Colocado por: pauloagsantosvamos acabar por sobrecarregar os nossos filhos com este fardo e o país vota demasiado à esquerda para pensarmos que será diferente nos próximos anos.É uma solução, com a qual tendo a concordar, mas aí os ordenados teriam de aumentar. Um casal comum rendimento liquido na ordem dos 3500 eur, sobretudo se tiver um emprego estável, consegue de facto fazer um PPR e estabelecer atempadamente uma fonte alternativa de rendimento.
eu defendo uma solução mista. Se o governo estabelece um ordenado mínimo, então as contribuições para a segurança social deviam ser com base nesse ordenado mínimo. Todo o valor acima do ordenado mínimo eram da responsabilidade do cidadão, se o soubesse gerir teria uma reforma adequada ao seu nível de vida, se não soubesse, então teria direito pelo menos a uma reforma mínima.
Colocado por: HAL_9000Estou disponivel para tudo desde que tornem a SS sustentável. Desde logo rever as reformas antecipadas/pré-reformas, estabelecer valores máximos de reforma, alterar a formula de cálculo. Assim é que estamos a caminhar para o abismo certo. Se não se fizer nada, não tira de facto aos seus pais e avós, mas aumenta muito a probabilidade de você poder vir a representar um peso económico para os seus filhos um dia mais tarde, e garante que os seus filhos na velhice se vejam economicamente abandonados.
Colocado por: HAL_9000Algum desses estudos garante a sustentabilidade? Eu posso lê-los maspor ventura pode-me faltar o conhecimento técnico para os interpretar devidamente. Se quiser avançar as suas conclusões, eu estou disposto a que me mostrem que a minha preocupação não tem qualquer fundamento.
Colocado por: AMVPNão percebo pq as pessoas não se manifestam quando as decisões os podem afetar nem tão pouco porque não pensam o que querem para o futuro.Porque somos um país de resignados que preferimos ou poucochinho certo que o incerto.
Temos uma perspectiva sempre muito imediata e egoista do que é relevante.
Colocado por: HAL_9000mas aí os ordenados teriam de aumentar.
Colocado por: HAL_9000Mas o principio que propõe é de facto uma solução.
Colocado por: AMVPQuanto ao ser um peso para os meus filhos,
Colocado por: AMVPDesculpe, mas não se pode acordar um dia para um problema e achar que o vai entender e encontrar soluções nesse mesmo dia.Mas eu não acordei hoje para este problema, eu vejo este problema desde que comecei a trabalha há 10 anos atrás. Já o tentei entender, já pensei em possíveis soluções já fiz investimentos a pensar no meu futuro financeiro. Contudo verdade não vejo o tema ser alvo de debate por parte do governo, nem de preocupação por parte da população, logo não ha debate civil. Trouxe o tema ao fórum ontem, o que não quer dizer que tenha acordado para ele ontem.
Colocado por: SirruperEu pensei que este tópico era para discutir solucoes ou alternativas ao sistema de SS.
Colocado por: NelhasOs pais dão-lhes casa, comida, cursos superiores, muitas vezes transporte próprio e outros afins, e no fim de vida eles não têm obrigação de zelar pelos pais?
Colocado por: pauloagsantosa maioria dos Portugueses vota em partidos que defendem este sistema,
Colocado por: AMVPQuanto ao ser um peso para os meus filhos, no meu caso até é só um, já resolvi isso há muito na minha cabeçaNem isso podemos prever, com o tipo de vida que levamos, nada nos garante que estejamos aptos a resolver algo pela nossa cabeça quando chegar a hora. Eu entendo o seu argumento, apenas contraponho na esperança que alguém ao ler este tópico, se consciencialize sobre o tema.
Colocado por: HAL_9000Somos um país com 3 milhões de reformados e 800 mil funcionários públicos (logo quase 4 milhoes), que preferem manter as coisas como estão do que perder o pouco que conquistaram, e estes estão entre os que mais votam.
