Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: lobitoÉ, o que eu acho assinalável é a capacidade de regeneração do discurso (semelhante à do capitalismo, provavelmente). Aposto que há uns 5 anos atrás o luivv nem se lembraria de escrever esta frase "criação artificial de dinheiro sem correspondente criação de riqueza (conceitos diferentes e muitas vezes confundidos) ", e estaria em muito boa companhia.

Está enganada. A chamada escola austríaca (Von Mises ,etc) existe há bem mais que isso...
  2.  # 122

Colocado por: luisvv
    Colocado por: lobitoÉ, o que eu acho assinalável é a capacidade de regeneração do discurso (semelhante à do capitalismo, provavelmente). Aposto que há uns 5 anos atrás o luivv nem se lembraria de escrever esta frase "criação artificial de dinheiro sem correspondente criação de riqueza (conceitos diferentes e muitas vezes confundidos) ", e estaria em muito boa companhia.

Está enganada. A chamada escola austríaca (Von Mises ,etc) existe há bem mais que isso...

Eu sei. A minha dúvida é se você a citaria há 5 anos atrás (repito, se não o fizesse, estava em muito boa companhia).
  3.  # 123

Boas

mais longo período de prosperidade e às melhores condições de vida da história da humanidade.

Parece-me um discurso demasiado centrado na na visão do mundo restrita à "civilização ocidental". Para além disso acho esse facto perfeitamente normal se compararmos com os regimes que o antecederam: Idade Média, "Ancien Regime" e quejandos. Já agora:

- Apesar de tudo a prosperidade não é para todos (e será cada vez mais para minorias).
    - O mesmo sistema que proporcionou esta prosperidade gerou as mais mortíferas catástrofes que alguma vez atingiram o género humano.
    - Em última análise este sistema está na génese de fenómenos como Hitler e Staline, Pinochet e Pol Pot, Bokassa e Mobutu. Péssimo como cartão de visita.

cumps
    José Cardoso
    • luisvv
    • 19 novembro 2009 editado

# 124

Eu sei. A minha dúvida é se você a citaria há 5 anos atrás (repito, se não o fizesse, estava em muito boa companhia).

Não tenha dúvidas. Aliás, no meu braço esquerdo tenho uma tatuagem do Ludvig V.M . E daqui a 5 anos continuaremos a citar. E por aqui é que não se ouve falar muito destas coisas (toda a gente prefere regozijar-se quando os bancos centrais baixam os juros, sem perceber muito bem as consequências), mas há uns tempos tive oportunidade de ver uma entrevista genial, num programa de humor (do Jon Stewart, se não estou em erro), que talvez abrisse os olhos a muita gente.

P.S- A história da tatuagem é ligeiramente exagerada. Digamos que tenho só o braço esquerdo.
  4.  # 125

Aqui, ali e pelo caminho, não se pode dizer que os austríacos estivessem muito na moda... De qualquer modo, eu continuo a achar que não faria grande diferença: o sistema é instável e pendular, penso eu de que. Sou bióloga e acredito tanto no progresso humano como no progresso da evolução ou no intelligent design, ponho a minha fé na Rainha de Copas ;-)
  5.  # 126

Colocado por: j cardoso Parece-me um discurso demasiado centrado na na visão do mundo restrita à "civilização ocidental".
    Porquê, conhece alguma mais próspera ?

Para além disso acho esse facto perfeitamente normal se compararmoscomos regimes que o antecederam: Idade Média, "Ancien Regime" e quejandos. Já agora:
    Porquê só esses ?

- Apesar de tudo a prosperidade não é para todos (e será cada vez mais para minorias).
    Isso não é verdade - a pobreza tem vindo a diminuir consistentemente, quer em termos absolutos quer relativos.

- O mesmo sistema que proporcionou esta prosperidade gerou as mais mortíferas catástrofes que alguma vez atingiram o género humano. - Em última análise este sistema está na génese de fenómenos como Hitler e Staline, Pinochet e Pol Pot, Bokassa e Mobutu. Péssimo como cartão de visita.

Um bocado abusivo imputar ao capitalismo responsabilidades na criação de movimentos que em nada se lhe assemelham, não?
  6.  # 127

Boas

Porquê, conhece alguma mais próspera ?

A questão é que as populações que não fazem parte desse "universo" provavelmente não pensarão dessa forma. Afinal de contas pagam parte dessa prosperidade que não os atinge.E, como sabe, são a maioria dos habitantes deste pequeno ponto azul.

Um bocado abusivo imputar ao capitalismo responsabilidades na criação de movimentos que em nada se lhe assemelham, não?

São frutos dessa árvore. Ou será que o comunismo não surge como reacção a fenómenos produzidos pelo capitalismo? E o Chile de Pinochet não foi o paraíso/laboratório dos Chicago boys? E Mobutu não foi um peão da estratégia "ocidental" de domínio dos recursos? Mas eu compreendo que não seja de bom tom admitir: ninguém gosta de falar sobre as ovelhas negras da família (do sistema, neste caso).

cumps
    José Cardoso
  7.  # 128

Colocado por: lobitoAqui, ali e pelo caminho, não se pode dizer que os austríacos estivessem muito na moda...

