Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Colocado por: HAL_9000Contudo, e pegando no exemplo do rececionista que falaram em cima, acho que qualquer empresa ficaria melhor servida com uma pessoa com formação superior do que com alguém com o 12º ano (sem desmérito, e tirando aqui da equação características de personalidade que podem fazer toda a diferença)


    Não vou concordar necessariamente consigo.

    Há diferenças óbvias entre uma pessoa que andou a passear os livros num curso de, digamos, sociologia e uma pessoa que fez um curso profissional de atendimento ao público em hotelaria, ou mesmo um curso profissional com equivalência ao 12º ano que seja mais abrangente, onde tenha tido boas notas e se tenha aplicado.

    Sem querer entrar numa ladaínha incessante, noto com algum desagrado que uma das componentes essenciais da formação de um licenciado, saber pensar e usar os métodos indutivo e dedutivo em situações que o requeiram, está um bocado ausente.
    A formação superior deve existir para que os alunos pensem superiormente sobre problemas, quer dentro da sua área de especialização (haverá uma curva de aprendizagem, claro), quer fora da sua especialização, em matérias nas quais se consigam auto-formar ou tenham alguma ajuda.
    É por isso particularmente triste que às vezes fala com uma pessoa dessas e vê, literalmente, uma tela em branco.

    A pessoa com o 12º ano, conseguirá, assim o queira ou veja ecessário, seguir para estudos superiores na sua ou outra área. A outra, estando já "formada" é sempre um bocado um tiro no escuro.

    Peço desculpa pelo off-topic.

    Cumprimentos.
  2.  # 302

    Colocado por: J.Fernandesmedram


    Era mesmo esta palavra que quis escrever ou trocou as letras :-)
  3.  # 303

    Colocado por: CaravelleEra mesmo esta palavra que quis escrever ou trocou as letras :-)

    Digamos que a escolha do verbo não foi inocente.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Caravelle
    • Canos
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 304

    Colocado por: pauloagsantostoda esta conversa fez-me lembrar aquela história de um sheikh qualquer das arabias.

    "Quando o fundador de Dubai, Sheikh Rashid, foi questionado sobre o futuro de Dubai, ele disse ”meu avô andava de camelo, meu pai andava de camelo, eu ando de Mercedes, meu filho anda de Land Rover, e o meu neto vai andar de Land Rover; mas meu bisneto vai andar de camelo... "

    ou seja:
    Tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos difíceis.


    O contexto da mensagem pode ser lido neste comentário: https://forumdacasa.com/discussion/76600/15/o-rumo-ridiculo-das-habitacoes-debate/#Comment_1751259

    Este nível de cultura vindo de um professor, diz tudo!
    Vá contar essa história toda aos milhares de escravos que trabalham lá para manter aquilo bonito e arrumadinho. Alguns Portugueses.
    Ou não me diga que você é mais um daqueles tugas que subiu na vida (os novos ricos), que fez a viagem da vida dele para a Tunisa, Marrocos, Dubai, Inglaterra, ou outros locais turísticos que é para turista ver. E na verdade não têm qualquer nível de cultura.
    Quer começar a falar, por exemplo, de Jamal Khashoggi e Mohammed bin Salman?

    Isto não é um ataque pessoal a si. Mas custa ler os seus comentários (e não me refiro a este) considerando o cargo que diz que ocupar - Professor.
    É que se o Professor é assim, o resto é uma sorte se sair melhor!

    Em relação aos restantes comentários, que demonstram total falta de empatia, falta de visão e mediocridade, respondo mais tarde.

    Em relação aos que dizem que debater estes assuntos é fugir do tema central do tópico "Rumo da Habitação", digam lá como vamos debater um assunto tão macro sem falar dos restantes?
  4.  # 305

    Colocado por: CaravelleÉ por isso particularmente triste que às vezes fala com uma pessoa dessas e vê, literalmente, uma tela em branco.
    Isso é resultado de algum decréscimo de exigência que se tem vindo a assistir no ensino superior e que Bolonha ajudou a agravar. Soube de situações, num curso de ciências exactas , em que o professor fazia uma aula de dúvidas pre exame em que praticamente dava as perguntas, e mesmo assim havia negativas. Perante isto obviamente que o aluno não se vai desenvolver como deveria.
  5.  # 306

