Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

    O PSD não ganhou por culpa da indefinição estratégica acerca da potencial coligação de governo com um determinado partido muito mais à direita. Um conhecido que sempre votou no PSD decidiu votar no PS por este motivo.
  2.  # 622

    Colocado por: rjmsilvaVocê produz a 100% todo o tempo de trabalho semanal? Pessoas não são máquinas. Não faltam estudos que mostram que a produtividade não baixa por reduzir horas de trabalho.


    eu: "olá, queria falar com a Sra. X"
    fp: "ela não pode atender, deixe-me o seu contacto e já lhe ligamos"
    eu: "não se preocupe, estou com os phones, não me incomoda ouvir a músiquinha, não quero é perder a vez"
    (la vem mais tarde um bocado)
    fp: "olhe, está a ocupar-me a linha, deixe o seu contacto sff"
    eu: "ainda há bocado falei com a Sra. X"
    fp: "sabe... ela saiu, foi tomar o pequeno almoço"
    eu: "como? já passa das 11h!"
    fp: "pois, mas sabe como é, nós aqui pegamos logo às 9h e a fome aperta"
    eu: "ok, devia ter tomado algo antes de começar, ela que me ligue então, não se vá juntar com o almoço"

    às 11h55m lá voltei a ligar não fosse a Sra. sair pó tacho, felizmente a Sra. X já estava no seu sítio, a fazer aquilo para que lhe pagamos todos (via impostos)...

    True Story... há umas semanas numa Câmara aqui bem perto. Para quem lida com os serviços municipais, isto é o "pão nosso de cada dia"... Realmente passar de 40 para 35h, nalguns casos pouco ou nada muda. Talvez se a Sra. X começasse às 10h já tivesse tempo de tomar o pequeno almoço antes de entrar ao serviço. Não falta no privado gente a fazer o mesmo, a diferença, é que ao sair também não sai à horinha, como no público.

    E os que depois das 12h30m deixam de atender... e às 15h ainda não estão no sítio? Vai-me dizer que cada dia têm um recado para ir fazer ao serviço da autarquia, quer ver? fp: "sim, são 15h, mas o Arq. ainda não chegou de comer, sabe como é..." mas às 16h30, 17h já ninguém os apanha de novo...

    Bem sei que há casos e casos, e que estaria a ser injusto se generalizasse pois há sectores como o da saúde, educação e justiça que levam por tabela, e muito infelizmente.

    Agora vir falar de "aumento de produtividade" reduzindo o nº de horas em certos serviços é anedótico...
    Criam-se barreiras burocráticas, que nada mais fazem que gerar gasto e atrasos aos requerentes e criam emprego desnecessário.
    Era isso que se deveria cortar, não era no numero de horas.
  3.  # 623

    Colocado por: ibytO PSD não ganhou por culpa da indefinição estratégica acerca da potencial coligação de governo com um determinado partido muito mais à direita. Um conhecido que sempre votou no PSD decidiu votar no PS por este motivo.

    É uma linda narrativa, mas como muitas outras qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

    Pode-se dizer com igual propriedade que muitos votaram no PS com medo da tal coligação, ou que muitos dos que votaram no Chega votariam PSD se este tivesse afirmado inequivocamente que se iria coligar com eles, caso fosse necessário para formar um governo.

    A mim parece-me é que quando o partido do oposição se propõe fazer mais ou menos o mesmo que o partido do governo está a fazer, isso desincentiva o eleitorado de querer alternância partidária.
  4.  # 624

    Colocado por: J.FernandesPode-se dizer com igual propriedade que muitos votaram no PS com medo da tal coligação, ou que muitos dos que votaram no Chega votariam PSD se este tivesse afirmado inequivocamente que se iria coligar com eles, caso fosse necessário para formar um governo.

    A segunda hipótese não faz qualquer sentido.
    • eu
    • 26 maio 2022 editado

     # 625

    O PPC cometeu um outro erro enorme, ENORME,...

    Andou a vender empresas estratégicas para a soberania nacional, aos interesses de uma ditadura "comunista". https://visao.sapo.pt/atualidade/economia/2016-11-14-negocios-da-china-como-20-do-pib-foi-parar-a-bolsos-estrangeiros/

    E a única venda boa, ou seja livrar o contribuinte do lixo empresarial (TAP) foi revertida pelo Costa. Um dos ENORMES erros do Costa.

    Vejam lá se os chineses quiseram a TAP.

