Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: Bruno.AlvesHá seguramente mais de meio ano que quem vende energia a preços indexados ao mercado ibérico atinge regularmente valores acima dos 0,2€/kWh.
    Não tinha ideia disto, mas admito o meu desconhecimento. Só agora é que reúno condições para começar a pensar em paineis de autoconsumo. Os valores que referi, são de facto do ano passado quando estudei a situação.

    Quando se tem um contador antigo, e não está prevista para breve a troca para um novo, pagavam-se os 100 euros sim.


    Colocado por: Bruno.AlvesNão se pode vender um bem mais caro do que o preço a que o queremos comprar, certo?...
    Certo, mas entre 3.5 cent e 15.7 cent há mais de 12 cent de diferença.
  2.  # 222

    Colocado por: Bruno.AlvesNão se pode vender um bem mais caro do que o preço a que o queremos comprar, certo?...


    A não ser que seja o Sócrates a montar o negócio. Já tivemos esse modelo e ainda o devemos andar a pagar.
  3.  # 223

    Colocado por: ruicarlovEstá desatualizado. Não se paga taxa de registo à DGEG
    Posso estar efectivamente desatualizado, contudo falo de valores do ano passado. Se me refere valores deste ano, isso tb nada indica sobre políticas energéticas, meramente reação do mercado.
    De acordo com o que vi na altura, não estudei a questão muito a fundo, o que se paga (ou pagava) ao registrar na DGEG não era bem a inscrição, mas a troca do contador (posso não ter explicado bem).
  4.  # 224

    Sim, era a trocar de contador. Ao início não se pagava, depois por uns meses pagou-se, e este ano já não se paga.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  5.  # 225

    Colocado por: rjmpiresOs berços de ouro são de facto um problema, mas mesmo para esses o dia há de chegar!

    Conhece-me de algum lado para dizer que tive berço de ouro?
    Enganou-se redondamente.
  6.  # 226

    Nos aqui a queixarmo-nos do preço da energia, a procurar alternativas para reduzir a utilização de combustíveis fósseis, e andam estes indivíduos (ávidos a pedir fundos do PRR) a lançar foguetões(deve ser movidos a energias renováveis) para passear 10 min no espaço.

    https://eco.sapo.pt/2022/08/04/empresario-mario-ferreira-foi-o-primeiro-portugues-a-ir-ao-espaco-em-10-minutos/

    Mesmo à patrão.
    Concordam com este comentário: zinna
    • Carvai
    • 4 agosto 2022 editado

     # 227

    Colocado por: HAL_9000A transição climática também é só paga por alguns.

    Pelo menos este paga com o dinheiro dele - e o PRR não era dado mas emprestado com juros.
    Já estes queixam-se que não ganham para a gasolina dos Porsche's e levam o pessoal para banhos em Cancun em barcos á vela.
    https://www.publico.pt/2022/08/02/economia/noticia/400-pilotos-tap-protestam-injusticas-gestao-2015874
    E são pagos por todos nós mesmo os que nunca voaram.
    https://www.noticiasaominuto.com/economia/1897517/apoios-tap-chegam-aos-3-200-milhes-de-euros
    Concordam com este comentário: HAL_9000, eu, zinna
  7.  # 228

    esses ainda trabalham

    agora o macaco azeiteiro e a top model já são outros quinhentinhos
      img_900x509$2022_08_03_01_37_26_1174440 (1).jpg
  8.  # 229

    Colocado por: joaopiresxesses ainda trabalham

    agora o macaco azeiteiro e a top model já são outros quinhentinhos
      img_900x509$2022_08_03_01_37_26_1174440 (1).jpg


    A unica diferença é que o macaco não deve ser os meus impostos a pagar as férias e mais sei lá o quê, já a TAP sai-me do bolso.
  9.  # 230

    Colocado por: Pereira_89A unica diferença é que o macaco não deve ser os meus impostos a pagar as férias e mais sei lá o quê, já a TAP sai-me do bolso.


    pois..o macaco deve pagar IRS
  10.  # 231

    Colocado por: joaopiresx

    pois..o macaco deve pagar IRS


    Pode não entrar, mas também não sai. Logo para mim não tem comparação com a TAP
  11.  # 232

    Colocado por: joaopiresxesses ainda trabalham

    agora o macaco azeiteiro e a top model já são outros quinhentinhos
      img_900x509$2022_08_03_01_37_26_1174440 (1).jpg


    E? Ele também anda a gastar ou a pedir dinheiros dos contribuintes?
  12.  # 233

    Colocado por: HAL_9000Mas qual incentivo ao consumo.

