Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

    Conheço alguns casais que não queriam filhos antes dos 35, quando chegaram perto dos 40 a fábrica já tinha encerrado.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  2.  # 542

    Colocado por: N Miguel OliveiraAgora de pouco adianta queixar-se de que não dá quando "meteu" outras vontades à frente de "ter um filho".

    Pense nas gerações anteriores por exemplo, quantos tinham casa própria antes de ter filhos? Só se fosse herdada...
    Tudo certo, e tem razão no que diz.

    Mas no fundo o que eu me queixo, é de aos 35 anos, depois de investir muito muito tempo em trabalho, em formação, perder muitas férias, abdicar de muitas saidas, muitos jantares com os amigos, etc, etc, pois tinha um objetivo e um plano de vida, continue sem conseguir ter a estabilidade e o tempo que eu considero essenciais para ter filhos. Continue sem conseguir aceder a um lugar de carreira, onde se vão eternizando algumas pessoas, que em termos de rendimento....pronto. Onde sinto que ganho dinheiro para o estado do que para mim próprio, sendo que o estado investe mal esse dinheiro. Quando sinto que o país me oferece poucas oportunidades.

    Mas foram prioridades, e não tendo eu as condições ideais, o mais provável é que também não as consiga nos próximos 10 anos.


    Os meus pais por exemplo aos 27 tinham 3 filhos e a casa paga. Casaram aos 19, e o meu pai nem conta no banco tinha (segundo a minha mãe nem sabia gerir o dinheiro que ganhava :P). Não herdaram nada, casaram e durante 5 anos viveram em casa dos meus avós, nunca tiveram férias, tiveram uma vida sofrida, não tiveram a possibilidade de estudar, o meu pai teve de emigrar quando estava a construir a casa. Mas a verdade é que sendo o meu pai sozinho a trabalhar (na altura) por conta de outrem, conseguiu pagar a construção da casa (não tem os luxos de uma casa atual, nem nada que se pareça, mas tem 250m2), e manter a família com o mínimo indispensável.

    Os meus pais são o meu exemplo e a minha inspiração. Tenho noção que não consigo ter o espirito de sacrifício que eles tiveram. Mas também é verdade que hoje em dia não há a mínima possibilidade de uma pessoa sozinha em menos de 10 anos ganhar dinheiro para pagar uma casa e manter uma família de 4, e ainda assim conseguir fazer poupança. Efetivamente nos anos 90, ganhava-se mais dinheiro, tinha-se mais poder de compra, havia mais oportunidades.

    Esse num país que conseguisse crescer economicamente, que eu gostava de viver e trabalhar. E acho que temos todas as condições para o ser, se quem nos governou nos últimos 20 anos, tivesse um plano para o país, em vez de ter uma agenda própria.
    • ibyt
    • 22 maio 2022 editado

     # 543

    Quanto à produtividade:

    Colocado por: ibytO nosso maior problema é a falta de planeamento.
    Passamos a vida a desenrascar e isso vê-se bem no estado do equipamento na indústria.
    Não podemos comparar a produtividade com outros países sem comparar os equipamentos que são usados e os nossos são tipicamente de uma geração ou duas atrás.

    Não há nada mais divertido do que reparar equipamentos cujo fabricante já foi à falência há mais de 20 anos e neste momento a empresa portuguesa que o usa é o especialista mundial em reparações da marca e presta assistência ocasional a empresas de países de terceiro mundo.

    Também dá especial gozo pedir assistência técnica ao fabricante de um aparelho que diz que já só existe uma empresa no mundo que ainda o usa.

    Manutenção preventiva? O que é isso? Só fazemos manutenções a equipamentos que ainda não avariaram enquanto estão na garantia!

    Quando outros empresários de países mais avançados visitam as fábricas em Portugal ficam quase sempre impressionados com o aspecto antigo do equipamento e com o uso de mão de obra para compensar a falta de automação.
    Concordam com este comentário: Sasapo, Caravelle
  3.  # 544

    Colocado por: HAL_9000Os meus pais são o meu exemplo e a minha inspiração. Tenho noção que não consigo ter o espirito de sacrifício que eles tiveram.

