Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Já tive experiência na venda de 3 imóveis e embora quisesse vender sempre sem imobiliárias os negócios tiveram sempre mediação
    Quer queiramos quer não uma parte significativa dos compradores sente-se mais confortável em ter uma imobiliária no processo que tratar tudo de forma privada.
    Nunca paguei 5% + IVA nem o pago a ninguém por considerar um abuso.
    Se fosse eu, colocava o anúncio nas plataformas disponíveis e ao ser contactado pelas imobiliárias (mesmo que coloque que não quer ser contactado vai ser bombardeado) negociava a percentagem da venda. Sem exclusividades e oferecendo as mesmas condições a todos. Nem toda a gente o faz mas 3% IVA incluído não é absurdo e retira bastante trabalho das suas costas (além de abrir a porta a muito mais gente).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta Marques
  2.  # 22

    Colocado por: argomas um bom vendedor pode cobrar 5% da venda mas conseguir vender te o imóvel mais rápido e mais caro que os tais 5%

    Em teoria sim, tudo é possível.
    Encontra um CR7 da mediação imobiliária que tem uma rede de contactos abastada, com interesse precisamente nesse tipo de imóveis e dispostos a pagar mais do que o resto do mercado.

    Nesse seguimento, aproveito para lhe falar num príncipe da Nigéria que precisa da sua ajuda :)

    Colocado por: EntrecamposHá muitos compradores que colocam imobiliárias à procura de casa para si com as características pretendidas.
    Nem se dão ao trabalho de ir ao OlX ou a outras plataformas.

    Estrangeiros então é extremamente comum, talvez por não saberem falar português ou por confiarem que o negócio é mais seguro dessa forma.

    Isto.
    Em imóveis apetecíveis a estrangeiros, é sem dúvida o melhor. Mas tb não é com a imobiliária da esquina. Há imobiliárias (e outro tipo de empresas) cujo foco é justamente este.
    Depende mesmo é do tipo de imóvel.

    Colocado por: Pickaxeporque é que este pessoal se quer vender uma casa por 100.000, não a coloca à venda nas imobiliárias e diz que quer receber 100.000€ limpos?

    Se os 100k não estiverem em linha de mercado, a imobiliária faz over pricing.
    Se estiver em linha de mercado e houver possibilidade de negociação, será para a comissão ou, por meia duzia de euros, perderá o negócio sem sequer saber que houve a possibilidade.
    Se estiver no limite, ao acrescentar a comissão, fica fora de mercado, pois deixa de ser apetecível para o preço.

    Ao OP: a não ser que esteja insolvente, não faça isto.

    Colocado por: NPRPEu só reconheço uma vantagem nas imobiliárias.. ou melhor, duas.. terem uma enorme base de dados e serem o universo de procura de um exclusivo tipo de compradores que só procuram por aí.

    Sem dúvida.
    Há muita gente que, por alguma razão, tem mais confiança se houver uma imobiliária pelo meio.

    De qualquer forma, pode ser pragmático e primeiro explorar o mercado sozinho e, caso não tenha grande sucesso, entregar a oportunidade a uma imobiliária...
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta Marques
  3.  # 23

    Colocado por: FabioCaseiro
    Quer queiramos quer não uma parte significativa dos compradores sente-se mais confortável em ter uma imobiliária no processo que tratar tudo de forma privada.


    pguilherme:

    Há muita gente que, por alguma razão, tem mais confiança se houver uma imobiliária pelo meio.


    Concordo que existe uma espécie de hipnose do inconsciente colectivo (acho que é asim que os entendidos lhe chamam, se não for assim ainda me apedrejam...) que leva a que muitas pessoas afinem por esse diapasão.

    Imobiliário há muito, desde todo o tipo de não-habitacional, segmento de luxo, terrenos, etc.
    Se é algum tipo de negócio que não é aconselhável para um leigo, entendo que se procure um profissional - que serão intermediários que vivem de trabalhar esse tipo de área de negócio e, ou me engano muito, nem colocam anúncios nem lhe telefonam... tem que os contactar.

