Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

    Canos reveja bem essa fonte que o preço em Londres é superior a 11 mil libras por m2
  2.  # 342

    Colocado por: HAL_9000Aí tem o problema de as casas na cidade serem fonte de rendimento : estudantes. Isso é que encarece as casas

    Os apartamentos novos não são vendidos para rendimento, são para habitação própria. Isso que fala são os apartamentos remodelados no centro da cidade.
  3.  # 343

    Colocado por: Picareta
    Os apartamentos novos não são vendidos para rendimento, são para habitação própria. Isso que fala são os apartamentos remodelados no centro da cidade.


    Os estudantes têm de arrendar casa. Quase nenhum vai comprar.
    Logo quando mais casas a arrendar melhor.
  4.  # 344

    Colocado por: PicaretaOs apartamentos novos
    Que são poucos (uma vez que os velhos e remodelados estão a arrendar para estudantes) e uma parte significativa acaba por ser adquirida por funcionários públicos com algum poder de compra logo....Quem obtém rendimento dos apartamentos remodelados no centro da cidade também tem de morar em algum lado. Agora vão surgir uns poucos junto ao rio, nem quero imaginar o preço....dos mais baratos :)

    Mas em Coimbra não são os estrangeiros a ter um efeito direto no valor das casas, ainda que indiretamente eu acho que afete.

    A questão é que a habitação em Coimbra, para a oferta profissional que a cidade tem, é caríssima também.

    Mas como lhe disse, ideologicamente eu acho que os estrangeiros não deveriam poder comprar mais que determinada % de imóveis em solo nacional, mesmo que o preço da habitação estivesse baixo.
    •  
      aacc
    • 24 fevereiro 2021

     # 345

    Colocado por: PicaretaConheço bem o mercado imobiliário em Coimbra, por aqui não andam estrangeiros a comprar casas, e os imóveis estão bem caros,


    Quando os Jardins Do Mondego, entrarem no mercado, os preços vão cair nas horas do caraças. lol
  5.  # 346

    Colocado por: aaccQuando os Jardins Do Mondego, entrarem no mercado, os preços vão cair nas horas do caraças. lol

    Já entraram os 3 ou 4 prédios que estão em acabamentos já estão vendidos, acho que ainda existem umas sobras.
    E com preços bem altos.
    Numa semana venderam-se 100 apartamentos.
  6.  # 347

    Colocado por: PicaretaNuma semana venderam-se 100 apartamentos.
    Fonix, afinal há dinheiro.
    Admito que possa ser eu que esteja completamente desfasado do real poder de compra dos portugueses.
  7.  # 348

  8.  # 349

    Colocado por: HAL_9000possa ser eu que esteja completamente desfasado do real poder de compra dos portugueses.


    Portugueses e estrangeiros :) Mas sim, há ainda muitos portugueses que estão muito bem na vida.
  9.  # 350

    Colocado por: macinblackPortugueses e estrangeiros :) Mas sim, há ainda muitos portugueses que estão muito bem na vida.
    Acredito, mas não são a maioria! Só tenho pena de não ser um deles e ter de gerir o meu orçamento com cuidado :)
  10.  # 351


    Enquanto sociedade, apenas alguns beneficiam do aumento dos preços por via dos lucros adicionais (consultores imobiliários, empreiteiros, etc), enquanto o grosso da população fica com as externalidades (aumento dos preços). Foram dados muitos benefícios para a reabilitação urbana, impostos que não foram pagos por quem investiu, mas foram pagos pela restante sociedade. Quais foram os benefícios que resultaram para a restante sociedade da especulação imobiliária?

    Imóveis reabilitados, cidades com vida de novo, todo o tipo de negócios com mais facturação, empregos daí resultantes, contacto com outras realidades..
    Tirando isso, nada de relevante, é verdade.



    Não necessariamente. Não concordo que o estado regule o imobiliário, nem rendas nem vendas, mas concordo que exista uma cota para aquisição de casas por estrangeiros. Se não qualquer dia um português já não pode comprar uma casa num sítio minimamente aprazível no nosso próprio país. Dados os nossos baixos salário, não podemos naturalmente competir com compradores do norte da Europa, nem podemos vender o país todo a estrangeiros, já basta as empresas.

