Colocado por: Joao DiasJoao, eu nao digo que nos casos dos soalhos o ideal é que os orçamentos sejam assim, mas a verdade é que são, pelo menos os que conheço.
Se essa fórmula servisse para garante de um trabalho bem executado a Fino tinha morrido antes de nascer.
Eu nem acredito que estás a ter este discurso quando tens um projecto que passa por garantir um determinado tipo de qualidade.
O que me está a deixar boquiaberto é que a maioria dos comentários a contra-argumentar o meu ponto de vista são de futuros DO.
É caso para se dizer que nem para vocês são bons. Se pensam de facto assim, nenhum de vós tem qualquer benefício em construir sem ser chave na mão. Afinal de contas, pela vossa lógica, orçamentar ao estilo “é tudo igual” é algo perfeitamente normal…
Colocado por: Joao Diasque me está a deixar boquiaberto é que a maioria dos comentários a contra-argumentar o meu ponto de vista são de futuros DO.
Colocado por: carfesEu pessoalmente gosto de partir do conceitos de custos pre-calculados e standardizados. Exemplo, um rupeiro com as seguintes caracteristicas custa 250€/m2. (inserir detalhe das caracteristicas). Qualquer desvio é extra (mais gavetas, melhor qualidade de madeira, etc)Mas é exatamente isto que acontece!
Colocado por: DR1982Mas que diferenças é que podem haver quando os materiais e ferragens sao os mesmos?
Colocado por: carfesEu pouco percebo de orçamentação de obras/madeiras, mas percebo de orçamentação de soluções complexas no valor de milhões de serviços que não têm nada a ver. E a conversa que li aqui é exactamente a mesma na minha area de negocio. Como se pode orçamentar com base apenas em 1 ou 2 variavies quando o serviço é tão mais complexo que isso?
A realidade é que tambem nós (e o mercado) estamos a simplificar a orçamentação ao maximo. Perde-se muito tempo e muito dinheiro a orçamentar "ao parafuso". Cada vez é mais comum até disponiblizar um simulador ao comprador para ele proprio ter uma idea.
Exisem varios formas de agilizar a orçamentação, desde partir apenas de uma noção base do custo unitãrio para o cliente ter uma percepção de custos e ir então ao parafuso naqueles que mostram interesse ou até mesmo chegar ao ponto de assumir que a media é x e nuns perde-se dinheiro e noutros ganha-se, desde que no acumulado de todos se ganhe.
Eu pessoalmente gosto de partir do conceitos de custos pre-calculados e standardizados. Exemplo, um rupeiro com as seguintes caracteristicas custa 250€/m2. (inserir detalhe das caracteristicas). Qualquer desvio é extra (mais gavetas, melhor qualidade de madeira, etc)
Colocado por: DuarteMMuitas. Desde qualidade de serviço, defeitos de montagem e fabrico, imperfeições, cumprimento de prazos, etc...Certo, mas nada disso vem mencionado no orçamento.
Não é por terem as mesmas peças e ferramentas que dois mecânicos executam um trabalho igual.
Colocado por: DuarteMDesde qualidade de serviço, defeitos de montagem e fabrico, imperfeições, cumprimento de prazos, etc...
Colocado por: rjmsilva
E consegue aferir isso por um orçamento ser mais ou menos detalhado?
Colocado por: DR1982Certo, mas nada disso vem mencionado no orçamento.
Colocado por: DuarteMCerto, mas tal Como disse estavamos a comparar orcamentos detalhados vs orçamentos a m2
Não, por isso o melhor é se conseguir ver roupeiros já feitos por cada fabricante para se ter uma noção da qualidade de construção.
Colocado por: DR1982Certo, mas tal Como disse estavamos a comparar orcamentos detalhados vs orçamentos a m2
Colocado por: DuarteMDesde qualidade de serviço, defeitos de montagem e fabrico, imperfeições, cumprimento de prazos, etc...
Colocado por: rjmsilva
E consegue aferir isso por um orçamento ser mais ou menos detalhado?
Colocado por: Joao Diastipo de ferramenta utilizada, tipo de mão de obra utilizada, materiais de colagem, acabamento, consumiveis
Colocado por: PickaxeAssim de repente: Paredes fora de esquadria, qualidade da base, 4° andar sem elevador...
Colocado por: Joao DiasSó no Mês passado estive em duas casas que tinham orçamentos muito semelhantes de carpintaria e uma dava dez a zero á outra.
E é aqui que eu quero chegar, se vocês não tiverem um orçamento discriminado como raio é que conseguem saber onde estão as diferenças??
Colocado por: pguilherme
Mas em soalhos tipo (por ex.: estratificado com madeira assim e assado, onde já foi alinhada a base, etc) o João aplica colas e consumíveis diferentes consoante a obra?
Colocado por: pguilhermeSe isso é que faz a diferença para um orçamento detalhado, como designa essa alínea?
"Artigo Ref: CLIENTE-SEM-ELEVADOR-TAXA-10%"?
Colocado por: elfo106Eu já recebi um orçamento em que tinha uma alinha do género: "Acresce X € caso a obra seja acima do 3º andar e sem elevador".
Colocado por: Joao DiasCom certeza que sim!!
Ainda aqui há uns dias nos adjudicaram um trabalho onde teremos de remover a totalidade do pavimento dado o mesmo estar a levantar nas mais diversas zonas (pavimento novo e com ZERO uso). Um dos motivos é justamente a cola escolhida não ter sido a apropriada. Nem para o soalho, nem para o acabamento, nem para a zona geográfica em questão.
Colocado por: Joao DiasAparentemente, é mais uma evolução com futuro e altamente aplaudida
Colocado por: Joao DiasMas para mim, isto não é uma evolução, é mais uma forma de trabalhar em formato “bulk”.