E continuam a não estar. É mais fácil optar pelo wishful thinking e debitar baboseiras do género "está na hora de a política dominar a economia" (equivalente a dizer que está na hora de revogar a lei da gravidade) e assegurar que o Estado/Governo resolve.

De qualquer modo, eu continuo a achar que não faria grande diferença: o sistema é instável e pendular, penso eu de que. Sou bióloga e acredito tanto no progresso humano como no progresso da evolução ou no intelligent design, ponho a minha fé na Rainha de Copas ;-)

Isso da fé de cada um é com cada qual...
  8.  # 129

Colocado por: lobitoAqui, ali e pelo caminho, não se pode dizer que os austríacos estivessem muito na moda...

E continuam a não estar. É mais fácil optar pelo wishful thinking e debitar baboseiras do género "está na hora de a política dominar a economia" (equivalente a dizer que está na hora de revogar a lei da gravidade) e assegurar que o Estado/Governo resolve.

De qualquer modo, eu continuo a achar que não faria grande diferença: o sistema é instável e pendular, penso eu de que. Sou bióloga e acredito tanto no progresso humano como no progresso da evolução ou no intelligent design, ponho a minha fé na Rainha de Copas ;-)

Isso da fé de cada um é com cada qual...

Exactamente ;-)
  9.  # 130

A questão é que as populações que não fazem parte desse "universo" provavelmente não pensarão dessa forma. Afinal de contas pagam parte dessa prosperidade que não os atinge.E, como sabe, são a maioria dos habitantes deste pequeno ponto azul.

Essa é genial. Imputar ao capitalismo os falhanços e incapacidades de outros sistemas é.... só comparável a dizer que o amarelo é feio porque o verde é lindo.

São frutos dessa árvore. Ou será que o comunismo não surge como reacção a fenómenos produzidos pelo capitalismo?

E o capitalismo é fruto da Idade Média, que por sua vez.. continuamos até chegar ao Neanderthal, definimos alguma fronteira, ou é tudo farinha do mesmo saco ?

E o Chile de Pinochet não foi o paraíso/laboratório dos Chicago boys?
    Foi. Mas não esqueça que foi a liberdade económica que trouxe a liberdade política.

E Mobutu não foi um peão da estratégia "ocidental" de domínio dos recursos? Mas eu compreendo que não seja de bom tom admitir: ninguém gosta de falar sobre as ovelhas negras da família (do sistema, neste caso).
  10.  # 131

Boas

Foi. Mas não esqueça que foi a liberdade económica que trouxe a liberdade política.

Deixe ver se eu compreendo: Pinochet levou a cabo um golpe de estado, instalou um regime militar e acabou com as liberdades, direitos e garantias, para possibilitar a liberdade económica que trouxesse a liberdade política que ... ele próprio tinha negado? De mestre, confesso. Agora compreendo a admiração que alguns mostram pelo personagem.

cumps
    José Cardoso
  11.  # 132

Deixe ver se eu compreendo: Pinochet levou a cabo um golpe de estado, instalou um regime militar e acabou com as liberdades, direitos e garantias, para possibilitar a liberdade económica que trouxesse a liberdade política que ... ele próprio tinha negado? De mestre, confesso. Agora compreendo a admiração que alguns mostram pelo personagem.

Se quiser ver as coisas nesses termos. Seria mais rigoroso dizer que Pinochet instalou um regime militar para contrariar uma deriva esquerdista (note que não faço aqui juízos de valor), e que as políticas económicas adoptadas inviabilizaram que o seu regime se prolongasse.

Simpatia por Pinochet ? Há quem tenha, not me.
  12.  # 133

Aliás, uma das premissas liberais é que a liberdade económica é indissociável da liberdade em sentido geral.
  13.  # 134

Mas certamente o J.cardoso nos dará exemplos de desenvolvimento e prosperidade superiores e duradouros, fornecidos por sistemas não-capitalistas.
  14.  # 135

Parece que sistemas envolvendo sucatas são muito prósperos. Mas também não se estão a revelar lá muito duradouros.
  15.  # 136

Colocado por: AugstHillParece que sistemas envolvendo sucatas são muito prósperos. Mas também não se estão a revelar lá muito duradouros.

LOL
  16.  # 137

Boas

Mas certamente o J.cardoso nos dará exemplos de desenvolvimento e prosperidade superiores e duradouros, fornecidos por sistemas não-capitalistas.

Não, não dará. Até porque, como já se viu, os conceitos de desenvolvimento e prosperidade não são os mesmos para todos.

Parece que sistemas envolvendo sucatas são muito prósperos. Mas também não se estão a revelar lá muito duradouros.

Sucatas? É muito "sujo". Prefiro os PIN: Gente bem, caucionado por lei e 50 000 000 € garantidos.

cumps
    José Cardoso
  17.  # 138

Colocado por: AugstHillMas também não se estão a revelar lá muito duradouros.

Pelo contrário. São quase tão antigos quanto aquela outra profissão, a mais antiga de todas.
  18.  # 139

Colocado por: AugstHillMas também não se estão a revelar lá muito duradouros.

Pelo contrário. São quase tão antigos quanto aquela outra profissão, a mais antiga de todas.

Detesto ter de concordar consigo.
  19.  # 140

Colocado por: AugstHillDetesto ter de concordar consigo.

O desprazer é todo meu :-)

0.0336 seg. NEW