Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: antonylemosEU SE PEDIR AO PADEIRO FAZER A MASSA E LIGAR O FORNO PARA ME FAZER UM PÃO 100E SE CALHAR NAO ME CHEGAM PARA ESSE PÃO. NO ENTANTO É APENAS UM PAO E NAO UMA FORNADA DE PÃES

    O SIRRUPER PELA LÓGICA DELE ESSE UNICO PAO SERIA MIL VEZES MAIS BARATO. NO ENTANTO O PADEIRO DEMOROU O MESMO TEMPO E GASTOU A MESMA ENERGIA PARA FAZER UM COMO PARA FAZER 1000. E SE FOR A COMPRAR A FARINHA A FARINHA PARA FAZER UM SERÁ MUITO MAIS CARA QUE A FARINHA PARA FAZER MIL.

    MAS I SIRRUPER DIZ QUE NÃO.. QUERO SABER COMO É QUE DEVIA FUNCIONAR PORQUE PARA MIM COMPRAR UMA PALETE DE TIJOLOS OU COMPRAR UM CAMIAO TIR DE TIJOLOS NUNCA NA VIDA SÃO AO MESMO PREÇO.

    ANTONYLEMOS É QUE SABE.
  2.  # 102

    Como ninguém construiu uma casa de 100m2, vamos ficar todos pela matematica.
    E vamos todos acreditar no grafico da verdade do nunogouveia.
      fdc-gráfico-custo.jpg
  3.  # 103

    Colocado por: SirruperComo ninguém construiu


    Ok. Se comparar o custo por m2 de uma construção abarracada, sem projetos, num terreno que não lhe "pertence" (porque o seu pai herdou, mas nunca fez escritura)...

    Podíamos estar aqui às voltas, nestas estórias. Não podemos querer comparar alhos com bugalhos.

    Concordamos que discordamos:)
  4.  # 104

    Colocado por: NTORIONMas para comparar a permissa tem de ser igual.


    Colocado por: ricardo.rodriguesNão podemos querer comparar alhos com bugalhos.
    Lógico, nem faz sentido que seja de outra forma.
  5.  # 105

    Colocado por: SirruperComo ninguém construiu uma casa de 100m2


    Ui, em que região você vive? Ainda nos vai dizer que casas pequenas não existem...

    Uma moradia numa cidade acha que mede quanto em média? 200m2?

    Mas continuamos sem entender o que é que custa mais por m2 numa casa grande que numa pequena?

    Só se começar com: ah, numa grande tem recuperador de calor, banheira de hidromassagem, bidés, garagem pó corta-relva, closet, escritório... E na pequena não. Ou quem constrói maior é porque tem mais €€€... Mete melhores materiais e tal. Mas aí não está a comparar a mesma coisa sequer e está a assumir que pequeno é igual a fraco/contido. O que não é correcto.
  6.  # 106

    Colocado por: SirruperComo ninguém construiu uma casa de 100m2, vamos ficar todos pela matematica.
    E vamos todos acreditar no grafico da verdade do nunogouveia.
      fdc-gráfico-custo.jpg
    Aproveite e beja a casa do NunoGouveia, e diga se uma casa nos mesmos moldes da dele com metade do tamanho ficaria mais barata no custo m2, tem ai um exemplo de uma casa grande virada para a contenção
  7.  # 107

    Colocado por: SirruperEu nunca disse que 200m2 gastava mais do dobro que em 100m2.


    Está a trocar-nos as voltas.
    Então o que é que disse? Com isto:

    Colocado por: SirruperNunca numa casa de 100m2 vs 200m2.


    Para uma casa de 200m2 custar mais por m2 que uma de 100m2 teria que custar no total mais que o dobro uma da outra. Ou está-me a falhar a matemática?

    Colocado por: SirruperAgora dizerem que num projecto de 100m2 o preço do m2 categoricamente é mais caro, eu acredito no oposto. Se a permissa for contenção.

