Iniciar sessão ou registar-se
    • VNDO
    • 24 julho 2021

# 1

Colocado por: CM2021Pode ter uma tiny home assente em fundações, não tem de ser móvel. Aliás, há muitas casas antigas em Portugal que são, para todos os efeitos, tiny homes. A diferença é que foram construídas para famílias inteiras, todas a dormir no mesmo quarto e não para casais sem filhos à procura de estilos de vida "alternativos".

Como viver numa casa destas? Os portugueses já se esqueceram de como é não ter WC ou água corrente? Cheguei a viver em casas na província nessa situação e ninguém morreu por isso. Dava mais trabalho, mas também havia um ritmo de vida mais saudável.

É possível ter uma tiny home com compostagem, painéis solares, garrafas de propano, forno a lenha. É possível ter tanques para águas pluviais e sistema de filtragem para ter água potável. Há fossas, ribeiras e poços (por enquanto).

Mas em Portugal, como em muitas outras situações, não há direito de escolha, temos todos de viver da mesma forma, seguindo a legislação à risca (em teoria).

Nestas casas pré-fabricadas, imagino que também pague em boa parte o design (com o mérito que cada projecto terá) e o marketing da solução.

Penso que recuperar casas ao abandono seja mais interessante, contudo. Há construções antigas que têm materiais mais nobres e isolamento melhor que quase tudo que se construiu a partir das décadas de 60-70. Até mesmo o desenho das fachadas, vejo prédios em bairros operários antigos com acabamentos que já ninguém faz. Trabalho de cantaria cuidado e bonito, que parece que se perdeu.
    Concordam com este comentário:VNDO

Ora nem mais.
  1.  # 2

Colocado por: VNDOSempre que se abrem tópicos destes, os comentários são sempre os mesmos e dos mesmos. Já se percebeu que os técnicos aqui do fórum não gostam das tiny houses, quiçá, porque lhes tira o negócio, mas há quem queira viver dessa forma. Não entendo o drama. Mentalidade tuga, é o que é.

eu sou tecnico e gosto da temática. Quanto ao tirar trabalho, está completamente enganado, acha que que se mete tudo numa tiny house sem planeamento?

Colocado por: SMBS

não gostam porque não cumpre a lei. há regulamentação até para o tamanho mínimo dos imóveis

que lei é que não cumpre? não se pode generalizar assim, depende do uso que se quiser dar.

Colocado por: PicaretaAcha que construções ilegais algum dia vão tirar trabalho às pessoa ligadas à construção? que disparate.

maior disparate é chamar ilegal (generalizar) a algo tão abstrato. Pode ou não ser (i)legal, tal como uma construção tradicional.
    • SMBS
    • 24 julho 2021

# 3

Colocado por: nortenho66
    que lei é que não cumpre? não se pode generalizar assim, depende do uso que se quiser dar.

assim de repente as acessibilidades e provavelmente (não vi as áreas) não atingem o tamanho mínimo (RGEU)
    o uso pretendido neste caso é habitação

mas eu até acho que a história das acessibilidades, etc é uma treta
  2.  # 4

Colocado por: SMBS

assim de repente as acessibilidades e provavelmente (não vi as áreas) não atingem o tamanho mínimo (RGEU)
    o uso pretendido neste caso é habitação

mas eu até acho que a história das acessibilidades, etc é uma treta

onde é que é referido que é para habitação permanente?
  3.  # 5

Colocado por: nortenho66maior disparate é chamar ilegal (generalizar) a algo tão abstrato. Pode ou não ser (i)legal, tal como uma construção tradicional.

Para habitação é ilegal, até pode fazer o pino, mas contra factos não há argumentos.
    Refiro-me às barracas de madeira que estão no link do post #4
  4.  # 6

Colocado por: nortenho66onde é que é referido que é para habitação permanente?

Para habitação não permanente não há regras?
  5.  # 7

Colocado por: Picareta
    Para habitação não permanente não há regras?

Claro que há, no entanto conheço várias casas de áreas reduzidas que estão perfeitamente legais.

Para habitação é ilegal, até pode fazer o pino, mas contra factos não há argumentos.
    Refiro-me às barracas de madeira que estão no link do post #4

Eu não preciso de fazer pinho nenhum, o picareta é que já acrescentou a palavra "habitação", no entanto no post inicial do user não vi isso referido em lado nenhum. Pode muito bem ser para férias, turismo, etc, daí ter referido
    Colocado por: nortenho66Pode ou não ser (i)legal, tal como uma construção tradicional.

Partir do princípio que toda e qualquer tiny house não é possível de legalizar, é errado, da mesma maneira que achar que por ter rodas é só colocar num terreno e está legal, está bem errado.
  6.  # 8

Se apenas pretende colocar uma caravana "design" no seu terreno, à partida safa-se. (embora consiga arranjar uma carpintaria que lhe faça algo bem melhor, bem maior, e mais barato).
    O problema é se essa tinyHouse necesistar de abastecimento elétrico, água canalizada e saneamento de esgotos; aí já não consegue sem licenciar na Câmara.
  7.  # 9

Colocado por: nortenho66no entanto conheço várias casas de áreas reduzidas que estão perfeitamente legais.