    Mas comprar um comum e corrente apartamento?!

    Alguém acha que um "agente", de uma imobiliária, um franchising com um staff de 4 gatos, que proliferam como cogumelos, aparecem e desaparecem como o cometa Halley - duvido que tenham grande base de dados - vai preocupar-se em saber se há problemas num condomínio, com as garagens, com alguma construção ilegal e quejandos, se há problemas na zona, se está projectado ou já aprovado um bairro de realojamento nas suas traseiras, etc

    Só o preocupará a comissão - e seria bom que o COMPRADOR estivesse claro, quando vai COMPRAR - sobre esse detalhe... vale tudo para vender.

    Em resumo, quem vende tem menos (muito menos) problemas do que quem compra, então porque carga d'água vai pagar uma parte do seu património para vender ?? Mecha-se, vá á procura de um comprador.

    Da parte de quem compra, não trate de acautelar o que vai comprar, fie-se na agência e não corra...
    Concordam com este comentário: Marta Marques
  4.  # 24

    Colocado por: Damiana Maria

    pguilherme:



    Concordo que existe uma espécie de hipnose do inconsciente colectivo (acho que é asim que os entendidos lhe chamam, se não for assim ainda me apedrejam...) que leva a que muitas pessoas afinem por esse diapasão.

    Imobiliário há muito, desde todo o tipo de não-habitacional, segmento de luxo, terrenos, etc.
    Se é algum tipo de negócio que não é aconselhável para um leigo, entendo que se procure um profissional - que serão intermediários que vivem de trabalhar esse tipo de área de negócio e, ou me engano muito, nem colocam anúncios nem lhe telefonam... tem que os contactar.

    Mas comprar um comum e corrente apartamento?!

    Alguém acha que um "agente", de uma imobiliária, um franchising com um staff de 4 gatos, que proliferam como cogumelos, aparecem e desaparecem como o cometa Halley - duvido que tenham grande base de dados - vai preocupar-se em saber se há problemas num condomínio, com as garagens, com alguma construção ilegal e quejandos, se há problemas na zona, se está projectado ou já aprovado um bairro de realojamento nas suas traseiras, etc

    Só o preocupará a comissão - e seria bom que o COMPRADOR estivesse claro, quando vai COMPRAR - sobre esse detalhe... vale tudo para vender.

    Em resumo, quem vende tem menos (muito menos) problemas do que quem compra, então porque carga d'água vai pagar uma parte do seu património para vender ?? Mecha-se, vá á procura de um comprador.

    Da parte de quem compra, não trate de acautelar o que vai comprar, fie-se na agência e não corra...


    Não estava a comentar nessa vertente.
    Acho óbvio "confiar" numa imobiliária para preenchimento de documentos importantes, para organizar documentação, preparar/marcar reuniões, escrituras, receber e entregar sinal, etc.
    Existe todo um mundo bem mais complexo na compra e venda de uma casa que comprar um conjunto de tachos no olx.
    De resto, em Portugal como em qualquer outro lugar, uma casa vende-se pelos mais diversos motivos e aposto que raramente o comprador está ao corrente do motivo e só os descobre depois da transação estar concluída... Alguém vai dizer ao potencial comprador que está a vender porque o vizinho do lado é maluco?
    Concordam com este comentário: h2o
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta Marques
  5.  # 25

    Colocado por: FabioCaseiroAcho óbvio "confiar" numa imobiliária para preenchimento de documentos importantes, para organizar documentação, preparar/marcar reuniões, escrituras, receber e entregar sinal, etc.

    Preencher documentos? Está a referir-se ao direito de preferência?

    Se manter documentos num dossier, agendar a escritura (que em muitos casos nem é o vendedor que o faz, mas o banco do cliente) ou receber sinal é algo demasiado complexo a seu ver, então faz muito bem em entregar o negócio a uma imobiliária. Afinal, são só uns milhares de euros.

    Colocado por: FabioCaseiroExiste todo um mundo bem mais complexo na compra e venda de uma casa que comprar um conjunto de tachos no olx.

