Colocado por: fabsilUm pouco arrependido por ter optado pelo velhinho tubo iso-griseu salvo os condutas para sensores que é anelado e 20 o resto foi tudo corrugado de 25.
Colocado por: Ruikodeé verdadePor isso não se arrependa, foi a melhor opção (a não ser que tenham errado dos diâmetros, mas isso já é outra coisa).
Colocado por: fabsilColocou a caixa de terras no exterior?Nunca vi ser colocada no interior
Colocado por: fabsilNa minha casa, ainda não sei se vou colocar (por sugestão do eletricista que me está a dar dicas)Acho que não seja regulamentar, segundo as regras tem de ter dispositivo de corte para poder desligar o barramento, as mediçoes de terra são feitas com o barramento desligado do interior, dai a caixa ter aquele pedaço de cobre com dois parafusos em que de um dos lados consegue abrir o circuito, deixar a caixa de visita na primeira vareta já vi fazer isso nos recintos das torres de telecomunicação, que tem outras regras, numa habitação não vejo necessidade e acho que fica mais caro a caixa de visita e tampa do que a caixa de terras.
Vou, antes, deixar uma caixa de visita na primeira vareta.
Mas ainda não sei se regularmente é suficiente.
Colocado por: Zé MeirinhoCaixa ATI vai ter?Vou ter bastidor em vez da caixas.
Colocado por: tiagodiaf
Vou ter bastidor em vez da caixas.1001 a 1001 de 1001
Colocado por: sito
É legal substituir a tal caixa ATI por bastidor? Depois partilhe a instalação, muito curioso.
Bom trabalho!
Colocado por: sitoÉ legal substituir a tal caixa ATI por bastidor? Depois partilhe a instalação, muito curioso.Sim o ATI pode ser as tradicionais caixas ou bastidor, o bastidor leva todos os componentes que tem na caixa com a vantagem de conseguir fazer alguma coisa com o bastidor.
Colocado por: fabsilSe for assim projetado, perfeitamente legal! As normas creio que até priveligiam bastidor. Mas economica e funcionalmente, não serve para todos.Exatamente, foi projetado assim, em termos de custos até acho que deve ser mais barato e fica com uma coisa que consegue usar, é que colocar equipamentos ativos nas caixas de parede ´tudo menos fácil e recomendável.
Colocado por: fabsilVai colocar fibra otica em todos as divisões da casa?Só na ZAP e porque o projeto ITED obriga a isso
Colocado por: tiagodiafNo meu caso vou utilizar o bastidor para:
- Chegada da FTTH (fibra operador)
- Prateleira para router do operador (com wifi desligado)
- Router que vai gerir a minha rede e câmeras de vigilância
- Switc POE para ligar todos os pontos de rede da casa e alimentar as câmeras e as antenas Wifi
- Painel de coaxial onde leva também o repartidor ou derivador (ITED)
- Painel de pares de cobre onde chagam as tomadas de internet da casa (ITED)
- Painel de fibra optica para a ZAP
- Vou ainda ter lá um mini pc para a domotica
- Um NAS
- Painel de tomadas (ITED)
Também tem de ser ligado à PAT e ter ligação de terra direta à caixa terminal de terras assim como a PAT
Colocado por: tiagodiafLink dos painéis:
Painel U/UTP 24 Portas
Painel Coaxial 38 Portas vazio 19'', 1U
Painel FO 24 Portas vazio 19'', 1U
ou se for suficiente um multitecnologiaPainel Multitecnologia (8PC, 8CC, 16FO)
Painel 6 Tomadas Schuko c/ Int.
Colocado por: powerPTJá agora, aí a ZAP vai ser na zona do bastidor?Vai ser na sala, falei com o projetista e ele disse que não podia ser, depois vi aqui que podia, ainda vou falar com ele antes de instalar isso
Colocado por: RuikodeAinda ontem estiva na loja de um fornecedor a pedir cotação para esses painéise que tal o preço, vai de encontro com os meus?
Colocado por: RuikodeEu acho que consigo bem colocar o essencial no painel multitecnologiaTambém devo fazer algo desse gênero, usar o multitecnologia que dá perfeitamente para a FO, CC e alguns PC, depois uso mais uma régua de 24 para PC que deve ser suficiente, acho que são 28 terminais, sobram ainda 4, outra opção era não usar keystones e passar os cabos por um passa cabos, mas acho que fica feio.
Colocado por: sitoUm bastidor é um ATI, as caixas ATI só foram inventadas, para não se colocar um bastidor em apartamentos com poucos pontos de rede.
É legal substituir a tal caixa ATI por bastidor? Depois partilhe a instalação, muito curioso.
Bom trabalho!
Colocado por: sitoObrigado a todos pelas explicações. Só mais uma :) Existe local obrigatório para o ATI (e.g. corredor, sala, etc)? Ou pode ficar numa garagem, na sala de máquinas, por exemplo?O meu vai ficar na casa das máquinas, uma zona central da casa é o ideal, atenção ao possível ruido de ventoinhas dos equipamentos ativos, pode ser colocado junto ao teto para não ocupar espaço útil
Colocado por: tiagodiafe que tal o preço, vai de encontro com os meus?
Colocado por: tiagodiafatenção ao possível ruido de ventoinhas dos equipamentos ativos
Colocado por: Pickaxe
Pode, mas tem que ser antes de terminar o prazo de 1 ano, que tem para levantar a licença.
nº 2 do artº 76 do RJUE