Colocado por: HAL_9000Apesar de não parecer uma ideia má, temos a questão da inflação, e se depois o gajo vive até aos 100 anos? Passa fome, é da responsabilidade da família?
Colocado por: rjmsilvaPelo que percebi da sua ideia, é como se eu descontasse para uma conta minha na SS, é isso?
A pensão seria atribuida até morrer. Os gajos que morrem antes da esperança média, compensam esses que passam dessa idade.
As pensões terão que ser atualizadas de acordo com a inflação anual.
Colocado por: HAL_9000Pelo que percebi da sua ideia, é como se eu descontasse para uma conta minha na SS, é isso?
O dinheiro teria de ser capitalizado para permitir atualizar as funções ao valor da inflação e manter a contribuição até à morte. Mas duvido que cada um de nós consiga por si só capitalizar a própria reforma com uma taxa de substituição decente. As pessoas terão de arranjar fontes de renda alternativas.
Colocado por: HAL_9000As pessoas terão de arranjar fontes de renda alternativas.daí termos que ganhar bem enquanto estamos no activo profissional e ter reformas mais pequenas .
Colocado por: CarvaiEu quando me reformei passei a receber cerca de 50% do que ganhava a trabalharEsta parte é que me espanta, uma vez que a taxa de substituição atual deve rondar os 75-80%.
Colocado por: HAL_9000Esta parte é que me espanta, uma vez que a taxa de substituição atual deve rondar os 75-80%.
Colocado por: HAL_90005º em mais de 190 países.
Colocado por: HAL_9000Só para deixar aqui esta informação:
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/portugal-e-o-quinto-pais-mais-envelhecido-do-mundo
5º em mais de 190 países.
Colocado por: eu
Porque será? Porque será?
Colocado por: ClioIISerá que as pessoas não conseguem ganhar dinheiro suficiente para se sustentar, quanto mais pensar em ter filhos?
Colocado por: ClioII
Será que as pessoas não conseguem ganhar dinheiro suficiente para se sustentar, quanto mais pensar em ter filhos?
Colocado por: Pickaxe
Não é só isso, há muitos países com piores condições económicas do que nós e tem muitos filhos. O pessoal agora gosta de passear e gozar a vida, e quando o dinheiro não chega para tudo fazem-se opções.
Colocado por: Carvai
Não é por aí, no PIB per capita Portugal está no 37º lugar.
Aliás existe quase uma inversão nesse aspecto pois quanto mais pobres mais filhos têm. Para muitos os filhos são considerados um activo, para outros um empecilho. Preferem investir em cães e gatos...
Colocado por: ClioIIEu não dou educação "ao Deus dará" às minhas crianças: têm escola, atividades desportivas e culturais, acompanhamento dos pais (que exige tempo e disponibilidade), acesso a materiais escolares e não escolares variados. Tudo isto custa tempo e dinheiro.
Colocado por: CarvaiPortantes quem não tem meios económicos para fazer isso deviam ser castrados (como se faz aos cães e gatos) para não educarem os filhos "ao Deus dará"
Colocado por: euPorque será? Porque será?
Colocado por: ClioIISerá que as pessoas não conseguem ganhar dinheiro suficiente para se sustentar, quanto mais pensar em ter filhos?É um bocadinho por aí.
Colocado por: PickaxeNão é só isso, há muitos países com piores condições económicas do que nós e tem muitos filhos.Tente criar aqui um filho nas mesmas condições que os criam nesses países, e depois venha aqui relatar como correu a experiência.