    Mais complexo na parte de aferir se é um bom negócio, o estado do imóvel, a localização, vizinhança, etc, concordo. Mas nada em que uma agência vá ajudar.
    Já a transação é um processo simples.

    Como disseram, para os casos vulgares de lineu, as pessoas não perdem nada em pelo menos experimentar vender sem agências.

    Se o vizinho do lado é maluco, a agência tb não vai ajudar o comprador nesse caso.

    Colocado por: Damiana MariaImobiliário há muito, desde todo o tipo de não-habitacional, segmento de luxo, terrenos, etc.
    Se é algum tipo de negócio que não é aconselhável para um leigo, entendo que se procure um profissional - que serão intermediários que vivem de trabalhar esse tipo de área de negócio e, ou me engano muito, nem colocam anúncios nem lhe telefonam... tem que os contactar.

    Mas comprar um comum e corrente apartamento?!

    Claro. O objecto do tema é a venda de casa própria e não grandes imóveis comerciais e industriais.
    Esses julgo que raramente se fazem sem mediação, mas é uma realidade pouco equiparável à residencial.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  6.  # 26

    Colocado por: pguilherme
    Preencher documentos? Está a referir-se ao direito de preferência?

    Se manter documentos num dossier, agendar a escritura (que em muitos casos nem é o vendedor que o faz, mas o banco do cliente) ou receber sinal é algo demasiado complexo a seu ver, então faz muito bem em entregar o negócio a uma imobiliária. Afinal, são só uns milhares de euros.


    Mais complexo na parte de aferir se é um bom negócio, o estado do imóvel, a localização, vizinhança, etc, concordo. Mas nada em que uma agência vá ajudar.
    Já a transação é um processo simples.

    Como disseram, para os casos vulgares de lineu, as pessoas não perdem nada em pelo menos experimentar vender sem agências.

    Se o vizinho do lado é maluco, a agência tb não vai ajudar o comprador nesse caso.


    Claro. O objecto do tema é a venda de casa própria e não grandes imóveis comerciais e industriais.
    Esses julgo que raramente se fazem sem mediação, mas é uma realidade pouco equiparável à residencial.


    Atenção que eu não sou de imobiliária e detesto pagar o que posso ser eu a fazer mas sou realista no que ao imobiliário diz respeito.
    Quando coloquei os imóveis á venda também estava convicto de que ia fazer tudo mas nem sempre corre bem.

    Preencher papelada digo com CPCV's (sim, eu sei que muita gente defende outros métodos) e outros documentos do género.

    Confiava num vendedor privado para entregar um sinal? Sinceramente eu não...

    Se fosse um sistema em que tivesse um agente para a compra e outro para a venda, concordo, convém saber se o que está a comprar é bom negócio ou não...
  7.  # 27

    E para elaborar um CPCV prefere pagar milhares de euros a um tipo que, se for preciso, nem a escolaridade obrigatória tem, ou umas centenas de euros a um advogado ou solicitador?
    Para além do custo, onde julga que terá maior probabilidade de ter um bom resultado?

    Confiaria mais no sinal entrega à imobiliária do que ao vendedor, é isso?
    Primeiro, há que encontrar vendedores que aceitem isso.
    Depois há que questionar qual o interessa da imobiliária nessa situação: será que irão defender a devolução do sinal, ou querem é ser pagos com esse mesmo sinal, pois arranjaram um cliente para o vendedor? ;)
    Acho que aqui no forum há uns casos desses.

    De qualquer forma, nada que um CPCV bem elaborado não resolva muito facilmente.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria, pvieira91
  8.  # 28

    Colocado por: pguilhermeE para elaborar um CPCV prefere pagar milhares de euros a um tipo que, se for preciso, nem a escolaridade obrigatória tem, ou umas centenas de euros a um advogado ou solicitador?
    Para além do custo, onde julga que terá maior probabilidade de ter um bom resultado?

    Confiaria mais no sinal entrega à imobiliária do que ao vendedor, é isso?
    Primeiro, há que encontrar vendedores que aceitem isso.
    Depois há que questionar qual o interessa da imobiliária nessa situação: será que irão defender a devolução do sinal, ou querem é ser pagos com esse mesmo sinal, pois arranjaram um cliente para o vendedor? ;)
    Acho que aqui no forum há uns casos desses.

