Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

2- O que eu não estou de acordo é que a sua empresa por exemplo facture de lucro liquido 1.000.000€ tenha apenas 2 colaboradores e eles recebam apenas o salário minimo, e venha-me dizer que existem outros colaboradores que até podem aceitar trabalhar por 100€ não quero saber até podiam vir de borla, se você ganha 1.000.000 ao ano os seus colaboradores devem ganhar mais que o salário minimo, percebe o meu ponto de vista ou não?

Mas as suas teorias são irreais exactamente por aqui. A margem de lucro de um negócio não é estabelecida arbitrariamente por um empresário. Excepto em situações de monopólio, preços e lucros são limitados pela concorrência. É este mesmo mecanismo que orienta as remunerações. As empresas pagarão o mínimo possível para manter a mão-de-obra, os empregados quererão o máximo. Para trabalho especializado (tendencialmente mais escasso), se uma empresa do sector X paga sensivelmente abaixo do mercado, tenderá a ser incapaz de fixar profissionais, ou pelo menos os melhores. Para trabalho indiferenciado a oferta tenderá a ser maior que a procura, pelo que é natural que o valor do trabalho seja mais baixo.

Em qualquer dos casos, não são expectáveis grandes variações entre empresas do mesmo sector, por efeito da pressão da concorrência. Se uma empresa se afastar significativamente para cima do padrão terá que compensar noutros custos, ou morrer. Como a maioria dos custos estão fora do controlo da empresa, a alternativa é quase inexistente.

Simplificando, uma empresa num negócio não monopolista, que pague 100 e revenda por 1000 não dura muito, porque está sempre sujeita a que venha alguém pagar 100 e revender por 900. Capisce?
  2.  # 102

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: filiposAgora é que vou começar a ganhar obras! ;)

Isso é fácil, difícil é ganhar obras e ganhar dinheiro

Ganhar obras é das coisas mais faceis, basta ter o preço mais baixo ... quando ganho uma obra, a 1º coisa que eu penso é "Já cometi um erro em qualquer lado" :) ... para ter ficado em 1º.
    Agora ganhar obras e ganhar dinheiro é cada vez mais dificil.
  3.  # 103

O problema é quando a riqueza fica só de um lado, sabe bem que o mercado é dificil e uma pessoa que receba mal não é porque quer, muitas nem conseguem arranjar outra coisa isso não é motivo para se explorar até ao tutano.

De novo: cada um vende o que tem. Se o seu trabalho não é diferenciado, terá menos capacidade para o vender em condições favoráveis. E de novo, isto é válido para a secretária ou para o licenciado em Direito, ou Psicologia, ou Jornalismo. Por algum motivo determinadas profissões são mais bem remuneradas - não porque o seu trabalho seja necessariamente mais complexo ou porque os patrões sejam beneméritos, mas antes porque os profissionais são escassos (em relação à procura, claro).

Qual é a parte que vocês não percebem, um patrão que facture 1 milhão liquido e que tenha apenas 2 funcionários ao qual lhe paga o salário minimo não é justo, venha lá que mercado e leis de oferta e procura vier

Mas você está a argumentar com um exemplo irreal. Não existe, porque o mercado não permite que tal coisa dure. Se determinado produto ou serviço pode ser desempenhada por qualquer um e produz lucro significativo com baixo custo, esse sector atrai capital logo concorrência, logo esmaga as margens de lucro.

Trabalho mal remunerado é, por definição, pouco diferenciado e abundante, logo não gera valor acrescentado significativo, logo não permite margens de lucro elevadas, muito menos absurdos de 50 e 100% como você parece julgar possível.
  4.  # 104

Repito: não há em Portugal nenhum sector onde se obtenham 20% de lucro. Discursos de lucros de milhões/ordenados miseráveis são histórias da carochinha.
  5.  # 105

Colocado por: lobitoNada do que eu disse permite imaginar a morte do capitalismo (nem do seu contrário, seja ele qual for). Eu limitei-me a dizer que era um sistema instável. Tal como a liberdade, requer eterna vigilância...

Instável, dinâmico, auto-regenerativo, whatever.
  6.  # 106

Colocado por: luisvvRepito: não há em Portugal nenhum sector onde se obtenham 20% de lucro. Discursos de lucros de milhões/ordenados miseráveis são histórias da carochinha.

discordo ... conheço intimamente uma empresa no ramo da Remodelação, que em 2005 facturava na ordem dos 2,5 Milhões de Euros e tinha lucros na ordem dos 35 a 40%, actualmente factura 7,5 Milhões de Euros e tem lucros entre os 20 e 25% ... é a crise :)
  7.  # 107

Colocado por: luisvv
    Colocado por: lobitoNada do que eu disse permite imaginar a morte do capitalismo (nem do seu contrário, seja ele qual for). Eu limitei-me a dizer que era um sistema instável. Tal como a liberdade, requer eterna vigilância...

Instável, dinâmico, auto-regenerativo, whatever.

Tudo isso, se quiser. As revoluções também fazem parte (o que seguramente não faz, é esse feedback positivo, estilo quanto mais melhor)
  8.  # 108

(o que seguramente não faz, é esse feedback positivo, estilo quanto mais melhor)

Aí é que se engana. O capitalismo alimenta-se e alimenta (d)o crescimento económico. Não é um sistema perfeito na medida em que os sistemas perfeitos são utopias (na verdade, distopias). Mas é claramente o sistema mais eficiente na provisão das necessidades fundamentais.
  9.  # 109

Colocado por: Nuno Guerreiro
    discordo ... conheço intimamente uma empresa no ramo da Remodelação, que em 2005 facturava na ordem dos 2,5 Milhões de Euros e tinha lucros na ordem dos 35 a 40%, actualmente factura 7,5 Milhões de Euros e tem lucros entre os 20 e 25% ... é a crise :)

----
  10.  # 110

Boas

O capitalismo alimenta-se e alimenta (d)o crescimento económico.

