Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Tonyp104k com iva. Para 325m2 de estrutura mais projetos e murros exteriores. Parabéns, eu não consigo encontrar alguém que me faça por esse preço!!!!
    sem muros exteriores, foi estrutura, alvenaria exterior da casa e is projetos e certificações finais
  2.  # 2

Colocado por: NGC

Tiagodiasf chegou a ativar este procedimento?
    Pickaxe, depende da interpretação jurídica de cada Câmera ou é regra geral? é que o meu arquiteto disse-me que não podia e seria mais fácil levantar o alvará e pedir extensões.

De qualquer forma irei contactar Câmera diretamente
    já não me recordo do que se tratava isso
    • NGC
    • 14 outubro 2025

# 3

Olá Tiagodiaf, vinha neste sentido

"Para o pessoal das burocracias, está a chegar o fim do prazo para levantar a licença da obra mas não estou a ver jeito de o mesmo vir a acontecer dentro do prazo.

Quais são as consequências de deixar passar este prazo? Consigo pedir um prolongamento do prazo?"

Mas entretanto falei com a Câmera que me disse que o decreto de lei do simplex veio a cancelar a possibilidade de prorrogação
  3.  # 4

ok, acabei por levantar ando de findar o prazo, vou é ter de renovar daqui a 4M
  4.  # 5

EPDM no sitio, falta finalizar uns pontos e esta pronta para a chuva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      Screenshot_20251014-150545.png
  5.  # 6

O vizinho quer avançar com o muro de divisão (meeiro) com 1.8m de altura e 42m de comprimento, blocos de 20, pilares de 20x20cm de 4 em 4 metros, mas surgiu a seguinte questão:

Solução 1
    Usar sapatas isoladas nos pilares com 60x60x50cm (LxCxP)
    Lintel no fundo (parte enterrada) com 20x20cm
    Lintel em cima com 20x20cm

Solução 2
    Usar Viga Baldrame com 30x20 (PxL)
    Lintel em cima com 20x20cm

Ferro dos pilares/vigas 4x10mm com estribos de 6mm de 20 em 20cm
    Malha das sapatas de 15x15 com ferro de 10mm

Quais seriam as vossas escolhas?
  6.  # 7

Mais umas etapas concluídas

Na cobertura já foi colocado o lastro
    Já temos a caixilharia no sitio
    Camada de regularização do piso em betão leve (do qual me arrependo, ficou consideravelmente torto e tem de ser retificado para o piso radiante)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wilga, Fresias, sito
      Captura de ecrã 2025-12-02 094423-1.png
      Captura de ecrã 2025-12-02 094437-1.png
      Captura de ecrã 2025-12-02 094452-1.png
  7.  # 8

Colocado por: tiagodiafJá temos a caixilharia no sitio

Será que foi prudente colocar já os caixilhos quando ainda falta rebocar as paredes interiores, fazer os tectos e chão?

O chão ainda passa, mas para as paredes (ou no limite o tecto), vai ser preciso disciplina militar para rematar isso sem estragar nem sujar nada.
  8.  # 9

Colocado por: Nostradamus

Será que foi prudente colocar já os caixilhos quando ainda falta rebocar as paredes interiores, fazer os tectos e chão?

O chão ainda passa, mas para as paredes (ou no limite o tecto), vai ser preciso disciplina militar para rematar isso sem estragar nem sujar nada.
    Tenho esse receio, mas teria de ser feito em 2 fases por causa dos pré aros, e a empresa dos rebocos optou por fazer depois apesar das condicionantes das janelas, vão ter de ser isoladas para evitar que fiquem todas sujas.
    • sito
    • 2 dezembro 2025

# 10

Colocado por: NostradamusSerá que foi prudente colocar já os caixilhos quando ainda falta rebocar as paredes interiores, fazer os tectos e chão?

Tenho ideia que na maioria das obras a caixilharia entra primeiro que o reboco das paredes interiores, tetos falsos e chão. Provavelmente para começar desde cedo a proteger o interior, a começar pela chuva e pelos larápios.

No entanto, posso estar redondamente enganado.
  9.  # 11

tiagodiaf, que material é aquele à volta das caixilharias?

