Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: hangas

    Parte da questão é mesmo essa.
    Por cá queremos estado social, proteção no emprego, e salários condignos, mas também queremos poder comprar coisas baratas.

    A questão é que para comprar uma t-shirt feita em PT ou qq pais europeu, nunca pode ficar ao preço de uma feita na China onde nada dessas "regalias" de primeiro mundo existem.

    Não é este o único factor a trazer o preço deles para baixo, mas é talvez o mais relevante para a nossa concorrência.

    Depois claro, há a escala a que eles operam que lhes permite em investir em tecnologia de produção que qq empresa do vale do ave só podia sonhar com. Há os apoios do Estado que por cá nem são permitidos, etc


    Então e a Primark a roupa barata muitas vezes mais que o AliExpress e fabricada onde?

    Basta olhar para a guerra Junqueiro completamente secada assim do gênero só vejo Av da igreja ainda com algumas lojinhas os centros comerciais também roubam clientes ao comércio local de rua nacional
  2.  # 62

    Colocado por: Reduto25Mas estamos a falar do impacto desta medida de limitar as compras nos AliExpress para beneficiar o comércio local , se não compra monitores no AliExpress esse produto não entra em equação compre onde comprar


    Também não acredito que seja essa a "desculpa". Julgo que é mais para acabar com o dumping comercial de coisas para a europa.
    Eu do AliExpress também so compro coisas que são feitas lá de qq forma. Electronia de hobby. ESP32s de todos os tipos, sensores, etc. Eles vão vir de lá na mesma, não vão é custar 1 Eur cada placa já com portes. Vão-me passar a custar 10 a 15 Eur numa loja em PT uma vez diluídos os custos de operação da mesma no preço dos produtos revendidos.


    ex:
    https://www.ptrobotics.com/wifi/6754-wemos-d1-mini-nodemcu-lua-wifi-esp8266-development-board.html

    vs

    https://pt.aliexpress.com/item/32649468489.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.1b0417baHPAD6r&algo_pvid=null&algo_expid=null&btsid=0b0a555716232533305247645e4fe4&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

    e mesmo na Amazon
    https://www.amazon.es/dp/B01N9RXGHY/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olim
  3.  # 63

    Colocado por: hangas

    Também não acredito que seja essa a "desculpa". Julgo que é mais para acabar com o dumping comercial de coisas para a europa.
    Eu do AliExpress também so compro coisas que são feitas lá de qq forma. Electronia de hobby. ESP32s de todos os tipos, sensores, etc. Eles vão vir de lá na mesma, não vão é custar 1 Eur cada placa já com portes. Vão-me passar a custar 10 a 15 Eur numa loja em PT uma vez diluídos os custos de operação da mesma no preço dos produtos revendidos.


    Pois mas o hangas possivelmente consegue arranjar essa mesma peça mais barata noutro país da UE do que propriamente em Portugal já nem falo da amazon.

    Eu queria comprar um kit dyi para fazer um power supply com o transformador no AliExpress era 9 euros cá uma o mesmo produto 39.90
  4.  # 64

    Colocado por: Reduto25

    Mas estamos a falar do impacto desta medida de limitar as compras nos AliExpress para beneficiar o comércio local , se não compra monitores no AliExpress esse produto não entra em equação compre onde comprar


    Porque não? Eu comprei adquiri três portáteis na China há uns 5 anos atrás, porque não monitores? Sei de quem tenha comprado os monitores e televisões da Xiaomi, a um preço muito atrativo lá.
  5.  # 65

    Colocado por: macinblack

    Porque não? Eu comprei adquiri três portáteis na China há uns 5 anos atrás, porque não monitores? Sei de quem tenha comprado os monitores e televisões da Xiaomi, a um preço muito atrativo lá.


