Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Luis K. W.Alice G.
    De Bragança a Coimbra são 330km.
    A trabalhar a 1,25€/m2, não consigo fazer contas que justifiquem as despesas!

Vou dar um exemplo:
    6 homens numa carrinha, que custem 75€/dia cada um.

2x330km = 660km a 0,25€/km = 165€
    6 x 75€ = 450€
    total custos: 165+450=615€.

Para ganhar 615€ esses 6 homens teriam de aplicar 615/1,25€/m2=492m2 num só dia.

Lá que é possível é. Só que...

Essas contas estão muito puxadas para cima, imagine uma empresa familiar o patrão leva os empregados na carrinha fica 700 km x 7 Litros = 49 Litros o litro de gasoleo a 1 dá 49€.
    Deve haver empregados que aceitem trabalhar por uns 7,5€ x 8 = 60 x 6 = 360 + 49 = 409.

Se é justo ou não isso já são outros quinhentos
  2.  # 22

eh pá... os gajos de certeza que não vão e vêm todos os dias... se a obra é média vão no final, ou então 1 vez /semana...

e quanto ao preço dos trabalhadores.... devem andar por aí muitos operarios a levar uns 35€ por dia para casa, ou menos... não é estranheza nenhuma...

Ora façam lá as contas... 1 viagem por semana de 700km + 6 dias de trabalho... 215€ de mão de obra + 80€ de gasoleo e portagens... se fizérem 300m2 por dia são 1800m2 na semana.... depois x 1,25€ já dá mais de 2000€!

São contas bem razoáveis...

o problema é que os habituais preços de mão de obra estão mega-inflaccionados e mal haja a haver algum folego vão continuar... com todo o respeito para quem constroi as tradicionais margens de lucro por volume de negócio são uma aberração... um exagero!
  3.  # 23

Colocado por: NunoDaSilvaeh pá... os gajos de certeza que não vão e vêm todos os dias... se a obra é média vão no final, ou então 1 vez /semana...

e quanto ao preço dos trabalhadores.... devem andar por aí muitos operarios a levar uns 35€ por dia para casa, ou menos... não é estranheza nenhuma...

Ora façam lá as contas... 1 viagem por semana de 700km + 6 dias de trabalho... 215€ de mão de obra + 80€ de gasoleo e portagens... se fizérem 300m2 por dia são 1800m2 na semana.... depois x 1,25€ já dá mais de 2000€!

São contas bem razoáveis...

o problema é que os habituais preços de mão de obra estão mega-inflaccionados e mal haja a haver algum folego vão continuar... com todo o respeito para quem constroi as tradicionais margens de lucro por volume de negócio são uma aberração... um exagero!

Nesta lógica onde está o valor da estadia..?? Pois.. ..
  4.  # 24

Aonde é que isto vai dar?! será que vai piorar mais do que se anda a passar?
    • Mp29
    • 17 novembro 2009

# 25

ó nuno fez as contas a 5 homens nao foi ?
    agora veja uma coisa ..
    esses 5 homens teem que comer nao é ? ou nao ?
    teem que dormir nalgum lado, penso eu , visto que era so uma viagem por semana se calhar sao mais 25 dormidas e mais 55 ou 60 refeiçoes.

ainda acha que as contas são assim tão razoaveis ?
  5.  # 26

Temos de analisar as situações caso a caso, uma amiga minha re-construiu uma casa, onde o srº dormia num anexo da casa durante a semana, as refeições não sei como eram mas nos dias que correm duvido muito que esse pessoal tenha direito a subsidios de refeições. Mas para mim o problema da maioria dos patrões é sempre o mesmo querem sempre ter lucros brutais e pagar misérias, nunca se contentam com 20% tem de ser sempre na ordem dos 50% - 100% ás vezes mais.

Ainda hoje estava a ler os padeiros a queixarem-se que o rendimento minimo fazia concorrência com eles, pois não conseguiam contratar ninguem pois as pessoas preferem o RSI, pudera trabalhar das 23:00 ás 05:00 pelo salário minimo, vão chular outro.
  6.  # 27

Colocado por: Luis K. W.Caramba!
    Parece que não sabem que há por aí «operários» a ganhar 6 a 10euros/dia (+ comida, + cama numa camarata).

