Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: villisAceitam-se sugestões de melhoria


    ligação da garagem à cozinha.... sem ser pela rua
    as acessibilidades na I.S.
    muita área de closet, acho... ou pode ser + aproveitada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  2.  # 42

    Colocado por: zedasilva
    Villes significa aldeias
    vilis significa barato

    O conceito assenta na ideia de promover "aldeias" baratas
    Aldeia é aquele lugar do nosso imaginário, onde nos sentimos bem e onde gostaríamos de viver se a vida assim permitisse.

    Vejo um utilizador que se identifica como Villis e não Villes
    Coloca imagens com marca de água vilis PASSIVE.

    Vai aqui um bom caldo, com essa misturada de palavras e significados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  3.  # 43

    Colocado por: zedasilva
    Villes significa aldeias
    vilis significa barato

    O conceito assenta na ideia de promover "aldeias" baratas
    Aldeia é aquele lugar do nosso imaginário, onde nos sentimos bem e onde gostaríamos de viver se a vida assim permitisse.


    O que não falta em Portugal é aldeias, eu vivo numa! E o interior está cheio delas é só preciso malta que queira ir 😁
  4.  # 44

    Colocado por: villisO QUE É O CONCEITO vilis PASSIVE

    vilis PASSIVE é um conjunto de projetos de arquitetos reconhecidos, cujo enfoque vai para além da estética. Conceitos de sustentabilidade e qualidade construtiva com incremento de tecnologias e materiais que favorecem a durabilidade e a baixa manutenção em layouts otimizados de forma a serem exequíveis com orçamentos limitados.

    Não vendemos casas.
    Rentabilizamos investimentos.
      Forum3.JPG

    Gosto da ideia em si, acho que tem pernas para andar! Também vejo algumas limitações, principalmente que nem todos terrenos/lotes dão para tais projetos pré-concebidos e é mais o terreno adaptar se a casa do que a casa ao terreno como deveria ser!
    Quanto ao rascunho acho que é um bom ponto de partida mas nota-se a ausência de uma lavandaria, dispensa, zona técnica! Da forma que está o layout duvido que consigam encaixar tudo nas tais 135 m2!
    Estou bastante interessado neste projeto!
  5.  # 45

    Colocado por: Jome
    O facto de ser um projecto tipo não quer dizer que não possa tirar partido das potencialidades de um terreno, vai depender se o terreno o permite ou não. Uns poderão permitir, outros não.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Nunca tirará tanto partido do terreno como um projeto feito de raiz para aquele terreno, aqui falamos sempre de uma “adaptação”
    Alias sempre vi, principalmente os profissionais defender isto por cá, nao tenho duvidas que isto vai vender, porque ha muito DO que nao se quer chefear com nada.
    Nao digo tambem que ficará mal servido, mas continuo a dizer que provavelmente por mais uns trocos poderia ficar melhor servido com um bom projeto de raiz
  6.  # 46

    Colocado por: DjdasaQuanto ao rascunho acho que é um bom ponto de partida mas nota-se a ausência de uma lavandaria, dispensa, zona técnica! Da forma que está o layout duvido que consigam encaixar tudo nas tais 135 m2!
    Eu tambem queria 150m2 brutos :)
    É muito fixe dizer que queremos apenas 120 ou 130 m2 mas quando a coisa começa realmente é que sao elas, os ja agoras sao tramados..
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  7.  # 47

    Colocado por: DR1982Eu tambem queria 150m2 brutos :)
    É muito fixe dizer que queremos apenas 120 ou 130 m2 mas quando a coisa começa realmente é que sao elas, os ja agoras sao tramados..

