Colocado por: lobitoÉ, o que eu acho assinalável é a capacidade de regeneração do discurso (semelhante à do capitalismo, provavelmente). Aposto que há uns 5 anos atrás o luivv nem se lembraria de escrever esta frase "criação artificial de dinheiro sem correspondente criação de riqueza (conceitos diferentes e muitas vezes confundidos) ", e estaria em muito boa companhia.
Colocado por: luisvvColocado por: lobitoÉ, o que eu acho assinalável é a capacidade de regeneração do discurso (semelhante à do capitalismo, provavelmente). Aposto que há uns 5 anos atrás o luivv nem se lembraria de escrever esta frase "criação artificial de dinheiro sem correspondente criação de riqueza (conceitos diferentes e muitas vezes confundidos) ", e estaria em muito boa companhia.
Está enganada. A chamada escola austríaca (Von Mises ,etc) existe há bem mais que isso...
mais longo período de prosperidade e às melhores condições de vida da história da humanidade.
Está enganada. A chamada escola austríaca (Von Mises ,etc) existe há bem mais que isso...
Eu sei. A minha dúvida é se você a citaria há 5 anos atrás (repito, se não o fizesse, estava em muito boa companhia).
Colocado por: j cardoso Parece-me um discurso demasiado centrado na na visão do mundo restrita à "civilização ocidental".Porquê, conhece alguma mais próspera ?
Para além disso acho esse facto perfeitamente normal se compararmoscomos regimes que o antecederam: Idade Média, "Ancien Regime" e quejandos. Já agora:Porquê só esses ?
- Apesar de tudo a prosperidade não é para todos (e será cada vez mais para minorias).Isso não é verdade - a pobreza tem vindo a diminuir consistentemente, quer em termos absolutos quer relativos.
- O mesmo sistema que proporcionou esta prosperidade gerou as mais mortíferas catástrofes que alguma vez atingiram o género humano. - Em última análise este sistema está na génese de fenómenos como Hitler e Staline, Pinochet e Pol Pot, Bokassa e Mobutu. Péssimo como cartão de visita.
Porquê, conhece alguma mais próspera ?
Um bocado abusivo imputar ao capitalismo responsabilidades na criação de movimentos que em nada se lhe assemelham, não?
Colocado por: lobitoAqui, ali e pelo caminho, não se pode dizer que os austríacos estivessem muito na moda...
De qualquer modo, eu continuo a achar que não faria grande diferença: o sistema é instável e pendular, penso eu de que. Sou bióloga e acredito tanto no progresso humano como no progresso da evolução ou no intelligent design, ponho a minha fé na Rainha de Copas ;-)
Colocado por: luisvvColocado por: lobitoAqui, ali e pelo caminho, não se pode dizer que os austríacos estivessem muito na moda...
E continuam a não estar. É mais fácil optar pelo wishful thinking e debitar baboseiras do género "está na hora de a política dominar a economia" (equivalente a dizer que está na hora de revogar a lei da gravidade) e assegurar que o Estado/Governo resolve.De qualquer modo, eu continuo a achar que não faria grande diferença: o sistema é instável e pendular, penso eu de que. Sou bióloga e acredito tanto no progresso humano como no progresso da evolução ou no intelligent design, ponho a minha fé na Rainha de Copas ;-)
Isso da fé de cada um é com cada qual...
A questão é que as populações que não fazem parte desse "universo" provavelmente não pensarão dessa forma. Afinal de contas pagam parte dessa prosperidade que não os atinge.E, como sabe, são a maioria dos habitantes deste pequeno ponto azul.
São frutos dessa árvore. Ou será que o comunismo não surge como reacção a fenómenos produzidos pelo capitalismo?
E o Chile de Pinochet não foi o paraíso/laboratório dos Chicago boys?Foi. Mas não esqueça que foi a liberdade económica que trouxe a liberdade política.
E Mobutu não foi um peão da estratégia "ocidental" de domínio dos recursos? Mas eu compreendo que não seja de bom tom admitir: ninguém gosta de falar sobre as ovelhas negras da família (do sistema, neste caso).
Foi. Mas não esqueça que foi a liberdade económica que trouxe a liberdade política.
Deixe ver se eu compreendo: Pinochet levou a cabo um golpe de estado, instalou um regime militar e acabou com as liberdades, direitos e garantias, para possibilitar a liberdade económica que trouxesse a liberdade política que ... ele próprio tinha negado? De mestre, confesso. Agora compreendo a admiração que alguns mostram pelo personagem.
Colocado por: AugstHillParece que sistemas envolvendo sucatas são muito prósperos. Mas também não se estão a revelar lá muito duradouros.
Mas certamente o J.cardoso nos dará exemplos de desenvolvimento e prosperidade superiores e duradouros, fornecidos por sistemas não-capitalistas.
Parece que sistemas envolvendo sucatas são muito prósperos. Mas também não se estão a revelar lá muito duradouros.
Colocado por: AugstHillMas também não se estão a revelar lá muito duradouros.
Colocado por: luisvvColocado por: AugstHillMas também não se estão a revelar lá muito duradouros.
Pelo contrário. São quase tão antigos quanto aquela outra profissão, a mais antiga de todas.
Colocado por: AugstHillDetesto ter de concordar consigo.