Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: FT87Provavelmente.
    Mas como já disse anteriormente não noto assim tanta diferença nos preços comparado antes da pandemia.
    Digamos que ronda os 7% comparado a 2019.
    Já sei que são volumes diferentes comparados com quem só constrói uma casa.
    Mas por isso é que digo sempre o que estes os preços que se vão ouvindo por aqui é por e simplesmente abuso nada mais.


    Concordo.
    Acho que os tais abusos estão algo circunscritos a certas regiões também.
    Do que vejo, houve um aumento sim nalgumas especialidades, mas nada demais na globalidade da obra.
  2. Colocado por: FT87

    Sem dúvida alguma.
    Eu se fosse o homem ao “gozo” que levou já nem queria a obra mas pronto só levou “gozo” pela atitude que teve.

    Levou gozo porque fez um orçamento a atirar o barro á parede.
    Enquanto os profissionais não perceberem que a construção civil em geral não é a feira da ladra para se andar a discutir os orçamentos isto nunca mais entra nos eixos.
    Eu falo por mim, quando faço um orçamento, faço logo com o melhor preço que entendo justo para o trabalho em questão.
    Nunca baixei o valor de um orçamento. Se o fizesse era porque era possível, e se era possível, porque é que não o fiz logo? Passa uma imagem péssima do profissional.
    De resto, o que é preciso é ter a capacidade de explicar o orçamento de fio a pavio, sem tretas e sem rodeios. A partir dai, o cliente é que tem a decisão final. Simples…
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, lumpre, riscos, Palmix, jamaral.57
  3. Colocado por: FT87Não sei se por aqui alguém já notou mas os preços têm baixado.
    Em Agosto do ano passado pedi preço a 5 empresas de caixilharia de alumínio para uma determinada marca e modelo já definida e recebi o seguinte:

    Orçamento 1 - 130k
    Orçamento 2 - 134k
    Orçamento 3 - 135k
    Orçamento 4 - 142k
    Orçamento 5 - 144k

    Selecionei os três primeiros para negociar sendo que o 1 e 2 não mexeram no preço e o 3 ficou em 122k isto já espremido ao máximo.
    Entretanto recebi um email no início de janeiro a informar que tinha 48h para adjudicar caso contrário iria ter um aumento de 10%.
    Como não adjudiquei pois não vou nessas ondas la veio o orçamento rectificado com o valor de 134k.
    Ontem ligaram me a tentar pressionar para que lhes adjudica-se caso contrário iria subir novamente pois tinham novos aumentos e eu disse-lhes que iria abrir novo concurso até porque tinha um novo contacto de uma empresa nova que tinha muito bons preços.
    Resposta imediata do outro lado vou ligar já ao meu diretor para ver se consigo uma atenção e já falamos de novo.
    Nem dois minutos demorou ligou me novamente a dizer que se fechássemos já conseguia fazer por 115k melhor ainda do que quando negociamos a primeira vez e depois do dito aumento que agora está na moda.
    Isto fica super mal ainda mais sendo empresas já com uma certa dimensão pelo que sei das principais da zona norte na área de caixilharias.
    Como não gostei da atitude e desta trapalhada toda espremi mais o preço e ficou por 110k :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palmix
    espetacular , já agora se lhe der 2kg de laranjas pode espremer e enviar-me o sumo pela Uber?já vi que o/aFT87 para espremer está para as curvas😂😂
  4. Colocado por: Joao Dias
    Levou gozo porque fez um orçamento a atirar o barro á parede.
    Enquanto os profissionais não perceberem que a construção civil em geral não é a feira da ladra para se andar a discutir os orçamentos isto nunca mais entra nos eixos.
    Eu falo por mim, quando faço um orçamento, faço logo com o melhor preço que entendo justo para o trabalho em questão.
    Nunca baixei o valor de um orçamento. Se o fizesse era porque era possível, e se era possível, porque é que não o fiz logo? Passa uma imagem péssima do profissional.
    De resto, o que é preciso é ter a capacidade de explicar o orçamento de fio a pavio, sem tretas e sem rodeios. A partir dai, o cliente é que tem a decisão final. Simples…
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,lumpre,riscos
    eu tbm sou assim...posso fazer uma atenção, mas não passa disso mesmo. Só espremo quanto sei que tenho margem para espremer...não gosto de trabalhar com pessoas sem margem para fazerem um bom trabalho, sem margens para andarem motivadas..sem margens para me darem margens para pedir mais algo sem ser necessário trabalhos a mais. São políticas diferentes , conheço e lido com empresas construtores de milhões e sei que é assim, espremer como se fossem laranjas, mas o engenheiro hoje herói que espremeu o pobre coitado da caixilharia que só quis o trabalho para portfólio e para mostrar que pode vir a ganhar outros trabalhos...esse engenheiro tb não passa de um número dentro da empresa , e amanhã vai ser ele a laranja quando for espremido para trabalhar 16h por dia até não haver mais sumo e sair para outro lado.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, lpetinga, N Miguel Oliveira, Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ocsav86
    • FT87
    • 29 janeiro 2022 editado
    Colocado por: N Miguel Oliveira