Colocado por: HAL_9000Depois temos cerca de 2 milhões de crianças e jovens até aos 18 anos que não contam para tomar decisões.
Colocado por: NelhasOs pais dão-lhes casa, comida, cursos superiores, muitas vezes transporte próprio e outros afins, e no fim de vida eles não têm obrigação de zelar pelos pais?
Colocado por: pauloagsantosmas os ordenados não são aumentados por decreto e quando o são as coisas tendem a correr muito mal.Nem eu o sugeri, terão de aumentar devido ao aumento de produtividade. Algo que também não tem sido foco do país nos últimos 20 anos.
Colocado por: NelhasSe eu faço esse sacrifício a vida toda a pensar neles, eles não podem pensar nisso quando eu envelhecer??Podem de facto, mas terão de estar dispostos a isso, ter vida para isso, e ter rendimentos que o permitam. O Nelhas até deixa os seus filhos "calçados" mas há muitos pais que nada deixam, e que podem representar um peso para filhos que já estejam economicamente instáveis. Falo de um panorama geral, obviamente que eu enquanto filho jamais deixarei um pai meu desamparado. Não sei é se os meus filhos um dia mais tarde terão o mesmo pensamento.
Colocado por: SirruperEu pensei que este tópico era para discutir solucoes ou alternativas ao sistema de SS.Só se acusou as políticas erradas que temos tido. O sirruper pode dar a sua opinião quanto a soluções, eu já dei a minha sobre algumas, mas eu sou da área da saúde, não sou economista, logo terei falhas evidentes nas soluções que considero possíveis.
Mas é mais um topico para por a culpa nos outros.
Colocado por: Vítor MagalhãesComo é que se aumentam os salários? Eliminam-se as pequenas e médias empresas que não os podem fazer porque não geram receita suficiente?Pelo contrário, a solução terá de passar por incentivos fiscais e desburocratização que levem a um aumento de produtividade e competitividade. Obviamente que de alguma forma terá de se exigir que essas empresas partilhem o aumento de lucros com os colaboradores, como exigir e controlar isso, é que não faço ideia.
Colocado por: Nelhas
Isso é politizar uma questão sem sentido nenhum.
Que raio têm haver a esquerda ou a direita?
Conhece algum país do mundo ocidental sem algum tipo de cobertura de reforma ou de sistema de protecção social?
Agora os Portugueses querem mais reformas, mais direitos , mais protecção, mas pagar impostos está quieto.
Basta ver o fandango dos anos 90 entre salarios sem descontos, compras sem iva , etc
Colocado por: NelhasAgora os Portugueses querem mais reformas, mais direitos , mais protecção, mas pagar impostos está quieto.
Colocado por: pauloagsantosdeve caminhar para o Socialismo, embora o Mário Soares tenha colocado o Socialismo na gaveta, nunca tiveram a coragem de retirar este artigo da constituição, porque será?
Colocado por: HAL_9000Mas eu não acordei hoje para este problema, eu vejo este problema desde que comecei a trabalha há 10 anos atrás. Já o tentei entender, já pensei em possíveis soluções já fiz investimentos a pensar no meu futuro financeiro. Contudo verdade não vejo o tema ser alvo de debate por parte do governo, nem de preocupação por parte da população, logo não ha debate civil. Trouxe o tema ao fórum ontem, o que não quer dizer que tenha acordado para ele ontem.
Perguntei-lhe a sua opinião sobre os estudos que mencionou, porque me pareceu querer demonstrar um ponto de vista. Ponto de vista esse que pode ser relevante se o quiser dar.
Colocado por: AMVPEssas contas não estão certas, tem de somar todos os trabalhadores que trabalham em "empresas" que vivem de apoios/negócios estatais.É verdade, mais reforça o meu argumento.
Colocado por: AMVPEsse é um pensamento que começa logo errado, os jovens contam sim.Exprimi-me mal, não contam no sentido que ainda não votam. Mas concordo, os jovens deveriam ter cultura política, lutar pelos seus direitos, mas não o fazem. Na verdade a maioria não se interessa nada por política.