Para mim, quem devia ser preso eram as pessoas que - tendo disso conhecimento - dão trabalho aos «patrões» deles.

PS:
    trocar operário por trabalhador-ilegal;
    trocar patrões por negreiros.

Presos não sei, mas na Bélgica o dono da obra apanha uma bruta multa se for apanhada mão de obra ilegal a trabalhar lá.
  7.  # 28

Para quem não sabe em portugal a mão de obra ilegal tb é proibida e uma das responsabilidades do DONO DE OBRA é garantir que na sua obra ela não existe.
    Também aqui o DONO DE OBRA apanha uma BRUTAL MULTA se for apanhado.
    O que aconteçe é que como bons portugueses que somos achamos que isso só aconteçe aos outros, e se por ventura uma dessas BRUTAIS MULTAS um dia nos bater á porta pagamo-la mas calamo-nos bem caladinhos que é para ninguem saber e podermos continuar a dizer:
    A minha obra ficou baratinha e olha que correu muito bem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
    • Mp29
    • 17 novembro 2009

# 29

o problema é que.. o patrão por precisar de trabalho para manter a empresa e o pessoal é obrigado a dar preços baixos.
    consequencia:_da por si a fazer o que nos estivemos aqui a fazer tambem , contas, a ver se afinal consegue ganhar alguma coisa ou nao.
    depois como afinal deu preços baixos tem que se ALDRABAR ou ha prejuisos..
    aqui o problema nao sao subsidios nem falta deles, é a força das circunstancias ..
    melhores dias virão.
  8.  # 30

Parece o empreiteiro de uma casa que fui ver..Ele queria 150M pela casa mas 25 tinham de ser fora da escritura. Ele a dizer que era assim em todo lado...

Claro que não me meti nisso.

Já agora...quais são mais ou menos as margens que os empreiteiros ganham sobre 1 apartamento, a titulo de exemplo um que esteja a vender por 150M quanto */- ele mete ao "bolso"?
    Pergunto isto para saber quanto consigo puxar o preço para baixo, vi uma casa linda a 145M e queria ver se puxava o preço para os 130M acham possivel?
    A casa localiza-se na torre da marinha seixal está construída desde 2007, e ainda não foi vendida, a única de um lote de 2 prédios.

Cumprimentos
  9.  # 31

Esse mete ao bolso paraece-me um poucou depreciativo, está a falar do lucro é isso? :-)

Se quer a casa por 130 ofereça 120 ou 125 pode ser que a feche por 130 ou 135. Ou ele não ter problemas de financiamento e manda-lo à fava.

O construtor a qual eu comprei a minha casa tambem só quis declarar 125.000 mas a casa custou 190.000, declaramos um pouco acima e as finanças valorizaram-na a 165.000 e foram buscar-me o respectivo IMT, agora se tiverem ido ao construtor belo chimbalau que ele deve ter levado 10 apartamento dá pelo menos uns 300.000 de fuga de impostos.

Mas por mim até preferia pagar tudo, fui lá falar com um amigo e ele disse é pá esquece lá isso já foste reavaliado não te chateies mais com isso.

Inclusive em tempos fiz uma sugestão ás finanças para acabar com este esquemas, que era após a escritura se alguma das partes fosse ás finanças e disse-se a verdade ficava isento do acerto ficando a outra parte a ter de pagar os impostos os a que fugiu. Acabava logo estes esquemas de fugas aos impostos.
  10.  # 32

esses 5 homens teem que comer nao é ? ou nao ? teem que dormir nalgum lado, penso eu , visto que era so uma viagem por semana se calhar sao mais 25 dormidas e mais 55 ou 60 refeiçoes. ainda acha que as contas são assim tão razoaveis ?

Depende. Um amigo tem um restaurante na zona centro e paralelamente aluga umas casas, menu completo a cerca de 6,5€euros, não faço ideia quanto leva pela casa.

