Iniciar sessão ou registar-se
    • NMGS
    • 10 fevereiro 2023 editado

     # 481

    A meu ver neste momento taxas fixas não são algo a considerar, a não ser que sejam inferiores a 3%. Como cheguei a referir, já era previsível que a euribor a 12M fosse acima dos 4% até ao fim do 1º semestre de 2023, ainda assim também já será previsível que a mesma estabilize nos 4% a 4,5% e depois desça com inicio em 2024 ou mesmo antes. Fixar uma taxa nos valores atuais é o mesmo que comprar algo no pico da inflação. A reter que a mudança de taxa de fixa para variável são 2%. Por outro lado também é quase certo que as taxas estabilizem nos 2 a 2,5% nos próximos anos.
    • Zarb
    • 10 fevereiro 2023

     # 482

    Colocado por: NMGSA meu ver neste momento taxas fixas não são algo a considerar, a não ser que sejam inferiores a 3%. Como cheguei a referir, já era previsível que a euribor a 12M fosse acima dos 4% até ao fim do 1º semestre de 2023, ainda assim também já será previsível que a mesma estabilize nos 4% a 4,5% e depois desça com inicio em 2024 ou mesmo antes. Fixar uma taxa nos valores atuais é o mesmo que comprar algo no pico da inflação. A reter que a mudança de taxa de fixa para variável são 2%. Por outro lado também é quase certo que as taxas estabilizem nos 2 a 2,5% nos próximos anos.


    Essa certeza das taxas fixarem entre os 2 e os 2,5% também a tenho. E também acredito que seja nos próximos anos. Resta saber o que são os próximos anos? Após 2025 certamente (eu penso que nem em 2026...). Mas veja bem: uma taxa de 2,25% (vamos ao seu valor médio) a que soma um spread de 1% (não é um spread alto na generalidade da banca), tem uma TAN de 3,25%... Ora, se optar por uma taxa fixa de 3,25% não ficou a ganhar durante esses anos (2023 a 2026 ou 2025 que seja). E como diz, é uma estabilização ou seja, não está a contar com taxas inferiores a essas durante esta década.

    Já agora, actualmente, onde arranja taxas fixas inferiores a 3%? Em Portugal não conheço nenhuma...

    P.S.: em Junho de 2022 estava para fechar o CH. Chegaram a propor-me taxa fixa a cinco anos de 2,25%. Não aceitei (a Euribor6M ainda estava negativa, foi numa sexta-feira logo nos primeiros dias de Junho). Não acreditava que a euribor6M pudesse subir para 3%, nem em 2024, nem em 2023, nem sequer até ao final do ano passado...

    Agora pago mais 1% do que teria ficado a pagar. Eu também achei que ao contratar tx fixa naquela altura estaria a comprar no pico da inflação... mas eu devia era ter pensado no pico dos juros :) E que ainda não o é no momento presente (com sorte, lá para o final o final do 1.º semestre de 2024). Temos a inflação na zona Euro a 8,5% (com sorte) e a Euribor a bater subir quase 400 pontos em menos de 1 ano... Com isso "reduzimos" a inflação em menos de 200 pontos... Para chegar à inflação que a Alemanha quer (perto dos 2%, digamos, 2,5%) ainda temos de reduzir mais 600 pontos... Acha que a Euribor não vai ter de subir mais 150 ou 200 pontos para lá se chegar? E depois quanto tempo irá ficar estável nesses valores, para que não exista uma inflação encapotada (câmbio do Euro face ao dollar). Pelo menos, alguns meses...

    Tudo somado, posso estar totalmente enganado mas acho que a Euribor12M vai chegar aos 5% e vai-se manter alguns meses nesse nível vindo progressivamente a cair (dois ou três anos) até aos 2% a 2,5%... A única razão que me leva a pensar que pode assim não suceder é existir uma gravíssima recessão na Alemanha e demais Europa Central, o que irá obrigar a reduzir o aumento das taxas pelo BCE, pelo menos, na sua periodicidade. Mas se essa recessão acontecer...
    • smart
    • 11 fevereiro 2023 editado

