Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: NTORION
    E o terreno? Em muitos sítios custa mais do que a construção.

    Teria de custar mais de 1000K/m2.
    O valor do terreno para um apartamento T2 é irrisório e na minha opinião não faz sentido ser usado na comparação.
  2.  # 22

    Colocado por: fcouceloParece-me que a Administração deste fórum não vai aceitar uma discussão que apenas serve para publicitar imoveis.

    Se fosse uma discussão com regras mais apertadas como por exemplo; imoveis para recuperar no centro de Lisboa com preço abaixo de 2350€/m2, talvez já fizesse sentido pois estaria de facto a ajudar quem quer investir.

    No idealista tem muitos poucos que entram nesta regra e desses poucos não vi nenhum que seja considerado uma boa compra.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Faz sentido.
    Para "ajudar" alguém a encontrar um "bom negócio" era melhor colocar um filtro de valor/área/localização num qualquer site de classificados (Casas Sapo, Idealista, Imovirtual, etc...) e voilá.

    A verdade é que os bons negócios não chegam aos classificados...
    Concordam com este comentário: Tsbatist
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno@FC
  3.  # 23

    Colocado por: Vítor Magalhães
    A pergunta não foi para mim, mas na minha opinião, quando se constrói a "1000K/m2" e se compra usado a +2000K/m2 não me parece existir dúvidas de para quem é um bom negócio...




    Colocado por: NTORION
    E o terreno? Em muitos sítios custa mais do que a construção.


    Como assinalou o NTORION desconsiderou por completo o custo do terreno, licenciamentos, dificuldades com crédito para obras e um processo muito mais complexo o que por consequência com implicações no custo.

    Por outro lado, esse custo de 1000€ m2 é neste momento totalmente irrealista, especialmente na área de Lisboa, que é a área onde ficam os imóveis
  4.  # 24

    Colocado por: Bruno MartinsO link deste não corresponde à descrição no comentário


    Tem razão. Aqui fica corrigido:

    T2 no Montijo com 108,73m2, construção de 2003, construção 2003, 165 000€ | 1514 €/m²

    https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/excelente-t2-montijo-ID16PTw.html#6bf93121b7
      Montijo_T22.png
    • AMVP
    • 29 setembro 2021

     # 25

    Colocado por: Vítor Magalhães
    A pergunta não foi para mim, mas na minha opinião, quando se constrói a "1000K/m2" e se compra usado a +2000K/m2 não me parece existir dúvidas de para quem é um bom negócio...

    E ha terreno onde as pessoas querem viver?
  5.  # 26

    Colocado por: Bruno@FC





    Como assinalou o NTORION desconsiderou por completo o custo do terreno, licenciamentos, dificuldades com crédito para obras e um processo muito mais complexo o que por consequência com implicações no custo.

    Por outro lado, esse custo de 1000€ m2 é neste momento totalmente irrealista, especialmente na área de Lisboa, que é a área onde ficam os imóveis


    Então está a dizer que é legitimo pagar 2K por um apartamento usado porque o custo do terreno está incluído?
    Bruno, a questão é que na minha opinião, e julgo que na opinião de quem compra (era essa a questão inicial) não é um bom negócio comprar algo usado pelo dobro do valor de algo novo. Esses T2 na margem sul não valem o que pedem por eles. Se há quem compre? Há, não há alternativa, agora considerar isso um bom negócio para quem COMPRA? Eu não considero que seja.
  6.  # 27

    Colocado por: AMVP
    E ha terreno onde as pessoas querem viver?


    Isso é outra questão, nem toda a gente está disposta para construir e o que isso implica.
    As pessoas querem viver onde querem viver. O que é bom para si pode ser mau para mim e podemos viver no mesmo concelho.
    • AMVP
    • 29 setembro 2021

     # 28

    Colocado por: Vítor MagalhãesEntão está a dizer que é legitimo pagar 2K por um apartamento usado porque o custo do terreno está incluído?
    Bruno, a questão é que na minha opinião, e julgo que na opinião de quem compra (era essa a questão inicial) não é um bom negócio comprar algo usado pelo dobro do valor de algo novo.


