Colocado por: marco1num cenário hipotetico o patrão do rjmsilva vai-lhe propor diminuir o seu ordenado pura e simplesmente, se acha que esse seria o unico caminho estamos conversados.
Colocado por: HAL_9000Cortar as pensões atuais nuca poderá ser opção
Colocado por: pauloagsantoscom que cara de pau chega o estado a alguém que tem uma pensão alta e aplica um corte?Com a cara de quem não tem dinheiro para continuar a pagar, é o que vai acontecer a determinada altura. O estado não vai cortar nas pensões altas atuais, mas vai cortar de certeza nas pensões altas futuras é esse corte vai ser sempre uma alteração das regras a meio do jogo, e de forma unilateral.
Colocado por: HAL_9000É que é tão claro que isto é um esquema de ponzi prestes a rebentar-nos nas mãos que me faz confusão que o tema não seja sequer debatido a nível da sociedade civil. O debate é essencial para que se possam encetar medidas que naturalmente têm de ser estendidas no tempo, caso contrário vai haver toda uma geração que vai ser fortemente penalizada de um momento para o outro.
Colocado por: NTORIONNós descontamos mais de 1/3 do vencimento, 23,75%+11%! Estes valores, capitalizados e minimamente geridos, dariam para pagar as reformas, mesmo com algum decréscimo da população.Dá para pagar as atuais, o problema é que há cada vez menos pessoas a descontar é mais pessoas a receber pensão. Esquema de ponzi nesse sentido.
Colocado por: HAL_9000Nós tb só temos os políticos que merecemos
Colocado por: HAL_9000Nós tb só temos os políticos que merecemos
Colocado por: AMVPOu a população que merecemos.
Colocado por: pauloagsantosmínimo para os 900€
Colocado por: rjmsilvaAs reformas deviam ser asseguradas pelas contribuições dos trabalhadores, sendo o dinheiro colocado num fundo apenas para esse fim.
Todos os restantes apoios, subsidios, etc, deveriam ser pagos pelo Orçamento Geral do Estado.
Isto iria criar uma muito maior previsibilidade na gestão das verbas disponíveis para pagar reformas.
Por exemplo, só com esta brincadeira da pandemia a segurança social deve ter "queimado" muito dinheiro.