    Sim, baixar impostos sobre um determinado produto, é um incentivo ao seu consumo, é tão básico que nem merece discussão.
  13.  # 234

    Colocado por: Pickaxeé tão básico que nem merece discussão
    É básico se houver dinheiro de sobra, no nosso país não há muito dinheiro de sobra. Logo baixar o IVA neste caso era apenas mitigar a perda de poder de compra num dos países mais pobres da europa.

    Querem ver que em Espanha são tolos e estão a incentivar ao consumo, ou pelo contrário preocupam-se com o bem estar dos seus cidadãos?

    Mas no seguimento do seu argumento, eu tenho uma ideia para acabar já com os veículos a combustão e respetiva poluição associada: gasóleo e gasolina a 10 eur/litro. Vai ver que em menos de um mês temos metade dos carros a circular nas nossas estradas.
  14.  # 235

    Colocado por: HAL_9000É básico se houver dinheiro de sobra

    É tão básico seja ele um país rico ou pobre.
    Como é que taxar os lucros das empresas pode fazer baixar os preços?
    O Estado deve é controlar, verificar que há concorrência justa, garantir que se cumprem as regras, etc...
    Promover um mercado com muitos participantes, tentar evitar que exista monopólio, os preços acabam por ajustar-se.
    Porque é que há sempre uma tendência de diabolizar o lucro? De ver logo como ir buscar uma parte daquilo.
    Mesmo os impostos extraordinários, (tabaco, gasóleo, etc) deveriam ser investidos nesse mesmo sector.

    Apesar de parecer uma estúpidez, uma coisa que até achava bem era que todo e qualquer produto fossem apresentado ao público com o preço bruto, ou melhor, com o valor que o prestador de serviço/vendedor irá receber por aquilo (estilo alguns materiais de construção). Claro que seria muito confuso ao inicio, e teríamos que andar sempre a fazer contas, mas serviria para que até na mais pequena coisa, o consumidor sentisse o que irá para o Estado, o que irá para a propina do Sr. que serve às mesas, etc etc...

    O Estado não precisa de mais receita, precisa é de gastar menos, fazer menos, estar quietinho.



    Colocado por: HAL_9000Mas no seguimento do seu argumento, eu tenho uma ideia para acabar já com os veículos a combustão e respetiva poluição associada: gasóleo e gasolina a 10 eur/litro.

    Quanto custa um carro elétrico em Portugal? Porque são tão caros quando comparando com outros países?
    Onde estava o Estado quando negociou estas autoestradas todas? Porque se paga para cruzar a 25 de Abril?
    Muito do gasóleo gasta-se nas estradas nacionais, em trajectos que poderiam ser feitos pela autoestrada perfeitamente...



    Colocado por: HAL_9000Querem ver que em Espanha

    Falando de Espanha:
    Exemplo de Barcelona: https://www.facebook.com/watch/?v=1238277846369302
    Por cá temos a TAP e a ponte área. Temos a malta que queria "bater" no Carlos Moedas por fechar a Av. Liberdade, etc.
    Devemos ter as melhores autoestradas do mundo... até temos 2 que fazem Porto-Lisboa. Ferrovia? Nem perto.

