Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: dmanteigasQue, a bem da verdade, deviam ja fazer parte de um projeto de arquitetura digno desse nome nao?

Esta premissa enconde algo muito desonesto.
    Um "projecto digno desse nome" custa dinheiro. E vem muitas vezes escrito no orçamento dos honorários. Porém, nem tudo é obrigatório por lei, pelo que o DO não raras vezes fica-se pelo mínimo.
    Esperar "ter tudo definido a 99%" pelos honorários da primeira fase não é ser-se ingénuo. É ser-se desonesto. As aspas não estão ali ao acaso, foram ditas por um ou outro cliente, que só queriam pagar o estudo prévio mas ter quase tudo definido.

Sim, também há os Arquitectos que se recusam a fazer Projectos de Execução, e para mim, isso tem duas razões, ou não sabem, ou não têm paciência. Pois são fases que consomem muito tempo e preparação. E sobretudo, porque implica uma coordenação brutal entre especialidades. Qualquer equipa de projecto com o clássico: "agora faço a Arq. e no fim chegam os Engenheiros todos"... e o Arq nunca mais volta a pegar no projecto... claro que não está para se aventurar com PE. Porque, antes de poder fazer isso, tem que andar a coordenar as especialidades à posteriori do licenciamento. O que não raras vezes implicaria corrigir o projecto aprovado.
    Claro que para esses, o PE é algo "desnecessário".

Até diria que, o Dono de Obra, regra geral, não entende que o Termo de Responsabilidade de Coordenador de projecto, é provavelmente a folha mais fácil de fazer no projecto, e aquela que mais trabalho dá de respeitar. É um trabalho invisivel, que consome muitíssimo tempo. Para muitos Arquitectos, é só isso, uma folha para assinar, e faz-se de morto depois de meter a Arq. à Câmara. Para esses, dar mais detalhe ao projecto só iria destapar os erros e omissões do que fez.

Para o fiscal, depende. Há aqueles que preferem ter um manual para seguir e verificar, e aqueles que tal como o empreiteiro, "fazem de tal maneira há 30 anos"...

E por último, obviamente que também há muito PE mal feito.

Enfim, há muitas nuances.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior, paulo.g
  2.  # 2

Colocado por: N Miguel OliveiraEsta premissa enconde algo muito desonesto.
    Um "projecto digno desse nome" custa dinheiro.

Repare que eu falei em projeto de arquitetura e nao pecas de arquitetura necessarias para licenciamento.
    Do meu entendimento, o projeto de arquitetura deve ter um minimo de pormenores construtivos e isso e algo que o projetista e talvez o unico capaz de identificar pois e ele o autor do projeto e ele que em teoria devia saber as partes onde e importante dar algum detalhe.
    Cabe aos projetistas fazer pedagogia com o cliente e explicar que se calhar a diferenca entre os 1000e a mais que cobra para outro e porque o seu projeto de arquitetura e mais que desenhos para licenciamento sendo menos que um PE.

Encare assim tanto o projeto adicionar la o pormenor de ligacao entre caixa de estore e fachada, pormenor de ligacao de pavimento exterior/interior, etc quando grande parte disto e 'chapa 7'?

Eu percebo que exista sempre uma habitual resistencia a criticar a propria classe profissional, mas e culpa do DO que por exemplo a arquitetura nao esteja compatibilizada com a estabilidade com uma viga que obriga a baixar o teto falso se quiserem la passar um tubo de VMC se o DO referiu explicitamente que queria VMC na fase do projeto? E necessario pagar um PE para garantir este tipo de trabalho? O preco nao pode ser desculpa para a falta de brio e qualidade profissional.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

dmanteigas
    fala bem mas....
    eu por esse brio acredite que a ser justo esses 1000 não pagam em relação a um projeto de caca em que o cliente hoje em dia se deslumbra com o 3D todo larocas e vai-se a ver e...vem alguns aqui parar com pormenores construtivos de caca, estruturas que não foram previamente estudadas na arquitetura, etc etc
    eu nos meus projetos de licenciamento acho que tenho esse brio mas não sou recompensado por isso, hoje em dia já não me estou para me chatear muito mas houve tempo que puxei um pouco mais pelo preço e...mandaram-me dar uma volta. Para certas pessoas é tudo a mesma coisa, contam os euros baixos e um 3D larocas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior
  4.  # 4

Colocado por: dmanteigasEu percebo que exista sempre uma habitual resistencia a criticar a propria classe profissional

Eu até acho o contrário, e contra mim falo.
    Já viu a quantidade de vezes que crucificamos o trabalho que outros colegas fizeram, aqui neste mesmo fórum? A autocrítica é algo bastante natural numa profissão com uma componente subjectiva tão forte. Sem isso não vai a lado nenhum.
  5.  # 5