    A premissa é que está mal, está a comparar coisas diferentes. E mesmo a contenção pode ser aplicada à casa de 200m2. Até acho mais comum isso... Gastou-se na área poupa-se nos materiais.
  8.  # 108

    Eu ja estou com uma previsão de custo final superior a 50% do que estava suposto gastar... E se isto continua assim vai me ficar o dobro do que estava a pensar gastar.
    Ainda vou a meio e já pondero por á venda.
  9.  # 109

    Colocado por: jfsmoreiraEu ja estou com uma previsão de custo final superior a 50% do que estava suposto gastar... E se isto continua assim vai me ficar o dobro do que estava a pensar gastar.
    Ainda vou a meio e já pondero por á venda.
    Isso em valores é o que? Quantos m2, quanto pensava gastar e quanto pensa gastar?
  10.  # 110

    É muito...muito mesmo...nem digo por vergonha.
  11.  # 111

    Colocado por: jfsmoreiraÉ muito...muito mesmo...nem digo por vergonha.
    Mas tem materiais que justifiquem tanto dinheiro ?
  12.  # 112

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Está a trocar-nos as voltas.
    Então o que é que disse? Com isto:



    Para uma casa de 200m2 custar mais por m2 que uma de 100m2 teria que custar no total mais que o dobro uma da outra. Ou está-me a falhar a matemática?


    A premissa é que está mal, está a comparar coisas diferentes. E mesmo a contenção pode ser aplicada à casa de 200m2. Até acho mais comum isso... Gastou-se na área poupa-se nos materiais.

    A permissa dos arquitectos é essa. O cliente quer uma casa de 150k e depois fazem uma casa para 200k. Que na prática vai custar 250k. O vosso problema é pensar em economias de escala em construcao que mais m2 fica mais barato que menos m2. E nao assistimos a isso com os exemplos que vamos vendo.
    O meu arquitecto tambem me enganou assim.
  13.  # 113

    Nao percebeu que para alem dos materiais terem subido nestes 2 ultimos anos, que a mao de obra se tornou mais escassa e como tal, houve um abuso por parte de quem fornece e constroi?
    Imagine a seguinte situação:
    O material x custa agora +20% do que custava no ano passado. O armazenista ganha uma percentagem digamos outro 20%, ou seja o material custa na realidade 20% +20%*20%...
    Depois adicionan-se os valores de transporte... Petroleo sobe, o valor dos transportes tb e mais uma vez adiciona-se a margem extra .. depois vem a aplicação e a margem do empreiteiro sobre o material, pois este tb vai levar a margem dele em percentagem sobre o valor até agora acumulado... E é do gênero...quer quer .nao quer nao quer.

    Alem disso estamos num negócio onde há claramente fixação de preços entre os construtores... Por essa razão é que cada empreiteiro /especialidade sabe o valor das outras propostas. (E tb sei por uma mosquinha que me vem dizer coisas aos ouvidos que há grandes almocaradas onde se discutem valores dos orçamentos)
    Por outro lado, existem orcamentistas que trabalham para varias empresas e como tal o valor tem de ser igual...

    Estamos todos a ser fecundados...
    • Iko
    • 19 março 2022

     # 114

    Eu quando encomendo uma Piza tb peço que me cortem apenas em 4 fatias porque não comido comer 8...

    :D
  14.  # 115

    Colocado por: SirruperA permissa dos arquitectos é essa. O cliente quer uma casa de 150k e depois fazem uma casa para 200k. Que na prática vai custar 250k. O vosso problema é pensar em economias de escala em construcao que mais m2 fica mais barato que menos m2. E nao assistimos a isso com os exemplos que vamos vendo.
    O meu arquitecto tambem me enganou assim.


    Outra vez arroz?
    Mania de dizer que são os Arquitectos que querem as casas grandes. Agora quem define o que o cliente precisa e pode pagar é o técnico? OK.

