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  1.  # 421

    Colocado por: HAL_9000Tyrande, uma vez que fala em meios humanos, tem alguma ideia do porquê de um país como Portugal com as FA que tem, precisar de mais de 200 generais?


    Porque não os podemos matar. Depois de passarem à reserva ou à reforma continuam a ser generais. No serviço efetivo, são muito menos.
  2.  # 422

    Colocado por: rjmsilvaPorque não os podemos matar.
    Isso sei eu, mas porque promover tantos se não há função para eles, se não há pracas? Bem sei que no activo existem cerca de metade dos 220 (número que não considera os reformados) e mesmo assim serão de mais se compararmos com os outros países da Europa.

    Só acho que por cada general( ou qualquer outro oficial) a mais, são dois praças a menos, e isso pode ser relevante numas FA com orçamentos apertados (como tudo o resto no país). Alguns são promovidos mesmo antes de ir para a reserva, ou lá o que é. Parece nao fazer grande sentido, só isso.
  3.  # 423

    Colocado por: 4por1Mas aparentemente , a outra metade da tripulação achava que dava para executar a missão...

    Ou não sabiam o real estado do navio.
    Colocado por: 4por1
    Ser militar é uma profissão de risco...a comprová-lo está o facto de o proprio seguro do CH não abranger possiveis problemas.
    Qualquer pessoa sabe que quando vai para uma profissão de risco ....existem riscos.
    Querer ser militar só quando não há nada que ponha a vida em risco , tambem não acho honesto.

    Então porque são comparados a funcionários públicos no que toca a ordenados? Porque não recebem subsidios de risco?
    Colocado por: 4por1
    Julgo que a vida de militar não se pode comparar a outra actividade qualquer.
    Já agora a seguir um policia pode recusar uma missão (de perseguição ou outra qualquer , porque o motor do carro está babado de oleo)

    Se o carro avariar, qual é o risco?
    Quais são os pontos de fuga?

    Não seja ridículo.
  4.  # 424

    O problema de não haver praças não é do orçamento. Há dinheiro para lhes pagar. Não se consegue é recrutar.

    Os cargos que os generais ocupam estão previstos nas leis orgânicas e respetivos quadros orgânicos dos ramos. A ideia de indexar o número de generais ao número de praças é muito ingénua.
    • RCF
    • 28 março 2023

     # 425

    Colocado por: HAL_9000Alguns são promovidos mesmo antes de ir para a reserva, ou lá o que é. Parece nao fazer grande sentido, só isso.

    O contrário é que não faria sentido. Ninguém é promovido, estando na reserva.
    São promovidos enquanto estão em efetividade de funções.
  5.  # 426

    Colocado por: rjmsilvaHá dinheiro para lhes pagar. Não se consegue é recrutar.
    E porquê que não se consegue recrutar? Porque se paga mal, imagino eu. Logo a realidade demonstra que efectivamente não há dinheiro para lhes pagar.



    Colocado por: RCFO contrário é que não faria sentido. Ninguém é promovido, estando na reserva.
    São promovidos enquanto estão em efetividade de funções.
    Se são promovidos e passado uns meses passam à situação de reserva, peço desculpa, mas factualmente não vai suprir nenhuma necessidade, vai só fazer número. Se houvesse necessidade, manter-se-ia no activo a suprir essa necessidade.

    O número de oficiais em cada posto deveria ser adapatado as necessidades efectivas das nossas FA, e não para manter quotas de outros tempos, ou meramente para assegurar a legitima aspiração de progressão dos oficiais.

    Assim há demasidada gente na linha de comando,e pouca gente para cuprir ordens. O resultado tem estado á vista nos últimos anos.
    As nossas FA que deveriam ser um orgulho para qualquer cidadão português, na verdade estão altamente desprestigiadas
  6.  # 427

    Colocado por: Tyrande

    Se não sabe o que se passou com a Rosa, mais vale estar caladinho.


    Eu também não sei o que se passou, só sei que quando soube fiquei chocado.