    Colocado por: alexpÉ verdade. Mas na era da informação o conhecimento já não se encontra fechado nas universidades. Quem quiser consegue obtê-lo facilmente sem ir a uma universidade.
    Sim, mas as empresas não aceitam isso.À frente dos R.H. estão pessoas licenciadas e os chefes são licenciados e não aceitam autodidatas. Defendem o castelo como quem defende a vida.
  6.  # 307

  7.  # 308

    Colocado por: Canos

    O contexto da mensagem pode ser lido neste comentário:https://forumdacasa.com/discussion/76600/15/o-rumo-ridiculo-das-habitacoes-debate/#Comment_1751259

    Este nível de cultura vindo de um professor, diz tudo!
    Vá contar essa história toda aos milhares de escravos que trabalham lá para manter aquilo bonito e arrumadinho. Alguns Portugueses.
    Ou não me diga que você é mais um daqueles tugas que subiu na vida (os novos ricos), que fez a viagem da vida dele para a Tunisa, Marrocos, Dubai, Inglaterra, ou outros locais turísticos que é para turista ver. E na verdade não têm qualquer nível de cultura.
    Quer começar a falar, por exemplo, de Jamal Khashoggi e Mohammed bin Salman?

    Isto não é um ataque pessoal a si. Mas custa ler os seus comentários (e não me refiro a este) considerando o cargo que diz que ocupar - Professor.
    É que se o Professor é assim, o resto é uma sorte se sair melhor!

    Em relação aos restantes comentários, que demonstram total falta de empatia, falta de visão e mediocridade, respondo mais tarde.

    Em relação aos que dizem que debater estes assuntos é fugir do tema central do tópico "Rumo da Habitação", digam lá como vamos debater um assunto tão macro sem falar dos restantes?


    A mim custa-me mais ler os seus comentários. Para si resume-se a ter sorte ou não, só falta dizer que já temos um destino traçado e que nada podemos fazer para o mudar. O discurso que venho lendo é de alguém que se senta à espera que a dita "sorte" lhe bata à porta, sem muito fazer por isso.

    Colocado por: PrincipiantedeobrasO que sobe também cai

    https://casa.sapo.pt/noticias/40-dos-senhorios-em-lisboa-com-rendas-em-atraso/?id=28580


    "Quem arrenda não altera preços

    Uma fatia de 43,9% dos proprietários admite que vai colocar os seus imóveis vagos no mercado de arrendamento em 2021. A desconfiança no mercado vai levar 16,4% dos inquiridos a manter os seus imóveis devolutos, com uma fatia idêntica a afirmar que tenciona desistir do arrendamento e vender o seu património. Juntos, estes dois itens representam um terço das intenções.

    Daqueles que afirmam continuar a sua aposta no mercado de arrendamento, uma ampla maioria (77,3%) vai manter os preços das rendas inalterados. Apenas 10% da amostra pretende diminuir os valores de renda a praticar, enquanto uma parcela de 12% pondera, inclusive, aumentá-los."

    Isto demonstra que não haverão saldos no futuro, os preços irão manter-se e até subir.
  8.  # 309

    Colocado por: CanosEste nível de cultura vindo de um professor, diz tudo!


    sabe... quando estava na idade de enriquecer-me culturalmente, 15-18 anos, andava nas obras, culturalmente ainda aprendi uns piropos engraçados, mas agora já não os posso usar. Não deu para tudo, mas vá lá se neste pais um trolha ainda consegue chegar a professor, então alguma coisa ainda deve funcionar bem. e sabe, existem mais professores vindos de famílias humildes do que das ditas elites. é o chamado elevador social, para uns subirem, outros tem que descer, não dá para estarmos todos lá em cima.

    não fico ofendido por dizer que não tenho cultura, sei que é verdade.

    quando à história do Sheikh, fiquei com a ideia de que não percebeu onde queria chegar com a analogia, é pena. Não estava a falar da falta da liberdade e da opressão daqueles regimes. Alias penso que o provérbio "Tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos difíceis." é mais antigo que o dito Sheikh e transversal a várias culturas, por exemplo o provérbio "pai rico, filho nobre, neto pobre" acaba por ser análogo ao outro.
    Concordam com este comentário: macinblack, alexp, desofiapedro, eu, DonaRute, somdigital
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  9.  # 310

    Há um livro muito bom sobre esta matéria, chama-se o Futuro do Capitalismo de Paul Collier.