    É a mentalidade portuguesa a funcionar.
    É sempre tudo espremido ao máximo pelos promotores, pelo empreiteiro que sub-contrata, pelas construtores maiores, etc.
    É assim na construção e noutros sectores.
    Depois admiramo-nos quando vemos preços "estratosféricos", que levam de início a margem para poder baixar, ser-se regateado, etc.
    Obviamente que "é do aumento do material", o empreiteiro não lhe vai dizer: "olhe, é a minha margem para poder baixar"... Faz parte. A si não o censuro, afinal "quem não chora não mama".
    Se não regateia leva o preço-base e está feito.

    Quem está habituado aos preços, deteta os abusos, sabe até onde pode ir e quando custam as coisas genericamente.
    O mal é que é também pela mania crónica do "espremer até ao máximo", que isto está como está.
    Isso e o pedir 10 orçamentos para cada coisa. E dos orçamentos só olhar para os números.
    Não podemos esperar outros resultados se continuamos a fazer as mesmas coisas.

    Lembro-me do "olhar fulminante" do meu patrão (Arquitecto, chefe do gabinete) ao ver-me regatear um orçamento com um empreiteiro na Suíça. O Sr. lá andou, lá andou e lá baixou 0,5%. Eu frustrado pois esperava bastante mais (habituado a Portugal)... e o meu chefe a corar de vergonha pela "falta de respeito" que tive para com o empreiteiro. Outras mentalidades...

    Em Portugal, há profissionais que dão o preço justo e adequado (diria a maioria deles até). Se o dono de obra vai regatear só por regatear, sem saber verdadeiramente o que implica o serviço, e o profissional acaba por aceitar abaixo do lucro mínimo para não perder o serviço, aí é o dono de obra arrisca a que lhe saia o tiro pela culatra: que as coisas não ficam bem feitas, que afinal o vidro seja outro, etc... Não há milagres. Mas pelo menos continuará a achar que fez bom negócio.


    Sim, mas não descuide. Esteja atento, não vá no final da obra o gozado ser outro...


    Os materiais serão conserteza os descritos sem falhar coso contrário como é lógico não recebe 1 cêntimo e desmonta tudo o que aplicou e rápido caso contrário é lixo.
    Tenho uma forma muito prática de trabalhar e cumpro religiosamente com todos e quem trabalha comigo sabe disso agora não me falhem.
    • AMVP
    • 29 janeiro 2022
    Colocado por: N Miguel OliveiraLembro-me do "olhar fulminante" do meu patrão (Arquitecto, chefe do gabinete) ao ver-me regatear um orçamento com um empreiteiro na Suíça. O Sr. lá andou, lá andou e lá baixou 0,5%. Eu frustrado pois esperava bastante mais (habituado a Portugal)... e o meu chefe a corar de vergonha pela "falta de respeito" que tive para com o empreiteiro. Outras mentalidades...

    Ora ai esta algo que nunca entendi. Eu nao costumo ouvir ninguem regatear o preco no talho, peixaria, mercearia, etc entao pq razao e suposto negociar na area5do imobiliario?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5. Colocado por: FT87

    Os materiais serão conserteza os descritos sem falhar coso contrário como é lógico não recebe 1 cêntimo e desmonta tudo o que aplicou e rápido caso contrário é lixo.
    Tenho uma forma muito prática de trabalhar e cumpro religiosamente com todos e quem trabalha comigo sabe disso agora não me falhem.