    A minha alma está parva. Cotas para estrangeiros? A quem julga você que os estrangeiros compram? O que julga que é feito com o dinheiro dessas vendas?
    Enfim..



    Aí tem o problema de as casas na cidade serem fonte de rendimento : estudantes. Isso é que encarece as casas, aliado ao facto de uma certa burguesia que vai controlando a cidade (também eu estou familiarizado com ela).

    O "problema" de haver estudantes deslocados é de facto uma chatice.



    As cotas para estrangeiros mais que uma questão de causa efeito é uma questão ideológica, não deveriam poder adquiri mais que determinada % em solo nacional.

    Porquê? Que fundamento ideológico é esse?


    Os estrangeiros podem não aumentar diretamente o preço das casas em Coimbra, mas aumentam em Lisboa, Porto, Costa Alentejana e Algarve, e por arrasto vai o resto do país, pois os vendedores estabelecem o preço por comparação. E digo isto na posição de alguém que tem todo o interesse em que o mercado se mantenha em altas.

    Sugiro que estenda o seu raciocínio a tudo: os estrangeiros não deviam vir para cá com pensões elevadas e rendimentos superiores aos nossos. Geram facturação de empresas e ordenados mais elevados, isso é mau porque arrasta os outros todos.



    Mas como lhe disse, ideologicamente eu acho que os estrangeiros não deveriam poder comprar mais que determinada % de imóveis em solo nacional, mesmo que o preço da habitação estivesse baixo.


    Gostava de perceber porquê..
    Concordam com este comentário: IronManSousa, hangas
    • eu
    • 24 fevereiro 2021

     # 352

    Colocado por: PicaretaT3 a partir de 260.000€

    https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/terracos-do-rio-ID13xNX.html


    Está tudo louco!
    Concordam com este comentário: aacc
  11.  # 353

    Colocado por: luisvvA minha alma está parva. Cotas para estrangeiros? A quem julga você que os estrangeiros compram? O que julga que é feito com o dinheiro dessas vendas?
    Enfim..
    Não me interessa o que é feito com o dinheiro, a questão é que se ganham o triplo, podem neste momento vir todos comprar aqui a sua bela casa de praia e nós a ver navios. Existe um interesse nacional em não vender o país aos poucos a estrangeiros. Eu gosto de os ter por cá, acho que ajudam a dinamizar o país, mas não acho que o devam descaracterizar. Cotas para estrangeiros, não é nada de inédito.

    Você vende hoje uma casa a um inglês, faz um bom dinheiro. Daqui a 10-15 anos já gastou o dinheiro, e o inglês continua com a casa.

    Temos visões distintas apenas, respeito a sua opinião, porém mantenho a minha.
  12.  # 354

    Colocado por: luisvvPorquê? Que fundamento ideológico é esse?
    Simplesmente acho importante para que o país não seja descaracterizado e por questões de soberania.

    Quanto à questão de os estrangeiros potenciarem a nossa economia, é verdade, mas é triste. Passamos a ser um país de serviços com uma economia assente no turismo. Quando Portugal deixar de estar na moda, vai tudo para as urtigas. Seria muito mais desejável que a nossa força económica se centrasse nas nossas empresas de produção de bens, mas enquanto os turistas forem mascarando a coisa, o governo anda todo contente com os números e não toma as opções estratégicas que deveria tomar.

    Basta ver que dos 15 mil milhões da vitamina europeia, mais de metade vai para o estado, e apenas 2 mil milhões para estimulação da economia. Acha que o caminho é este? Pois bem lamento informa-lo que por este caminho estaremos cada vez mais na cauda da europa, cada vez mais pobres, e cada vez mais contentes porque conseguimos vender a casa cara a um estrangeiro, sendo que para ele foi uma bagatela.

    porém compreendo totalmnete a sua posição se a sua área de negócio for na prestação de serviços. Eu se tivesse um hotel, airbnb, restaurante, ect, etc. Também quereria cá muitos e muitos turistas.
    • eu
    • 24 fevereiro 2021

     # 355

    Uma forma de resolver este problema é o estado construir massivamente "bairros sociais" para a classe média (os novos pobres), com rendas controladas.

