Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: nortenho66necessários tanto para orçamentar como para executar
    Sim claro que ajuda olhar para um desenho para perceber o mqt ou ce.
  2.  # 282

Colocado por: nortenho66Já vi muita coisa nas obras, mas nunca me pediram para lhes dar um caderno de encargos em vez de desenhos...

Não se faça de parvo, estávamos a falar de moradias de construção corrente.
    Continue a falar sozinho, que eu não tenho paciência para o aturar.
  3.  # 283

Colocado por: Picareta
    Não se faça de parvo, estávamos a falar de moradias de construção corrente.
    Continue a falar sozinho, que eu não tenho paciência para o aturar.

Tem de aprender a controlar essa frustração, não tenho culpa que picareta venha para aqui defender o que lhe dá jeito e fique mal na fotografia. Se com PE já é o que é na construção, sem ele é carta branca para se fazer "como sempre se fez e nunca deu problemas"

Colocado por: gil.alvesSim claro que ajuda olhar para um desenho para perceber o mqt ou ce.

Coisas básicas como orçamentar roupeiros, são com prateleiras de cima a baixo? Gavetas? Quantas? Até que altura? Leva sapateira? Que tamanho? Leva ponto de luz no roupeiro? Pode fazer meia página de texto a explicar isso tudo, ou um esquema numa folha A4. Qual é mais simples tanto para orçamentar como para o carpinteiro saber o que vai fazer?
  4.  # 284

Colocado por: nortenho66não tenho culpa que picareta venha para aqui defender o que lhe dá jeito

LOLL Você não faz a mínima ideia do que me dá jeito, não me conhece nem sabe o que faço na vida.

Colocado por: nortenho66Coisas básicas como orçamentar roupeiros, são com prateleiras de cima a baixo? Gavetas? Quantas? Até que altura? Leva sapateira? Que tamanho? Leva ponto de luz no roupeiro? Pode fazer meia página de texto a explicar isso tudo, ou um esquema numa folha A4. Qual é mais simples tanto para orçamentar como para o carpinteiro saber o que vai fazer?

Tenho uma carpintaria e em 100 orçamentos 2 ou 3 tem projeto de execução, mas não serve para nada porque os arquitetos fazem os desenhos sem consultar os clientes, são desenhos que tiram da gaveta e mudam a legenda.

Se tiver dúvidas pergunte ao pessoal aqui do fórum que anda a construir se alguém tem desenhos dos roupeiros.
    O nortenho vive na lua.
  5.  # 285

Então malta!?? Não se enervem! Ainda agora começou a casa e já estamos todos a empurrar os problemas uns para os outros…
    Esqueçam isso, o mal já está feito, eu é que devia estar a chorar. Vocês não precisam disso…
    Concordam com este comentário: desofiapedro, N Miguel Oliveira, eu
  6.  # 286

Colocado por: PicaretaTenho uma carpintaria e em 100 orçamentos 2 ou 3 tem projeto de execução,

não me surpreende em nada.

Colocado por: Picaretamas não serve para nada porque os arquitetos fazem os desenhos sem consultar os clientes, são desenhos que tiram da gaveta e mudam a legenda.

sondagem à lá picareta, baseado em 2 ou 3 orçamentos que dá com PE (dos 100), bela amostra ;)
    mas pegando mesmo nesse exemplo, o orçamento que dá sem PE, ou seja, o orçamento para um ropeiro com 4mx2,4m com 4 portas de correr é mais proximo da realidade do que baseado num desenho de um roupeiro com essa dimensão e onde mostra todas as divisorias interiores, mesmo que depois troquem uma gaveta por uma prateleira ou coisas do genero, é isso?