    Formação, esforço, ambiente familiar, contexto social em que se nasce têm um peso fundamental no sucesso de cada um.

    Se pensarmos bem, todas as variáveis acima possuem o seu quê de sorte, até a nossa aptidão para nos esforçarmos depende bastante da nossa personalidade e da educação que tivemos. Isso também não representa alguma sorte?

    O que o "Canos" diz é há pessoas com pouquíssimas hipóteses de ter sucesso por muito que esforcem. Eu consigo perceber esse ponto de vista e esse livro que mencionei aborda bastante bem este tópico. Claro que há excepções, agora quem tem sucesso, tende a desvalorizar todas as outras variáveis e a argumentar que o seu sucesso é essencialmente determinado pelo seu esforço.
    Penso que o equilíbrio está no meio. Sem dúvida que o esforço individual de cada um, tem um peso importante no nosso sucesso mas a sorte também tem um papel importante.

    Sobre o preço das casas, vivemos num mundo global e somos penalizados pelo nosso baixo salário médio. Não me parece que isso melhore no curto prazo, mas as condições de acesso ao crédito e o interesse internacional por Portugal é que puxam os preços para cima. Enquanto sociedade, apenas alguns beneficiam do aumento dos preços por via dos lucros adicionais (consultores imobiliários, empreiteiros, etc), enquanto o grosso da população fica com as externalidades (aumento dos preços). Foram dados muitos benefícios para a reabilitação urbana, impostos que não foram pagos por quem investiu, mas foram pagos pela restante sociedade. Quais foram os benefícios que resultaram para a restante sociedade da especulação imobiliária?

    Se pensarem sobre estas questoes talvez percebam porque há tantos "Canos" por aí.
    Concordam com este comentário: alexp, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  10.  # 311



    Isto demonstra que não haverão saldos no futuro, os preços irão manter-se e até subir.


    É difícil fazer previsões, ainda mais sobre o futuro :)
  11.  # 312

    Colocado por: PrincipiantedeobrasO que o "Canos" diz é há pessoas com pouquíssimas hipóteses de ter sucesso por muito que esforcem. Eu consigo perceber esse ponto de vista e esse livro que mencionei aborda bastante bem este tópico. Claro que há excepções, agora quem tem sucesso, tende a desvalorizar todas as outras variáveis e a argumentar que o seu sucesso é essencialmente determinado pelo seu esforço.
    Penso que o equilíbrio está no meio. Sem dúvida que o esforço individual de cada um, tem um peso importante no nosso sucesso mas a sorte também tem um papel importante.


    costumo dizer que a receita do sucesso é 50% de trabalho e 50% de sorte.

    Podemos trabalhar a vida toda e nunca termos aquele momento de sorte que faz mudar a nossa vida.
    Mas esse momento de sorte pode aparecer e por não termos trabalhado, não somos a pessoa certa que estão à procura e perdemos a oportunidade.
    Concordam com este comentário: eu, Bricoleiro
  12.  # 313

    Colocado por: PrincipiantedeobrasHá um livro muito bom sobre esta matéria, chama-se o Futuro do Capitalismo de Paul Collier.

    Se pensarmos bem, todas as variáveis acima possuem o seu quê de sorte, até a nossa aptidão para nos esforçarmos depende bastante da nossa personalidade e da educação que tivemos. Isso também não representa alguma sorte?

    O que o "Canos" diz é há pessoas com pouquíssimas hipóteses de ter sucesso por muito que esforcem. Eu consigo perceber esse ponto de vista e esse livro que mencionei aborda bastante bem este tópico. Claro que há excepções, agora quem tem sucesso, tende a desvalorizar todas as outras variáveis e a argumentar que o seu sucesso é essencialmente determinado pelo seu esforço.
    Penso que o equilíbrio está no meio. Sem dúvida que o esforço individual de cada um, tem um peso importante no nosso sucesso mas a sorte também tem um papel importante.