Estás nuances todas matam-me 😱
    Sendo um projecto de reabilitação e ampliação aconselham PE? Tenho receio que o empreiteiro nem o veja ( como já disseram aqui). O técnico que está a fazer MQT já disse que é mais fácil obra de raiz que reconstrução… porque há sempre surpresas 😬😓
    E eu a tentar minimizar incidentes…
    Vou tentar arranjar um bom fiscal…
    Por exemplo, numa das peças desenhadas do projecto de licenciamento tem imagem de sapatas mas na verdade não as haverão! Perguntei depois nas especialidades ao Eng. que disse que aquele desenho era só um “pró forma”.
    Portanto no projecto de licenciamento tenho fundação com sapata continua e outros pormenores que , na especialidade de contenção não existe nem vai ser necessário !
    🤷🏻‍♀️
    Agora estou a fazer MQT e espero o maior detalhe possível… mas como? Como? Se nem os documentos base são coerentes e as pessoas acham normal porque é só “proforma”

Valerá a pena fazer PE com entidade imparcial?
    O profissional que está a fazer MQT respondeu-me “ que se as especialidades estão incompletas é associado a uma ou outra preferência do DO que não foi contemplado p licenciamento. E que é mais aconselhável colocar as especialidades ponto a ponto. Depois podemos acrescentar pontos, definidos apenas em obra, e que se pode manusear sem grandes acréscimos €€.
  6.  # 6

Colocado por: MissDior. O técnico que está a fazer MQT já disse que é mais fácil obra de raiz que reconstrução… porque há sempre surpresas 😬😓
    E eu a tentar minimizar incidentes…

E tem razão.
  7.  # 7

Colocado por: MissDiorVou tentar arranjar um bom fiscal…

Fundamental!
  8.  # 8

Colocado por: MissDiorValerá a pena fazer PE com entidade imparcial?
    O profissional que está a fazer MQT respondeu-me “ que se as especialidades estão incompletas é associado a uma ou outra preferência do DO que não foi contemplado p licenciamento. E que é mais aconselhável colocar as especialidades ponto a ponto. Depois podemos acrescentar pontos, definidos apenas em obra, e que se pode manusear sem grandes acréscimos €€.

Quem está a fazer o MQT tá correcto.
    Deve isolar o proj. licenciamento no âmbito do licenciamento. Deverá definir os detalhes agora, antes de fazer a obra. São coisas diferentes.
    Se o seu Arq. não sabe como fazer, ou não tem paciência, ou não tem vontade (pouco lucrativo)... procure outro.
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel Oliveira

Quem está a fazer o MQT tá correcto.
    Deve isolar o proj. licenciamento no âmbito do licenciamento. Deverá definir os detalhes agora, antes de fazer a obra. São coisas diferentes.
    Se o seu Arq. não sabe como fazer, ou não tem paciência, ou não tem vontade (pouco lucrativo)... procure outro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MissDior

O eng. Que me está a fazer o MQT pode ajudar nisso? 😬
  10.  # 10

Colocado por: MissDiorO eng. Que me está a fazer o MQT pode ajudar nisso?

Eu sei lá.
    Talvez.

Que seja mais comum ser um Arq. não significa que o Engenheiro seja incapaz de fazer isso. Pelos comentários que escreveu, parece alguém lucido pelo menos.
  11.  # 11

Colocado por: dmanteigasQue, a bem da verdade, deviam ja fazer parte de um projeto de arquitetura digno desse nome nao?
    sim... e não.

quando dizes projecto de arquitrectura. está a falar de o projecto de licenciamento? se for isso não.. não faz parte.. se queres dizer um projecto de arquitectura para a constrrução nesse caso sim.

a diferença é enorme e ja foi mais do que discutida no fórum..
  12.  # 12

Colocado por: dmanteigasEncare assim tanto o projeto adicionar la o pormenor de ligacao entre caixa de estore e fachada, pormenor de ligacao de pavimento exterior/interior, etc quando grande parte disto e 'chapa 7'?
    esse chapa 7 é o que vai no projecto de arquitectura de licenciamento.. são pormenores tipo de muitos reciclam de um projecto para o outro e que o construtor nem se dá ao trabalho de ver. a diferença do que descreve.. pode ser a diferença entre trabalhar ou ficar a coçar a micose. porque se tiver de encarecer o projecto para resolver essas questões muitos DO vão para outro profissional que se está nas tintas e faz mais barato 500 paus porque está-se na tintas para resolver a tal viga onde tem de passar o vmc..

prssoalmente há muito deixei-me de me preocupar com se um DO opte por alguem que faça mais barato. não era cliente para mim. cobro o que cobro e se querem mais barato força nisso.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, dmanteigas, Pedro Barradas
  13.  # 13

Colocado por: MissDiorSendo um projecto de reabilitação e ampliação aconselham PE?
    não.. depende, talvez necessite peças desenhadas extra para resolver um ou outro pormenor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

Colocado por: MissDiorVou tentar arranjar um bom fiscal…
    e faz bem.. a sua obra é pequena. se o fiscal tiver experiência vale mais do que gastar o desenho num desenho a mais

0.0329 seg. NEW