Colocado por: PicaretaSe tiver dúvidas pergunte ao pessoal aqui do fórum que anda a construir se alguém tem desenhos dos roupeiros.

o seu problema é mesmo esse, acha que o forum da casa é uma amostra representativa lol

O nortenho vive na lua.

onde vivo fujo do chicos espertos como o picareta que acha que bom bom é fazer como sempre fez e nunca deu problemas ;)
    •  # 287

Colocado por: PicaretaSe tiver dúvidas pergunte ao pessoal aqui do fórum que anda a construir se alguém tem desenhos dos roupeiros.

Eu tenho, vem no projeto de execução de interiores, tudo ao detalhe e bem trabalhado conosco. Mas as projetistas não são portuguesas, no país delas é corrente fazer projeto de execução com todos estes pormenores, fizeram um trabalho TOP.

O arquiteto que fez o projeto de licenciamento nunca deu grande relevância a esses pormenores, chutou para a obra. Como é meu amigo esta perdoado! :)
    •  # 288

Colocado por: RUIOLIEu tenho, vem no projeto de execução de interiores, tudo ao detalhe e bem trabalhado conosco. Mas as projetistas não são portuguesas, no país delas é corrente fazer projeto de execução com todos estes pormenores, fizeram um trabalho TOP.

o que o picareca não sabe, é que felizmente eu não trabalho para portugal. Ele com a mentalidade de empreiteiro tuga acha que é o maior da aldeia e que não precisa de nada disso. É por isso que não tenho saudades nenhumas de fazer projectos e lidar com empreiteiros em PT.
    •  # 289

Colocado por: RUIOLIalguém tem desenhos dos roupeiros.

Eu tenho um mapa de roupeiros
      O arq sugeriu a sua versão (talvez tirada da gaveta, ok), mas depois nós indicamos alterações e o mapa foi alterado até nós estarmos satisfeitos.

Se está bem feito ou não não sei, é o primeiro que vejo, mas acho útil
      Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, nortenho66
      Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, Palmix
        IMG_20210809_183010.jpg
    •  # 290

Colocado por: luixmodEntão malta!?? Não se enervem! Ainda agora começou a casa e já estamos todos a empurrar os problemas uns para os outros…

Exacto, nem 8 nem 80.
      Nem sempre um proj. de execução é util. Se a minha vontade é construir igual ao vizinho mais vale lá ir ver. Se leva os papeis à obra e ninguem olha para eles tampouco fazem sentido.

Por outro lado, e mesmo em certos casos de construção "corrente" poderá ter interesse em detalhar o projecto.

Muitas vezes é preferivel ser o mesmo técnico a desenhar a cozinha, as serralharias, as carpintarias, as esterotomias, etc etc... Com uma lógica comum e unidade. Até porque muitas "especialidades" se encontram numa mesma peça... Corrimões com luz, armários que escondem WCs, etc... alinhamentos, espessuras, juntas...

O mal é que a malta acha que "o das cozinhas" desenha o layout de borla, que o serralheiro igual, o carpinteiro idem, o ladrilhador também... e não vêm que esse trabalho também será pago. No final custa o mesmo mas o resultado é uma bela manta de retalhos...

Este assunto vai de mão dada com a "coordenação dos projectos" que mais não são que um mero papel.

Ao detalhar um projecto vão-se encontrando imcompactibilidades, evitando erros em obra. Um proj. de execução não serve só para ficar bonito, serve sobretudo para que o próprio técnico (autor) conheça melhor a "sua" obra... seja ela corrente ou extraordinária.
    •  # 291

Colocado por: nortenho66o seu problema é mesmo esse, acha que o forum da casa é uma amostra representativa lol

Acabei de dizer que a amostra sãos os milhares de orçamentos de carpintaria executados pela minha carpintaria e as centenas de projetos que já me passaram pelas mão, e também o fórum, mas os seus complexos de superioridade torcem-lhe o cérebro.

Colocado por: nortenho66o que o picareca não sabe, é que felizmente eu não trabalho para portugal.

Estou farto de saber isso, e até sei em que país trabalha.
    •  # 292

Colocado por: PicaretaEstou farto de saber isso, e até sei em que país trabalha.