    De qualquer forma, nada que um CPCV bem elaborado não resolva muito facilmente.


    Como disse anteriormente, não trabalho no ramo. Partilhei a minha experiência e não paguei os valores absurdos que se falam.
    Se podia ter poupado alguns milhares de €? Podia mas também nunca havia a certeza se iria conseguir vender a casa sem a ajuda da imobiliária.
    Quando decidimos vender, fizemos as nossas contas, vimos quanto queríamos receber e quanto estaríamos dispostos a pagar. No final fiquei bem servido e é isso que conta.

    Se no seu entender consegue fazer tudo sem necessitar do que quer que seja só lhe posso dar os meus parabéns.
    Nem contra-argumento mais porque são dois pontos de vista que no meu entender são válidos e que dependem da experiência de cada um
  9.  # 29

    Colocado por: FabioCaseiroPartilhei a minha experiência e não paguei os valores absurdos que se falam.

    Não pagou uma percentagem da transacção?
    Como diz, se ficou satisfeito, tudo está bem. Para a frente é que é caminho.

    Colocado por: FabioCaseiroSe no seu entender consegue fazer tudo sem necessitar do que quer que seja só lhe posso dar os meus parabéns.

    Sim, já vendi uma casa ou outra sem imobiliária :)
    E precisamente por isso é que acho que as pessoas têm uma ideia muito mais assustadora do que é na realidade.

    A não ser em casos mais especiais, dificilmente consigo justificar os 3 a 6% da transacção pelo que o trabalho envolve. Mas como diz, depende de cada um.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  10.  # 30

    Colocado por: pguilhermeE precisamente por isso é que acho que as pessoas têm uma ideia muito mais assustadora do que é na realidade.

    A maior parte das pessoas que compram casa nunca o fizeram antes, é isso que você parece não entender.
    Depois trata-se da maior compra da sua vida, não percebem nada do assunto e sentem-se mais confortáveis comprando com a ajuda de um profissional, que muitas vezes não percebe nada do assunto, mas isso eles não sabem.
  11.  # 31

    Estou profissional do mercado imobiliário na figura mais corrente de agente imobiliário desde agosto 2018.
    Estive envolvido em negócios de arrendamento, compra e venda imobiliária em várias áreas de negócio deste mesmo mercado imobiliário.
    Tenho actuado profissionalmente num mercado, em que observados estes 3 anos passados, notamos que favoreceram claramente a alta consecutiva de preço dos imóveis e por conseguinte os interesses vendedores no que aos preços diz respeito.
    Contudo todo o vendedor se torna comprador mais cedo ou mais tarde... e depois enfrentará as mesmas dificuldades para reentrar!
    O mercado imobiliário é um mercado onde compradores e vendedores tem expectativas muito diferenciadas e de uma forma geral, o sentimento predominante é o de que o mercado imobiliário português deveria ter profissionais melhor qualificados.
    Mais barreiras à entrada de novos agentes/firmas, o que por sua vez tornaria ainda mais assimétrica o nível de informação e por consequência mais distorção na concorrência deste mercado que desde já assinalo que é muito imperfeita também tem consequências gravosas.
    Na regulamentação do mercado imobiliário também está muito por fazer. Os imóveis maioritariamente em transacção provêm de um tempo e com um formalismo com poucas exigências documentais e/ou fiscalização deficiente para outro hoje em dia onde tudo tem de estar correcto.
    A perturbação no "status quo" e nos interesses das mais diversas classes profissionais é evidente acarretando ainda mais distorção neste mercado imobiliário.
    Vender com recurso a uma imobiliária é poder acrescentar informação qualificada na sua tomada de decisão em vender o imóvel.
    A que preço ? é a primeira e a mais óbvia das perguntas que irá fazer mas há tanto e tanto mais com que lidar que às vezes certos potenciais vendedores até desistem de vender o imóvel por não terem consultado todo um conjunto de informação muito importante com consequências muito penosas caso viessem a efectuar tal venda.
    Este serviço como qualquer outro, seja o de um avaliador(a), solicitador(a), advogado(a), notário(a), contabilista e muitos mais tem contribuído positivamente para mais e melhores negócios para quem vende (e para quem compra).
    Mais informação tem naturalmente o seu preço. O seu tempo tem naturalmente o seu preço. O seu imóvel tem o seu preço!
    Tudo parece convergir para "aquele" preço que deverá ser o facilitador do negócio.
    Como todo e qualquer assunto aqui debatido temos opiniões diferentes e muito bem mas também temos experiências diferentes e as negativas lamentamos desde já que tenham ocorrido.
    Estas experiências negativas em particular é quase sempre visto na óptica de quem intermedeia o negócio imobiliário.
    Contudo e com uma breve análise dos temas deste Fórum verificamos existirem muitos outros actores perfeitamente capazes de arruinar um bom negócio por causa de uma infeliz incompetência na validação desse mesmo negócio.
    O extraordinário é observarmos muitas vezes ser o próprio vendedor o principal culpado.
    Considero ser um bom sinal ter dúvidas e procurar informação para lidar com essas dúvidas é uma boa decisão com certeza.
    Consulte alguns agentes imobiliários e procure essa informação fundamental que vos falta.
    Faça as perguntas certas ou então deixe simplesmente que o agente imobiliário vos faça as perguntas certas conforme se sentir mais à vontade.
    Eu prefiro um bom diálogo nesta parceria.
    Vai com certeza encontrar um bom profissional e fazer uma boa venda...e depois uma boa compra !
  12.  # 32