    No fundo é isto. E associado ao pormaior que é:
    Colocado por: HAL_9000continue sem conseguir ter a estabilidade e o tempo que eu considero essenciais para ter filhos


    Poderemos deduzir, que em comparação com os seus pais:
    - fez/fará sacrifícios menores;
    - mais exigente na procura da condição ideal (certamente não quer emigrar com filhos pequenos, e quererá dar ao seu filho aquilo que você eventualmente não teve, nada de anormal portanto);
    - tem aos 35 um lastro de conhecimento e de vivência eventualmente maior que os seus pais aos 60 e tal... imagine-se aos 27 com 3 miúdos... ou ter casado aos 19...

    Não há milagres.

    Colocado por: HAL_9000Quando sinto que o país me oferece poucas oportunidades.

    Temos o que merecemos. Na hora de votar ficou bem patente o que o povo "quer".
    Não deixe que isso seja impedimento algum para ter um filho, senão não sai do sítio...
  4.  # 545

    Colocado por: manelvcLogo assim á partida tem o sns.

    Isso não é apoio mas sim um serviço, além de que qualquer país europeu tem o mesmo.



    Colocado por: manelvcDepois para os que tem filhos tem as creches, que se não tiverem descontos devem sair de graça quase

    Mais uma vez, apoio e precisam de ter a sorte de viver numa zona com vagas disponíveis, caso contrário vão ter de pagar no privado como muitos locais fazem, infelizmente.
  5.  # 546

    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/carga-fiscal-sobre-o-trabalho-sobe-para-418-e-passa-para-o-top-10-da-ocde

    Sobe sobe...

    mas isto tem 1 lado positivo, quanto mais depressa subir mais depressa irá rebentar e se irão estudar alternativas... neste momento é a minha esperança.
  6.  # 547

    Colocado por: NTORIONmas isto tem 1 lado positivo, quanto mais depressa subir mais depressa irá rebentar e se irão estudar alternativas... neste momento é a minha esperança.
    Enquanto lá estiverem os campeões da cobrança de impostos indiretos, não vai baixar. A alternativa vai ser sempre outro imposto, tira-se do salário, aumenta-se no IMI. Tira-se do IMI, aumentam-se o ISP, etc, etc.

    Mas a bem de toda a gente era bom que PS e PSD nesta legislatura falassem a sério e começassem a fazer algumas reformas estruturais. Começa tudo a rebentar pelas costuras.

    Esta notícia não augura nada de bom sobre o estado do SNS também:
    https://expresso.pt/sociedade/2022-05-24-DGS-investiga-mortalidade-materna-de-2020-ao-nivel-mais-alto-dos-ultimos-38-anos-3e669111
  7.  # 548

    O problema da mortalidade materna é outro (e mais triste): a moda de ter os partos em casa (que disparou por causa da pandemia). Depois corre mal e é preciso fazer uma cesariana de emergência. Quando se faz uma intervenção cirúrgica de emergência, a probabilidade de correr mal é muito superior.
  8.  # 549

    Colocado por: ibytO problema da mortalidade materna é outro (e mais triste): a moda de ter os partos em casa (que disparou por causa da pandemia). Depois corre mal e é preciso fazer uma cesariana de emergência. Quando se faz uma intervenção cirúrgica de emergência, a probabilidade de correr mal é muito superior.

    Tirou essa conclusão de onde? É que a notícia refere vários factores mas esse não é um deles, a menos que tenha acesso a informação que os médicos não tenham, o que descreveu está longe de ser verdade.
  9.  # 550

    Colocado por: Sasapo
    Tirou essa conclusão de onde? É que a notícia refere vários factores mas esse não é um deles, a menos que tenha acesso a informação que os médicos não tenham, o que descreveu está longe de ser verdade.


    Porque sente uma constante necessidade de validar o modelo de governação que temos...

    A ideia do fado de sermos só isto...
  10.  # 551

    Colocado por: ibytO problema da mortalidade materna é outro (e mais triste): a moda de ter os partos em casa (que disparou por causa da pandemia).
    O que eu li na notícia foi que estaria relacionado com "degradação dos cuidados obstétricos, o aumento da idade da gravidez e de grávidas com patologia". Nem fazia ideia que havia essa moda de ter os filhos em casa, mas ela tão pouco é referida.
  11.  # 552

    Colocado por: SasapoTirou essa conclusão de onde? É que a notícia refere vários factores mas esse não é um deles, a menos que tenha acesso a informação que os médicos não tenham, o que descreveu está longe de ser verdade.

