Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Não discordando, acho redutor pensar na coisa em "área" a não em necessidade/uso.
    Deve-se adaptar a área as necessidades.z
    Família grande,mais área
    Família pequena, menos área
    Cave para armazém de negócio,maior
    Cave para 1 carro menor

    Dependerá sempre do uso...
  2.  # 102

    No meu caso, 4 filhos e 1 pequeno negócio a precisar de armazenamento... Não me safo com áreas contidas...
  3.  # 103

    Por isso é que eu disse “projetar a casa apenas com o tamanho mínimo que acham indispensável” esse mínimo indispensável vai depender das necessidades de cada um como é óbvio.
    Ha uns anos as casas iam se acabando, acabava-se as divisoes necessárias naquele momento e depois la se ia acabando o resto, mais um quarto, mais uma wc, depois é que vinha a garagem e por ai fora... com os bancos a fechar as torneiras e o preço da construção a subir, nao me admira nada que isso comece a acontecer novamente!
    Concordam com este comentário: Beto1980
  4.  # 104

    Colocado por: DR1982Por isso é que eu disse “projetar a casa apenas com o tamanho mínimo que acham indispensável”

    Está bem dito! Não tinha visto c atenção!!! Sorry
  5.  # 105

    Concordo com a adaptação mas tb com o DR.
    Bem planeado dá para fazer coisas interessantes.
    Mas tudo de facto começa por aqui. Planeamento. Se pouparem em projecto é meio caminho andado para correr mal e acabar em derrapagens e custos descontrolados.
    Pelo menos é assim que vejo.

    Para a minha casa.
    4 pessoas, 2 pequenotes e nós (adultos) ambos trabalhamos a partir de casa (precisamos de 2 escritórios).
    Resultado, área bruta de 140m2 de rés do chão. Duas águas e aproveitamento da cobertura. Total de área habitável cerca de 200m2.

    Penso ser bastante razoável.
    Mas não poupei no projecto… ;)
    Tenho licenciamento, PE, mqt e caderno de encargos.

    É o que recomendo.

    Abr.
    Concordam com este comentário: Beto1980, Montijo21
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Montijo21
  6.  # 106

    Colocado por: DR1982Sobre o titulo do topico, “Controlar os custos ainda na fase de projeto” eu diria que é começar por projetar a casa apenas com o tamanho mínimo que acham indispensável, e se calhar projetar de forma a que a qualquer momento se possa desistir da garagem por exemplo.
    Caso o dinheiro sobre aplica-se uns acabamentos ou equipamentos melhores...
    Eu tinha quase 250m2 de casa mais 200m2 de cave, a coisa ja reduziu para 200 e pouco mais 50m2 de garagem ao lado, assim não sou obrigado a fazer a garagem antes da casa, e o ideal seria reduzir a coisa para pouco mais de 150m2 uteis mais garagem.

    Porque pelo andar da coisa, construir vai ficar mesmO caro


    Na realidade, eu poderia fazer com 192 m2 (96+96), o arquiteto ja reduziu para 173 m2 + 1 varanda de 8m2 + garagem de 35 m2, a garagem como vem na planta sintese do lote, tenho mesmo que fazer, por mim fazia um telheiro, mas na CMM disseram que aquele poligno é para garagem, por isso tem mesmo que se fazer.

    Mas mesmo reduzindo na area tenho serias duvidas que reduza o preço, pq os materiais e a mão de obra são praticamente os mesmos tendo a casa 190 ou tendo 170 ...
  7.  # 107

    Isso é verdade, chega a um ponto que se nao se reduzir janelas, portas, roupeiros, meia duzia de cms de area barata nao fazem assim tanta diferença no fim das contas
  8.  # 108

    Como postei, o projeto de arq, é bastante simplório, nada de arquitetura extravagante, com palas e terraços, o que está demasiado é em caixilharia, pôs janelões enormes e isso para já sei que vai ficar caro.
    Ele diz que se reduzir nas janelas vai parecer um caixotinho sem qualquer elemento estético, para além de que os vidros permitem maior conforto (palavras de arq). A casa está orientada a nascente/poente, o jardim apanhará sol praticamente o dia todo que foi onde colocou 2 janelas de 3.5mt×2.10.

    Secalhar substituindo capoto por parede dupla, poupa-se (não sei), materiais não faço intenções de ir para o caro, a minha ideia até era aproveitar os fins de coleção (saldos), roupeiros e cozinha secalhar do Ikea( ou será que não compensa assim tanto)... ou seja, nesta fase, eu só quero ter a certeza que consigo começar e terminar uma casa sem vender 1 rim
  9.  # 109

    Colocado por: Montijo21Secalhar substituindo capoto por parede dupla, poupa-s

    Acho que não é por aí.... A parede dupla terá quase sempre pontes termicas.... Mais custos2 em climatização, condensados, etc.... Digo eu....
    Divisões simples de executar, sanitários mais em conta, cozinha mais em conta...
  10.  # 110

    Esta cena de preços, empreiteiros e projetos cada vez é menos uma ciência exata, tudo muda com muita rapidez.

