Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 26 agosto 2022

# 481

Colocado por: zecatopropostas para alterar para taxa fixa. TAN 3.050 a 34anos com prestação de 412 euros (

Se quer passar uns tempos descansado pq nao considera periodos menores de taxa fixa, ja que ate tem vindo a amortizar?
    Seja como for nao e a melhor altura para fixar a taxa de juro, mas claro sempre podem existiir outras piores.
  1.  # 482

Colocado por: Jose_BM

4% de euribor ia rebentar com grande parte das empresas portuguesas, o pais ia rebentar.

O país e a sociedade no geral na Europa. Vamos ver como ficar a Europa no Inverno
  2.  # 483

Acho que estás a panicar, e é mau fazer negocio quando se está em pânico.

A tua taxa de esforço é relativamente confortável neste momento, e mesmo que aumente tens margem, acho que se fizeres agora provavelmente vais estar a entrar no pico do mais alto, mas lá está se der para dormires melhor...

Ontem li isto, vale o que vale.

https://noticias.habitaclia.com/alza-euribor-estabilizara-en-torno-2-2024/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Pessoalmente o que vou fazer é meter em Certificados de aforro em vez de amortizar, rende 1%+Euribor no primeiro ano 1,5%+Euribor, a partir do segundo ano, ganho +- em juros o mesmo poupava amortizando, posso levantar se precisar.

Já agora, não te esqueças que o seguro de vida aumenta muito a partir dos 45 anos.

Por acaso essa opção de investir em certificados de aforro não me parece muito descabida. Tínhamos o dinheiro todo em certificados de tesouro, aquele dos 5 anos de duração. Agora os certificados de aforro não rendia grande coisa, melhorou?
  3.  # 484

Colocado por: Ruipsm

Por acaso essa opção de investir em certificados de aforro não me parece muito descabida. Tínhamos o dinheiro todo em certificados de tesouro, aquele dos 5 anos de duração. Agora os certificados de aforro não rendia grande coisa, melhorou?

CA estão indexados á euribor a 3M, não é espetacular mas pode fazer sentido para quem quer ter o dinheiro disponivel.
  4.  # 485

Considerou os 2% na amortização certo?

A amortização seria ainda com a taxa variável. Após amortizar, mudar para fixa.
  5.  # 486

Eu sei, penso que andam a vender fixas a 3% agora, por isso é que falei em 2% euribor.

Vamos ver quanto tempo vai ter que esperar até que euribor+spread chegue a esses 2,3%.

Bem, não tive de esperar muito :)

Se fosse hoje, com o meu spread antigo (1,25%, mas tinha proposta para ir para 1%) + a Euribor a 12M, isto já se mandava para cima dos 3%!

Safa!!!!

A minha previsão inicial é que foi muito conservadora.
    Apostei em 1.5% de Euribor até final de 2022 e 2,2% em 2023...

Pois..isto anda mais para 2.5% no final de 2022 e 3,5% em 2023. Ao ritmo que ela anda a galgar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
  6.  # 487

Colocado por: Tyrande

Bem, não tive de esperar muito :)

Se fosse hoje, com o meu spread antigo (1,25%, mas tinha proposta para ir para 1%) + a Euribor a 12M, isto já se mandava para cima dos 3%!

Safa!!!!

A minha previsão inicial é que foi muito conservadora.
    Apostei em 1.5% de Euribor até final de 2022 e 2,2% em 2023...

Pois..isto anda mais para 2.5% no final de 2022 e 3,5% em 2023. Ao ritmo que ela anda a galgar!

Já eu aposto em 3% na Euribor 12M (hoje fechou em 2.156%) no final de 2022. A 6M está a 1.548%.
  7.  # 488

Taxa variável é sempre melhor. As fixas nunca "são" boa opção, "foram" boa opção.
  8.  # 489

Colocado por: DuarteMTaxa variável é sempre melhor. As fixas nunca "são" boa opção, "foram" boa opção.

