Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: Luis K. W.hfviegas,
    Ter LUCRO não é ROUBAR!.

Já disse isso anteriormente, ter lucro nunca é roubar, ter muitoooooooo lucro tambem não é roubar, agora cobrar a mais a um cliente argumentando que é para se prevenir de o cliente lhe dar um calote parece-me uma desculpa muito esfarrapada, para não lhe chamar de roubo.

Parece-me que não me estou a fazer entender eu sou a favor do lucro e de muitos lucro, sou é contra os patrões que tem muito lucro e os empregados recebem misérias e isso que eu sou contra.
    As empresas que sobrevivem não tem outro remédio se não pagar mal aos seus funcionários para sobreviverem agora aquelas que estão bem e continua a pagar misérias é dessas que eu estou a falar.
    Estão sempre a cascar nos bancos, por exemplo eles tem lucros brutais mas distribuem uma parte dos seus lucros pelos funcionários parece-me justo.
    Já o Belmiro de Azevedo um dos mais ricos do pais e nos top 500 do mundo duvido que o faça mas não tenho a certeza.

Percebe? acha que estou assim tão errado?
  2.  # 62

Lavagem de dinheiro!
  3.  # 63

Um café sai a 0,05 centimos, as imperiais a 0,10, practicamente todos os produtos vendidos num café com raras excepções como o tabaco ou gelados é tudo com um lucro a cima dos 50% veja um outro exemplo ridiculo os sumos de laranjas naturais porque raio é que hão-de custar 2€ e 2,5€ porque são chulos não existe outro motivo.

Um café sai a 5 cêntimos em café, porque depois parece que é preciso ter electricidade e água. Ah, e dizem que convém ter uma coisa daquelas, como se chamam.... já sei: "loja". E isso parece que não é grátis. E segundo ouvi dizer, o pessoal que lá trabalha também recebe qualquer coisa. E dá despesa. E depois é uma chatice: contabilidade, impostos, essas coisas todas. E os produtos que se compram, mas não se vendem - mas o pagamento aos fornecedores que é feito a pronto.

Você faz ideia quantos cafés tem que vender só para pagar um ordenado ? Santa paciência...
  4.  # 64

A minha mulher era secretária, os outros dois faziam próteses dentárias acha suficientemente especializado para si?

Secretárias há aos pontapés. Técnicos de próteses não faço ideia, mas a solução é simples: se acham que recebem mal e há no mercado quem pague melhor, é só mudar de patrão. Se não conseguir é capaz de ser sinal de qualquer coisa.

Aqui posso concordar consigo não tenho nº nenhuns por isso a minha base de argumentação é escassa, mas todos temos conhecimentos dos ferraris e porches que andavam pelo norte dos patrões enquanto que os funcionários ganham o salário minimo se acha isso normal não posso acrescentar mais nada.

Vamos voltar ao mesmo: quando há muita gente disponível para fazer determinada função, a remuneração dessa função desce inevitavelmente. Ponto final - não é justiça nem injustiça, apenas uma lei tão inescapável como a lei da gravidade.
  5.  # 65

Já referi que o que não acho justo é o patrão ter milhões enquanto os funcionários tem tostões é isso que não acho justo,

O trabalho é remunerado em função da escassez. Se você tiver um conhecimento ou habilidade que mais ninguém tem, estabelece o preço nos seus termos. Se as suas habilitações e conhecimentos não o distinguem em nada dos restantes, está sujeito a competir com eles por um emprego.

independentemente do investimento, não acho justo que após a construção de um prédio e da sua venda o lucro seja de digamos 300.000, 30.000 por andar num prédio de 10 andares por exemplo e os trabalhadores tenham ficado com o salário minimo. Não me parece justo digo eu

Então pegue no seu capital, invista-o e reparta da forma que achar mais justo. Para haver emprego, tem que haver capital - e se a remuneração do capital não compensar o risco, mais vale deixá-lo ficar sossegado no banco. E aí, nem ordenado mínimo há.
  6.  # 66

Você faz ideia quantos cafés tem que vender só para pagar um ordenado ? Santa paciência...

Você sabe quanto custa um saco de café? e para quantos cafés dá? se me souber responder a isso.

Secretárias há aos pontapés. Técnicos de próteses não faço ideia, mas a solução é simples: se acham que recebem mal e há no mercado quem pague melhor, é só mudar de patrão. Se não conseguir é capaz de ser sinal de qualquer coisa.

