2- O que eu não estou de acordo é que a sua empresa por exemplo facture de lucro liquido 1.000.000€ tenha apenas 2 colaboradores e eles recebam apenas o salário minimo, e venha-me dizer que existem outros colaboradores que até podem aceitar trabalhar por 100€ não quero saber até podiam vir de borla, se você ganha 1.000.000 ao ano os seus colaboradores devem ganhar mais que o salário minimo, percebe o meu ponto de vista ou não?
Colocado por: PauloCorreiaColocado por: filiposAgora é que vou começar a ganhar obras! ;)
Isso é fácil, difícil é ganhar obras e ganhar dinheiro
O problema é quando a riqueza fica só de um lado, sabe bem que o mercado é dificil e uma pessoa que receba mal não é porque quer, muitas nem conseguem arranjar outra coisa isso não é motivo para se explorar até ao tutano.
Qual é a parte que vocês não percebem, um patrão que facture 1 milhão liquido e que tenha apenas 2 funcionários ao qual lhe paga o salário minimo não é justo, venha lá que mercado e leis de oferta e procura vier
Colocado por: lobitoNada do que eu disse permite imaginar a morte do capitalismo (nem do seu contrário, seja ele qual for). Eu limitei-me a dizer que era um sistema instável. Tal como a liberdade, requer eterna vigilância...
Colocado por: luisvvRepito: não há em Portugal nenhum sector onde se obtenham 20% de lucro. Discursos de lucros de milhões/ordenados miseráveis são histórias da carochinha.
Colocado por: luisvvColocado por: lobitoNada do que eu disse permite imaginar a morte do capitalismo (nem do seu contrário, seja ele qual for). Eu limitei-me a dizer que era um sistema instável. Tal como a liberdade, requer eterna vigilância...
Instável, dinâmico, auto-regenerativo, whatever.
(o que seguramente não faz, é esse feedback positivo, estilo quanto mais melhor)
Colocado por: Nuno Guerreiro
discordo ... conheço intimamente uma empresa no ramo da Remodelação, que em 2005 facturava na ordem dos 2,5 Milhões de Euros e tinha lucros na ordem dos 35 a 40%, actualmente factura 7,5 Milhões de Euros e tem lucros entre os 20 e 25% ... é a crise :)
O capitalismo alimenta-se e alimenta (d)o crescimento económico.
Colocado por: AugstHillHá discussões neste forum que rapidamente se transformam num Prós e Contras. Com Fátima de Campos Ferreira e tudo.
Quer dizer que um dia teremos de atingir uma taxa de crescimento infinita para garantir o funcionamento do sistema?
"(..)possibilidade, que nem falo da bondade, de o capital crescer indefinidamente sem que ciclicamente o trabalho lhe puxe a corda para a sua banda."
Há os que acreditam no mercado e há os que acreditam no mercado e esquecem uma coisa que se chama humanidade ou seja como o ser humano não é perfeito consideram que dentro da espécie uns podem ser tratados como baratas e simples peças simplesmente descartáveis.
Crescer de forma sustentada e regular é diferente de taxa de crescimento infinita.
Por outro lado fico com a impressão que todos se preocupam muito com o crescimento económico como se fosse este o objectivo principal de uma sociedade: não é (ou não deveria ser)
Mas já conheço a sua linha de pensamento: os "noe-cons" e "noe-libs" apregoam-na aos 4 ventos (com os resultados que se conhecem).