Colocado por: joseduroSem dúvidas que o valor que se paga a uma imobiliaria pesa imenso, disso sou e serei sempre o primeiro a concordar.
Sobre colocar o valor da comissão em cima do valor inicial pedido para vender, são estratégias de cada consultor e é tudo válido e está tudo bem.
A única coisa que poderei falar com 100% de certeza é que existem estratégias que fazem a taxa de revisão ser positiva fazendo que o proprietário receba mais dinheiro com a venda do imóvel.
Colocado por: ricardoantunesUm deles foi em 2 dias e o outro demorou quase 2 meses. Um pelo Olx e outro pelo marketplace do Facebook. O Imovirtual também dá visibilidade, tive alguns contactos mas nada de concreto. Os chatos das imobiliárias que, mesmo a alertar que não estava interessado, não se coibiam de me ligar.
Um deles até afirmou categoricamente que me tinha vendido um deles (como se eu não me lembrasse a quem o comprei..)
Como dizia o meu avô, "cada verdade que dizem, cai-lhe um braço!"
Colocado por: tigoncal
O único problema é que esse critério de sucesso não é mensurável e falta completar a adjetivação: "mais rápidoque" quem/o quê?. Como medir "mais rápido"? Se o proprietário não tentar vender em simultânio e depender de uma única agência, nunca saberá se venderia no mesmo tempo, mais rápido ou mais devagar. Talvez não existindo contratos de exclusividade e havendo várias agências em concorrência no mesmo imóvel, a primeira a conseguir vender é de facto mais rápidaqueas outras e aí se conseguiria medir. Se a comissão decrescesse com o tempo, poderia fazer mais sentido, por ex:Venda no 1ºmês: 2X; Venda entre o 2º e o 6º mês: X; venda após os 6 meses: X/2; em que X seria um valor fixo, independentemente do valor da venda (dentro de intervalos pelo menos, não é a mesma coisa vender uma casa de 100k€ ou vender de 1M€)
Agora e ainda sobre as comissões das agências, qualquer comissão que seja proporcional ao valor da venda e não ao equivalente tempo/recursos exclusivo dedicado a efetuar a venda, não me parece adequado. Mais, o comprador também não tem (de modo geral, não estou a generalizar) vantagem e comprar através da agência, uma vez que esta não lhe oferece nenhuma garantia acrescida no imóvel que não advenha de um bom contrato de compra e venda (até porque o contrato é sempre entre o comprador e o vendedor) - qualquer dano que exista no imóvel, até ilegalidades que possam existir (e temos vários exemplos no fórum, como obras não licenciadas, etc), a agência não será responsabilizada. No meu ponto de vista, faz mais sentido um serviço de solicitadoria para quem não se sente confortável, não tem tempo ou de todo não quer tratar dos (poucos) trâmites documentais necessários à venda do imóvel, que elabora um bom CPCV, verifique eventuais onús, concordância documental e de licenciamento, etc.
Colocado por: Sirruper
Agora fez-me rir.
A unica coisa que uma imobiliaria "pode" acrescentar na venda é a rapidez.
Rapidez essa que na maior parte das vezes é conseguida com a pressao de reduzir preço do imovel junto do vendedor.
A imobiliária quer rapidez para receber a comissão. Nao quer um ano para o cliente vender bem.
Entao qd o cliente tem pressa de vender, entao os ingredientes do negocio para o lado da imobiliaria estão lá.
Colocado por: Marta Marques
Compreendo que naturalmente o segredo seja a alma do negócio, mas no fundo não acrescentou nada de novo que me fizesse pensar que afinal, ao entregar a casa a uma agência, ainda vou conseguir ganhar mais dinheiro que aquele que ganharia ao não fazê-lo.
Colocado por: amartinsA premissa do mercado estrangeiro é apenas para um segmento de imóveis de class média alta, por isso, a meu ver esse argumento pode nao é factor de distinção
Colocado por: pguilhermePortanto, para usar uma única palavra, escolheu essa técnica.
"Se comprar nas próximas 2h tem um desconto de 50%"
"Preço especial válido para as unidades em stock"
"Só há 2 unidades disponíveis"
"Há muitos interessados nessa casa. Tem de apressar-se"
Este instrumento de escassez artificial não justifica 5% de comissão. E com escassez real, a casa vende-se em horas.
Consegue chegar a mercados internacionais, onde as plataformas de anúncios nacionais não têm alcance, por exemplo?
Faz um staging para destacar o imóvel, torna-lo mais apelativo e assim conseguir aumentar valores?
Que casos comprovados são esses de "taxa de revisão positiva"?
Colocado por: pguilhermeEm que medida varia o seu volume de trabalho para vender um apartamento no 2º andar e outro igual mas no 3º?
Colocado por: pguilhermeProprietários diferentes, com elevador.
Estou a perguntar se, genericamente, um vai implicar que tenha mais trabalho que o outro?