    Colocado por: pguilhermeE para elaborar um CPCV prefere pagar milhares de euros a um tipo que, se for preciso, nem a escolaridade obrigatória tem, ou umas centenas de euros a um advogado ou solicitador?
    Para além do custo, onde julga que terá maior probabilidade de ter um bom resultado?

    Confiaria mais no sinal entrega à imobiliária do que ao vendedor, é isso?
    Primeiro, há que encontrar vendedores que aceitem isso.
    Depois há que questionar qual o interessa da imobiliária nessa situação: será que irão defender a devolução do sinal, ou querem é ser pagos com esse mesmo sinal, pois arranjaram um cliente para o vendedor? ;)
    Acho que aqui no forum há uns casos desses.

    De qualquer forma, nada que um CPCV bem elaborado não resolva muito facilmente.


    Básicamente é a minha opinião.

    Vender e comprar um bem caro com a "ajuda" de quem prioriza, apenas, a comissão e, na esmagadora maioria das vezes não tem sequer habilitações literárias ou profissionais além de que, se houver "azar", ao ciente só resta o Tribunal... é arriscado.

    Não se entende bem que haja pessoas que choram o que pagam a um profissional, caro mas bom, e depois pagam uma barbaridade a um intermediário;
    o notário do meu avô era o mais caro de Chaves, caro, mesmo a preços do Porto.
    Do que eu ouvi, a vida toda, nunca teve qualquer problema. Quando lhe aparecia alguém que lhe não lhe interessava como cliente sugeria que procurasse um colega.

    Dizia o meu avô: " o barato sai caro". Digo eu: assinar de cruz, também.

    imoli01:

    Este serviço como qualquer outro, seja o de um avaliador(a), solicitador(a), advogado(a), notário(a), contabilista e muitos mais tem contribuído positivamente para mais e melhores negócios para quem vende (e para quem compra).


    Na matemática, como na vida, só se podem comparar grandezas de igual valor. Mas se alguém "comer" esse argumento... se eu fosse advogado ou notário ficava ofendida com a comparação que, salvo melhor opinião, é abusiva, se não insultuosa.

    que às vezes certos potenciais vendedores até desistem de vender o imóvel por não terem consultado todo um conjunto de informação muito importante com consequências muito penosas caso viessem a efectuar tal venda.