Já mudou, os outros estavam lá porque os gastos com transportes e alimentação compensavam o salário miserável, mas isso não justifica o facto que o patrão pagar miseravelmente, ele aproveita-se do facto de eles pouparem em transportes e alimentação para pagar menos.

Vamos voltar ao mesmo: quando há muita gente disponível para fazer determinada função, a remuneração dessa função desce inevitavelmente. Ponto final - não é justiça nem injustiça, apenas uma lei tão inescapável como a lei da gravidade.

É quase assim, infelizmente para pessoas como o Srº que pensam dessa forma, eu como patrão e tendo lucros altos nunca pagaria uma miséria aos meus colaboradores, independentemente de haver alguem que trabalhasse por menos dinheiro é uma questão de viver bem com minha consciência e saber que as pessoas que trabalham comigo tambem estão bem, mas vá-se lá saber porquê eu sou um ser estranho que não acredita que explorar as pessoas é uma "lei tão inescapável como a lei da gravidade"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ifnunes
  7.  # 67

"Continuo sem perceber, quer dizer eu contrato-lhe um serviço, você já vai cobrar-me 100 porque espera que eu não pague 10 é isso? Desculpe-me mas isso é uma desculpa esfarrapada para ROUBAR o cliente. E se eu pagar os 100 você como é honesto devolve-me os 10 dizendo que era só para garantir algum calote?"

Veja se compreende: as empresas têm custos. Independentemente do que vendem (produtos ou serviços), as empresas facturam para cobrir os custos e ter lucro.
    Um exemplo que conheço bem: numa loja de roupa, por exemplo, compra peças a X euros. Ao contrário do que você julga, se lhe aplicar uma margem de 20% para revenda, estará seguramente a perder dinheiro. Neste caso, menos de 100% de margem significa forte possibilidade de perder dinheiro.
    Porque a empresa tem que cobrir os custos da peça propriamente dita, mais todos os restantes custos da estrutura (rendas,ordenados,electricidades,impostos, contabilidade, etc.)
    E por incrível que pareça, sim, todas as empresas têm calotes, quebras ou roubos. É uma inevitabilidade, e nessa medida um custo. Se eu compro X peças e só vendo Y, o valor das minhas vendas tem que cobrir todos os meus custos - de outra forma estarei a ter prejuízo, e vale mais estar quieto. Quando se estabelece um preço já temos que ter margem para suportar esse custo.
  8.  # 68

Colocado por: luisvv
    Já referi que o que não acho justo é o patrão ter milhões enquanto os funcionários tem tostões é isso que não acho justo,

O trabalho é remunerado em função da escassez. Se você tiver um conhecimento ou habilidade que mais ninguém tem, estabelece o preço nos seus termos. Se as suas habilitações e conhecimentos não o distinguem em nada dos restantes, está sujeito a competir com eles por um emprego.

Esses seus argumentos caem por terra, sabe porquê porque neste pais existem 200.000 desempregados muitos dispostos a trabalhar pelo salário minimo, mas nem todos os trabalhos com poucas competências é pago o salário minimo sabe porquê? porque existem patrões que acham que aquela pessoa merece mais que o minimo e se ele pode então porque não pagar.

Você acredita mesmo no que diz, ou só está a argumentar por argumentar, fazendo de advogado do diabo? Só mais uma perguntinha você é patrão?
  9.  # 69

sim 100% como os tenis fabricados a 1€ na ásia e vendidos da 120€ em Portugal
  10.  # 70

E se pensarem um pouco mais verificarão que isto é algo que se passa em todas as áreas de negócio.
    Na minha, uma realidade muito diferente da da construção..é com os chineses.
    O que fazer? A solução está em encontrar forma de "ganhar" à concorrência. Pode não ser só uma questão de preço, pode ser também a qulidade de trabalho garantido.
    Cumprimentos.
  11.  # 71

agora cobrar a mais a um cliente argumentando que é para se prevenir de o cliente lhe dar um calote parece-me uma desculpa muito esfarrapada, para não lhe chamar de roubo.

Isso já é nhurrice. Uma empresa que presta serviços e não recebe adiantado tem inevitavelmente calotes. Esses calotes são um custo - facturou, gastou e pagou mão-de-obra e material, e não recebeu. Evidentemente, uma empresa que forme preços sem levar essa variável em conta está a pedir para falir - ou então vai falhar o cumprimento dos seus compromissos com fornecedores ou com o Estado. Será difícil perceber isto ?
  12.  # 72

Você sabe quanto custa um saco de café? e para quantos cafés dá? se me souber responder a isso.