    Porque se acontece alguma coisa fica agarrado ao produto sem assistência ou possível reembolso por isso e que eletrônicos no AliExpress só fios e coisas muito baratas
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  6.  # 66

    Colocado por: Reduto25Eu queria comprar um kit dyi para fazer um power supply com o transformador no AliExpress era 9 euros cá uma o mesmo produto 39.90


    Percebo a sua dor. E por esse motivo em Maio mandei vir componentes que posso precisar às dúzias só para não ter que comprar se precisar nos próximos meses.

    E apesar de perceber o motivo desta medida (que já esteve até para ser mas foi adiada até agora) também tenho algumas dúvidas da sua real eficácia.
    Concordam com este comentário: Reduto25
  7.  # 67

    Colocado por: macinblack
    Depende do seu ponto de vista, se tiver uma loja de eletrónica em Portugal por exemplo, certamente não ficaria muito satisfeito que os seus possíveis clientes comprassem o produto a menos de metade do preço vindo diretamente da China, pois não passa pelas cadeias de abastecimento nem pagam impostos.


    Isso, que bom, ter que "passar pelas cadeias de abastecimento" e ter que "pagar impostos" ("nossos"). Bom mesmo era obrigar também a ter uma licença para comprar pela Internet.


    Eu também já cheguei a comprar na China há uns anos, mas depois começaram a encarecer os produtos e achei que já não justificava o risco de atraso, extravio e garantia do produto, para poupar 20% no valor do produto.


    Por algum motivo os outros não tiveram a sagacidade para chegar à mesma conclusão, foi preciso "ajudá-los" a pensar assim.



    E você não é obrigado a comprar mais caro, mais de 90% dos dos produtos vendido em aliexpress, wish, bandgood, etc são produtos não essenciais, simplesmente não compre.


    Portanto, colocado perante a questão "vai ficar mais caro comprar o produto X", a sua conclusão não é "a minha vida vai ficar pior" mas é antes "a minha vida vai ficar pior mas pronto, para que é que eu me pus com ideias de que precisava de coisas vindas da China?"

    Nunca hei-de deixar de me espantar..
  8.  # 68


    Estamos a perder poder de compra não nego, e também estamos a comprar mais do que podemos. Se o meu vizinho tem um smartphone de 500€, e não tenho de ter também, pois secalhar os meus rendimentos só dão para um de 200€, e isso não deveria ser motivo para ir comprar à China mais barato para competir com os outros (isto é só um exemplo).


    Sugiro então que não procure comprar mais barato quando puder comprar mais caro.



    A minha geração (ainda tenho menos de 30 anos), tem uma infinidade de coisas que a geração que está na casa dos 50 e 60 não tinham, e isso acarreta mais custos que nos também ajuda a retirar poder de compra do que realmente importa.


    Isso é uma conversa moralista de café, totalmente descabida. O que realmente importa é definido por cada um de nós. O que você acha essencial talvez seja absurdo para o seu vizinho.


    Quantos colegas e amigos meus estão sempre a chorar que não tem dinheiro para dar de entrada num crédito a habitação, mas tem um carro de 2015 para cima, smartphone de topo, viagens, etc etc



    Pronto, e você é livre de comprar o que quiser, onde quiser.
    Eu sou a favor da eliminação da isenção dos 22€, mas já acho 12 euros um valor abusivo de desalfandegamento, especialmente pelo serviço demorado que prestam.


    Obrigado. E sendo livre, manifestei a minha profunda satisfação por poder pagar mais caro e dessa forma ver diminuída a minha qualidade de vida.
  9.  # 69

    Ah e tal e exploração das crianças não pagam impostos X e Y ,mas depois revendem e compram produtos nas suas lojas oriundos desses mesmos países e fabricas.

    Os estados querem tentar encaixar mais uns trocos não e nenhuma novidade se quisessem apoiar o comércio e produtos locais começavam por diminuir a carga fiscal sob os mesmos o resto e tangas
  10.  # 70

    Colocado por: eu

    É a favor da concorrência desleal ?