Mas para mim o problema da maioria dos patrões é sempre o mesmo querem sempre ter lucros brutais e pagar misérias, nunca se contentam com 20% tem de ser sempre na ordem dos 50% - 100% ás vezes mais.

Esta conversa já irrita um bocadinho. No dia em que você tiver responsabilidades de gestão passam-lhe logo as manias.
    Um patrão/empresa não é a Santa Casa, nem a Segurança Social. Compra trabalho, para revender. Esse trabalho tem um custo - e para pagar 100 líquidos, o patrão tem um custo bruto nunca inferior a 170. A isto adicione os restantes custos fixos da empresa (aquelas coisas ridículas e perfeitamente dispensáveis, do género renda do escritório, telefones, electricidade, carros, combustíveis, etc). A isto acrescente uma margem para compensar os calotes (pois, que isto não é só facturar - o trabalho paga-se mensalmente, os impostos pagam-se quando tem que ser, as facturas recebem-se quando calha...). Ah, claro, depois disto, não se esqueça que ainda tem que ganhar alguma coisa (o lucro propriamente dito..). Depois de fazer contas, venha lá com essa conversa outra vez...

não conseguiam contratar ninguem pois as pessoas preferem o RSI, pudera trabalhar das 23:00 ás 05:00 pelo salário minimo, vão chular outro.

Chular ? Chular é preferir não trabalhar porque "não compensa". Sabe quem paga isso? Eu, duplamente - quer através dos meus impostos, quer por não conseguir contratar alguém para fazer um trabalho simples e sem qualquer valor acrescentado, por menos que o ordenado mínimo.

Por outro lado, tenho a certeza que todos estaremos dispostos a pagar o pão mais caro, para permitir o pagamento de melhores salários. E quem diz o pão, diz toda uma série de outros bens e serviços.

titulo de exemplo um que esteja a vender por 150M quanto */- ele mete ao "bolso"?

No seu lugar eu dirigia-me ao homem e perguntava se ele não estaria disposto a oferecer-lhe o imóvel a preço de custo. Tenho a certeza que ele não se importaria.
  11.  # 33

Mas para mim o problema da maioria dos patrões é sempre o mesmo querem sempre ter lucros brutais e pagar misérias, nunca se contentam com 20% tem de ser sempre na ordem dos 50% - 100% ás vezes mais
    Esta conversa já irrita um bocadinho. No dia em que você tiver responsabilidades de gestão passam-lhe logo as manias..

Não havia necessidade :-(

Um patrão/empresa não é a Santa Casa, nem a Segurança Social. Compra trabalho, para revender. Esse trabalho tem um custo - e para pagar 100 líquidos, o patrão tem um custo bruto nunca inferior a 170. A isto adicione os restantes custos fixos da empresa (aquelas coisas ridículas e perfeitamente dispensáveis, do género renda do escritório, telefones, electricidade, carros, combustíveis, etc). A isto acrescente uma margem para compensar os calotes (pois, que isto não é só facturar - o trabalho paga-se mensalmente, os impostos pagam-se quando tem que ser, as facturas recebem-se quando calha...). Ah, claro, depois disto, não se esqueça que ainda tem que ganhar alguma coisa (o lucro propriamente dito..). Depois de fazer contas, venha lá com essa conversa outra vez.....

Margem para compensar calotes de outros interessante e honesto.

não conseguiam contratar ninguem pois as pessoas preferem o RSI, pudera trabalhar das 23:00 ás 05:00 pelo salário minimo, vão chular outro.

Chular ? Chular é preferir não trabalhar porque "não compensa". Sabe quem paga isso? Eu, duplamente - quer através dos meus impostos, quer por não conseguir contratar alguém para fazer um trabalho simples e sem qualquer valor acrescentado, por menos que o ordenado mínimo...

Prefiro que o meu dinheiro dos impostos vá para alguns RSI e friso ALGUNS, do que ajudem patrões a encherem-se de dinheiro à custa dos trabalhadores. Bem vi a minha mulher e mais 2 funcionários a ganharem o salário minimo para o patrão ter uma casa na Herdade da Aroeira no valor de 750.000 mais dois carrões muito justo sim senhor.