    Na minha zona não vejo o preço dos apartamentos usados com m2 mais elevado do que os novos, embora de facto em alguns locais os veja muito próximos. Mas... muitas vezes esses que estão próximos têm poucos anos de diferença ou tento um pouco mais a localização dentro da urbanização é melhor.

    Muitos locais têm o preço que têm porque as pessoas querem viver ali e não há terreno para construção nova e quando a há os preços assumem valores estratosféricos, mesmo os reabilitados. Preço de m2 a 1000k não vejo há muito.
  7.  # 29

    Colocado por: Bruno@FCPor outro lado, esse custo de 1000€ m2 é neste momento totalmente irrealista, especialmente na área de Lisboa, que é a área onde ficam os imóveis


    Os 1K/m2 só são irrealistas para quem quer meter piscina, quartos com 20m2, PRH, pavimentos de +30€/m2, VMCs, e por aí fora... Vá ver o nível de acabamentos desses T2 "remodelados" e depois diga alguma coisa...
    • AMVP
    • 29 setembro 2021

     # 30

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Isso é outra questão, nem toda a gente está disposta para construir e o que isso implica.
    As pessoas querem viver onde querem viver. O que é bom para si pode ser mau para mim e podemos viver no mesmo concelho.


    Mas qual construir? Não há terreno para construir em determinados locais.

    Quanto aos exemplos colocados, repare que são todos apartamentos, que como é obvio a quase totalidade das pessoas que vivem em apartamentos não se vai por a construir prédios.

    Quanto ao gosto de cada um é claro que tem razão, mas os preços são formulados pela procura e essa existe mais num local do noutro mesmo quando nós pessoalmente não a entendemos.
  8.  # 31

    Falta também o filtro de coeficiente de valorização das finanças.
    https://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/simulador/default.jsp

    Eu por exemplo não invisto em zonas de Lisboa com menos de 2.35
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno@FC
  9.  # 32

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Teria de custar mais de 1000K/m2.
    O valor do terreno para um apartamento T2 é irrisório e na minha opinião não faz sentido ser usado na comparação.


    Penso que a opção do "terreno+construir" pode ser válida para algum perfil de pessoas, normalmente com mais capacidade financeira e algum/muito tempo disponível e que está disposto a pagar em dinheiro e chatices para construir algo único.

    Não acho é comparável com as opções apresentadas, já que nunca será possível construir qualquer moradia por menos de 200 000€ na área próxima a Lisboa(20km) e raramente o custo total da obra fica dentro do orçamento, logo saber se foi um bom negócio ou não só poderá ser avaliado no final da obra e será sempre dependente da podenração dada por cada um.

    Construir será sempre uma decisão mais emocional e que implica mais risco. Pessoalmente diria que neste momento será impossível fazer um melhor negócio a construir do que o que conseguirá comprar já feito.

    Resumindo, a opção de Terreno+Construir não é garantidamente para a maioria das pessoas que compram, basta ver o número de imóveis vendidos usados versus licenças para construção.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 33

    Colocado por: AMVP

    Na minha zona não vejo o preço dos apartamentos usados com m2 mais elevado do que os novos, embora de facto em alguns locais os veja muito próximos. Mas... muitas vezes esses que estão próximos têm poucos anos de diferença ou tento um pouco mais a localização dentro da urbanização é melhor.

    Muitos locais têm o preço que têm porque as pessoas querem viver ali e não há terreno para construção nova e quando a há os preços assumem valores estratosféricos, mesmo os reabilitados. Preço de m2 a 1000k não vejo há muito.