    Outro erro gigantesco do Costa foi a venda do novo banco com cláusulas criminosas contra o contribuinte. PPC e Costa, qual deles o pior?
    Concordam com este comentário: NTORION
    • eu
    • 26 maio 2022

     # 626

    O Costa que vociferou contra o corte dos salários do PPC, agora está impávido e sereno com o atual corte de salários e pensões (inflação).
  5.  # 627

    Colocado por: euO PPC cometeu um outro erro enorme, ENORME,...

    Andou a vender empresas estratégicas para a soberania nacional, aos interesses de uma ditadura "comunista".

    Isso estava no contrato assinado com a Troika, o erro do PPC foi ter ido governar, com um contrato assinado pelo Sócrates.
  6.  # 628

    Colocado por: J.Fernandes
    Isto já se discutiu por aqui várias vezes nos últimos 12 anos, mas continua-se a chamar de gorduras exatamente o quê?! Concretize o que você acha que são gorduras!

    O que me parece é que há muitos como ali o Zé taxista, que à segunda-feira acha que é um escândalo haver tantos motoristas e assessores no governo e à quarta-feira, se o governo não renova contrato com uns quantos deles, aqui-del-rei que estão a fazer cortes cegos e que se deveriam preocupar mais com as pessoas e menos com os números.


    A referência às gorduras do estado não foi do Zé taxista nem do tone da tasca, foi mesmo do candidato a PM, PPC, que assim que chegou ao poleiro se esqueceu do que prometeu. (tal como os outros)
    https://www.publico.pt/2011/08/15/politica/noticia/passos-coelho-promete-programa-ambicioso-de-corte-na-despesa-1507651
    O mal é termos memória curta.
  7.  # 629

    Colocado por: manelvcÉ engraçado como questionam tanto o PPC por não reinvestir nas pessoas quando não havia dinheiro, e agora que supostamente há dinheiro a rodos, também não se reinveste além de se aumentar a carga fiscal...
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

    Onde é que não viu neste tópico criticar a atuação do actual governo?
  8.  # 630

    Colocado por: Nostradamus



    Os seus colegas já agradeceram ao Pedro Passos Coelho por lhes terem ajudado a ganhar coragem/motivação para fazer as malas há 10 anos atrás?

    Digamos que se ainda não regressaram, então é porque no final estão contentes com a decisão tomada, e a recomendação do PPC foi boa para eles numa forma global.. Se o país já tivesse endireitado minimamente 10 anos depois, já teriam voltado.

    Por vezes é preciso este tipo de par de estalos psicológico para saber o que é preciso fazer. Um primeiro ministro e presidente da república tem de ter uma integridade estadista e realista.
    Não é fazer discursos falsos de empatia de manhã com o povo dizendo que está tudo bem, só porque fica bem na TV, e depois ao jantar rejubilarem-se com caviar, enquanto o país afunda-se pouco a pouco.


    É preciso muita lata para fazer comentários destes.
  9.  # 631

    Colocado por: N Miguel OliveiraAhahahahhahahaahhahahha muito bom!
    O AC quer é saber dos votantes, sabe lá ele o que são pessoas. Ou não passava a vida a mentir (cativações), a iludir, ou a prometer o que não pode cumprir. Ou esquemas estilo IVAucher, AutoVauchers... Até se aliou com partidos com os quais tem pouco em comum para lá chegar


    Conclui dizendo, "não dá ponto sem nó e os objetivos são sempre políticos". Ou seja mais ou menos o que o Nuno escreveu. Não basta ler é preciso perceber o que se lê.

    Concluindo, António Costa é muito melhor político que PC, até Sócrates era melhor que qq um dos dois. Foram/são todos péssimos primeiros ministros.
  10.  # 632

    Colocado por: HAL_9000Explique-me a lógica de: uma funcionária de limpeza no privado tem de fazer 40h/semana para ganhar o ordenado mínimo. No fim do mês recebe o ordenado e a cada coisa que compra,paga imposto ao sábado. O estado pega nesse dinheiro e paga o mesmo salário mínimo a sua funcionária da limpeza, mas só lhe exige que trabalhe 35h por semana

    O estado (central) já não tem empregadas de limpeza, paga a empresas externas esse serviço. E sabe quanto custam? Pelo menos o dobro de 1 empregada direta. Claro que tb tem vantagens, n se chateia com férias, baixas, produtividade...
    Até eu já trabalhei para o estado, custava o triplo do que me pagavam nesse esquema. Dps fiz o contrato diretamente com o estado, que passou a poupar 2/3 e eu ainda recebia mais qq coisita.
  11.  # 633

    Colocado por: SasapoÉ preciso muita lata para fazer comentários destes.