Por outro lado, tenho a certeza que todos estaremos dispostos a pagar o pão mais caro, para permitir o pagamento de melhores salários. E quem diz o pão, diz toda uma série de outros bens e serviços...

Voltamos á mesma questão se os patrões abdicarem dos lucros brutais podem continuar com os mesmo preços, discutia-se um aumento de 25€ para o salário minimo uma pequena média empresa com 100 trabalhadores estamos a falar de 2.500€, quanto é que deve facturar uma empresa com 100 trabalhadores mensalmente? e quanto deve ganhar o patrão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  12.  # 34

claro que as contas que referi são superficiais... mas ara preços limite só mesmo situações limite.. no limite esses homens até poderiam cohabitar 2 quartos de uma pensãozeca...

além do mais, se a empresa tem os empregados é preferível ter obras a lucro-zero do que nada.

é que apesar de ter zero lucros, sempre dá para pagar aos empregados, enquanto que as zero obras não pagam nada e ainda sai para manutenção de veículo e salarios.

Quando falei à pouco das enormes margens de lucro refiro-me a que um empreiteiro quer ter lucro em tudo o que mexe ou compra, e normalmente faz-se cobrar para isso. Vejamos:

- o funcionário ganha X por dia... ele faz-se cobrar de X+Y, para efeitos de calculo de preço por aplicação ao m2

- o materia com IVA custa 100, e além de "deduzir" o IVA ainda coloca pelo menos mais 20% de lucro

- além disso soma sempre um lucro extra no final, "não vá o orçamento estar errado" nalgum pormenor e nunca pode dar prejuizo

Quando tú perguntas das margens de lucro em apartamentos... elas depende de muita coisa:
    - do tamanho do empreendimento e numero de apartamentos: geralmente quanto maior mais rentabilidade
    - se o empreiteiro tem todas as equipas necessárias à execuçã da obra ou se tem que sub-contratar
    - ...qualidade... áreas... comprador target... zona de implantação... etc...

... mas se pensares que o valor legal para perspectiva de calculo de valor de construção em 2009 anda entre 550 e 750€ por m2 (dependendo das zonas).... é só fazer as contas
  13.  # 35

atenção.... há que distinguir uma empresa com capacidade para construir obras de qualidade de dimensão de empreiteiros de pequena monta. Quando falo nas margens de lucro são essencialmente esses últimos os visados.

As empresas maiores tem custos operacionais enormes... basta pensar:
    - sede, aramazém, carros, veículo de transporte de passageiros, camiões, maquinas pesadas, gruas
    - empregados administrativos, de limpeza, motoristas, operários, arquitectos, engenheiros, técnicos e advogados
    - maquinaria de menor dimensão, aindaimes em grande escala e outro tipo de estruturas de suporte...

... manter e renovar isto tem um custo operacional que tem necessáriamente que se reflectir nos custos das obras.
    • Mp29
    • 17 novembro 2009

# 36

meus amigos isto ta a aquecer um bocado , tenham calma .
    a questao dos prejuisos é relactiva , antes de fazer um trabalho ninguem sabe se vai ter prejuiso ou lucro.
    outra coisa é dar preços que nao enganam, é prejuiso certo.
    eu tenho a minha opinião e se , alguma vez me vir OBRIGADO a isso.. so ha uma solução, FIM DE ACTIVIDADE..
  14.  # 37

Colocado por: Mp29meus amigos isto ta a aquecer um bocado , tenham calma .
    a questao dos prejuisos é relactiva , antes de fazer um trabalho ninguem sabe se vai ter prejuiso ou lucro.
    outra coisa é dar preços que nao enganam, é prejuiso certo.
    eu tenho a minha opinião e se , alguma vez me vir OBRIGADO a isso.. so ha uma solução, FIM DE ACTIVIDADE..

Como é que não se sabe se alguem vai ter prejuizo ou não, claro que quem faz uma obra vai ter lucro a questão é qual é a percentagem "justa" desse lucro, em relação ao que se paga aos colaboradores e o que se cobra ao cliente.
  15.  # 38

Margem para compensar calotes de outros interessante e honesto.