    Sobre o preço das casas, vivemos num mundo global e somos penalizados pelo nosso baixo salário médio. Não me parece que isso melhore no curto prazo, mas as condições de acesso ao crédito e o interesse internacional por Portugal é que puxam os preços para cima. Enquanto sociedade, apenas alguns beneficiam do aumento dos preços por via dos lucros adicionais (consultores imobiliários, empreiteiros, etc), enquanto o grosso da população fica com as externalidades (aumento dos preços). Foram dados muitos benefícios para a reabilitação urbana, impostos que não foram pagos por quem investiu, mas foram pagos pela restante sociedade. Quais foram os benefícios que resultaram para a restante sociedade da especulação imobiliária?

    Se pensarem sobre estas questoes talvez percebam porque há tantos "Canos" por aí.


    Eu falando por mim, tive duas crises durante a minha vida, uma emocional e outra financeira (e tenho só 28 anos). Em ambas, consegui dar a volta por cima, com foco, trabalho e dedicação, para que hoje esteja confortável com a vida, não viva escravo do dinheiro e possa viver normalmente como qualquer pessoa. Mas para isso, tenho de trabalhar, estudar e socializar, e mesmo admitindo que todos temos de ter alguma sorte, eu considero que a sorte tem um peso mais pequeno que a nossa dedicação, e não o contrário.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, Klauser
    • Canos
    • 23 fevereiro 2021

     # 314

    Se eu fosse de direita (não me refiro ao de direita centro) e capitalista puro e duro estava a esfregar as mãos de contente ao ler o que se vai escrevendo por aqui.
    Continuem assim, que daqui a nada quero ver a quem vão vender as vossas casas! A continuar assim, apenas a elite é que vende casas entre si! Vamos voltar ao cenário de pessoas a viver em barracas e casas vazias entregues aos bancos para os senhores andarem a brincar ao monopólio. Escusado o atraso que isso trás paras a sociedade em geral.

    Nota: era porreiro que parassem de escrever que eu quero uma casa de graça e coisas do tipo. É que eu estou bem da vida, tento é lutar por uma sociedade mais justa e sustentável. Lá está, já que usufrui, tento deixar algum legado para as gerações actuais. Por isso que abri o tópico.
    • Canos
    • 24 fevereiro 2021 editado

     # 315

    Colocado por: macinblackEu falando por mim, tive duas crises durante a minha vida, uma emocional e outra financeira (e tenho só 28 anos). Em ambas, consegui dar a volta por cima, com foco, trabalho e dedicação, para que hoje esteja confortável com a vida, não viva escravo do dinheiro e possa viver normalmente como qualquer pessoa. Mas para isso, tenho de trabalhar, estudar e socializar, e mesmo admitindo que todos temos de ter alguma sorte, eu considero que a sorte tem um peso mais pequeno que a nossa dedicação, e não o contrário.


    Sim muito bonito o discurso. Mas não se esqueça que não actua numa sociedade de forma individual. Senão foi ajudado de forma directa, acabou por ser ajudado de forma indirecta.
    Afinal, quantas pessoas não temos nesses Portugal afora que são boas, e que se tentassem iriam conseguir ter sorte? Mas sabe, existe muita coisas que não depende de nós (como filhos dependentes, país acamados, problemas psicológicos, entre outros). Aqui, alguns amigos, encolhem os ombros perante esses que não tem oportunidade de simplesmente tentar e verem o que valem. Como já escreveram aqui "é a vida". Ao que eu respondo, pimenta no esfíncter dos outros, é refresco!

    Volto a centrar o tema de conversa com base na minha maneira de ver as coisas "As coisas a continuarem a subir da maneira como estão a subir, sem regra, o português comum irá começar a ficar sem oportunidade de conseguir uma casa no seu próprio país. O que irá originar um vasto de problemas sociais".