Já referi inúmeras vezes em vários posts.

Colocado por: Beto1980

Eu tenho um mapa de roupeiros
      O arq sugeriu a sua versão (talvez tirada da gaveta, ok), mas depois nós indicamos alterações e o mapa foi alterado até nós estarmos satisfeitos.

Se está bem feito ou não não sei, é o primeiro que vejo, mas acho útil
      Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,nortenho66
        IMG_20210809_183010.jpg

Claro que é útil e é assim que faz, tirando o picareta e a sua carpintaria com milhares de orçamentos!
    •  # 293

As carpintarias que conheço, levam o mesmo com projeto ou sem projeto, aquilo é ao m2 de frente de roupeiro e ao m de cozinha, se for armários de cozinha tipo roupeiro conta-se x2...
      Mas sim, faria todo o sentido que o cliente tivesse um desconto quando chega a uma carpintaria ja com o projeto feito
    •  # 294

Colocado por: DR1982As carpintarias que conheço, levam o mesmo com projeto ou sem projeto, aquilo é ao m2 de frente de roupeiro e ao m de cozinha, se for armários de cozinha tipo roupeiro conta-se x2...
      Mas sim, faria todo o sentido que o cliente tivesse um desconto quando chega a uma carpintaria ja com o projeto feito

Isso é o mesmo que dar preço a m2 para a construção da casa, há todos vimos como é que acaba...
      Um roupeiro para pendurar casaco não pode ser ao mesmo preço de um roupeiro com prateleiras e gavetas com ferragens com travão, etc.
    •  # 295

Colocado por: DR1982Mas sim, faria todo o sentido que o cliente tivesse um desconto quando chega a uma carpintaria ja com o projeto feito

Não tem desconto, mas pode fazer a diferença quando o carpinteiro tem que decidir a que pedidos de orçamento vai responder.
    •  # 296

Colocado por: nortenho66

Isso é o mesmo que dar preço a m2 para a construção da casa, há todos vimos como é que acaba...
      Um roupeiro para pendurar casaco não pode ser ao mesmo preço de um roupeiro com prateleiras e gavetas com ferragens com travão, etc.
      Claro que como dizem os carpinteiros o preço m2 é para roupeiros “normais” se pedir varao elevatorio, ou muitas gavetas ja é extra...
    •  # 297

Não tem desconto, mas pode fazer a diferença quando o carpinteiro tem que decidir a que pedidos de orçamento vai responder.
      É injusto, mas pelo menos fica com algo verdadeiramente pensado
      • eu
      • 9 agosto 2021

# 298

Colocado por: nortenho66o que o picareca não sabe, é que felizmente eu não trabalho para portugal

Noruega ?
    •  # 299

Colocado por: DR1982Claro que como dizem os carpinteiros o preço m2 é para roupeiros “normais” se pedir varao elevatorio, ou muitas gavetas ja é extra...

exactamente, pede orçamento para a casa e recebe valor Y, quando chega a altura de falar dos roupeiros "ah não, o preço era o base, agora o valor para isso que querem é Yx2". Qual a lógica disso? mas continua a defender-se que uma casa "normal" não precisa de PE. Só mesmo para quem acha que um PE são apenas detalhes de soleiras e pontes térmicas.

Colocado por: eu
      Noruega ?

não tanto a norte, eu tive de lidar mais com um brexit.
    •  # 300

Colocado por: nortenho66

exactamente, pede orçamento para a casa e recebe valor Y, quando chega a altura de falar dos roupeiros "ah não, o preço era o base, agora o valor para isso que querem é Yx2". Qual a lógica disso? mas continua a defender-se que uma casa "normal" não precisa de PE. Só mesmo para quem acha que um PE são apenas detalhes de soleiras e pontes térmicas.

não tanto a norte, eu tive de lidar mais com um brexit.
      O PE nao faz sentido para quem se contenta com Y

0.0578 seg. NEW