    Você dá workshops? É o guru das obras.
    Concordam com este comentário: riscos
  6. Colocado por: FT87Selecionei os três primeiros para negociar
    Pronto, agora Expliquem-me la como é que se negoceia? É
    Que os profissionais com quem tenho falado ja têm uma postura de quem esta a fazer um favor, acho que se lhes disse “oh sr. Fulano nao da para fazer uma atenção aí no orçamento?” Eles viram costas e nunca mais os vejo😂
    • Djdasa
    • 29 janeiro 2022 editado
    Colocado por: DR1982Pronto, agora Expliquem-me la como é que se negoceia? É
    Que os profissionais com quem tenho falado ja têm uma postura de quem esta a fazer um favor, acho que se lhes disse “oh sr. Fulano nao da para fazer uma atenção aí no orçamento?” Eles viram costas e nunca mais os vejo😂

    Negociar em grandes quantidades não é o mesmo do que em pequenas! Mas mesmo assim estes números aqui apresentados devem ser mesmos muito mas muito espremidos!
  7. Já apanhei gajos como esse FT87: "tenho duas empresas que me fazem a obra por menos 20 %"

    Só lhe digo: "adjudique-lhes já a obra, pois faz um grande negócio. Eles perdem dinheiro, problema deles"
  8. Colocado por: riscoseu tbm sou assim...posso fazer uma atenção, mas não passa disso mesmo. Só espremo quanto sei que tenho margem para espremer...não gosto de trabalhar com pessoas sem margem para fazerem um bom trabalho, sem margens para andarem motivadas..sem margens para me darem margens para pedir mais algo sem ser necessário trabalhos a mais. São políticas diferentes , conheço e lido com empresas construtores de milhões e sei que é assim, espremer como se fossem laranjas, mas o engenheiro hoje herói que espremeu o pobre coitado da caixilharia que só quis o trabalho para portfólio e para mostrar que pode vir a ganhar outros trabalhos...esse engenheiro tb não passa de um número dentro da empresa , e amanhã vai ser ele a laranja quando for espremido para trabalhar 16h por dia até não haver mais sumo e sair para outro lado.
    Concordam com este comentário:Joao Dias



    Vê lá é se arranjas além de motivado alguém que trabalhe na CMS :) Acho que já estão no último nível do candy crash por aquelas bandas..
    • Palmix
    • 29 janeiro 2022 editado
    Dou aqui um exemplo que se passou comigo agora, que temos dissecado num outro tópico.

    Peço orçamentos para instalação de soluções de A/C em habitação nova familiar.

    Uns orçamentos mais caros, outros mais baratos...e depois um que é mais 150% que os outros!
    A solução é melhor? É! Vou tirar rentabilidade disso? Não! Conclusão, já nem tento negociar nada com este tipo...a diferença é de tal ordem, que nem vale a pena!


    Sobre caixilharia:

    Peço vários orçamentos, diversas marcas, soluções idênticas

    - preços semelhantes, com variações de 10%. No entanto, há um com mais de 30% de aumento...é colocada de parte.
    Tenho boas referências de 2 empresas, curiosamente os dos orçamentos mais baixos. Pergunto se não há abertura para mexer nos preços. Uma das empresas diz que já fez o melhor, a mais baixa, reduz ainda para mais 10%, ficando quase 20% mais barata que a outra.
    Indagar não custa, mas se não perguntasse tinha gasto mais 10% do valor desnecessariamente...
    • FT87
    • 29 janeiro 2022
    Colocado por: AMVP
    Ora ai esta algo que nunca entendi. Eu nao costumo ouvir ninguem regatear o preco no talho, peixaria, mercearia, etc entao pq razao e suposto negociar na area5do imobiliario?
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira


    Não é minimamente comparável.
    • FT87
    • 29 janeiro 2022
    Colocado por: DR1982Pronto, agora Expliquem-me la como é que se negoceia? É
    Que os profissionais com quem tenho falado ja têm uma postura de quem esta a fazer um favor, acho que se lhes disse “oh sr. Fulano nao da para fazer uma atenção aí no orçamento?” Eles viram costas e nunca mais os vejo😂


    É normal são as tais empresas da terrinha habituados a fazer como querem enches apetece e como na zona controlam tudo agem assim mas se tiver um profissional a tratar disso também la chegam.
    • FT87
    • 29 janeiro 2022
    Colocado por: Djdasa
    Negociar em grandes quantidades não é o mesmo do que em pequenas! Mas mesmo assim estes números aqui apresentados devem ser mesmos muito mas muito espremidos!