    Algumas imagens, das várias que existe na net:
    https://www.anf.org.br/wp-content/uploads/2019/03/20245713_1553699491353099_9092513773454098417_n.jpg
    https://static.todamateria.com.br/upload/me/ri/meritocracia1chargebb.jpg

    Quando eu tenho as condições todas também eu chego lá em cima. Depois digo para os outros cá embaixo "então, seu eu consigo vocês também conseguem". Esqueço-me é que não temos é todos a mesma oportunidade.
    Nisso o exercito seria bom para alguns. Adorava quando aparecia assim pessoal na instrução (todos cheios de peito que qualquer um consegue lá chegar). Era nesses que malhávamos mais até eles perceberem!
  13.  # 316

    Colocado por: CanosSe eu fosse


    Por curiosidade, que legado quer deixar mesmo? Qual é a solução para o imobiliário do seu ponto de vista?

    Já percebi que acha que isso é função dos politicos, mas visto que parece ter "visão" e eles são seus representantes, que propõe? Que espera ouvir deles?

    Elucide-nos lá se faz favor.

    É que não precisamos de ninguém que nos diga que o custo com a habitação aumentou muito nos ultimos tempos. Isso já sabemos todos.
    Concordam com este comentário: macinblack, desofiapedro
  14.  # 317

    Colocado por: CanosVolto a centrar o tema de conversa com base na minha maneira de ver as coisas "As coisas a continuarem a subir da maneira como estão a subir, sem regra, o português comum irá começar a ficar sem oportunidade de conseguir uma casa no seu próprio país. O que irá originar um vasto de problemas sociais".

    O que eu vejo é que quanto mais caras são as casas melhor o nível de vida da população. Casas baratas só vejo nos países pobres, daí que toda a sua teoria da treta não faz sentido nenhum.
    Concordam com este comentário: macinblack
    • Canos
    • 24 fevereiro 2021 editado

     # 318

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Por curiosidade, que legado quer deixar mesmo? Qual é a solução para o imobiliário do seu ponto de vista?

    Já percebi que acha que isso é função dos politicos, mas visto que parece ter "visão" e eles são seus representantes, que propõe? Que espera ouvir deles?

    Elucide-nos lá se faz favor.

    É que não precisamos de ninguém que nos diga que o custo com a habitação aumentou muito nos ultimos tempos. Isso já sabemos todos.


    Como não tenho barba comprida nem ando de túnica não sei. Penso (acho) que a solução passa por um:

    1-debate terra a terra sobre este assunto;
    2-Alguém, que na minha maneira de ver as coisas, deveria ser o estado, definir regras. De forma a proteger as classes baixas e médias de primeiro nível;
    3-Investir na formação financeira e desenvolvimento da industria e serviços (isto seria trabalho dos politicos);
    4-Agiliar e aproximar os serviços do estado do cidadão comum;

    Apenas uma farpa: visitem os facebooks de alguns presidentes de camara. Os tipos só fazem publicações de rotundas, passeios novos, renovação de escola... resumindo, são construtores civis. Não existe mais nada nessas povoações para desenvolver?

    Em relação ao legado, releia os meus comentários e traduza. Não vou voltar a repetir o que escrevi dezenas de vezes.
  15.  # 319

    Colocado por: CanosAlguém, que na minha maneira de ver as coisas, deveria ser o estado, definir regras.

    Pois, um regime comunista.

    Colocado por: CanosDe forma a proteger as classes baixas e médias de primeiro nível;

    Isso, seriamos todos pobrezinhos com casas modestas.

    Colocado por: CanosInvestir na formação financeira e desenvolvimento da industria e serviços (isto seria trabalho dos politicos);

    Isso não era necessário, visto que iriamos trabalhar todos para o estado.
    Concordam com este comentário: macinblack
  16.  # 320

    Colocado por: CanosPenso (acho) que a solução passa por um:

    1-debate terra a terra sobre este assunto;
    2-Alguém, que na minha maneira de ver as coisas, deveria ser o estado, definir regras. De forma a proteger as classes baixas e médias de primeiro nível;
    3-Investir na formação financeira e desenvolvimento da industria e serviços (isto seria trabalho dos politicos);
    4-Agiliar e aproximar os serviços do estado do cidadão comum;


    O 4o até concordo. Os outros 3 não percebi o que são na prática. Mas obrigado pelo esforço.
 
0.0867 seg. NEW