    Além de não resistir a um mínimo de análise essa sua afirmação é, pelo menos, hilariante.
    Mas, em termos de "ecologia social", enquanto os predadores conseguirem encontrar presas que lhes permitam manter a viabilidade da espécie... sobrevivem e reproduzem-se.

    Conto-lhe outra, um advogado muito conhecido disse um dia a um colega: "tenho documentos, pessoais e profissionais a que só a minha esposa e o meu advogado têm acesso... e nem a todos."

    Nem imagino como há pessoas que deixam documentação sensível nas mãos de qualquer um, sobre o qual não têm o menor controle.
  13.  # 33

    O que não falta são casos de advogados que burlaram os clientes.
  14.  # 34

    Colocado por: VarejoteO que não falta são casos de advogados que burlaram os clientes.

    Se souber de algum sector de actividade sem profissionais incompetentes ou vigaristas, deixe aqui a dica :)

    Mas generalizar que, como pode ser enganado por um advogado, nem vale a pena consultar nenhum, não faz sentido.
    Se assim fosse, então é que não valia mesmo a pena dialogar com agentes imobiliários, construtores, promotores, arquitectos, fiscais, etc.

    Será mais provável ser enganado por um advogado que se queira contratar para um serviço específico, ou por um agente imobiliário que apenas lhe interessa que a transacção seja feita (independentemente de ser bom ou mau negócio, quer para o cliente quer para o vendedor)?

    Ainda estamos a falar de venda de uma casa particular comum, certo?
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  15.  # 35

    Agradeço imenso a todos pelas contribuições.

    Concordo que de facto há uma porção de potenciais compradores que não fazem uma pesquisa ativa por conta própria e que pesquisam apenas através das imobiliárias e é essa, a meu ver, a principal desvantagem.

    De resto, o processo não me parece ser particularmente assustador e leva-me a crer que vale apena a tentativa.

    Aqui a verdadeira questão é que tenho que vender a minha casa atual em relativamente pouco tempo, pois terei a escritura da próxima casa em espera.

    Bom, será o que será!
    Concordam com este comentário: fagulhas
  16.  # 36

    Acredito, que nas respostas/opiniões/experiências aqui expostas têm o valor certo para ajudar na sua decisão.
    Tem uma escala de tempo bem definida (escritura da próxima casa) que baliza o prazo da operação, se até 'algum' tempo antes não conseguir, executar o Plano B.

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta Marques
  17.  # 37

    Colocado por: Marta Marques
    Aqui a verdadeira questão é que tenho que vender a minha casa atual em relativamente pouco tempo, pois terei a escritura da próxima casa em espera.
    Concordam com este comentário:fagulhas

    O grande problema de quem vende é este. A pressa causada pela compra.
    Depois precisam das imobiliarias para correrem.
    Já o disse e volto a dizer, por mim as imobiliarias passavam fome.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, Vítor Magalhães, Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta Marques
  18.  # 38

    Sinceramente nao vejo o interesse em entregar a imobiliárias, eu acho que cobram demasiado para i que fazem.
    É uma oeba que quase ja nao se encontrem negócios sem ser nesses abutres.
  19.  # 39

    Colocado por: Sirruper
    O grande problema de quem vende é este. A pressa causada pela compra.
    Depois precisam das imobiliarias para correrem.
    Já o disse e volto a dizer, por mim as imobiliarias passavam fome.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marta Marques


    Para quem muda de uma casa para outra, esta pressa é inevitável, infelizmente.
  20.  # 40

    Colocado por: DR1982Sinceramente nao vejo o interesse em entregar a imobiliárias, eu acho que cobram demasiado para i que fazem.
    É uma oeba que quase ja nao se encontrem negócios sem ser nesses abutres.


    Concordo que acho a comissão um exagero. Pricipalmente quando, estando eu também do lado de quem vai comprar, vejo como as coisas funcionam do outro lado. O que mais me entristece é não haver um real interesse sobre conhecer o imóvel que se vai vender a fundo, informando assim da melhor forma os potenciais compradores. Ou isso ou eu tenho tido azar com os agentes que me tem calhado na rifa…
 
0.0181 seg. NEW