    Na minha experiência, o facto dos preços em regra terem subido na mão de obra e materiais, só me está a dar mais trabalho de procurement e a obrigar-me a mudar algumas soluções construtivas just in time, em regra até estou a ficar com soluções melhores e a menor custo, porque se os preços não tivessem subido acomodava-me ao mais corrente.

    Disponibilidade de empreiteiros - andei 4 meses a pedir propostas, a ajustar a estratégia, primeiro fui a empreiteiros gerais, estava difícil, comecei a ir aos subempreiteiros deles e a coisa melhorou bastante em termos de preço, acabei a adjudicar a um empreiteiro geral, que entre adjudicar e iniciar a obra vai levar 1 mês, deu-lhe jeito encaixar esta obra. A minha dica é serem resilientes, não desistir enquanto não arranjarem uma solução que se enquadre nos vossos objetivos de qualidade, preço e prazo. Escutem as opiniões pessimistas, preparem-se bem para o pior cenário, mas não desistam de alcançar o melhor!

    Subida dos preços dos materiais - provavelmente se não tivesse subido tanto o aço, adjudicava a um dos maiores fornecedores que tem armazém na minha freguesia, assim pedi preço a todos, falei com pessoas para me referenciar e assim obter o melhor preço, atenua a enorme subida, já para não falar que comprando diretamente o aço e o betão se tem uma enorme poupança. Nos isolamentos térmicos, a subida do XPS e PIR obrigou-me a fazer alterações nas impermeabilizações, passei de telas asfalticas a manta bentonitica e assim dispenso o PIR, fico com melhor solução de impermeabilização. Nas paredes de empena passei de XPS a Lã Mineral, provavelmente no ETICS também. Tinha um fornecedor com bons preços aqui perto, mas com a subida dos preços fiz uns telefonemas e indicaram-me um fornecedor top, recebi hoje o orçamento final, tenho melhores preços do que tinha em setembro do ano passado, encontrei o fornecedor certo e não o mais fácil é óbvio.

    Portanto, mãos à obra, não desistam dos vossos objetivos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kintas, NLuz, Beto1980, Montijo21, Troino
  11.  # 111

    Colocado por: riscos🤦‍♂️nem queira saber esticou_se a brava 😁


    N estava a falar da minha
  12.  # 112

    Oh catano...
    Percebi agora que não discuti com ao Arq (nem ele comigo!) a questão do guarda- corpos da escada interior (ou corrimão).
    O chão do 1° piso será soalho (ou vinílico se o € não der pra mais), e o chão do RC será escuro (ou não! dependerá dos desejos da patroa!)- tipo o da imagem (recer metal track).
    Gostávamos que os degraus tb fossem forrados a Madeira, havendo €€...
    Neste contexto qual a opção esteticamente recomendada (que una madeira e mosaico escuro)? Na minha casa atual o corrimão é de madeira (faia?Carvalho?) e eu gosto bastante, até aprecio as marcas de uso que a madeira vai colecionando... mas a patroa vê as modernices de vidro/inox e fica toda excitada (como quando me via há 20anos/20kg atrás!)...
    Aceito sugestões fixes para dar a volta à pátria e poupar uns €
      IMG_20210612_185757.jpg
  13.  # 113

    Depois de algum tempo a pensar e vasculhar a NET, imaginei 3 alternativas....
    Madeira, ferro, muretos+ferro...
    Anexo imagens para contextualizar...
    Agradeço opinioes estéticas que considerem a parte financeira (preço!!!).
    Muito obrigado, boa semana
      IMG_20210614_105320.jpg
      IMG_20210614_105252.jpg
      IMG_20210614_105218.jpg
  14.  # 114

    Cont...
  15.  # 115

    Corte
      IMG_20210614_105400.jpg
  16.  # 116

    Hipóteses imaginadas
      IMG_20210612_224541.jpg
      IMG_20210613_150900.jpg
      IMG_20210614_105043.jpg
  17.  # 117

    Colocado por: Beto1980Depois de algum tempo a pensar e vasculhar a NET, imaginei 3 alternativas....
    Madeira, ferro, muretos+ferro...
    Anexo imagens para contextualizar...
    Agradeço opinioes estéticas que considerem a parte financeira (preço!!!).
    Muito obrigado, boa semana
      IMG_20210614_105320.jpg
      IMG_20210614_105252.jpg
      IMG_20210614_105218.jpg


    Onde está a sua planta?
  18.  # 118

    Aqui!
      IMG_20210614_115101.jpg
      IMG_20210614_115129.jpg
      IMG_20210614_115153.jpg
  19.  # 119

    Colocado por: Beto1980Aqui!
    Boas Beto.
    Estas plantas ja foram aprovadas?
    Qual a IS acessível?

    Abr.
  20.  # 120

    Colocado por: gil.alvesja foram aprovadas

    Está a marinar na Câmara!
      IMG_20210614_141321.jpg
 
0.0370 seg. NEW