    Pede um abraço ao Marcelo que isso passa.

    Durante os últimos 500 anos que os Portugueses tem a sina de emigrar e procurar melhores condições de vida. Foi, é e sempre será algo intrínseco à nossa cultura. Podem culpar os espanhóis, as tropas napoleónicas ou o PPC, nada mudará o nosso instinto migratório impregnado na nossa genética.

    Durante a governação do PPC, assim como eu, muitos foram para a Noruega, Alemanha, UK, França, Suiça ou Luxemburgo.

    Agora, continuar a choramingar, hoje, 10 anos depois, culpabilizando ainda as políticas da Troika ou do PPC, como tivesse sido o fim do mundo, como alguém disse, é:

    Colocado por: Sasapoarranjar bodes espiatorios
  12.  # 634

    Colocado por: NostradamusDurante os últimos 500 anos que os Portugueses tem a sina de emigrar e procurar melhores condições de vida. Foi, é e sempre será algo intrínseco à nossa cultura. Podem culpar os espanhóis, as tropas napoleónicas ou o PPC, nada mudará o nosso instinto migratório impregnado na nossa genética.

    Até se ouvem os violinos a tocar.



    Colocado por: NostradamusDurante a governação do PPC, assim como eu, muitos foram para a Noruega, Alemanha, UK, França, Suiça ou Luxemburgo.

    E onde está o problema disso?



    Colocado por: NostradamusAgora, continuar a choramingar, hoje, 10 anos depois, culpabilizando ainda as políticas da Troika ou do PPC, como tivesse sido o fim do mundo, como alguém disse,

    Não saber a diferença entre constatsr factos com choramingar, enfim, não se pode esperar muito. Lembre-se disso quando vier para o fórum reclamar de algo.
  13.  # 635

    Colocado por: NTORIONO estado (central) já não tem empregadas de limpeza, paga a empresas externas esse serviço. E sabe quanto custam
    Substitua empregada de limpeza por assistente operacional, não altera em nada a validade do meu argumento.

    Mas acabou de dar mais um exemplo de possível mas gestão de fundos públicos, as tantas a empresa que lá coloca a funcionária a limpar, tem mais rendimento à hora por essa funcionária, que a funcionária em si.



    Colocado por: NostradamusAgora, continuar a choramingar, hoje, 10 anos depois, culpabilizando ainda as políticas da Troika ou do PPC, como tivesse sido o fim do mundo, como alguém disse, é:
    Ninguém está a choramingar, estamos a debater erros se governação que é diferente. Continuamos a emigrar porque? Porque que Portugal ao fim de mais de 30 anos a receber fundos europeus, continua a ser um país de baixos salários e baixo poder de compra, sendo sobretudo penalizador para os jovens?

    Se este pessoal todo não tivesse saído do país,eu não precisa de criar este tópico preocupado com a sustentabilidade da SS. Não precisávamos de nos preocupar com o financiamento do SNS.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  14.  # 636

    Colocado por: euO Costa que vociferou contra o corte dos salários do PPC, agora está impávido e sereno com o atual corte de salários e pensões (inflação).
    Então? Nada de levantar ondas.
    Está tudo bem,e não são políticas de austeridade porque não se cortam salários. Afinal ganha-se o mesmo que no ano passado, o excelentíssimo primeiro ministro não tem culpa que as coisas estejam mais caras :).
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 637

    Colocado por: J.FernandesA mim parece-me é que quando o partido do oposição se propõe fazer mais ou menos o mesmo que o partido do governo está a fazer, isso desincentiva o eleitorado de querer alternância partidária.
    A mim parece-me é que de tanto ouvir dizer que está tudo bem, as pessoas acreditam e preferem manter o poucochinho, do que arriscar.

    O sonho do PS é ter 90% das pessoas a ganhar o ordenado mínimo e portanto tenham os seus rendimentos dependentes da decisão legislativa do governo central. Já este mais longe de o conseguir.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, N Miguel Oliveira
  16.  # 638

    Colocado por: HAL_9000Se este pessoal todo não tivesse saído do país,eu não precisa de criar este tópico preocupado com a sustentabilidade da SS. Não precisávamos de nos preocupar com o financiamento do SNS.


