Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: antonylemosbarato
    Eu devo ser o que tem a divida maior ao forum entao 😂
  2.  # 82

Colocado por: Beto1980ainda indeciso se colocamos a caixilharia assim ou alinhada por dentro - será oscilobatente e as divisões não são muito grandes - se alinhar por dentro permitiria abrir 'totalmente' sem ficar a ocupar volume na divisão

Zedasilva, eu pago os 5€!!! Pela dica
    O Arq tb concorda que à face funciona melhor, mas teme que uma instalação mal feita dê m*RD* da grossa
  3.  # 83

Colocado por: Beto1980teme que uma instalação mal feita dê m*RD* da grossa

Para que isso não aconteça são necessários 3 ingredientes fundamentais
    Um bom pormenor
    Um bom acompanhamento/fiscalização do trabalho
    Um executante que aceite realizar o trabalho de acordo com o pormenor e as dicas da fiscalização
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  4.  # 84

Este tipo de guarda corpos (até bem estiloso!) é regulamentar?
    Pergunto porque porque permite que um traquinas o escale.... (Ao contrário dos que têm varas verticais paralelas).
    Obrigado
      IMG_20210611_191358.jpg
  5.  # 85

Isto depois para pintar daqui a uns anos é o cabo dos trabalhos ou nem por isso??
  6.  # 86

Colocado por: Beto1980Pergunto porque porque permite que um traquinas o escale

O desenho deve ter esse cuidado.
    Na câmara não implicam, até pode ter barras horizontais que eles aprovam.

Colocado por: Beto1980Isto depois para pintar daqui a uns anos é o cabo dos trabalhos ou nem por isso??

Deve ser bem metalizado para durar no mínimo 20 anos sem ter que repintar. O desenho deve ser de tal forma pensado que com o desaperto de meia dúzia de parafusos retira os módulos e pinta em estufa se for necessário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  7.  # 87

Uma coisa deste género, é simples, barato e tem pinta
      lixo.jpg
  8.  # 88

Esse é demasiado estiloso!!
    Mas Mereceu os 5€
  9.  # 89

Colocado por: Beto1980Esse é demasiado estiloso!!

Em obra não foi aplicado nada daquilo.
    :)
  10.  # 90

Colocado por: DR1982
    E esses 1150€m2 incluem que tipo de solução para climatizaçao?
    E que tipo de acabamentos?
    E do total de m2 quantos sao garagem?
    E quanntos sao varanda?
    E...

Preço final fechado há poucos dias ou semanas e para começar em breve a obra.

O orçamento pedido era apenas pré de A/C - levará equipamentos e uma bomba de calor para AQS que não tinha sido pedida pelo DO.

30 m2 de anexo incluido neste valor, sendo que também inclui uma piscina de 8x3m salvo erro, com "infinito".

O preço é realmente bom e do que vi, se fossem eles a construir a minha, havia coisas básicas com que não me preocuparia.
  11.  # 91

Ou seja os 30m2 do anexo paga a 1150 tambem?
  12.  # 92

Colocado por: JotaP

Preço final fechado há poucos dias ou semanas e para começar em breve a obra.

O orçamento pedido era apenas pré de A/C - levará equipamentos e uma bomba de calor para AQS que não tinha sido pedida pelo DO.

30 m2 de anexo incluido neste valor, sendo que também inclui uma piscina de 8x3m salvo erro, com "infinito".

O preço é realmente bom e do que vi, se fossem eles a construir a minha, havia coisas básicas com que não me preocuparia.

Qual a area bruta total da casa?
  13.  # 93

Colocado por: Montijo21

Qual a area bruta total da casa?
    🤦‍♂️nem queira saber esticou_se a brava 😁
  14.  # 94

Colocado por: riscos🤦‍♂️nem queira saber esticou_se a brava 😁
    Eles comecam todos por querer algo pequeno e racional e pardais ao ninho
  15.  # 95

Tenho acompanhado uma construção em alcochete, cuja area bruta é de 300 m2 inclui garagem e sótão, a casa ficou em 245 mil eur.
    Tenho a certeza que quando pedir orçamento a esse construtor vai fazer-me os mesmos 245 mil, tendo eu "apenas" 225 m2 area bruta, inclui garagem mas sem sótão.
    Por isso as mais pequenas ficam sempre mais caras ao m2... ou seja, isso do m2 é bom para as mansões, mau para os "palheiros"
  16.  # 96

Colocado por: Montijo21Tenho acompanhado uma construção em alcochete, cuja area bruta é de 300 m2 inclui garagem e sótão, a casa ficou em 245 mil eur.
    Tenho a certeza que quando pedir orçamento a esse construtor vai fazer-me os mesmos 245 mil, tendo eu "apenas" 225 m2 area bruta, inclui garagem mas sem sótão.
    Por isso as mais pequenas ficam sempre mais caras ao m2... ou seja, isso do m2 é bom para as mansões, mau para os "palheiros"
    quem é esse construtor?
  17.  # 97

Colocado por: riscosquem é esse construtor?

Tb quero saber!!
    Eu tenho 240m2 + 116m2 de cave, em banda (não é preciso arranjar as empenas!!!)
  18.  # 98

Colocado por: Beto1980
    Tb quero saber!!
    conheço muitos por estas bandas e até os mediocres andam por valores muito acima dos referidos...tem de andar disfarçados, e para isso anda tudo ao mesmo preço..
  19.  # 99

Ainda nao falei com ele, falei com o D.O., que é uma coisa que tenho feito, acompanho a evolução da obra e qdo apanho os donos a jeito meto conversa.
    Esta casa teve orçamento em 2020, agora nem sei que valor pratica.
  20.  # 100

Sobre o titulo do topico, “Controlar os custos ainda na fase de projeto” eu diria que é começar por projetar a casa apenas com o tamanho mínimo que acham indispensável, e se calhar projetar de forma a que a qualquer momento se possa desistir da garagem por exemplo.
    Caso o dinheiro sobre aplica-se uns acabamentos ou equipamentos melhores...
    Eu tinha quase 250m2 de casa mais 200m2 de cave, a coisa ja reduziu para 200 e pouco mais 50m2 de garagem ao lado, assim não sou obrigado a fazer a garagem antes da casa, e o ideal seria reduzir a coisa para pouco mais de 150m2 uteis mais garagem.

Porque pelo andar da coisa, construir vai ficar mesmO caro

0.0360 seg. NEW