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    • eu
    • 29 setembro 2020

     # 421

    • eu
    • 29 setembro 2020

     # 422

    Relativamente ao consumo, os dados dos construtores e de ensaios de jornalistas pouco valem.

    O spritmonitor é muito mais representativo da realidade.
    • eu
    • 30 setembro 2020

     # 423

    Colocado por: Anonimo12122020mesmo que ele faça 6.9 tem outro capaz de o fazer?


    No artigo, dizia que o objetivo desse motor era gastar o mesmo que um turbodiesel.

    Ora, qualquer diesel moderno gasta menos que isso. Nem é preciso ser moderno, eu tenho um A4 de 2008 (que é maior que o Mazda 3) cujo consumo médio desde que o comprei está abaixo de 6 litros.
  1.  # 424

    Colocado por: eu

    No artigo, dizia que o objetivo desse motor era gastar o mesmo que um turbodiesel.

    Ora, qualquer diesel moderno gasta menos que isso. Nem é preciso ser moderno, eu tenho um A4 de 2008 (que é maior que o Mazda 3) cujo consumo médio desde que o comprei está abaixo de 6 litros.


    6 litros medidos, ou 6 litros no CB ?

    Na minha mercedes Classe E , ano 2000, 220CDi, o Computador bordo mente em + 1 de litro !
  2.  # 425

    Colocado por: eu

    Praticamente todos os construtores têm carros a gasolina de injeção direta há anos !


    Pode-se ler aqui que os carros de gasolina com injecçao GDI (Gasoline direct injection) , podem ser mais poluentes que os diesel em termos de microparticulas

    Exemplos https://www.sciencedaily.com/releases/2017/05/170523144338.htm

    https://www.nanoparticles.ch/archive/2013_Friedrich_PR.pdf
  3.  # 426

    Na vossa opinião, em portugal continental, excepto em zonas de serra e interior onde neva, faz sentido trocar os pneus no inverno, ou pneus de verão como os michelin energy ou primacy são satisfatorios para a chuva do inverno ?

    Obrigado
    • eu
    • 30 setembro 2020

     # 427

    Colocado por: civismo6 litros medidos, ou 6 litros no CB ?

    Sempre que aferi o CB, bateu certo (+0,1 ou -0,1) .

    E este nem é grande resultado, há carros turbodiesel do segmento C a gastar menos de 5 litros aos 100.

    Mas a médio prazo vamos andar todos de carro elétrico, a gastar menos de 2€ aos 100 ;)
    Concordam com este comentário: mafgod
  4.  # 428

    Colocado por: civismoNa vossa opinião, em portugal continental, excepto em zonas de serra e interior onde neva, faz sentido trocar os pneus no inverno, ou pneus de verão como os michelin energy ou primacy são satisfatorios para a chuva do inverno ?

    Obrigado


    São satisfatorios . os de inverno aumentam o consumo e o ruido
  5.  # 429

    Colocado por: larkhe

    São satisfatorios . os de inverno aumentam o consumo e o ruido


    só se justifica andar com pneus de inverno ou all-weather em zonas com neve / gelo na estrada, é isso ?
  6.  # 430

    Colocado por: Anonimo12122020não falo disso, isso é muito velho, tem razão.
    Falo disto
    https://www.google.com/amp/s/www.motor24.pt/marcas/skyactiv-x-mazda-da-novo-folego-ao-motor-de-combustao/662760/amp/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

    Em relação ao Skyactiv-X por acaso hoje cruzei-me com este vídeo
    https://www.youtube.com/watch?v=vNdCB8GO5V4
  7.  # 431

    Colocado por: Vítor MagalhãesOra bem, o panda já deita fumo pelo escape 😅
    Portanto o estrago resume-se, para já, à troca de cambota, uma biela, bronzes das bielas e bronzes da cambota.

    Fez 200 kms seguidos sem qualquer tipo de anomalia quer a nível de suavidade na condução, quer a nível de ruídos. Por precaução vai fazer a próxima mudança de óleo e filtro aos 10k, vamos que ainda andem vestígios do alumínio desgastado da tampa da corrente de distribuição, e depois vai-se vendo.

    Para já ando à procura de ideais para o que fazer com a biela que sobrou 😅
    A cambota ficou na oficina.
      IMG_20200919_224847.jpg
      IMG_20200919_224831.jpg

    Pela foto da meia capa de biela, rodou para cima da outra. Duvido que tenha causa no alumínio da tampa. Também acontece exatamente o mesmo nos Renault dci alguns PSA Hdi e ambos não usam corrente nem tampas de alumínio.
  8.  # 432

    As capas das bielas neste motor não tem os pinos/batentes para evitar que rodem. Pode ter originado o problema também.
  9.  # 433

    Boa noite,

    Já não participava no fórum há algum tempo, mas venho pedir opiniões acerca deste óleo (Óleo Multidiesel 15W40 da galp), que está em promoção até hoje e a minha dúvida é a seguinte: será um bom óleo para o motor de um DAF LF55?

    https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2965509&lgw_code=15883-2965509&gclid=EAIaIQobChMIzu7gob_B7AIV1YjVCh21ag4dEAQYASABEgISqfD_BwE

    Obrigado!

    edit: o motor é Euro 3 (2001-2007)
  10.  # 434

    Boas pessoal , acabei de comprar um Avensis, ano 2009, 177 mil Kms. , D4D 2.0 126cv

    Comprei directamente ao unico dono , está como circulava no dia a dia, ou seja tem algum trabalho a fazer, mas prefiro assim do que comprar a um stand / profissional e estar "disfarçado"
    Bonus: Tinha mudado de embraiagem ha 30mil!