    A ideia é veiculada muitas vezes pelos políticos, mas parece que nunca sai realmente da gaveta.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  13.  # 356

    Colocado por: euUma forma de resolver este problema é o estado construir massivamente "bairros sociais" para a classe média (os novos pobres), com rendas controladas.

    E depois oferece-las aos estrangeiros "fofinhos" - mais conhecidos por refugiados. Esses sim são os estrangeiros que trazem mais valias ao País. Além da casinha ainda levam uns subsidios, SNS á borla, etc. E ás vezes ainda um tacinho numa comissão qualquer...

    Porque especuladores destes deviam ser todos deportados
    https://expresso.pt/sociedade/2021-02-23-Andre-Jordan-homenageado-pela-rainha-de-Inglaterra
    • eu
    • 24 fevereiro 2021 editado

     # 357

    Não foi nada disso que eu escrevi.

    Estou a falar de bairros com qualidade.
  14.  # 358

    Colocado por: PicaretaO que eu vejo é que quanto mais caras são as casas melhor o nível de vida da população


    Não interessa se são caras ou baratas falando só em números, quando o que interessa é a diferença entre o preço das casas e o poder de compra dos cidadãos, ou seja, diferencial entre salários da maioria da população e preço de mercado das casas.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, eu
  15.  # 359

    Colocado por: HAL_9000Não me interessa o que é feito com o dinheiro, a questão é que se ganham o triplo, podem neste momento vir todos comprar aqui a sua bela casa de praia e nós a ver navios.

    Eles compram, alguém recebe. Como quem vende morará algures, esse dinheiro circula, de um modo ou de outro, alimentando negócios e empregos. Imagine-se, até na construção de mais casas, porque o stock não é imutável.



    Existe um interesse nacional em não vender o país aos poucos a estrangeiros. Eu gosto de os ter por cá, acho que ajudam a dinamizar o país, mas não acho que o devam descaracterizar. Cotas para estrangeiros, não é nada de inédito.

    Não vejo qualquer interesse nacional. Esse é um chavão, como o "investimento estratégico". O interesse nacional é a soma dos interesses individuais, que são múltiplos, distintos e potencialmente conflituantes.


    Você vende hoje uma casa a um inglês, faz um bom dinheiro. Daqui a 10-15 anos já gastou o dinheiro, e o inglês continua com a casa.

    Com a casa e a gastar mais dinheiro por cá. E o dinheiro que eu tiver ganho, gastei-o a melhorar a minha vida.



    Temos visões distintas apenas, respeito a sua opinião, porém mantenho a minha




    Seria muito mais desejável que a nossa força económica se centrasse nas nossas empresas de produção de bens, mas enquanto os turistas forem mascarando a coisa, o governo anda todo contente com os números e não toma as opções estratégicas que deveria tomar.


    Não acho nada. Os bens produzem-se em qualquer lado do mundo, onde as empresas entenderem que é mais conveniente. Já o turismo e os seus factores de atracção não se deslocalizam.

    (já para não dizer que Deus nos livre que o Governo se ponha a tomar opções estratégicas, só a palavra me arrepia).


    porém compreendo totalmnete a sua posição se a sua área de negócio for na prestação de serviços. Eu se tivesse um hotel, airbnb, restaurante, ect, etc. Também quereria cá muitos e muitos turistas.


    Presto serviços a portugueses (poucos estrangeiros também, mas geram alguma disrupção nos processos..), mas sinto genuíno prazer em ver o imobiliário de Lisboa a ser renovado e (tão importante como isso) a ter proprietários que se preocupam em conservá-lo.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, Carvai, aarr2021
  16.  # 360

    Colocado por: luisvvImóveis reabilitados, cidades com vida de novo, todo o tipo de negócios com mais facturação, empregos daí resultantes, contacto com outras realidades..
    Tirando isso, nada de relevante, é verdade.


    E com o COVID, como será?
 
0.0677 seg. NEW