    Penso que qualquer um dos milhares de Paraquedistas que tiveram contato com ela, sentiram exatamente o mesmo.
  7.  # 428

    Colocado por: 4por1Coitados dos Ucranianos , coitados de nós se precisarmos das nossas forças armadas...
    È certo que o material não ajuda.....mas o resto também não.


    Sabe que os Ucranianos recusaram os M114 que íamos enviar. Pois é que aquilo está para lá de obsoleto, só nós é que ainda usamos daquilo na OTAN. Nos EUA depois dos M114, houve os M198 e finalmente os M777.

    Esta é apenas uma pequena amostra da realidade no setor da defesa em Portugal. Em toda a Europa os países estão a aumentar efetivos, a aumentar o orçamento e o apoio ao complexo industrial-militar.

    Por cá? Não se passa nada.
  8.  # 429




    Assim é que se vai atrair rapaziada para a tropa?! Ok.
  9.  # 430

    Carissimo Carvai, o pessoal que está no Patrulhão diz que está à sua espera e já têm uns remos para trazer o Mondego de volta ao continente.

    ÚLTIMA-HORA: NRP MONDEGO AVARIOU DE VEZ E FOI REBOCADO PARA O PORTO DO CANIÇAL
    Paulo Graça

    As condições de navegabilidade do navio NRP Mondego continuam a ser muito questionáveis, como ilustram as últimas horas.

    Sabe o JM que o navio patrulha ficou parado em alto-mar esta madrugada, já depois de ter falhado duas partidas, ontem, devido a avaria.

    Ao que conseguimos perceber, as máquinas deixaram de trabalhar e os militares não foram capazes de retificar a anomalia, tendo chamado, por isso, um rebocador que os conduziu para o porto do Caniçal, onde se encontra agora o navio.

    Face ao sucedido, não foi possível concluir a missão de rendição dos operacionais da Polícia Marítima e Vigilantes da Natureza destacados nas Ilhas Selvagens.

    Apurou ainda o JM que a marinha já deu ordens para outro navio patrulha navegar em direção à Madeira, de forma a suprir o vazio deixado pela inoperacionalidade do NRP Mondego.

    Recorde-se que o NRP Mondego esteve no centro de uma grande polémica, depois de 13 militares se terem recusado a partir para uma missão alegando constantes insuficiências técnicas no navio.

    https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/202418/Ultima-hora_NRP_Mondego_avariou_de_vez_e_foi_rebocado_para_o_porto_do_Canical
    • RCF
    • 28 março 2023

     # 431

    Colocado por: branco.valterAs condições de navegabilidade do navio NRP Mondego continuam a ser muito questionáveis, como ilustram as últimas horas.

    Sabe o JM que o navio patrulha ficou parado em alto-mar esta madrugada, já depois de ter falhado duas partidas, ontem, devido a avaria.

    Ao que conseguimos perceber, as máquinas deixaram de trabalhar e os militares não foram capazes de retificar a anomalia, tendo chamado, por isso, um rebocador que os conduziu para o porto do Caniçal, onde se encontra agora o navio.

    Face ao sucedido, não foi possível concluir a missão de rendição dos operacionais da Polícia Marítima e Vigilantes da Natureza destacados nas Ilhas Selvagens.

    Apurou ainda o JM que a marinha já deu ordens para outro navio patrulha navegar em direção à Madeira, de forma a suprir o vazio deixado pela inoperacionalidade do NRP Mondego.

    É necessário ter em conta que isto não altera em nada, absolutamente nada, o ato de insubordinação praticado pelos militares que se recusaram a cumprir a missão há uns dias atrás.
    E esse seu ato não teve nada de corajoso e muito menos de inteligente. Foi apenas insubordinação.
  10.  # 432

    Baixos ordenados afastam recrutas dos Comandos. 30 dos 47 instruendos desistiram

    Apenas restam no curso 14 dos 47 instruendos que o começaram no início de setembro do ano passado.
    Sérgio A. Vitorino
    26 de Março de 2023 às 01:30


    Apenas restam no curso 14 dos 47 instruendos que o começaram no início de setembro do ano passado, adiantou ao CM o Exército. Trata-se de uma taxa de atrição de 70,2% - superior ao habitual para os cursos desta tropa especial, que ronda os 50% de desqualificados e desistentes.