    Era neste tipo de projectos que o governo se deveria concentrar:
    https://www.eleconomista.es/transportes-turismo/noticias/11848926/07/22/Espana-y-Portugal-acercan-posturas-para-el-AVE-transfronterizo.html

    Imaginar algo como na imagem anexa seria extraordinário, minimizar a dependência do carro, ver a peninsula como uma coisa só, perder o "patriotismo" provinciano que temos para com Espanha. Fomentar o "português" no país vizinho, oferecer o "espanhol" como língua a estudar nas escolas portuguesas, etc etc... Parece-me escandaloso como estes dois países não têm uma relação muito mais forte. Parece um casal divorciado a viver na mesma casa :P
    É uma frustração quando conheço um espanhol e vejo a ignorância que tem em relação a Portugal. Eu poderia facilmente culpá-lo, mas acho que em vez disso, devemos tentar perceber em que estamos nós a falhar neste aspecto.

    Eu também achava bem o gasóleo a 10€/litro, mas e depois? Vai se queixar que os preços subiram todos (pois camiões, barcos e aviões não funcionam a lenha), e que a culpa é dos lucros do Pingo Doce?
      iberia.jpeg
  15.  # 236

    Colocado por: HAL_9000Nos aqui a queixarmo-nos do preço da energia, a procurar alternativas para reduzir a utilização de combustíveis fósseis, e andam estes indivíduos (ávidos a pedir fundos do PRR) a lançar foguetões(deve ser movidos a energias renováveis) para passear 10 min no espaço.

    https://eco.sapo.pt/2022/08/04/empresario-mario-ferreira-foi-o-primeiro-portugues-a-ir-ao-espaco-em-10-minutos/

    Mesmo à patrão.


    E que tem? Lá estamos nós a criticar...
    Qual é o problema de pedir fundos? Está a culpar o homem?

    No limite quem deve culpar é quem lhe atribui algum tipo de subsidio.
    "Então amigo, está aqui a pedir para isto quando poderia ter usado o dinheiro que pagou pela ida ao Espaço."

    Eu fui um dos que acompanhou a audição ao Joe Berardo na comissão de inquérito à CGD (a TV/rádio não falava doutra coisa naquele dia).
    Até vi/ouvi repetido no dia a seguir de tão bom que foi. Muito melhor que qualquer playlist para trabalhar.
    Até lhe bati palmas veja lá. É preciso rir para não chorar daquela situação.
    Muito mais que culpá-lo a ele pelo que quer que seja, o Estado devia era ver o que fez de mal, as decisões que toma, etc...
    Que conclusões politicas o povo tirou daquilo?

    Uma vez mais o Estado deve é preocupar-se em fiscalizar, controlar... ou agora também vai criar a "taxa astronauta" pó Mário?
  16.  # 237

    Colocado por: N Miguel OliveiraÉ tão básico seja ele um país rico ou pobre.
    Eu sei que em termos económicos é básico. A questão é que no caso particular de Portugal, estamos a falar num país com a evolução salarial da imagem, o que aliado à taxa de inflação actual, leva a uma enorme perda de poder de compra, sobretudo para quem ganha um salário que esteja na mediana de salários ou abaixo disso.
    Por isso uma redução do IVA da eletricidade no nosso país, não, não seria um incentivo ao consumo, seria tão somente preservar o mínimo de qualidade de vida dos seus cidadãos.



    Colocado por: N Miguel OliveiraComo é que taxar os lucros das empresas pode fazer baixar os preços?
    Eu não sei se isto é resposta a algo que eu disse, mas também não me apetece ir à procura. Tenho mix feelings em relação a isso.
    Por um lado não concordo com essa taxação, deve-se deixar o mercado funcionar. Por outro lado, o nosso mercado nacional é demasiado pequeno e dado à existência de monopólios e concertações de preços (há várias multas que o comprovam, bem como a nossa perceção enquanto consumidores). Se o estado conseguir perceber que esses lucros resultaram de um aproveitamento da conjuntura para especular preços, então não me choca que sejam taxados como forma demovedora desse tipo de práticas (Inglaterra e agora também Espanha já o fazem segundo me parece).