    Andei altamente indeciso entre este de 2009  com 177 mil, e outros mais recentes - ja com facelift de 2012 e motor D4D 2.0 de 124CV) , mas com muitos mais kms 300 e tal mil .
    No duelo entre razão vs emoção, optei por este com mais anos, mas menos kms  .

    Ainda só tive oportunidade de fazer lisboa - grande porto , mas até ao momento parece ok .

    Oportunamente irei aqui fazer um diario de bordo, contudo friso agora penas 2 pontos que ainda nao consegui aprofundar:

    >Sem duvida que o carro puxa bem a partir das 2500rpm, mas a indisponibilidade a baixa rotação é algo que ainda nao percebi se é defeito se é feitio ...
    Aliás, tinha dado uma volta dias antes num avensis igual, de um familiar, e na altura fiquei com a mesma sensação , só por isto avancei na mesma para a compra deste.
    A diferença face à minha viatura habitual (Mercedes Classe E do ano 2000, com motor 220CDi de 143cv) é por demais gritante... a mercedes parece ter o dobro da potencia/binario em baixas RPM
    Nao consigo ter melhor ponto de comparação, pois a mercedes é caixa automatica de 5, e este é manual de 6 velocidades.
    Em todo o caso surpreende-me que no avensis, mesmo vazio de carga e sem passageiros, quando apanho subidas suaves de estrada nacional, tenha que reduzir de mudança, sendo necessaria bastantes vezes a 3ª
    Na autoestrada, a 6ª só consigo usar a partir dos 120 km/h , em recta ou descida. Se apanhar uma ligeira subida, a 6ª começa logo "a morrer" 
    O comum é ter que ir em 5ª , e em algumas subidas de AE precisei mesmo da 4ª

    >Conduzi a viatura + de 1 hora antes de fechar negocio, e não vi fumo algum.
    Ainda antes de fechar negocio, fui com o vendedor a uma oficina Bosch, onde paguei para ter o "Exame ao veiculo Usado" . Custa 50€ e recomendo vivamente a quem vá comprar um veiculo usado, pois fazem uma inspecçao relativamente profunda à viatura, fica-se com uma ideia dos problemas evidentes.
    Para quem estiver interessado : https://www.boschcarservice.com/pt/es/servicios_bosch_car_service_2/revisiones_y_mantenimientos_1/exame_ao_veiculo_usado/exame_ao_veiculo_usado  

    Após fechar negócio, estava a sair de lisboa, apanhei uma subida longa de autoestrada e começou a fazer uma fumarada branca incrivel, parecia que ia incendiar-se. Imaginei que fosse o FAP a regenerar. Durou uns 3 ou 4 minutos
    Passado uns kilometros, parei numa area de serviço , e ao sair voltou a fazer a fumarada "estilo seat ibiza , mas em branco" durante mais 2 ou 3 minutos

    Quando vim para cima na A1, já bem de noite e com AE vazia, imaginado que este carro ande sempre a baixa rotação, vim uns quantos KM´s em alta RPM, para tentar "desentupir o motor e o FAP".
    Fiz uns 50km nas 4000 rpm (em 3ª a 120km/h +/- ) , e uns 100 km nas 3000 rpm (em 4º )

    Nao voltei a reparar em fumo branco, mas a realidade é que também andei muito pouco desde então .

    Alguem aqui que conheça estes avensis / ou este motor d4d 126cv, ja experienciou o que descrevo ?

    Obrigado
    • eu
    • 26 outubro 2020 editado

     # 435

    Colocado por: civismoEm todo o caso surpreende-me que no avensis, mesmo vazio de carga e sem passageiros, quando apanho subidas suaves de estrada nacional, tenha que reduzir de mudança, sendo necessaria bastantes vezes a 3ª
    Na autoestrada, a 6ª só consigo usar a partir dos 120 km/h , em recta ou descida. Se apanhar uma ligeira subida, a 6ª começa logo "a morrer"
    O comum é ter que ir em 5ª , e em algumas subidas de AE precisei mesmo da 4ª


    Isto não é normal e o fumo branco também não.

    Esse motor provavelmente não está bom. Veja se o nível do anticongelante desceu.
  11.  # 436

    Civismo, não quero alarmar, mas sempre ouvi dizer que fumo branco significa que está a entrar água para dentro de um ou mais cilindros.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 437

    O liquido no vaso de expansão tem mantido o nível?
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 438

    Esses motores tiveram problemas de junta da colaça na geração anterior, sendo que a marca assumiu a garantia de motor de 8 anos.

    Supostamente ficou resolvido nessa geração de Avensis.

    Motores Diesel Toyota nao sao foguetes, nem poupados...
    • eu
    • 26 outubro 2020

     # 439

    Colocado por: jamespondeEsses motores tiveram problemas de junta da colaça na geração anterior

    Já nem na Toyota podemos confiar? ;(
  14.  # 440

    Uma marca que assumiu o problema e deu garantia de motor de 8 anos. Era tirar e meter outro motor.

    Pode se dizer que já nao ha muitas marcas assim.
 
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