    Eu acho que o grande mal é as pessoas quererem morar encostadas a todo o tipo de serviços, sim, porque vamos todos os dias à farmácia, ao banco, ao cabeleireiro, à padaria, ao café, ao hospital, ao... A "qualidade de vida" vale esses 2K/m2?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
    • AMVP
    • 29 setembro 2021

     # 34

    Colocado por: fcouceloFalta também o filtro de coeficiente de valorização das finanças.
    https://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/simulador/default.jsp

    Eu por exemplo não invisto em zonas de Lisboa com menos de 2.35


    Fui ver e, na minha opinião, assim de repente vi uma zona que está ligeiramente abaixo desse índice e lhe garanto que é um excelente local para investimento, com procura para diversos fins habitacionais e de um nível sócio-económico elevado. Caso o seu investimento seja virado para o turismo aí de facto já não é um bom local. E repare que falei de turismo e não de estrangeiros, por exemplo se for no mercado de arrendamento para Embaixadas e afins continua a ser um excelente local para investimento. Estou a referir-me ao Concelho de Lisboa.
  11.  # 35

    Colocado por: Bruno@FC

    Penso que a opção do "terreno+construir" pode ser válida para algum perfil de pessoas, normalmente com mais capacidade financeira e algum/muito tempo disponível e que está disposto a pagar em dinheiro e chatices para construir algo único.

    Não acho é comparável com as opções apresentadas, já que nunca será possível construir qualquer moradia por menos de 200 000€ na área próxima a Lisboa(20km) e raramente o custo total da obra fica dentro do orçamento, logo saber se foi um bom negócio ou não só poderá ser avaliado no final da obra e será sempre dependente da podenração dada por cada um.

    Construir será sempre uma decisão mais emocional e que implica mais risco. Pessoalmente diria que neste momento será impossível fazer um melhor negócio a construir do que o que conseguirá comprar já feito.

    Resumindo, a opção de Terreno+Construir não é garantidamente para a maioria das pessoas que compram, basta ver o número de imóveis vendidos usados versus licenças para construção.

    Totalmente de acordo, eu também neste momento não me via a construir essencialmente pelo tempo que demora todo o processo e mesmo ainda antes de ser iniciada a fundação. Mais depressa compraria usado e reabilitaria.
    Já o disse noutro tópico, os preços não se vão ajustar às pessoas, estas é que tem que se ajustar aos preços.
    Concordam com este comentário: Ana Carlos
  12.  # 36

    Colocado por: AMVP
    E ha terreno onde as pessoas querem viver?
    E onde é que as pessoas querem viver?
  13.  # 37

    Aqui há três pontos de vista, os de quem quer vender, os de quem quer comprar para lá viver e o dos investidores.
    Para qual destes é o bom negócio?
  14.  # 38

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Faz sentido.
    Para "ajudar" alguém a encontrar um "bom negócio" era melhor colocar um filtro de valor/área/localização num qualquer site de classificados (Casas Sapo, Idealista, Imovirtual, etc...) e voilá.

    A verdade é que os bons negócios não chegam aos classificados...


    Concordo em parte com esta afirmação, mas para mim o correto é: "Os melhores negócios não chegam aos classificados"

    Sabemos que ao mercado de cliente final já só chega uma pequena parte dos bons negócios, mas para quem não tem tempo e volume financeiro, mesmo assim é a melhor oportunidade que têm e a sua única solução não poderá ser desistir.

    A verdade do mercado é uma:
    Estes bons negócios aparecem e são vendidos muito rapidamente, muito abaixo do número médio de dias do mercado na zona, isto independentemente de sermos ou não da mesma opinião que sejam bom negócio.

    Há ainda que separar o que é o nosso poder de compra e quais são os nossos objetivos.
    Por exemplo, alguns dos apartamentos que coloquei aqui eu não os compraria para eu viver, mas compraria como investimento para arrendar.
  15.  # 39

    Colocado por: Bruno@FCA verdade do mercado é uma:
    Estes bons negócios aparecem e são vendidos muito rapidamente, muito abaixo do número médio de dias do mercado na zona


    E abaixo do valor anunciado... 👍
    Concordam com este comentário: Bruno@FC, Ana Carlos
  16.  # 40

    Colocado por: Vítor Magalhães

    E abaixo do valor anunciado... 👍
    Concordam com este comentário:Bruno@FC


    Exacto. Outra questão muito pouco falada
 
0.0328 seg. NEW