    Colocado por: N Miguel OliveiraMesmo os impostos extraordinários, (tabaco, gasóleo, etc) deveriam ser investidos nesse mesmo sector.
    Totalmente de acordo



    Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto custa um carro elétrico em Portugal? Porque são tão caros quando comparando com outros países?
    Onde estava o Estado quando negociou estas autoestradas todas? Porque se paga para cruzar a 25 de Abril?
    Sobretudo qual o esforço que temos de fazer face ao nosso poder de compra para comprar um carro elétrico. Deve ser dos maiores da europa. E depois querem que façamos a transição energética.
    Pior que isso, assim que a cota de mercado dos elétricos chegue a um valor significativo, digamos 30-40% de certeza que parte do imposto conseguido via combustíveis vai ser passado para estes veículos de alguma forma. Quanto ao valor de portagens e pontes que pagamos no nosso país, eu já referi várias vezes que acho ridículo ( e já temos o aviso que para o ano atualiza à taxa de inflação). O que interessa é que isso é o resultado de excelentes negócios para o erário público que foram feitos no passado, dos quais ninguém foi responsável.



    Colocado por: N Miguel OliveiraFalando de Espanha:
    Exemplo de Barcelona:
    Concordo com todas as medidas. Aqui é mais fácil criar uma nova taxa para desincentivar o consumo. Ao menos que copiem as medidas, sempre é mais fácil que pensar nelas.



    Colocado por: N Miguel OliveiraEu também achava bem o gasóleo a 10€/litro,
    Olhe eu não, se não me derem outra alternativa antes. Se eu me quiser deslocar e tiver uma boa rede de transportes públicos que funcione, é uma coisa. Outra coisa é o que temos, que até em Lisboa os transportes deixam muito a desejar para quem não vive no centro da cidade, quanto mais no resto do país.



    Colocado por: N Miguel OliveiraE que tem? Lá estamos nós a criticar...
    Qual é o problema de pedir fundos? Está a culpar o homem?
    Não culpo o homem em si, culpo a nosso esquizofrenia enquanto sociedade.
    Alertamos para as alterações climáticas, a necessidade de reduzir o recurso a combustíveis fósseis, mobilidade sustentável, mas depois gastamos milhares de litros de combustível (qual o impacto ambiental de um lançamento daqueles?) para mandar uns gajos passear ao espaço durante menos de 10 min.

    Depois esse gajo pede 40 milhões com taxa de juro bonificados(que não precisava como se viu entretanto) aos fundos do PRR, e ao esmo tempo compra um bilhete que não sabendo o preço, a verdade é que na primeira viagem chegaram a ser vendidos por 27 milhões.
    Os fundos do PRR em vez de estimularem a economia via empresas, vão ser na sua maioria investidos na trituradora fiscal, sobrando muito pouco para as empresas. Do que sobra acedem a emprestar 40 milhões a uma empresa que não precisava dos fundos ( mais de metade (52%) dos 76,7 milhões de euros de apoio já aprovados à capitalização de empresas afetadas pela pandemia), e indo contra os limites estabelecidos pelo próprio banco de fomento (de acordo com o que li em algum lado).



    Colocado por: N Miguel OliveiraMuito mais que culpá-lo a ele pelo que quer que seja, o Estado devia era ver o que fez de mal, as decisões que toma, etc...
    Que conclusões politicas o povo tirou daquilo?
    Mais uma vez de acordo.
  17.  # 238

    É só poetas este país...

    "Fomentar o português no país vizinho" !

    Deixa-me rir, como dizia a cantar o Jorge Palma..

    Só que eles mandem os caudais mínimos acordados do Tejo já não é mau.

    Como disse o Presidente Sampaio numa visita a Espanha (verberando o facto de nenhuma empresa portuguesa lá ter conseguido ganhar nenhum concurso público)

    "Uma vez, meus amigos, ao menos uma vez"!


