Iniciar sessão ou registar-se
    • pmdf
    • 16 fevereiro 2023

# 281

Bom dia a todos,

Vou iniciar a fase das alvenarias, e surgiu uma questão:
    Na parte térmica, o projeto refere, reboco armado de cor clara com 1,0cm, isolamento térmico em poliestireno extrudido (XPS) com 8cm de espessura com coeficiente de condutibilidade térmica de 0,037 W/m.ºC, pano de alvenaria de bloco térmico com 25cm de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica de 0.135 W/m2.ºC; revestimento interior em gesso projetado com 1,5cm.

O construtor, recomenda: Tijolo Térmico e Acústico Preceram 30x19x19, Painel EPS 100 com 6cm com Condutividade Térmica (W/m.ºC): 0,048 e revestimento interior em gesso projetado com 1,5cm. Refere que fica mais barato, e é uma solução melhor. O fiscal de obra, diz ser uma opção desde que mantenha a classificação A+

Por experiência, o que recomendariam?
  1.  # 282

Colocado por: pmdf
    Por experiência, o que recomendariam?

Eu perguntaria ao engenheiro da térmica as consequências da troca.
  2.  # 283

Se calhar a nivel de materiais dá mais jeito ao construtor ou lhe fique mais em conta..
    Prefiro a 1ª solução.
    repare que a solução do construtor diminui bastante a espessura da parede, não me parece que o tijolo de apenas 19 seja melhor que o bloco termico de 25
    e ao diminuir a espessura da parede está a alterar o projeto e isso teria que ser redesenhado para a bota bater com a perdigota, ou vai dar incongruências em obra.
  3.  # 284

A estrutura não são pilares de 25cm?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • pmdf
    • 16 fevereiro 2023

# 285

Colocado por: zedasilvaA estrutura não são pilares de 25cm?

Sim, 25x25.
    • pmdf
    • 16 fevereiro 2023

# 286

Em conversa com o fiscal da obra, ele referiu que não deveria existir grandes diferenças nos preços, pois o XPS requer menos trabalhos de aplicação que o EPS, ainda que o XPS seja mais caro. Contudo, na opinião dele ficaria melhor servido com o XPS.
  4.  # 287

Colocado por: pmdfSim, 25x25.

Então ao reduzir a parede para 19cm e o isolamento para 6 fica com os pilares e vigas sem qualquer isolamento
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 288

Colocado por: pmdf8cm de espessura com coeficiente de condutibilidade térmica de 0,037 W/m.ºC

Colocado por: pmdf6cm com Condutividade Térmica (W/m.ºC): 0,048

Consegue perceber a diferença?
    Na opção 1 tem um material com uma maior capacidade de isolamento e uma maior espessura
    Na opção 2 tem um material com uma menor capacidade de isolamento e uma menor espessura
    • pmdf
    • 16 fevereiro 2023

# 289

Colocado por: zedasilva

Consegue perceber a diferença?
    Na opção 1 tem um material com uma maior capacidade de isolamento e uma maior espessura
    Na opção 2 tem um material com uma menor capacidade de isolamento e uma menor espessura

Obrigado zedasilva... pensei que fosse precisamente o contrário. Vou manter o que está no projeto.
  6.  # 290

Como é que o seu fiscal não lhe explicou isto?
      xx3.JPG
  7.  # 291

mais um caso em que ficamos a pensar na "qualidade" do empreiteiro e do fiscal.
    Concordam com este comentário: zinna, fernandoFerreira
  8.  # 292

PMDF
    O seu fiscal não é o arquiteto pois não?
  9.  # 293

Colocado por: pmdf0.135 W/m2.ºC

Posso perguntar se especificaram o bloco térmico que apresenta esse valor de condutividade termica (cuja unidade deverá ser W/m.C e não W/m^2.C)?
    Questiono porque, segundo as minhas contas, o Termisobel de 25cm da Artebel apresenta um valor de 0,167 W/m.C e não encontrei nenhum melhor (pesquisa rapida)

Colocado por: pmdfEPS 100

Se for mesmo EPS 100, com 20kg/m^3, então a condutividade térmica (~0.037 W/m.C) é ligeiramente pior que a do XPS (~ 0.035W/m.C). Vai depender da marca/densidades previstas. Se tem condutividade pior e menor espessura, não entendo como é que chegam à conclusão de ser melhor opção para si...

Colocado por: pmdfTijolo Térmico e Acústico Preceram 30x19x19

Pelas minhas contas, esse tijolo tem uma condutividade térmica "bastante pior" (0,21 W/m.C) que o valor que lhe deram para o bloco.
    • VCG
    • 16 fevereiro 2023

# 294

Colocado por: pmdf
    Sim, 25x25.

Porque não aplica tijolo termico de 24cm?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • pmdf
    • 16 fevereiro 2023

# 295

Colocado por: zedasilvaPMDF
    O seu fiscal não é o arquiteto pois não?

Boa tarde,
    Por acaso não é, mas reconheço que vou ter que mudar muita coisa. Até com o próprio construtor.
  10.  # 296

Colocado por: jpmassena

Posso perguntar se especificaram o bloco térmico que apresenta esse valor de condutividade termica (cuja unidade deverá ser W/m.C e não W/m^2.C)?
    Questiono porque, segundo as minhas contas, o Termisobel de 25cm da Artebel apresenta um valor de 0,167 W/m.C e não encontrei nenhum melhor (pesquisa rapida)

Se for mesmo EPS 100, com 20kg/m^3, então a condutividade térmica (~0.037 W/m.C) é ligeiramente pior que a do XPS (~ 0.035W/m.C). Vai depender da marca/densidades previstas. Se tem condutividade pior e menor espessura, não entendo como é que chegam à conclusão de ser melhor opção para si...

Pelas minhas contas, esse tijolo tem uma condutividade térmica "bastante pior" (0,21 W/m.C) que o valor que lhe deram para o bloco.

Eu vou por termisobel na minha casa, tem um valor U de 0,67
  11.  # 297

Colocado por: marcocarvalor U

Correto. O U equivale a W/m2.c e está relacionado com vários factores, como o lambda e a espessura do material.

O valor que indiquei é o lambda, em W/m.c,que não envolve espessura
    • pkasa
    • 17 fevereiro 2023

# 298

Colocado por: pmdffiscal da obra,

Pmdf
    O fiscal é seu ou pertence à empresa do empreiteiro?
    Se for pago por si, pode começar a procurar outro
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • pmdf
    • 22 fevereiro 2023

# 299

Hoje estive na obra com o novo fiscal. Irá ser feito um relatório, mas foram identificados alguns problemas, nomeadamente, um desnível acentuado na laje do piso 0 e alguns pilares tortos. O Engenheiro irá reunir comigo para apresentar tudo detalhado e discutir as soluções, mas gostava de algumas opiniões de como se possa resolver, isto é, se der para resolver. A situação pior, será um dos pilares que levará o portão de garagem, e que está totalmente desnivelado, e segundo o Engº, não será possivel instalar um portão da maneira que o pilar está...
      20230222_135119.jpg
  12.  # 300

Santo…
    Concordam com este comentário: tiagodiaf, mica, snob

0.0633 seg. NEW