     # 483

    Hum,
    Inicialmente postei as taxas de juro em vigor do Bankinter, com indicação que o spread está incluído, uma vez que o site do banco não indicava que acresce spread.
    Contudo, estranhando taxas fixas a 3.25% já com spread, quando o mercado está a cotar para cima de 3.30% a 6 e 12 meses, dei me ao trabalho de contactar a linha de apoio ao cliente, que esclareceram que aos valores acresce spread.
    Uma vez que a designada taxa swap só para clientes actuais, está cotada a valores próximos da anterior nos prazos mais curtos, a que também acresce spread, não estranhei
    .
    Mas na próxima semana já falo com o gestor
    Não gosto de dúvidas...
    .
    A propósito das taxas swap, só disponíveis para quem já é cliente bankinter, embora tenham tal designação, trata se de uma taxa fixa, cuja cotação é a do mercado de derivados swap, na respectiva maturidade, mas quem contrata o swap da taxa de juro, não é o cliente, mas sim o banco, pelo que na perspectiva do cliente, não tem qualquer relevância contratual, exepto ser uma taxa fixa, cujo regime, é o aplicável.
    • smart
    • 11 fevereiro 2023 editado

     # 484

    Colocado por: Zarb

    Esqueça estas taxas. São taxas swap (variáveis). Taxa fixa é uma coisa taxa swap (que "é" por exemplo a taxa do 2 período do ABANCA) é outra coisa.

    Hum.
    Zarb,
    Existem swap de taxas de juro.
    No bankinter, a designação taxa swap é apenas designação.
    O regime é taxa fixa.
    Quando contrata, o banco no dia anterior á escritura, vai ao mercado e contrata exactamente o mesmo valor do empréstimo, a taxa que estiver em cotação.
    E aí que fica fixada a taxa do empréstimo.
    O cliente tem uma taxa fixa.
    E o banco vendeu os riscos da operação aos investidores no mercado, logo nada perde.
    Por isso a taxa swap é sempre muito mais baixa do que as taxas dos bancos concorrentes
    Pena só estar disponível para clientes actuais bankinter.
    Swap de taxas de juro, são outros contratos para proteger na variação do indexante, que pode resultar em lucro ou perda, habitualmente utilizados no seio empresarial, o que não é o caso


    Tenho um crédito habitação no bankinter, com taxa fixa, fixado abaixo de 0.60% e tem a designação swap como poderia chamar se Maria.
    É consultar a ficha técnica do produto e o regime aplicável, aferido pelo Bportugal (regime taxa fixa).
  1.  # 485

    Colocado por: smartHum,
    Inicialmente postei as taxas de juro em vigor do Bankinter, com indicação que o spread está incluído, uma vez que o site do banco não indicava que acresce spread.
    Contudo, estranhando taxas fixas a 3.25% já com spread, quando o mercado está a cotar para cima de 3.30% a 6 e 12 meses, dei me ao trabalho de contactar a linha de apoio ao cliente, que esclareceram que aos valores acresce spread.
    Uma vez que a designada taxa swap está cotada a valores próximos nos prazos mais curtos, a que também acresce spread, não fiquei com dúvidas.
    .
    Mas na próxima semana já falo com o gestor
    Não gosto de dúvidas...
    Conclui esta semana uma transferência para o bankinter, a uma dessas taxas fixas (contratada em novembro), e a taxa é isso mesmo: fixa a 3,45 no meu caso. Não acresceu qualquer spread.

    Só se eles mudaram as condições recentemente e passou a acrescer spread…mas para tirar as dúvidas basta pedir a FINE para uma simulação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
    • smart
    • 11 fevereiro 2023 editado

     # 486

    Hum
      Screenshot_20230211-015235~2.png
      Screenshot_20230211-020105~2.png
    • smart
    • 11 fevereiro 2023

     # 487

    Hum,
    Afigurando se que estás taxas têm spread incluído, estaremos a falar de taxas fixas na ordem de 2.25% mais spread estimado de 1%.
    Face a cotação galopante da Euribor que a 6 e 12 meses andam acima de 3.30, ter um
    Empréstimo por toda a maturidade com uma média de taxa de 2.25, não me parece mau.
  2.  # 488

    Espremido é isto.

    Taxa fixa promocional para novos clientes já inclui spread.

    Taxa swap(data dia anterior à escritura) para atuais clientes acresce spread.
    Concordam com este comentário: smart
  3.  # 489

    Colocado por: smartEmpréstimo por toda a maturidade com uma média de taxa de 2.25, não me parece mau.
    basicamente foram essas as contas que fiz.
    Mesmo que no fim pague mais (que até devo pagar), o descanso de saber que a prestação é aquela vale a diferença no meu caso em que o valor é relativamente baixo.