Isso não interessa. Se dos 0,5€ de um café tirar ,1€ para o café, electricidade e água, tem ,4€ de margem. Ora, como já lhe expliquei há pouco, para um ordenado bruto de 450€, a empresa tem um custo mensal de 660€ (só com seg.social e subsidios de férias e natal). Não incluo nestas contas seguros, formação, higiene no trabalho etc.

Só para pagar o ordenado de 450 € você já teria que vender, num mês, 1650 cafés (55/dia). Agora faça as contas a uma renda, aos impostos e a todos os custos normais de uma empresa (que você nem faz ideia quais sejam..) e arquive lá essa conversa da treta dos "lucros fabulosos".
  13.  # 73

Já mudou, os outros estavam lá porque os gastos com transportes e alimentação compensavam o salário miserável, mas isso não justifica o facto que o patrão pagar miseravelmente, ele aproveita-se do facto de eles pouparem em transportes e alimentação para pagar menos

Dava vontade de rir, se não fosse tão triste. Veja se percebe: se houvesse alguém disposto a pagar mais pelo mesmo trabalho, era pegar nas perninhas e andar. Se não o fizeram/fazem, é porque estão satisfeitos, ou porque o trabalho
    nessa função específica não é escasso.

É quase assim, infelizmente para pessoas como o Srº que pensam dessa forma, eu como patrão e tendo lucros altos nunca pagaria uma miséria aos meus colaboradores, independentemente de haver alguem que trabalhasse por menos dinheiro é uma questão de viver bem com minha consciência e saber que as pessoas que trabalham comigo tambem estão bem,

Já reparou que não estamos na Idade Média, certo ? Ninguém prende ninguém: não está satisfeito, encontre quem ofereça melhores condições.

mas vá-se lá saber porquê eu sou um ser estranho que não acredita que explorar as pessoas é uma "lei tão inescapável como a lei da gravidade"

Explorar as pessoas? Oh meu Deus. O contrato de trabalho é estabelecido de livre vontade: A procura alguém para fazer X, B oferece-se. Discutem condições, se forem razoáveis tudo bem. Se não forem, quer A quer B continuam à procura. Simples.
  14.  # 74

Esses seus argumentos caem por terra, sabe porquê porque neste pais existem 200.000 desempregados muitos dispostos a trabalhar pelo salário minimo, mas nem todos os trabalhos com poucas competências é pago o salário minimo sabe porquê? porque existem patrões que acham que aquela pessoa merece mais que o minimo e se ele pode então porque não pagar.

Por acaso, são 547.000. Mas de novo, você não percebeu.
    O trabalho pouco qualificado não é sinónimo de ordenado mínimo. Há outros factores a ter em conta, mas o determinante é a escassez. Quando o nº de pessoas disponíveis para uma função numa determinada área geográfica excede o nº de postos disponíveis, o preço do trabalho desce (e vice-versa). Sucede que num país com baixíssimas qualificações há um excedente de mão-de-obra não qualificada numa série de sectores o que pressiona as remunerações para baixo.

Pagar acima da média do mercado não é uma questão de beneficiência - só é possível quando se compensa noutros custos, ou tendo uma produtividade superior, caso contrário a falência é inevitável.
  15.  # 75

Já reparou que não estamos na Idade Média, certo ? Ninguém prende ninguém: não está satisfeito, encontre quem ofereça melhores condições.

Está mesmo fora da realidade que é este país á beira-mar plantado. Até parece que as pessoas andam a dar pontapés nos empregos. Vê-se mesmo que não sabe, nem esteve em contacto com alguém que passa ou passou pelo drama de perder o emprego.
    Isso foi à 10 anos atrás e era preciso ter menos de 35 anos.
  16.  # 76

Está mesmo fora da realidade que é este país á beira-mar plantado. Até parece que as pessoas andam a dar pontapés nos empregos. Vê-se mesmo que não sabe, nem esteve em contacto com alguém que passa ou passou pelo drama de perder o emprego.
    Isso foi à 10 anos atrás e era preciso ter menos de 35 anos.

1) Novidade para si: eu já passei por isso, e por acaso na pior altura - 6 meses depois do nascimento da minha filha, quando tinha 4 meses de ordenados em atraso e quando a minha mulher passou a receber menos 20%.

