Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: zedasilvaluixmod
    Podia ter feito algo deste género.
      exatus_KH7.jpg

Realmente teria sido uma boa solução… antes de encher as sapatas.
  2.  # 362

Colocado por: luixmodRealmente teria sido uma boa solução…

Não é uma técnica que recomende para qualquer empreiteiros pois requer cuidados especiais para não rasgarem aquilo tudo mas como neste caso o empreiteiro será o primeiro a querer garantir alguma qualidade, acho que poderia ter sido uma boa solução.
    Eu repensava a solução de desvão sanitário. Isso ficava melhor cheio de areia e um massame em cima.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      32.jpg
  3.  # 363

Colocado por: Pedro BarradasAgora até se encontram estufas debaixo das fundações das casas ;)

Desde que cumpra a função.
    Nem sempre as melhores soluções têm que ser caros ou com materiais XPTO.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
  4.  # 364

Colocado por: zedasilvaIsso ficava melhor cheio de areia e um massame em cima.

E sob a laje deve ou não ser aplicada membrana de impermeabilização ???
    Impede a subida das hum ascendentes, mas tb impede a 'drenagem' destas (por gravidade) para o solo...
    Se houver humidades/condensados acima da membrana (até do processo construtivo) ficam presas ?
    Obrigado
  5.  # 365

Colocado por: Beto1980E sob a laje deve ou não ser aplicada membrana de impermeabilização ???

De quer forma? Não é fácil pelo facto de não ter apoio para a membrana.

Colocado por: Beto1980Impede a subida das hum ascendentes,

Na laje as humidades ascendentes não são muito problemáticas pois por norma são resultado dos condensados mas como tenho a abobadilha não há grande absorção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  6.  # 366

boas Malta, depois de algum tempo, a casa continua. devagar mas continua. já tem a primeira placa pronta, e começou se a levantar paredes exteriores.
  7.  # 367

Placa
  8.  # 368

Continua a faltar terra para encher o terreno, se alguém tiver terra a mais que queira dar/vender na zona de Aveiro, avise por mensagem privada.
  9.  # 369

Colocado por: luixmodContinua a faltar terra para encher o terreno, se alguém tiver terra a mais que queira dar/vender na zona de Aveiro, avise por mensagem privada.

Tenho na zona do Porto mas pode vir até Aveiro.
    Que tipo de terra é que quantidades precisa?
  10.  # 370

Colocado por: zedasilva
    Tenho na zona do Porto mas pode vir até Aveiro.
    Que tipo de terra é que quantidades precisa?

pelas minhas contas uns 600m3 de terra :S
  11.  # 371

Os empalmes não ficaram muito curtos?

Colocado por: luixmodPlaca
      IMG_0083.JPEG
  12.  # 372

Colocado por: BigmouseOs empalmes não ficaram muito curtos?

Estas a falar da coferagem??
  13.  # 373

Colocado por: Bigmouseempalmes

É a zona de sobreposição entre varões (neste caso na vertical) no arranque dos pilares.

Há uma fórmula para o comprimento mínimo de sobreposição em cada descontinuidade, em função do diâmetro dos varões.
  14.  # 374

Colocado por: ricardo.rodrigues

É a zona de sobreposição entre varões (neste caso na vertical) no arranque dos pilares.

Há uma fórmula para o comprimento mínimo de sobreposição em cada descontinuidade, em função do diâmetro dos varões.

Ok, penso que não, o engenheiro foi lá antes de encher a placa e estava conforme…
  15.  # 375

O espaçamento dos estribos nessa zona não aprece estar correto.
    Ora veja lá o que diz no projeto de estabilidade
  16.  # 376

Colocado por: zedasilvaO espaçamento dos estribos nessa zona não aprece estar correto.
    Ora veja lá o que diz no projeto de estabilidade

Então??
  17.  # 377

Colocado por: luixmodEntão??

Na zona de sobreposição, por norma o espaçamento dos estribos reduz para reforçar a resistência daquela zona.
    Quase todos os projetos têm este pormenor pois é daqueles que o cype vomita automaticamente
    Os seus estão sempre com o mesmo espaçamento
  18.  # 378

Colocado por: zedasilva
    Na zona de sobreposição, por norma o espaçamento dos estribos reduz para reforçar a resistência daquela zona.
    Quase todos os projetos têm este pormenor pois é daqueles que o cype vomita automaticamente
    Os seus estão sempre com o mesmo espaçamento

Logo vou verificar no projecto
  19.  # 379

Colocado por: luixmod

Logo vou verificar no projecto

pelo que vi no projecto os estribos foram colocados logo após a sapata a fazer ligação ao pilar, aqueles ferros devem ter ficado mais altos dai estarem a cima da laje. nas fotos que tenho das sapatas nota se que os ferros estavam muito altos. nada de mal nisso, penso eu
  20.  # 380

Colocado por: luixmodnada de mal nisso, penso eu

O comprimento de amarração ou empalme (zona de sobreposição de ferros) é grosso modo 50 vezes o diâmetro dos ferros.
    Se o projeto prever 50 cm de empalme nessa zona deve os estribos ter distanciamentos mais reduzidos.
    Se em obra fizerem um empalme com 3m, não deixa de ser uma zona frágil. Devem esses 3m ter em toda a extensão estribos com espaçamento reduzido.
    A sua obra vai cair?
    Claro que não. Aliás esse é um dos erros mais comuns nas nossas obras.
    Culpa dos técnicos que farzem projetos com pormenores vomitados do cype mas depois em obra não explicam o porquê de eles lá estarem

0.0808 seg. NEW