    “Foram eliminados do curso, até ao momento, três militares.

    https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/baixos-ordenados-afastam-recrutas-dos-comandos
  11.  # 433

    Colocado por: RCFÉ necessário ter em conta que isto não altera em nada, absolutamente nada, o ato de insubordinação praticado pelos militares que se recusaram a cumprir a missão há uns dias atrás.
    E esse seu ato não teve nada de corajoso e muito menos de inteligente. Foi apenas insubordinação.


    LOLOL, então acha que um aviador levanta vôo sabendo que a meio caminho há uma grande probabilidade do avião despenhar? Porventura alguns irão comparar com a marinha dizendo que se os marinheiros poderiam atirar-se para dentro de água, o piloto aviador também se poderia ejectar. Creio ser uma comparação lógica.

    Não esquecer que esta avaria ocorre depois de o navio ter sido "reparado", tendo sido considerado pelos 13 marinheiros como não navegável, havendo na altura o perigo de afundar o navio pois o mesmo estava a deixar entrar água e apenas uma das bombas estaria a funcionar, mal e porcamente.

    Que tenha sido um acto de insubordinação realmente não há dúvida que foi, agora se o mesmo é punível, tenho muitas dúvidas. Felizmente o MP colocou as mãos no processo.
  12.  # 434

    Colocado por: branco.valterBaixos ordenados afastam recrutas dos Comandos. 30 dos 47 instruendos desistiram

    Apenas restam no curso 14 dos 47 instruendos que o começaram no início de setembro do ano passado.
    Sérgio A. Vitorino
    26 de Março de 2023 às 01:30


    Apenas restam no curso 14 dos 47 instruendos que o começaram no início de setembro do ano passado, adiantou ao CM o Exército. Trata-se de uma taxa de atrição de 70,2% - superior ao habitual para os cursos desta tropa especial, que ronda os 50% de desqualificados e desistentes.

    “Foram eliminados do curso, até ao momento, três militares.

    https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/baixos-ordenados-afastam-recrutas-dos-comandos


    Não acredito que seja pelos baixos vencimentos que os mesmos tenham desistido.
    • RCF
    • 28 março 2023

     # 435

    Colocado por: treker666LOLOL, então acha que um aviador levanta vôo sabendo que a meio caminho há uma grande probabilidade do avião despenhar?

    Aviador?! Voo?! Avião?!
    O NRP Mondego é um navio... não adianta comparar o incomparável...

    Colocado por: treker666Que tenha sido um acto de insubordinação realmente não há dúvida que foi

    Exato! Isso é o cerne da questão. Tudo o resto é ruído...

    Colocado por: treker666agora se o mesmo é punível, tenho muitas dúvidas. Felizmente o MP colocou as mãos no processo.

    Se a Armada já está mal, pior ficará se um reconhecido ato de insubordinação passar incólume, sem punição.
    O MP colocou as mãos, como não deixaria de poder colocar, no processo crime. E nisso não há felicidade nem infelicidade nenhuma. Colocou, como coloca em qualquer crime, quer este seja praticado em ambiente militar ou civil.
  13.  # 436

    Colocado por: RCFSe a Armada já está mal, pior ficará se um reconhecido ato de insubordinação passar incólume, sem punição.


    Ao longo da história há diversos actos de insubordinação que não foram punidos, muito pelo contrário.

    Colocado por: RCFAviador?! Voo?! Avião?!
    O NRP Mondego é um navio... não adianta comparar o incomparável...