2) O "drama de perder o emprego" só é drama porque quem o perde não tem perspectivas de encontrar outro. Porquê? Acima de tudo porque quem o perde não tem qualificações especiais - desempenha funções para as quais haverá excesso de candidatos. Por muita simpatia e pena que tenhamos, essa é uma verdade incontornável. E isto é válido para o homem com a 4ª classe como para a menina com o curso de Psicologia ou Linguas Germânicas .
    Para além disso, há os custos absurdos do trabalho (que duplicam o que se paga ao funcionário) , e uma legislação laboral patética, mas isso são contas de outro rosário.
  17.  # 77

Penso que esta última mensagem devia estar noutro sítio. Ou...?
  18.  # 78

agora cobrar a mais a um cliente argumentando que é para se prevenir de o cliente lhe dar um calote parece-me uma desculpa muito esfarrapada, para não lhe chamar de roubo.

Isso já é nhurrice.Uma empresa que presta serviços e não recebe adiantado tem inevitavelmente calotes. Esses calotes são um custo - facturou, gastou e pagou mão-de-obra e material, e não recebeu. Evidentemente, uma empresa que forme preços sem levar essa variável em conta está a pedir para falir - ou então vai falhar o cumprimento dos seus compromissos com fornecedores ou com o Estado. Será difícil perceber isto ?

Não havia necessidade, se quer acabar com a conversa basta deixar de comentar agora andar a chamar-me de burro só porque discordo da sua opinião é de alguem muito ignorante, você deve ser daqueles que grita quando quer fazer valer o seu ponto de vista deve ser por isso que poem tantos bolds, por si era mesmo em letras maiusculas né.

A conversa acabou aqui.
  19.  # 79

Já mudou, os outros estavam lá porque os gastos com transportes e alimentação compensavam o salário miserável, mas isso não justifica o facto que o patrão pagar miseravelmente, ele aproveita-se do facto de eles pouparem em transportes e alimentação para pagar menos

Dava vontade de rir, se não fosse tão triste. Veja se percebe: se houvesse alguém disposto a pagar mais pelo mesmo trabalho, era pegar nas perninhas e andar. Se não o fizeram/fazem, é porque estão satisfeitos, ou porque o trabalho
    nessa função específica não é escasso.

É quase assim, infelizmente para pessoas como o Srº que pensam dessa forma, eu como patrão e tendo lucros altos nunca pagaria uma miséria aos meus colaboradores, independentemente de haver alguem que trabalhasse por menos dinheiro é uma questão de viver bem com minha consciência e saber que as pessoas que trabalham comigo tambem estão bem,

mas vá-se lá saber porquê eu sou um ser estranho que não acredita que explorar as pessoas é uma "lei tão inescapável como a lei da gravidade"

Explorar as pessoas? Oh meu Deus. O contrato de trabalho é estabelecido de livre vontade: A procura alguém para fazer X, B oferece-se. Discutem condições, se forem razoáveis tudo bem. Se não forem, quer A quer B continuam à procura. Simples.

É. Mas ciclicamente, digamos de 200 em 200 anos ou isso, as (muitas) pessoas agarram nas perninhas e vão defenestrar, esfaquear, balear, degolar, o que calhar, os (poucos) patrões que lhe pagavam (mal) o seu trabalho (excedentário) o que, por essas contas, deveria fazer com que os lucros dos ditos patrões (que passam assim a ser mais escassos e portanto, teoricamente, a ser mais preciosos) deveriam aumentar. Curiosamente, não é isso que se passa porque, durante uns tempos, os ditos patrões (sobrantes) entendem que talvez seja melhor dividir mais equitativamente os lucros em nome da paz social.

Por outras palavras, é tudo uma questão de equilíbrio de forças, efectivamente, mas convém não esticar demais a corda porque pode partir. (Por outro lado, também se pode fazer um as contas à história ou fazer uns cálculos de resistência de materiais e arriscar...). Ugh.
    •  
      FD
    • 18 novembro 2009

# 80

Colocado por: hfviegasJá disse isso anteriormente, ter lucro nunca é roubar, ter muitoooooooo lucro tambem não é roubar, agora cobrar a mais a um cliente argumentando que é para se prevenir de o cliente lhe dar um calote parece-me uma desculpa muito esfarrapada, para não lhe chamar de roubo.

Sabe como funcionam os seguros? É a mesmíssima coisa.

Para suportar perdas extraordinárias (calotes, máquinas avariadas, acidentes, etc.) deve-se sempre incorporar em todos os preços uma percentagem que deverá ser acumulada à parte num espécie de fundo.

0.0324 seg. NEW