar para limpar qualquer motor de combustão”, disse, exemplificando que quer “um Clio de 15.000€ ou Mercedes Classe S de 120.000€ precisam de um filtro de partículas, composto por materiais como platina, ródio e outras coisas caras”.
  9. Hyundai vai reduzir gama de modelos a combustão e investir nos elétricos

    O Hyundai Motor Group vai reduzir o número de modelos movidos a motores de combustão interna e investir no desenvolvimento de elétricos, na tecnologia de baterias e no hidrogénio.

    A informação é avançada pela Reuters, que cita duas fontes próximas ao grupo sul-coreana, que além da Hyundai também detém a KIA e a Genesis, que este verão se vai estrear na Europa.

    Esta decisão — que já terá sido tomada em março deste ano, segundo a Reuters — vai resultar numa redução de 50% do catálogo de veículos movidos por motorizações ditas “convencionais”.
  10. Nissan e Galp elevam para 10.000€ apoio à compra do Leaf

    Bem, é 7.000€ + 3.000€ incentivo do estado e sobre o PVP.

    A Nissan e a Galp voltam a juntar-se para tornar mais atractiva a opção pela mobilidade 100% eléctrica, numa campanha dirigida aos clientes particulares, que podem usufruir não só de uma redução de 10.000€ na compra de um novo Nissan Leaf, como também de descontos de 20% na energia em casa e de 33% na energia de carregamento nos postos públicos da rede Mobi.e, através do cartão GalpElectric.
  11. Tesla adiou primeiras entregas do seu modelo mais potente

    Originalmente com começo previsto para o dia 3 de junho, os Model S Plaid só começarão a ser entregues a partir do dia 10 deste mesmo mês. Trata-se portanto de um atraso de uma semana, o que não deverá incomodar propriamente os clientes da marca.

    O Model S Plaid é suposto ser o modelo mais potente da Tesla, com uma velocidade máxima de 320km/h e a capacidade de ir dos 0 aos 100km/h em menos de 2 segundos.
  12. Das jantes aos catalisadores. É assim que estão a roubar carros em Portugal
    Na “mira” dos ladrões estão vários componentes, mas há um que se tem destacado nos últimos tempos: os catalisadores. Produzidos com recurso a metais raros especialmente valiosos como o ródio, o paládio ou a platina, os catalisadores têm sido o componente predileto dos ladrões de carros. Um aumento que está diretamente relacionado com a escalada de preço destes metais no mercado.
    • mfso
    • 14 junho 2021
    Estou a pensar comprar VE, mas tenho algumas dúvidas:
    - Em 1º lugar o VE em si: Peugeot 208, corsa (mais barato +- 2.000€ que o 208), leaf ou Zoe. Todos têm vantagens e desvantagens em relação aos outros - ainda a estudar as propostas...
    - Potência de carregamento: os 3 primeiros referem que tem carregador de bordo de 7.4Kwh. Na faculdade tem um posto monofásico de 22kwh. Neste caso a quanto carrega o carro, 7.4 ou 22?
    - Para a saúde da bateria, qual o melhor: tomada green (3.6 Kwh), wallbox (7.4) ou no caso da faculdade e se der, a 22Kwh? Com que cabos?
    Obrigado
  13. Colocado por: mfso- Potência de carregamento: os 3 primeiros referem que tem carregador de bordo de 7.4Kwh. Na faculdade tem um posto monofásico de 22kwh. Neste caso a quanto carrega o carro, 7.4 ou 22?

    7,4kW. Nesta altura (e assumindo a necessidade de carregar na faculdade, que será a pagar) a opção mais eficaz é o Zoe que carrega a 22kW. Os PCN são regra geral caros para carros com carregador monofásico

    Colocado por: mfsoPara a saúde da bateria, qual o melhor: tomada green (3.6 Kwh), wallbox (7.4) ou no caso da faculdade e se der, a 22Kwh? Com que cabos?

    Diz-se que quanto mais lento melhor, mas isso era com as tecnologias e tamanho de baterias antigas. Agora carregar a 22kW uma bateria de 50kWh são menos de 0,5C. Nem faz cócegas.
    Para os postos públicos será necessário um cabo type2 - type2, para a tomada residencial um EVSE que normalmente (nem sempre) é fornecido com o carro.
    Concordam com este comentário: mafgod
  14. Colocado por: mfsoPara a saúde da bateria, qual o melhor: tomada green (3.6 Kwh
    Mais vale uma tomada CEE do que uma green up :)
    A green up tem um íman que faz com que certos carregadores domésticos em vez de carregar a 10A passe a 13A. O do Zoe original é um deles (não sei se todos).
    Mais vale adquirir um carregador portátil 10/16A e lugar á tal tomada CEE.
    • mfso
    • 15 junho 2021
    Obrigado pelas respostas.
    Contudo:
    - um carregador portátil fica mais caro que uma tomada green; caso o carro já traga evse (não sei qual a potência máxima), então a tomada green já compensa, não? Até porque permite carregar fora de casa;
    - como se carrega então a 50 ou 100kwh? Outro cabo diferente de type 2?
    Cumprimentos
  15. Bem... uma green up pode custar uns 100... e, apenas permitirá a alguns cabos domésticos carregar a 13A em vez de 10A.
    Sabe se o cabo doméstico que vier com o carro escolhido vai carregar a maior potência numa green?
    Se optar por um Leaf, ele irá apenas carregar a 10A, independentemente da tomada...

    Sim, um carregdor portátil 10/16A custará um pouco mais mas.... também o pode levar consigo e poder carregar a 16A noutro local que não em casa.

    Colocado por: mfso- como se carrega então a 50 ou 100kwh? Outro cabo diferente de type 2?
    A pergunta é, como se carrega 50 ou 100kWh de bateria?
    Maneira mais rápida num PCR :-)
    Mais económica, em casa.

    Há que mudar o chip do combsutível... não é preciso colocar a carregar apenas quando a bateria estiver na reserva, pode e deverá carrega-la todos os dias, de modo a ter no mínimo autonomia necessária para o dia seguinte.
    Só não deve é deixar carregado a 100% por várias horas e continuamente, o ideal é carregar até 80% no dia-a-dia e a 100% quando for para sair de casa para percursos maiores.
    Tenho um Leaf40, com uns 250km de autonomia para mais, mas só o carrego umas 3 horas e a 10A todos os dias porque só vou fazer uns 50km diários.... não vou esperar que chegue à reserva para estar várias horas em carga.

    Já agora uma "mnemónica", a 16A em 8h carrega a energia suficiente para uns 200km (estou a admitir que tem uma condução defensiva, cumprindo as regras, pouca auto estrada, o que dará uns 15kWh/100km da tomada... 16A dá 3,7kW o que em 8h perfaz=29,6kWh... dividindo pelos 15... dá os tais 200km).
    Ou seja, em vazio, no bi-horário diário, consegue carregar o carro para 200km em 16A, chega?
    Se fosse a 13A, dava para 160km e a 10A, dá para 120km.

    Se fosse a 32A, em 8h, carregaria 58,8kWh o que dava para quase 400km!
    MAS, a 32A, terá de ter um cabo de 6mm^2 desde o quadro elétrico à tomada/cabo portátil/BOX, terá de aumentar a potência contratada.... a 16A, em principio será apenas ligar à tomada.

    Se quiser, podemos trocar umas mensagens privadas :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfso
 
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