    Aquilo a que chama "concorrência desleal" é na verdade só concorrência e é em grande medida o que o protege de ser ainda mais esmagado com taxas, taxinhas, regras e regulamentos.


    questão é que para comprar uma t-shirt feita em PT ou qq pais europeu, nunca pode ficar ao preço de uma feita na China onde nada dessas "regalias" de primeiro mundo existem.


    As pessoas esquecem-se que essas "regalias" existem porque os países são suficientemente ricos para as suportar e para lá chegarem, precisam do livre comércio.
    • eu
    • 9 junho 2021

     # 71

    Colocado por: luisvvAquilo a que chama "concorrência desleal" é na verdade só concorrência e é em grande medida o que o protege de ser ainda mais esmagado com taxas, taxinhas, regras e regulamentos.

    Concorrência? Concorrência leal é quando os agentes económicos se regem pelas mesmas regras.

    O que vai acontecer agora, e bem !
    Concordam com este comentário: macinblack
  11.  # 72

    Nem imagino o risco que corri ao comprar um telecomando por 9€ para o portão da garagem igual ao que vendem no centro comercial por 55€. Olha se se extraviava, meus ricos 9€, puxa que até me arrepio de não ter pensado bem no assunto.

    E o botão para o trinco da mala do carro, essa peça de alta tecnologia que é um interruptor escondido atrás de uma borracha? Paguei 12€ em vez de 60€ no autodoc.

    Agora pergunto-me: a loja do centro comercial e o autodoc, coitados, onde se irão abastecer? Imagino que tenham artesãos que produzem cada peça manualmente, única em si mesmo.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  12.  # 73

    Colocado por: ClioIINem imagino o risco que corri ao comprar um telecomando por 9€ para o portão da garagem igual ao que vendem no centro comercial por 55€

    Tal e qual. A diferença é que que vamos poder continuar a comprar o comando por 9€, mas agora + IVA e um custo que se espera baixo do desalfandegamento.
    O comando continuará a fazer sentido, os itens de cêntimos já nem tanto.

    Tenho sentimentos mistos. Compro muito no aliexpress e afins, coisas maioritariamente de pequeno valor. Vai doer-me. Por outro lado, entendo que o "dump" dos produtos cá, com a sobrecarga dos CTT ou equivalente, seja algo que tenha de ser considerado.
  13.  # 74

    Dúvido. Muitas das compras do AliExpress fazem-se de armazéns europeus já á algum tempo... Se vem de armazéns europeus já não há +iva para ninguem
  14.  # 75

    Colocado por: eu
    Concorrência? Concorrência leal é quando os agentes económicos se regem pelas mesmas regras.


    Isso não existe, nem aqui nem em lado nenhum. Além do mais, as "regras" não se podem dissociar do contexto. As "regras" têm custos, que são impostos a uns ou outros, consoante as circunstâncias. Neste caso, os custos são traduzidos em pior qualidade de vida e redução do poder de compra dos potenciais compradores.


    O que vai acontecer agora, e bem !


    É a história do cordeiro a aplaudir a eleição do lobo.


    Tal e qual. A diferença é que que vamos poder continuar a comprar o comando por 9€, mas agora + IVA e um custo que se espera baixo do desalfandegamento.


    Isso: colocámos uma barreira à entrada, mas não vai ter efeitos ;-)
  15.  # 76

    Colocado por: luisvv

    Sugiro então que não procure comprar mais barato quando puder comprar mais caro.




    Isso é uma conversa moralista de café, totalmente descabida. O que realmente importa é definido por cada um de nós. O que você acha essencial talvez seja absurdo para o seu vizinho.





    Obrigado. E sendo livre, manifestei a minha profunda satisfação por poder pagar mais caro e dessa forma ver diminuída a minha qualidade de vida.


    Eu procuro sempre mais barato, dentro de um mercado regulado, e não de um mercado que foge a impostos e regras como garantias.