Uma pergunta de um leigo: e é possível manter eternamente o crescimento exigido pelo sistema? Se não me falha o raciocínio, qualquer quantidade progressiva e periodicamente aumentada tende a atingir o infinito. Quer dizer que um dia teremos de atingir uma taxa de crescimento infinita para garantir o funcionamento do sistema?

cumps
    José Cardoso
  11.  # 111

j cardoso,
    Ainda estamos tãããão longe do infinito. Eu diria, infinitamente longe!
    É que não se trata de crescimentos de 100% (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...).
    A crescer 0,8%/ano, nem quando houver estações intergaláticas em Jupíter teremos crescimentos económicos infinito! :-)

Estávamos a falar de quê? AAaaah sim! De preços "fantásticos"...
  12.  # 112

Infinito é infinito, não interessa se é por incrementos de 0,8% ou de 80% ;-)

Do que se estava a falar (eu pelo menos, reconheço que a conversa gira sobretudo à volta do quarto pecado que brada aos céus) foi da possibilidade, que nem falo da bondade, de o capital crescer indefinidamente sem que ciclicamente o trabalho lhe puxe a corda para a sua banda.
  13.  # 113

Boas

Não percebo nada de economia mas pelo que ouço e leio, parece ser conveniente uma taxa de crescimento de 3%. Tomando este valor como referência em 25 anos há um aumento superior a 100%. Muito longe do infinito, mas dobra a cada 25 anos.

cumps
    josé Cardoso
  14.  # 114

Há os que acreditam no mercado e há os que acreditam no mercado e esquecem uma coisa que se chama humanidade ou seja como o ser humano não é perfeito consideram que dentro da espécie uns podem ser tratados como baratas e simples peças simplesmente descartáveis.
    enfim há uns que vivem para a satisfação material e outros acreditam na evolução do ser humano. A confusão está em rotular isto em capitalismo e anti capitalismo.
    acreditem que tanto é dificil para uns serem cultos e racionais como para outros racionalizar a fome e a carência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Luis K. W.
  15.  # 115

Há discussões neste forum que rapidamente se transformam num Prós e Contras. Com Fátima de Campos Ferreira e tudo.
    •  
      FD
    • 19 novembro 2009

# 116

Colocado por: AugstHillHá discussões neste forum que rapidamente se transformam num Prós e Contras. Com Fátima de Campos Ferreira e tudo.

Mas aqui o veículo não é do Govern... aham... Estado. :D
  16.  # 117

Quer dizer que um dia teremos de atingir uma taxa de crescimento infinita para garantir o funcionamento do sistema?

Crescer de forma sustentada e regular é diferente de taxa de crescimento infinita.

"(..)possibilidade, que nem falo da bondade, de o capital crescer indefinidamente sem que ciclicamente o trabalho lhe puxe a corda para a sua banda."

Isso é um erro de formulação. O capital e o trabalho são mutuamente indispensáveis, o que não significa que tenham que crescer ao mesmo ritmo, nem impede que haja períodos de ajustamento e/ou quebras mais ou menos pontuais.

Há os que acreditam no mercado e há os que acreditam no mercado e esquecem uma coisa que se chama humanidade ou seja como o ser humano não é perfeito consideram que dentro da espécie uns podem ser tratados como baratas e simples peças simplesmente descartáveis.

Está bem. Então, da próxima vez que tiver que contratar alguém, sugiro que escolha por critérios "humanistas", em vez de ter em conta critérios de eficiência. E quando tiver que pagar, pague de acordo com os mesmos critérios.
  17.  # 118

Boas

Crescer de forma sustentada e regular é diferente de taxa de crescimento infinita.

Em termos puramente matemáticos uma taxa de crescimento constante tende para infinito. A minha questão é: com uma taxa de crescimento de 3% ao ano, em cada 25 anos o crescimento económico é superior a 100%. Mesmo sem considerar o aumento da população e a diminuição dos recursos disponíveis, acha que é possível a economia crescer eternamente?
    Por outro lado fico com a impressão que todos se preocupam muito com o crescimento económico como se fosse este o objectivo principal de uma sociedade: não é (ou não deveria ser). Mas já conheço a sua linha de pensamento: os "neo-cons" e "neo-libs" apregoam-na aos 4 ventos (com os resultados que se conhecem).

cumps
    José Cardoso
  18.  # 119

É, o que eu acho assinalável é a capacidade de regeneração do discurso (semelhante à do capitalismo, provavelmente). Aposto que há uns 5 anos atrás o luivv nem se lembraria de escrever esta frase "criação artificial de dinheiro sem correspondente criação de riqueza (conceitos diferentes e muitas vezes confundidos) ", e estaria em muito boa companhia.
  19.  # 120

Por outro lado fico com a impressão que todos se preocupam muito com o crescimento económico como se fosse este o objectivo principal de uma sociedade: não é (ou não deveria ser)

O crescimento económico é um meio indispensável para a melhoria das condições de vida.

Mas já conheço a sua linha de pensamento: os "noe-cons" e "noe-libs" apregoam-na aos 4 ventos (com os resultados que se conhecem).

Nem neo-con, nem neo-lib. Lib, só. E por resultados suponho que se refira ao mais longo período de prosperidade e às melhores condições de vida da história da humanidade.

0.0331 seg. NEW