    Os médicos sabem que isso é um factor mas é difícil prová-lo. Foi-me dito por várias médicas (do mesmo hospital) que a situação em 2020 e 2021 foi muito complicada porque muitas grávidas tentaram o parto em casa e quando as coisas ficaram desesperadas lá iam parar ao hospital numa condição perigosa. Quando lhes perguntavam porque tinham demorado tanto tempo a chegar ao hospital ou mentiam ou recusavam-se a responder. Invariavelmente eram feitas cesarianas de emergência que corriam menos bem.

    Nesse hospital, no início de 2021 estavam a ser feitas 3 cesarianas de emergência por dia quando em 2019 nem se chegava a fazer uma por dia.
  12.  # 553

    Colocado por: HAL_9000Nem fazia ideia que havia essa moda de ter os filhos em casa, mas ela tão pouco é referida.

    Número de partos em casa disparou em 2020: foram 1.001, mais 72% do que em 2019
  13.  # 554

    Esperemos então que seja por isso, e não seja o SNS a começar a dar de si. Eu para já registro a notícia com preocupação.
  14.  # 555

    Colocado por: ibyt
    Os médicos sabem que isso é um factor mas é difícil prová-lo. Foi-me dito por várias médicas (do mesmo hospital) que a situação em 2020 e 2021 foi muito complicada porque muitas grávidas tentaram o parto em casa e quando as coisas ficaram desesperadas lá iam parar ao hospital numa condição perigosa. Quando lhes perguntavam porque tinham demorado tanto tempo a chegar ao hospital ou mentiam ou recusavam-se a responder. Invariavelmente eram feitas cesarianas de emergência que corriam menos bem.

    Nesse hospital, no início de 2021 estavam a ser feitas 3 cesarianas de emergência por dia quando em 2019 nem se chegava a fazer uma por dia.

    Leu a notícia ou vai continuar a fazer afirmações à cerca de uma possível tendência nacional com base nas suas conversas?
  15.  # 556

    Colocado por: HAL_9000Esperemos então que seja por isso, e não seja o SNS a começar a dar de si. Eu para já registro a notícia com preocupação.

    O jn tem quase uma página inteira a falar do assunto, é só ler.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  16.  # 557

    Colocado por: MS_11

    A ideia do fado de sermos só isto...
    O sermos só isto é precisamente o que chateia. O nosso país tem condições climatéricas, geográficas, paisagisticas, de segurança excecionais, e poderíamos ser um país em que qualquer pessoa do mundo gostaria de viver. Mas os últimos anos de governação têm-nos tornado cada vez mais pobres, de modo a que cada vez mais seja impossível viver neste país com qualidade de vida. E porquê? Porque os nossos sucessivos governos, e sobretudo os do PS, têm adiado de forma desesperante as reformas necessárias:
    - Reforma do sistema fiscal: o atual é complexo, afasta o investimento, e o dinheiro é muitas vezes aplicado de forma criminosa;
    - Reforma da SS. Os apoios sociais da forma como estão concebidos não são sustentáveis a longo prazo, tendo em conta a carga fiscal que já temos e a evolução negativa da população ativa e sobretudo a evolução negativa do poder de compra dos trabalhadores.
    - Reforma da administração pública. Aqui, em determinadas áreas é mesmo péssima a situação atual: demasiados funcionários, mas pessimamente geridos e enterrados em burocracias e procedimentos do século passado. Isto que cria o pior de dois mundos: São mal pagos, e altamente ineficientes.
    Concordam com este comentário: Holy_Grail
  17.  # 558

    Colocado por: HAL_9000têm adiado de forma desesperante as reformas necessárias:


    As reformas necessárias n dão votos e os resultados nunca são imediatos...

    Assembleia da república, local onde se insultam mutuamente sem qq debate construtivo, parece tão banal, estamos tão acostumados que parece que é mesmo para isso que serve.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Nostradamus
  18.  # 559

    Colocado por: NTORIONAs reformas necessárias n dão votos e os resultados nunca são imediatos...


    O Passos Coelho que o diga.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, spvale, Caravelle
  19.  # 560

    Colocado por: Nostradamus

    O Passos Coelho que o diga.

    Que o diga? Ele bem prometeu as reformas necessárias, toda a gente se lembra do célebre discurso do "vamos cortar nas gorduras do estado, não podem ser sempre os mesmo a pagar a crise" e no final acabou como os outros a aumentar impostos.

    Para quem não se lembra
    https://www.jn.pt/nacional/passos-diz-que-nao-sera-preciso-cortar-salarios-nem-fazer-despedimentos-1841312.html
 
0.1477 seg. NEW