    É perfeitamente normal negociar mais quando são quantidades grandes.
    Quem se espreme são os próprios concorrentes.
    • FT87
    • 29 janeiro 2022
    Colocado por: marteloescoproJá apanhei gajos como esse FT87: "tenho duas empresas que me fazem a obra por menos 20 %"

    Só lhe digo: "adjudique-lhes já a obra, pois faz um grande negócio. Eles perdem dinheiro, problema deles"


    Não são formas de negociar.
    Envio sim objectivos e quem quiser la chegar tudo bem quem não quiser não ganha.
    Esse tipo de negociação que fala já é muito arcaico.
    • FT87
    • 29 janeiro 2022
    Colocado por: PalmixDou aqui um exemplo que se passou comigo agora, que temos dissecado num outro tópico.

    Peço orçamentos para instalação de soluções de A/C em habitação nova familiar.

    Uns orçamentos mais caros, outros mais baratos...e depois um que é mais 150% que os outros!
    A solução é melhor? É! Vou tirar rentabilidade disso? Não! Conclusão, já nem tento negociar nada com este tipo...a diferença é de tal ordem, que nem vale a pena!


    Sobre caixilharia:

    Peço vários orçamentos, diversas marcas, soluções idênticas

    - preços semelhantes, com variações de 10%. No entanto, há um com mais de 30% de aumento...é colocada de parte.
    Tenho boas referências de 2 empresas, curiosamente os dos orçamentos mais baixos. Pergunto se não há abertura para mexer nos preços. Uma das empresas diz que já fez o melhor, a mais baixa, reduz ainda para mais 10%, ficando quase 20% mais barata que a outra.
    Indagar não custa, mas se não perguntasse tinha gasto mais 10% do valor desnecessariamente...


    Sim sem dúvida mas aqui os empreiteiros gostam é de gajos ricos que não chateiem muito nem discutam preços adjudicam de olhos fechado e pagam tudo a dobrar :)
    • FT87
    • 29 janeiro 2022
    Muitos aqui dizem que não negoceiam que não baixam preço que só concorrem para clientes conhecidos e de confiança o resto nem perdem tempo!
    Não devem viver neste mundo ou pensam que os outros andam todos a dormir só pode.
    Já lidei com alguns assim e passado algum tempo (muito pouco) vêm bater porta com cartas de apresentação pedidos de reunião etc e disponíveis para tudo.
    Depois levam o dito “gozo” por se terem armado em grandes.
    Nenhuma empresa vive só de clientes conhecidos e de confiança, nenhuma empresa se pode recusar a negociar com os seus clientes (até pode não dura é muito).
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9. Colocado por: rjmsilvaVocê dá workshops? É o guru das obras.

    Aprendeu depressa, o ano passado criou uns tópicos com questões que poderia ter colocado aos excelentes contactos que tem. Andava a negociar obras de caixilharia de 130K com 5 empresas e vinha para o fórum tirar dúvidas de caixilharias, agora de repente é mesmo o guru cá do sitio.
    Criou um tópico para saber preços da construção, agora vem dizer que negocia com objetivos !!!
    Enfim, não tem credibilidade nenhuma.
  10. Conheço empresas que faturam 2 ou 3M e não dão orçamento para desconhecidos. Aliás recebem chamadas a dizer guarda a data que a obra é tua, depois dás orçamento e é para fazer. Quem quer qualidade não negoceia, é como diz o João dias, é o preço para aquele serviço.

    Cortar as unhas rentes depois pedem mais 2 fiadas a um muro, ou para colocar banda acústica em tijolos, ou para colocar mais 10pontos de luz e depois é tudo a somar. E nota-se na vontade de trabalhar quem tem folga e quem tem que despachar e não quer saber.

    Agora as vezes 10k em serralheiro, para tirar 6-7% ou tinham margem com força ou precisam de adjudicação urgente para não gaguejarem..
    Concordam com este comentário: Joao Dias
 
0.4096 seg. NEW