Mostre, mas novas que as velhas não contam

Colocado por: nortenho66Eu não preciso de fazer pinho nenhum, o picareta é que já acrescentou a palavra "habitação", no entanto no post inicial do user não vi isso referido em lado nenhum.

Ups tem razão, se calhar é para um abrigo de jardim, e ando eu aqui a chatear.

Colocado por: nortenho66Pode muito bem ser para férias, turismo, etc, daí ter referido

Pois, as casas de férias não precisam de cumprir o regeu, acessibilidade, etc.

Colocado por: nortenho66Partir do princípio que toda e qualquer tiny house não é possível de legalizar, é errado.

Mais uma vez tem razão, se colocar uma barraca dessas no jardim, não tem que legalizar...não pode é ter mais de 10m2 nem mais de 2.2m de altura.
  8.  # 10

Colocado por: PicaretaPois, as casas de férias não precisam de cumprir o regeu, acessibilidade, etc.

Claramente não trabalha na área.

Colocado por: PicaretaMais uma vez tem razão, se colocar uma barraca dessas no jardim, não tem que legalizar...não pode é ter mais de 10m2 nem mais de 2.2m de altura

Quer continuar na ignorância, força nisso.

Fica um exemplo de um projecto de turismo. Será que cumpre as acessibilidades? Deve estar ilegal para si...
      Screenshot_20210724-235027.jpg
  9.  # 11

Colocado por: nortenho66Quer continuar na ignorância, força nisso.

fala, fala, mas não diz nada.
  10.  # 12

fala, fala, mas não diz nada.

Não ando aqui para ensinar ninguém, pagam-me para projectar.(de acordo com a lei imagine)
  11.  # 13

Colocado por: nortenho66Fica um exemplo de um projecto de turismo.
    Oh Nortenho… isso é um quarto de hotel…
    E não, não cumpre as acessibilidades.
    Sei porque se tentar reservar uma noite sendo portador de deficiência (não eu) não fica nesses….

Abr.
  12.  # 14

Colocado por: gil.alvesOh Nortenho… isso é um quarto de hotel…

E então? É apenas um exemplo de várias possibilidades.
    E faz parte de uma unidade hoteleira mas não é um quarto de hotel.

Colocado por: gil.alvesE não, não cumpre as acessibilidades.

Eu sei que não, estava a ser irónico para o picareta. Está ilegal por não cumprir?
  13.  # 15

Colocado por: nunogouveiaSe apenas pretende colocar uma caravana "design" no seu terreno, à partida safa-se.

É por aqui, das construções que conheço deste tipo, todas funcionam como uma caravana.
  14.  # 16

Colocado por: nortenho66não é um quarto de hotel.
    Tenho de discordar de si…

P.S. - Mas sem ressentimentos.
    Entendo o seu ponto de vista.
    Pelo tópico inicial subentende-se que a autora procura um terreno para construção… diria eu mas ela pode confirmar.
    Estas habitações só são legais ligadas a um empreendimento turístico ou de lazer.
    Isoladas num terreno ante-vejo sérias dificuldades ao licenciamento
      D29714F6-4DBD-4CAC-8B29-E433E3DE392A.jpeg
  15.  # 17

Colocado por: gil.alvesTenho de discordar de si…
      D29714F6-4DBD-4CAC-8B29-E433E3DE392A.jpeg

OH Gil Alves, não estamos a falar de definições do booking, estamos a falar de legislação.
    • VNDO
    • 25 julho 2021

# 18

Mostre, mas novas que as velhas não contam

Ups tem razão, se calhar é para um abrigo de jardim, e ando eu aqui a chatear.

Pois, as casas de férias não precisam de cumprir o regeu, acessibilidade, etc.

Mais uma vez tem razão, se colocar uma barraca dessas no jardim, não tem que legalizar...não pode é ter mais de 10m2 nem mais de 2.2m de altura.

Bem, você tem mesmo um trauma qualquer contra isto. O que é que vem fazer a estas threads mesmo?
  16.  # 19

Colocado por: nortenho66Fica um exemplo de um projecto de turismo. Será que cumpre as acessibilidades? Deve estar ilegal para si...

Quem abriu o tópico queria uma barraca, perdão uma tinyhouse para colocar num terreno, e você está a sugerir um empreendimento turístico? !!!
  17.  # 20

Colocado por: nortenho66definições do booking
    É da página do empreendimento turístico… designado por eles. Não pelo booking.
    E qd fiquei num tb me foi anunciado como “quarto”.

Abr. ;)

0.0274 seg. NEW