Sim, evidentemente. Se eu facturo 100 e só recebo 90, onde acha que vou desencantar os 10 que faltam? Ou julga que os custos desaparecem só porque você não consegue receber o que lhe devem ? Qualquer empresa sabe que tem que ter uma margem para quebras/roubos/calotes. E as que não têm, falem.

do que ajudem patrões a encherem-se de dinheiro à custa dos trabalhadores.

Essa conversa é uma bela treta. O trabalho, como os outros bens, é valorizado pela sua escassez. Razão pela qual temos que aturar aqueles comentários recorrentes aqui no Fórum, do género "coitadinhos de nós arquitectos que queimámos as nossas pestanas e recebemos menos que as nossas empregadas de limpeza".
    É essa a razão para que o trabalho não qualificado e sem grande valor acrescentado, que pode ser desempenhado por qualquer pessoa, seja "mal" remunerado. No caso de trabalho qualificado, quando a oferta é largamente superior à procura, o efeito é o mesmo.

O resto, é conversa para boi dormir. A sua mulher e os colegas ganhavam o ordenado mínimo ? E depois? Exerciam alguma função especialmente complexa e/ou especializada que os diferenciasse ? Produziam alguma coisa extraordinária? Tinham alguma competência que os distinguisse e que valorizasse o seu trabalho? Tinham o seu capital investido na empresa ?

Voltamos á mesma questão se os patrões abdicarem dos lucros brutais podem continuar com os mesmo preços,
    Mas quais lucros brutais? O que é um lucro aceitável para si ? Nenhuma empresa deste país tem margens de lucro de 20%, seja qual for o negócio, quanto mais os 50 e 100 de que você fala... Nem um banco...

discutia-se um aumento de 25€ para o salário minimo uma pequena média empresa com 100 trabalhadores estamos a falar de 2.500€, quanto é que deve facturar uma empresa com 100 trabalhadores mensalmente?

Ponto 1: apenas cerca de 7% da população recebe o salário mínimo. Parece-lhe muito ? A mim parece-me pouquíssimo. Por incrível que possa parecer, vivemos num país em que mais de 70% da população não tem o ensino secundário completo. Saber que desses 70% , 63 ganham acima do mínimo legal é surpreendente.

Ponto 2: 2500 euros a mais numa folha de ordenados equivalem a mais de 4000 de custo para a empresa!!! . É pouco ? Depende do ponto de vista - é "apenas" um aumento de 5,5% dos custos de pessoal. Se os custos de pessoal forem de 50% do total, isto representa um aumento de quase 3% nos custos globais. Se conhecer muitas empresas capazes de suportar aumentos de 3% nos custos, parabéns.

e quanto deve ganhar o patrão?
    Depende. Mas pode sempre pegar nas suas economias e perguntar qual a remuneração que estaria disposto a admitir para o seu capital. Seguramente que dará um óptimo patrão, numa empresa com preços competitivos e salários justos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78, Luis K. W.
  16.  # 39

Colocado por: Mp29a questao dos prejuisos é relactiva , antes de fazer um trabalho ninguem sabe se vai ter prejuiso ou lucro.

Caro amigo, você tem uma empresa? A pensar e a trabalhar assim, de certeza que a mesma não vai longe...
    Então você ao entrar num trabalho não sabe se vai ter lucro ou prejuízo?? É tipo "tudo ao molho e fé em Deus"?
    • Mp29
    • 17 novembro 2009

# 40

caro pedro e voce tem ou ja teve uma empresa ?consegue controlar todos os factores inerentes na execução de uma empreitada?
    quando da um orçamento consegue controlar isso?
    eu digo lhe , PODE PREVER . agora ter a certeza NINGUEM tem muito menos aqueles que dao preços cada vez mais baixo.
    QUE É O QUE ESTAMOS A DISCUTIR.
    tenho empresa com inicio de actividade a 18-05-1998 na repartiçao de finanças de cantanhede.

0.0218 seg. NEW