    Claro, podem sempre puxar o travão de mão, colocar um calço nas rodas para não deslizar e chamar um UBer para os levar a casa. Não creio que considere uma patrulha em mar ou no ar, o mesmo que uma patrulha em terra. Seja avião ou barco, os resultados da má manutenção são desastrosos para quem tem de os manobrar e para o público em geral devido aos custos inerentes à perda do equipamento.
  14.  # 437

    Colocado por: treker666

    Não acredito que seja pelos baixos vencimentos que os mesmos tenham desistido.


    E no entanto eu tenho o conhecimento de que há inúmeras rescisões de contrato por esse motivo e nos 3 Ramos das Forças Armadas.
    • RCF
    • 28 março 2023

     # 438

    Colocado por: treker666Seja avião ou barco, os resultados da má manutenção são desastrosos

    O resultado está à vista. Não é necessário inventar

    Colocado por: branco.valteras máquinas deixaram de trabalhar e os militares não foram capazes de retificar a anomalia, tendo chamado, por isso, um rebocador que os conduziu para o porto do Caniçal,


    Colocado por: treker666Ao longo da história há diversos actos de insubordinação que não foram punidos, muito pelo contrário.

    Não estamos num desses momentos da história...
    Infelizmente, para a História ficará uma estória que já é e continuará a ser alvo de chacota, especialmente por parte da sociedade civil. Mas, mais grave ainda será e mais desprestigiante para a Armada e as FA em geral, se estes militares não forem punidos (o que, não acredito que venha a acontecer).
    E quem o bem quiser às FA, reconhecendo o ato de insubordinação, não poderá deixar de defender a respetiva punição.
  15.  # 439

    Alguma vez?!

    Frota da Marinha "não é velha, é velhíssima", dizem antigos chefes da Armada

    A frota de navios da Marinha Portuguesa "não é velha, é velhíssima", diz ao jornal Público Fernando Melo Gomes, ex-chefe do Estado Maior da Armada. Idade média da frota é de 29 anos.

    A frota de navios da Marinha Portuguesa “não é velha, é velhíssima“, diz ao jornal Público Fernando Melo Gomes, um dos ex-chefes do Estado Maior da Armada contactados pelo jornal. A idade média da frota é de 29 anos, mas há um navio – a corveta António Eanes – que tem 54 anos, quando “um navio com 29 ou 30 anos está na fase de fim de vida, normalmente”, diz o mesmo ex-chefe do Estado Maior da Armada.

    Além de Fernando Melo Gomes, que liderou a Marinha entre 2005 e 2010, também o almirante Luís Fragoso (chefe da Armada entre 2013 e 2016) considera que existem “limitações” na gestão da frota, que obriga a comprar “navios em segunda mão” – é o caso, por exemplo, do polémico NRP Mondego, que foi da Marinha Real Dinamarquesa entre 1992 e 2010 e foi comprado por Portugal passando a integrar a frota em 2016, mais de 25 anos depois de ter começado a operar.

    “Um navio com 29 ou 30 anos está na fase de fim de vida, normalmente”, afirma o ex-chefe do Estado-Maior da Armada Luís Fragoso.

    O tema das condições da marinha portuguesa saltou para o debate público quando, a 11 de março, 13 militares do navio NRP Mondego se recusaram a embarcar numa missão, alegando falta de condições de segurança.

    https://observador.pt/2023/03/26/frota-da-marinha-nao-e-velha-e-velhissima-dizem-antigos-chefes-da-armada/
    • Carvai
    • 28 março 2023 editado

     # 440

    Colocado por: branco.valterCarissimo Carvai, o pessoal que está no Patrulhão diz que está à sua espera e já têm uns remos para trazer o Mondego de volta ao continente.

    Meu Caro, parece que adivinhou, na minha juventude fui campeão de remo em Yol de 4 e também fiz muitas regatas á vela em Vaurien's e Snipe's. E sempre sem coletes, eramos mesmo muito inconscientes.
    E proponho desde já que o Marcelo conceda umas "caricas grandes" ao marinheiros que arriscaram um enjoo dramático ao ficar sem motor.
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