Obrigado
  10.  # 12

Colocado por: tiagodiafCamada de regularização do piso em betão leve (do qual me arrependo, ficou consideravelmente torto e tem de ser retificado para o piso radiante)

qual seria então a melhor opção ?
  11.  # 13

Colocado por: sitoTenho ideia que na maioria das obras a caixilharia entra primeiro que o reboco das paredes interiores, tetos falsos e chão.

Depende do construtor. No meu caso o construtor não quer colocar a caixilharia antes das paredes estarem rebocadas, para não sujar ou danificar nada. Ele prefere acabar de rebocar o interior e ter as betonilhas à cota final e só depois fechar os vãos. Tectos falsos e assentamento de chão diz que já pode fazer com a caixilharia montada. Se está certo ou errado não sei, mas a lógica parece correta.
    Como a maioria dos vãos que tenho estão relativamente protegidos e existe pouca probabilidade de entrar água em caso de chuvada forte, não me oponho á sequência escolhida, caso contrário já ficaria na dúvida se queria deixar as paredes interiores acabadas sujeitas a levar com água nesta altura do ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  12.  # 14

Colocado por: fabsiltiagodiaf, que material é aquele à volta das caixilharias?
    Pré aros em resina e polímeros, constituído por xps de alta densidade, Condutibilidade térmica <0,038W/mK, Densidade 550 kg m3 ,Resistência à compressão de 17Kg/cm2.
    Concordam com este comentário: ALCLCF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias, Matisofi
  13.  # 15

Colocado por: marco1
    qual seria então a melhor opção ?
      Um traço seco ficava bem melhor, tínhamos deixado aquilo direito, por questão de rapidez fizemos assim, adjudicamos a terceiros, correu mal, pode ter sido uma má escolha de profissional.
    •  # 16

Colocado por: Ruikode
      Depende do construtor. No meu caso o construtor não quer colocar a caixilharia antes das paredes estarem rebocadas, para não sujar ou danificar nada. Ele prefere acabar de rebocar o interior e ter as betonilhas à cota final e só depois fechar os vãos. Tectos falsos e assentamento de chão diz que já pode fazer com a caixilharia montada. Se está certo ou errado não sei, mas a lógica parece correta.
      Como a maioria dos vãos que tenho estão relativamente protegidos e existe pouca probabilidade de entrar água em caso de chuvada forte, não me oponho á sequência escolhida, caso contrário já ficaria na dúvida se queria deixar as paredes interiores acabadas sujeitas a levar com água nesta altura do ano.

A ter em conta, também, que a nível de eletricidade, convém fazer o enfiamento dos tubos antes do reboco final.

E fazê-lo com a obra aberta... é para chegar lá no outro dia e os cobres desaparecerem.
    •  # 17

Colocado por: fabsil

A ter em conta, também, que a nível de eletricidade, convém fazer o enfiamento dos tubos antes do reboco final.

E fazê-lo com a obra aberta... é para chegar lá no outro dia e os cobres desaparecerem.
      é mais um ponto que valida a colocação das janelas nesta fase.
    •  # 18

As minhas foram colocadas depois do reboco, fios senão estou em erro já lá estavam. A questão é que quem fizer reboco e para mim principalmente o chão vai ter de ser mesmo muito limpinho
    •  # 19

Colocado por: fabsilA ter em conta, também, que a nível de eletricidade, convém fazer o enfiamento dos tubos antes do reboco final.

E qual a razão para tal? Qual é o inconveniente de fazer o enfiamento dos fios depois das paredes rebocadas?

Colocado por: fabsilE fazê-lo com a obra aberta... é para chegar lá no outro dia e os cobres desaparecerem.

Isso é bem verdade.
    •  # 20

Colocado por: RuikodeE qual a razão para tal? Qual é o inconveniente de fazer o enfiamento dos fios depois das paredes rebocadas?
      Nenhum impedimento, mas numa situação que os fios não passem é mais simples de resolver, depois das paredes acabadas é um remendo que pode ficar a notar-se.
      Concordam com este comentário: fabsil

0.2862 seg. NEW