    Colocado por: N Miguel Oliveira
    É tão básico seja ele um país rico ou pobre.
    Como é que taxar os lucros das empresas pode fazer baixar os preços?
    O Estado deve é controlar, verificar que há concorrência justa, garantir que se cumprem as regras, etc...
    Promover um mercado com muitos participantes, tentar evitar que exista monopólio, os preços acabam por ajustar-se.
    Porque é que há sempre uma tendência de diabolizar o lucro? De ver logo como ir buscar uma parte daquilo.
    Mesmo os impostos extraordinários, (tabaco, gasóleo, etc) deveriam ser investidos nesse mesmo sector.

    Apesar de parecer uma estúpidez, uma coisa que até achava bem era que todo e qualquer produto fossem apresentado ao público com o preço bruto, ou melhor, com o valor que o prestador de serviço/vendedor irá receber por aquilo (estilo alguns materiais de construção). Claro que seria muito confuso ao inicio, e teríamos que andar sempre a fazer contas, mas serviria para que até na mais pequena coisa, o consumidor sentisse o que irá para o Estado, o que irá para a propina do Sr. que serve às mesas, etc etc...

    O Estado não precisa de mais receita, precisa é de gastar menos, fazer menos, estar quietinho.




    Quanto custa um carro elétrico em Portugal? Porque são tão caros quando comparando com outros países?
    Onde estava o Estado quando negociou estas autoestradas todas? Porque se paga para cruzar a 25 de Abril?
    Muito do gasóleo gasta-se nas estradas nacionais, em trajectos que poderiam ser feitos pela autoestrada perfeitamente...




    Falando de Espanha:
    Exemplo de Barcelona:https://www.facebook.com/watch/?v=1238277846369302
    Por cá temos a TAP e a ponte área. Temos a malta que queria "bater" no Carlos Moedas por fechar a Av. Liberdade, etc.
    Devemos ter as melhores autoestradas do mundo... até temos 2 que fazem Porto-Lisboa. Ferrovia? Nem perto.

    Era neste tipo de projectos que o governo se deveria concentrar:
    https://www.eleconomista.es/transportes-turismo/noticias/11848926/07/22/Espana-y-Portugal-acercan-posturas-para-el-AVE-transfronterizo.html

    Imaginar algo como na imagem anexa seria extraordinário, minimizar a dependência do carro, ver a peninsula como uma coisa só, perder o "patriotismo" provinciano que temos para com Espanha. Fomentar o "português" no país vizinho, oferecer o "espanhol" como língua a estudar nas escolas portuguesas, etc etc... Parece-me escandaloso como estes dois países não têm uma relação muito mais forte. Parece um casal divorciado a viver na mesma casa :P
    É uma frustração quando conheço um espanhol e vejo a ignorância que tem em relação a Portugal. Eu poderia facilmente culpá-lo, mas acho que em vez disso, devemos tentar perceber em que estamos nós a falhar neste aspecto.

    Eu também achava bem o gasóleo a 10€/litro, mas e depois? Vai se queixar que os preços subiram todos (pois camiões, barcos e aviões não funcionam a lenha), e que a culpa é dos lucros do Pingo Doce?
      iberia.jpeg
  18.  # 239

    Colocado por: HAL_9000então não me choca que sejam taxados como forma demovedora desse tipo de práticas


    Não percebo como taxar os pode demover. É a mesma ideia do "façam o menos possivel, para pagar menos impostos"... acho que isso não leva a lado algum.
  19.  # 240

    Colocado por: carlosj39Só que eles mandem os caudais mínimos acordados do Tejo já não é mau.


    Pois, se Portugal não quer saber, Espanha muito menos. O Rui Moreira lá chutou o Iberolux e só lhe faltava bater. Nunca percebi bem este "rancor" para com os espanhois e vice versa.

    Acho que poderiamos perfeitamente ser uma especie de UK ibérico. Acho que ganhariamos muito mais com isso que estar aqui encostado a um canto (da europa). Acho triste quando conheço um catalão ou valenciano que conhece a europa toda (muito mais cara), e nunca foi a Portugalzinho sequer nem lhe interessa (quando até poderia ser interessante para ele vindo dum país com melhores rendimentos).
 
0.0544 seg. NEW