    Se me quiser chamar moralista, esteja a vontade que não me afeta em nada. Você apenas quer é pagar o mais barato sem olhar a meios, mesmo sendo ilegais como fuga de impostos. Você é só mais um que pensa assim, e depois vem dizer para o fórum que não temos poder de compra, a culpa é do governo, etc etc, mas contribui para a falta de saúde da economia com essas práticas.

    Eu deixei de comprar coisas na China já há algum tempo, e não senti a minha qualidade de vida a reduzir. Teve vantagens e desvantagens, mas preferi optar por deixar de fomentar uma prática criminosa.
  16.  # 77

    Colocado por: luisvvIsso: colocámos uma barreira à entrada, mas não vai ter efeitos ;-)

    Não acho que o objectivo seja impedir a entrada de produtos, até porque isso é indesejável num mercado global.
    É sim que o IVA (que é um imposto devido em todos os países da UE) seja efectivamente pago. Se a diferença forem os 23% de facto é relevante, mas é justo no contexto do mercado.
    Os custos de desalfandegamento poderão prejudicar muito aquelas compras de muito baixo custo.
    E eu faço muitas dessas, sobretudo electrónica de hobby. A ver como se desenvolve.
    Concordam com este comentário: hangas
  17.  # 78

    Se estava isento até ao valor de 22 euros como e que pode considerar isso uma prática ilegal explique lá .

    Quanto ao deixou de comprar coisas da China duvido muito maioria dos produtos são fabricados na China e muitos deles posteriormente labelados made in outro país que caia melhor no gosto de cada um.

    Antes eram as lojas chinesas a praga agora são os AliExpress desta vida tem sempre que se arranjar um bicho papão

    Somos incapazes de competir com o preço deles porque somos medíocres não produzimos absolutamente nada sempre dependentes de terceiros e os poucos que produzem alguma coisa são vistos depois com práticas fiscais de terceiro mundo
  18.  # 79

    E se forem a ver a praga de lojas online/Facebook que nasceram com a pandemia grande parte delas vende material do aliexpress muitas nem fazem stock! Fazem dropship e vendem a mais do dobro e se for preciso nem Há fatura :)
  19.  # 80

    Colocado por: Reduto25Se estava isento até ao valor de 22 euros como e que pode considerar isso uma prática ilegal explique lá .

    Quanto ao deixou de comprar coisas da China duvido muito maioria dos produtos são fabricados na China e muitos deles posteriormente labelados made in outro país que caia melhor no gosto de cada um.

    Antes eram as lojas chinesas a praga agora são os AliExpress desta vida tem sempre que se arranjar um bicho papão

    Somos incapazes de competir com o preço deles porque somos medíocres não produzimos absolutamente nada sempre dependentes de terceiros e os poucos que produzem alguma coisa são vistos depois com práticas fiscais de terceiro mundo


    Não vale a pena explicar o que você não quer perceber, nem que eu mostrasse exemplos, você e o luisvv continuariam a achar o que acham neste momento, portante não vale a pena a explicação. Se quiser perceber a quantidade de ilegalidades que se comete ao mandar vir coisas diretamente da China sem pagar impostos, desde faturas marteladas, falsas declarações alfandegárias, reencaminhamento de encomendas, produtos oferecidos a youtubers não declarados, etc etc... Pode pesquisar por si e ver a realidade.



    Colocado por: P@rAdiS3E se forem a ver a praga de lojas online/Facebook que nasceram com a pandemia grande parte delas vende material do aliexpress muitas nem fazem stock! Fazem dropship e vendem a mais do dobro e se for preciso nem Há fatura :)


    Isso é outra. Andam pessoas a abrirem atividades com tudo declarado, e nem sabiam que podiam abrir o seu negócio de borla nas redes sociais e venderem sem declarar nada :) só chico espertos, mas alguns já foram apanhados e já estão a responder por isso felizmente.
 
0.0433 seg. NEW