    Ai não que não precisávamos...
    Muito desse pessoal que emigrou estaria provavelmente a ser mais um peso para o Estado via "subsídios de desemprego" RSI... do que uma fonte de rendimento via IRS, IVA, SS, etc... Os que emigraram provavelmente contribuíram muito mais para o país, via remessas e investimentos na terrinha, do que se cá tivessem ficado sentados (a dar despesa) à espera de melhores dias.

    Não consigo compreender tanta celeuma para com um primeiro ministro que aconselha a emigrar... num momento em que muito provavelmente era mesmo o melhor a fazer. Óbvio que a mensagem que passou para o povo não foi a mais feliz (falta de esperança), mas era a realidade... e certamente trouxe/trará pontos positivos, como a abertura da mente e de horizontes dessa gente que emigrou e voltou (ou voltará)... e mesmo dos que não voltarão, sendo exemplos lá fora aos que cá vivem e ambicionam outros voos. Uma vez mais, não se pode querer um mundo global e em simultâneo trancar a malta cá dentro, ou não deixar entrar imigrantes.

    Como referi antes, se fosse um pai a aconselhar um filho a emigrar, ninguém o crucificava como fizeram com o PPC, antes pelo contrário, esse pai seria visto como alguém que se guia pela razão apesar de ver um filho partir. Eu prefiro um PMinistro que se guie pela razão e não pela emoção. Deixem lá o PPC em paz, passaram 7 anos desde que saiu... 7 anos a viver num mundo cor-de-rosa e maravilhoso, e seguem mais 4, ninguém quererá emigrar... a SS e o SNS estão a salvo :)
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Bztracens
  17.  # 639

    Colocado por: HAL_9000A mim parece-me é que de tanto ouvir dizer que está tudo bem, as pessoas acreditam e preferem manter o poucochinho, do que arriscar.


    Mas é precisamente por isto é que eu digo que o discurso de "nao sejam piegas", apesar de seco e duro de se ouvir na altura, foi realista e como um duche de agua fria para a realidade. Se eu quiser um discurso confortante vou a um psicólogo ou vou comer uma canja à casa da minha mae.
    Detesto ouvir políticos a falarem como fosse um miúdo de 6 anos a dizer que não há problema nenhum. Direita, esquerda, cima ou baixo.

    Falta este nível de sinceridade e frontalidade aos governantes. Por exemplo, temos uma inflação que veio para ficar, e dizem que é passageiro.
    Dizer a podridão da sustentabilidade da SS, ou da economia, custe o que custar. Faça moça ou não nos actuais ou futuros reformados.

    Hoje temos uma abordagem e discurso precisamente contrario. O #VaiTudoFicarBem. Mas aparentemente é isto que o povo gosta de ouvir.
  18.  # 640

    Colocado por: N Miguel OliveiraAi não que não precisávamos...
    Muito desse pessoal que emigrou estaria provavelmente a ser mais um peso para o Estado via "subsídios de desemprego" RSI... do que uma fonte de rendimento via IRS, IVA, SS, etc... Os que emigraram provavelmente contribuíram muito mais para o país, via remessas e investimentos na terrinha, do que se cá tivessem ficado sentados (a dar despesa) à espera de melhores dias.

    Ou vive num mundo de fantasia ou está é contente por muitos dos possíveis concorrentes na sua área terem emigrado.
    Tendo em conta que muitos dos que emigram têm curso superior e considerando o custo que foram para o estado e agora outros países vão usufruir desse conhecimento a custo 0.
    Já para não falar que tínhamos e continuar a ter falta de gente qualificada, mas algumas mente brilhantes acham que mandar o pessoal emigrar é o melhor.


    Colocado por: N Miguel OliveiraNão consigo compreender tanta celeuma para com um primeiro ministro que aconselha a emigrar..

    Mais uma vez, um país que investe milhões em formação para depois mandar emigrar o pessoal... Visão estratégica fenomenal.



    Colocado por: N Miguel OliveiraEu prefiro um PMinistro que se guie pela razão e não pela emoção

    Eu cá prefiro um PM que saiba reconhecer activos de um país e que tenha visão de futuro. Um país que tem a sua mão de obra qualificada a emigrar, e o seu PM ainda incentiva a isso, tem 0 de visão estratégica de futuro, e o resultado está à vista.
    Como arquitecto até pode pensar que ficou a ganhar com menos concorrência, mas no longo prazo ficamos todos a perder.
    Não é por acaso que agora o governo lançou varios programas para incentivar os emigrantes a voltar, com o "sucesso" que se vê. Fazem mais do que falta e nunca deviam ter saído.
 
0.1620 seg. NEW