Eu diria : A variável nunca "é" boa opção quando a euribor é negativa, "era" boa opção quando a euribor era alta e os preços dos imóveis baixos. Achava mesmo que a Euribor ia descer a -1 ou -2% ? O dinheiro não é grátis eternamente. Era importante perceber porque essa Euribor era negativa. Bis repetitas, nunca vão aprender dos erros passados. Falta de educação financeira. Quem ganha são os estrangeiros (como eu) que vamos poder comprar os imóveis a preço mais acessíveis, em pronto pagamento, ou conseguir credito muito mais facilmente devido aos rendimentos mais elevados e poupanças elevadas.

A inflação e a Cetelem também agradece ! Mais publicidade, mais juros, mais contratações de empréstimos a 12 meses para sobreviver a curto prazo mas que vai arrebentar com a maioria da classe pobre/media.

Querer poupar com CH 40 anos uns euros por mes, sem segurança nenhuma, com taxa variável negativa, não faz sentido nenhum. Se fosse CH 10 anos porque não mas 40 ?!

Mas cada um é responsável das suas escolhas e vai ter que assumir
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • AMVP
    • 15 setembro 2022

# 490

Colocado por: mike9876Quem ganha são os estrangeiros (como eu)

Para estrangeiro, escreve mt bem em portugues.
    Concordam com este comentário: manelvc
  9.  # 491

Colocado por: AMVP
    Para estrangeiro, escreve mt bem em portugues.

Obrigado, aprendi português na escola, e o corretor ajuda imenso :D (e gosto imenso de Portugal e dos portugueses)
    • AMVP
    • 15 setembro 2022

# 492

Colocado por: mike9876

Obrigado, aprendi português na escola, e o corretor ajuda imenso :D (e gosto imenso de Portugal e dos portugueses)

Nao é uma questao de corretor. E aprendeu portugues na escola pq? Pq gosta? Quantos anos?
    Mas sobre o que escreveu, tenho a dizer-lhe que ha muitos portugueses com os euros guardados para irem as compras quando a coisa se inverter.
  10.  # 493

Colocado por: mike9876Eu diria : A variável nunca "é" boa opção quando a euribor é negativa, "era" boa opção quando a euribor era alta e os preços dos imóveis baixos. Achava mesmo que a Euribor ia descer a -1 ou -2% ?

Não concordo. Esteve negativa durante muitos anos, portanto, deu para reduzir imenso o capital em divida de muitos CH, e até terminar alguns.
    Na história do Euribor, a taxa fixa NUNCA foi melhor que a variável, com excepção, de talvez, os que contrataram taxa fixa no final do ano passado, principio deste ano. Eu digo talvez, porque não sei se no futuro, as taxas euribor irão recuar, não para valores negativos, mas, pelo menos, abaixo dos 1%.
  11.  # 494

Epa esta conversa parece a discussão do sexo dos anjos, se virem que as taxas não estão de acordo com as vossas expectativas podem trocar. A melhor taxa é aquela que não vos entale o futuro. Ha poucas coisas na vida imutáveis a taxa de um credito garantidamente não é uma delas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, HAL_9000, Varejote, Rpereira1986
  12.  # 495

Colocado por: EortigueEpa esta conversa parece a discussão do sexo dos anjos, se virem que as taxas não estão de acordo com as vossas expectativas podem trocar. A melhor taxa é aquela que não vos entale o futuro. Ha poucas coisas na vida imutáveis a taxa de um credito garantidamente não é uma delas.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,HAL_9000
    O projeto é que quando se pensa em trocar ja é tarde, eu ainda continuo a nao acreditar que os bancos fixam taxas a “perder” dinheiro.
    • AMVP
    • 15 setembro 2022

# 496

Colocado por: DR1982O projeto é que quando se pensa em trocar ja é tarde, eu ainda continuo a nao acreditar que os bancos fixam taxas a “perder” dinheiro.

Claro que não, é uma questão de crença, se os mercados financeiros acreditam que a taxa vai ser de 1% então vai estar disposto a comprar um produto financeiro que alguém irá pagar 1,2%, por exemplo. A questão é que os mercados tb não têm bolas de cristal, influenciam mas não controlam todos os eventos.
    Nota: Não será o banco que fixará a taxa de juro, ele vai ao mercado comprar um swap de taxa de juro, para se proteger a exposição à variação.
  13.  # 497

Mesmo fora daqui as taxas também subiram, tenho ideia que isto ha uns tempos atras se conseguia facilmente a pouco mais de 1% taxa fixa em França
      D59D1428-24EE-4043-A34F-D09C1EC71206.jpeg
  14.  # 498

Colocado por: AMVP
    Nao é uma questao de corretor. E aprendeu portugues na escola pq? Pq gosta? Quantos anos?
    Mas sobre o que escreveu, tenho a dizer-lhe que ha muitos portugueses com os euros guardados para irem as compras quando a coisa se inverter.