    Se um dia avançar com um projeto um dos pontos que ja tenho definido é que não quero mais 120/130 m2 úteis...Quanto mais pequena melhor
  8.  # 48

    Colocado por: Djdasanão quero mais 120/130 m2 úteis...Quanto mais pequena melhor
    Até começar a fazer a planta..... Depois surgem os já agora, a mulher já agora quer um closet, são só mais 2 paredes, e ja agora uma lavandaria a maquina num armário não faz sentido, e já agora uma zona técnica, e já agora um escritório que é péssima ideia isso das crianças não terem um local dedicado ao estudo, e já agora a sala um bocadinho maior que assim está clautrofóbica...e vai-se a ver uma casa que era para ser com 150 m2 já tem mais de 200.

    Quanto à vils/vills passive, a ideia até pode ser interessante para um determinado mercado, mas têm de garantir que as plantas são ajustáveis ao terreno da construção, pois é aí que as construções tipo costumam falhar. Mas não me desagrada a ideia de haver uma pdronização de plantas que garantam uma casa com qualidade construtiva, funcional e confortável. É melhor isso que muitas casas feitas por desenhadores, onde não ha ponta por onde se lhe pegue.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, DR1982, Pedro Barradas
  9.  # 49

    Colocado por: HAL_9000a ideia até pode ser interessante para um determinado mercado

    Como disse, o conceito não ´aplicável a todos os Dono de obra.
    Eu diria que o DO característico do fórum não é o DO para este tipo de projeto
    Este é um conceito que não se enquadra no "já agora"
    Tb não é um conceito para os DO dos 750€ m2
  10.  # 50

    Colocado por: zedasilva
    Como disse, o conceito não ´aplicável a todos os Dono de obra.
    Eu diria que o DO característico do fórum não é o DO para este tipo de projeto
    Este é um conceito que não se enquadra no "já agora"
    Tb não é um conceito para os DO dos 750€ m2
    Mas vao aparecer muitos que vao dizer para mim esta perfeita, so precisava mesmo de ter mais isto e aquilo.
    Os DO comuns como eu e a maioria que por aqui anda nao tem noção que o isto ou aquilo altera a coisa toda
  11.  # 51

    Colocado por: HAL_9000Até começar a fazer a planta..... Depois surgem os já agora, a mulher já agora quer um closet, são só mais 2 paredes, e ja agora uma lavandaria a maquina num armário não faz sentido, e já agora uma zona técnica, e já agora um escritório que é péssima ideia isso das crianças não terem um local dedicado ao estudo, e já agora a sala um bocadinho maior que assim está clautrofóbica...e vai-se a ver uma casa que era para ser com 150 m2 já tem mais de 200.

    Quanto à vils/vills passive, a ideia até pode ser interessante para um determinado mercado, mas têm de garantir que as plantas são ajustáveis ao terreno da construção, pois é aí que as construções tipo costumam falhar. Mas não me desagrada a ideia de haver uma pdronização de plantas que garantam uma casa com qualidade construtiva, funcional e confortável. É melhor isso que muitas casas feitas por desenhadores, onde não ha ponta por onde se lhe pegue.
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira,DR1982

    Por acaso tanto eu como a mulher partilhamos da mesma opinião, closet não temos necessidade de ter um em até preferimos armário completo de parede, wc na suite não obrigado! Lavandaria até que gostávamos mas não precisa de ser uma sala! Apenas de referir que a minha esposa tem mentalidade Suíça (nasceu e cresceu nesse bonito pais) e eu partilho muito dessa mentalidade, afinal já vão alguns anos em terras helveticas
    • Jome
    • 30 novembro 2021

     # 52

    Colocado por: DR1982Nunca tirará tanto partido do terreno como um projeto feito de raiz para aquele terreno, aqui falamos sempre de uma “adaptação”

    Até pode tirar mais, a maioria dos projectos que por aqui passa ser feito de raiz ou adaptação, não sei qual tira mais partido.



    Colocado por: DR1982Alias sempre vi, principalmente os profissionais defender isto por cá

    Claro que sim, quando os projectos são trabalhados por profissionais com brio. Eu imagino este conceito para outro público alvo.