    Pessoalmente, acho que o ideal são 100-120m2 brutos (T3) e carro à chuva. Ou se não houver carro melhor ainda, é sinal que não faz falta. Mas isto é aquilo que eu e a patroa achámos... Cada um saberá o que quer, e o valor relativo que atribui a uma habitação, a um móvel, a uma TV, etc... Nem vejo qual a "obrigação" de querer ter casa própria sequer... Tem que abrir a mente Sirruper. A sua realidade está longe de ser a norma. A minha opinião também não é, mas eu percebo isso. Há de tudo. Há clientes que apostam em construir pequeno mas com o melhor vidro, o melhor caixilho, o melhor soalho, o melhor forno, etc etc... Você entende pequeno como: "não teve dinheiro para mais". Ou estou errado?
  15.  # 116

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Outra vez arroz?
    Mania de dizer que são os Arquitectos que querem as casas grandes. Agora quem define o que o cliente precisa e pode pagar é o técnico? OK.

    Pessoalmente, acho que o ideal são 100-120m2 brutos (T3) e carro à chuva. Ou se não houver carro melhor ainda, é sinal que não faz falta. Mas isto é aquilo que eu e a patroa achámos... Cada um saberá o que quer, e o valor relativo que atribui a uma habitação, a um móvel, a uma TV, etc... Nem vejo qual a "obrigação" de querer ter casa própria sequer... Tem que abrir a mente Sirruper. A sua realidade está longe de ser a norma. A minha opinião também não é, mas eu percebo isso. Há de tudo. Há clientes que apostam em construir pequeno mas com o melhor vidro, o melhor caixilho, o melhor soalho, o melhor forno, etc etc... Você entende pequeno como: "não teve dinheiro para mais". Ou estou errado?

    Eu nao penso que quem constroi pequeno nao tem dinheiro para mais. Eu penso que nos dias de hoje deve-se construir bem, pequeno e sustentavel. É só vantagens.
    E isso só faz quem sabe bem o que quer e quem nao faz da casa a sua imagem de marca, mas sim a sua casa para viver.
  16.  # 117

    Colocado por: SirruperO meu arquitecto tambem me enganou assim.
    Enganou nada. Ou você era assim tão ingénuo que nao sabia ao que ia?
    Ha uma diferença, grande, entre ser enganado e querer ser “enganado” e o sirruper fala fala mas tambem é mais um dos que faz parte do grupo dos já agora.
  17.  # 118

    Colocado por: SirruperEu penso que nos dias de hoje deve-se construir bem, pequeno e sustentavel. É só vantagens.

    Nisso estamos de acordo. Mas construir bem custa mais ao m2, como bem compreenderá.
  18.  # 119

    Colocado por: DR1982Enganou nada. Ou você era assim tão ingénuo que nao sabia ao que ia?
    Ha uma diferença, grande, entre ser enganado e querer ser “enganado” e o sirruper fala fala mas tambem é mais um dos que faz parte do grupo dos já agora.

    Só encontrei o forumdacasa depois de ter a casa construída. E aprendi e aprendo muito por aqui. Se fosse hoje corrigia muitos erros que cometi. E vejo o Dr1982 a cometer alguns mesmo a andar por aqui ha mais tempo.
    Mas cada um sabe de si.
    • DR1982
    • 19 março 2022 editado

     # 120

    Colocado por: Sirruper
    Só encontrei o forumdacasa depois de ter a casa construída. E aprendi e aprendo muito por aqui. Se fosse hoje corrigia muitos erros que cometi. E vejo o Dr1982 a cometer alguns mesmo a andar por aqui ha mais tempo.
    Mas cada um sabe de si.
    Uma coisa é falar outra é passar à prática.
    Isto das casas pequeninas é muito bonito mas nao é para todos, é preciso uma grande capacidade para nao ceder aos ja agoras.
    É que é muito facil a gente pensar “ah por mais uns trocos apenas fazia mais isto e aquilo e é assim que a coisa descamba como Bem sabe.
    Eu admiro, sinceramente os que se contentam com casas de 100m2 brutos. Mas admiro mesmo.
    É que já têm aparecido por ai alguns com essa lenga lenga, de “pra mim chegam 100m2” mas depois quando se deparam com as tais casas de 100m2 começam logo os “só mais isto”
 
0.0329 seg. NEW