No sistema de ensino Francês, era facultativo aprender uma terceira língua. Se o fizesse, tinha para o exame do 12o ano pontos extras e melhor classificação para concorrer em escolas "famosas" que davam logo no fim do ensino trabalho e empregos com altos vencimentos. Alguns colegas iam para o espanhol, português era mais raro, e por isso, o exame era mais fácil e permitia ter melhor pontuação.

Sabia que com o português, era mais fácil aprender o espanhol e concorri com essa quarta língua ao exame, sem mesmo de ter que ir a uma única aula de espanhol.

Hoje falo Francês, Alemão, Inglês, Português e Espanhol.

Pois, deve haver muito portugueses com euros guardados, heranças, ... Deve haver aqueles, espertos, que venderam o ano passado para depois alugar qualquer coisa, a espera de uma oportunidade para comprar daqui uns anos.

Mas há muitos que com a "hype" dos credito baratos, e pessoal a comprar casa, mesmo em estados pessimos a preço alto, quiseram fazer igual de medo de perder uma oportunidade. Foram ao banco pedir creditos: bom dia, com os meus vencimentos, quanto posso emprestar a 40 anos a taxa variável ? --- E logo com o montante foram buscar no mercado casas de esse valor máximo e nem dinheiro tem para remodelações ou mesmo para comprar moveis. E foram a Cofidis, Cetelem, pedir mais uns trocos. Agora que a euribor a 12 meses esta a explodir, o preço da energia, ... dou-lhes 2 anos para que já nao possam continuar a pagar o credito. E isso se nao perderem o emprego com uma recessão futura !
  15.  # 499

Colocado por: DR1982O projeto é que quando se pensa em trocar ja é tarde, eu ainda continuo a nao acreditar que os bancos fixam taxas a “perder” dinheiro.

Os bancos não fazem rigorosamente nada para perder dinheiro. Seja que contrato for...
  16.  # 500

Colocado por: mike9876

No sistema de ensino Francês, era facultativo aprender uma terceira língua. Se o fizesse, tinha para o exame do 12o ano pontos extras e melhor classificação para concorrer em escolas "famosas" que davam logo no fim do ensino trabalho e empregos com altos vencimentos. Alguns colegas iam para o espanhol, português era mais raro, e por isso, o exame era mais fácil e permitia ter melhor pontuação.

Sabia que com o português, era mais fácil aprender o espanhol e concorri com essa quarta língua ao exame, sem mesmo de ter que ir a uma única aula de espanhol.

Hoje falo Francês, Alemão, Inglês, Português e Espanhol.

Pois, deve haver muito portugueses com euros guardados, heranças, ... Deve haver aqueles, espertos, que venderam o ano passado para depois alugar qualquer coisa, a espera de uma oportunidade para comprar daqui uns anos.

Mas há muitos que com a "hype" dos credito baratos, e pessoal a comprar casa, mesmo em estados pessimos a preço alto, quiseram fazer igual de medo de perder uma oportunidade. Foram ao banco pedir creditos: bom dia, com os meus vencimentos, quanto posso emprestar a 40 anos a taxa variável ? --- E logo com o montante foram buscar no mercado casas de esse valor máximo e nem dinheiro tem para remodelações ou mesmo para comprar moveis. E foram a Cofidis, Cetelem, pedir mais uns trocos. Agora que a euribor a 12 meses esta a explodir, o preço da energia, ... dou-lhes 2 anos para que já nao possam continuar a pagar o credito. E isso se nao perderem o emprego com uma recessão futura !

Epa essas generalizações é que depois arruinam as vossas estimativas do futuro. Posso-lhe dizer que comprei casa e nem faço a minima de ideia de ate onde é que o banco me emprestava. Quer generalizar só com o meu caso? Ou já não serve?
    Concordam com este comentário: vmontalvao

0.0803 seg. NEW