    Colocado por: DR1982Eu tambem queria 150m2 brutos :)
    É muito fixe dizer que queremos apenas 120 ou 130 m2 mas quando a coisa começa realmente é que sao elas, os ja agoras sao tramados..
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira

    Os "já agora" são para quem tem a carteira a condizer, quando não há orçamento, não há "já agora".
  12.  # 53

    Colocado por: DR1982Mas vao aparecer muitos que vao dizer para mim esta perfeita, so precisava mesmo de ter mais isto e aquilo.

    Se o mais isto ou aquilo interferir com a estrutura com as redes técnicas ou com outros pormenores que possam por em causa o conceito certamente que aconselharemos o DO a procurar outro tipo de projeto
    Concordam com este comentário: DR1982, Djdasa
  13.  # 54

    Gostei da iniciativa, parece-me bem mais realista que a maioria dos projetos de contos de fada que não saem do papel porque a carteira não estica conforme os sonhos. Isto de querer uma casa com 200 metros quadrados para só lá irem dormir é tramado.
    Concordam com este comentário: Djdasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  14.  # 55

    Parabéns pela iniciativa!

    A modularização dos conceitos de arquitectura e a uniformização de métodos construtivos são o segredo para a optimização temporal e financeira na construção. Enquanto uns tentam ir à boleia a pensar só no momento, há quem já esteja a pensar já no futuro.

    Pelo que percebo, o projecto não tem que ser um dos que já exista em portfólio, mas simplesmente planeado utilizando alguns "módulos" tried and true. Será isto?

    Tal como disseram, quando se quer um carro, selecciona-se o modelo e escolhem-se alguns detalhes. Só os sultões das arábias é que mandam fazer carros à medida, acho 🤔

    Não sei se a maioria dos DO tem como exigência certos detalhes de arquitectura em detrimento de uma casa optimizada a nível de custo de aquisição e operação.
    Mas acredito que se separarão visivelmente os DO quando houver uma proposição do género: podes ter uma casa sem excentricidades, mas optimizada por um valor, ou uma casa com as mesmas áreas/valências mas com detalhes de arquitectura de revista, pelo dobro ou o triplo do preço.

    Depois, cada um aplica o seu critério e dá valor ao que preferir.

    zedasilva: deixe-me lá tratar o que tenho em curso e no início do ano falamos. Pode ser que seja a primeira moradia deste conceito para mostrar aqui no fórum 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  15.  # 56

    Colocado por: j.britoGostei da iniciativa, parece-me bem mais realista que a maioria dos projetos de contos de fada

    A ideia é desde o primeiro momento não deixar o DO sonhar.
    Este é um conceito para bolsas limitadas e a filosofia de gestão é garantir que mesmo com parcos orçamentos é possível realizar sonhos.
  16.  # 57

    Colocado por: zedasilva
    A ideia é desde o primeiro momento não deixar o DO sonhar.
    Este é um conceito para bolsas limitadas e a filosofia de gestão é garantir que mesmo com parcos orçamentos é possível realizar sonhos.

    Estas casas estão pensadas para preencher os requisitos de uma PH?
  17.  # 58

    Como garantir que depois os orçamentos dos empreiteiros serão esses?
    implica que o projeto não será fechado e que terá que ser revisto em face desses orçamentos?
  18.  # 59

    Colocado por: marco1Como garantir que depois os orçamentos dos empreiteiros serão esses?
    implica que o projeto não será fechado e que terá que ser revisto em face desses orçamentos?

    Marco quando vi aquele rascunho da planta t3 pensei que tinha dedo seu, afinal parece que me enganei
  19.  # 60

    Colocado por: marco1Como garantir que depois os orçamentos dos empreiteiros serão esses?

    Não há qualquer tipo de garantia.
    Os valores são sempre indicativos em função dos preços de mercado da zona.
    O facto de serem projetos bastante otimizados e pormenorizados permite ter uma noção do real valor de construção. A pormenorização permite ainda um processo de negociação mais facilitado, ou seja, o DO consegue justificar que o empreiteiro pode reduzir os valores aqui ou acolá por causa disto ou daquilo
 
0.0341 seg. NEW