    Agora, há um ano atrás tinha feito muito melhor negócio...
  4.  # 490

    Colocado por: ZarbFalando agora do ABanca, ainda não vi ninguém referir os planos de amortização deste banco.

    PArece-me que eram bem mais vantajosos nos primeiros anos (os piores eram mesmo os da CGD), na medida em que a prestação parece ser na ordem dos 40% de capital amortizado (melhor do que a grande maioria dos outros bancos). Assim, nos primeiros 4/5 anos consegue-se uma amortização de capital superior ao que se conseguiria num outro banco por prestação de igual valor. Julgava que toda a banca seguia o modelo francês de amortização do capital mas penso que alguns bancos fazem uma variante a esse modelo, sendo, na minha análise de então, a ABanca com o plano mais vantajoso.


    Pode partilhar mais sobre esta sua análise? Fiquei curioso.
    • ptuga
    • 15 fevereiro 2023

     # 491

    Colocado por: SupporterPorque dizem tão mal do seguro de 55% de incapacidade do Bankinter? Será que me passou alguma cláusula importante?


    e também pq a % de incapacidade é definida por médicos da companhia e não outra entidade qualquer. Essa pequena vantagem e muito pouco comparativamente à diferença entre 50% e 100% caso morte de uns dos titulares.
  5.  # 492

    Olá Boa tarde,

    Tenho neste momento CH para um valor de cerca de 180K, no BPI, com spread de 1,05% e seguros Fora. A minha taxa renova agora no final do mês. Andamos a fazer prospecção de mercado para ver as melhores ofertas em vários bancos. Neste momento tenho duas propostas:

    1 - ABANCA - taxa mista com 1,4% de taxa fica no 1o ano e spread de 0,95% nos restante anos. Seguros no BANCO

    2 - BANKINTER - TAXA MISTA com 3,25% a 2 anos e spread contratado de 0.85%. Seguros no BANCO. Ressalvo que a proposta do bankinter reduz o CH para 30 anos, sendo que neste momento tenho contratado 34 anos.

    Tentei negociar sem seguros no BANCO e nenhum me garante essa possibilidade. Já consideramos aproveitar a proposta do ABANCA durante 1 ano mas causava o transtorno de daqui a uns meses tentar novamente trocar mas sendo que exigem os seguros no BANCO retraimo-nos um pouco.
    Neste momento temos ITP a 60% fora do banco.

    Será melhor aguardar um pouco e aguentar o aumento da prestação no BPI? o que acham?

    Obrigada
  6.  # 493

    Colocado por: SmarieOlá Boa tarde,

    Tenho neste momento CH para um valor de cerca de 180K, no BPI, com spread de 1,05% e seguros Fora. A minha taxa renova agora no final do mês. Andamos a fazer prospecção de mercado para ver as melhores ofertas em vários bancos. Neste momento tenho duas propostas:

    1 - ABANCA - taxa mista com 1,4% de taxa fica no 1o ano e spread de 0,95% nos restante anos. Seguros no BANCO

    2 - BANKINTER - TAXA MISTA com 3,25% a 2 anos e spread contratado de 0.85%. Seguros no BANCO. Ressalvo que a proposta do bankinter reduz o CH para 30 anos, sendo que neste momento tenho contratado 34 anos.

    Tentei negociar sem seguros no BANCO e nenhum me garante essa possibilidade. Já consideramos aproveitar a proposta do ABANCA durante 1 ano mas causava o transtorno de daqui a uns meses tentar novamente trocar mas sendo que exigem os seguros no BANCO retraimo-nos um pouco.
    Neste momento temos ITP a 60% fora do banco.

    Será melhor aguardar um pouco e aguentar o aumento da prestação no BPI? o que acham?

    Obrigada


    Boa tarde.
    O MONTEPIO está com boas campanhas... Em concreto desconheço se com taxas mistas e/ou fixas.
    A questão dos seguros é um jogo de probabilidades: por regra (e no BPI e no BANKINTER são mesmo maus!) os seguros dos Bancos são piores (menos coberturas, muitas exclusões, exagero de franquias) e são mais caros. Se calhar compensaria ver o aumento do SPREAD/TAXA ao fazer os seguros fora.
    Se nunca acontecer nada, parece que está a desperdiçar dinheiro nos seguros.
    Se acontecer (mas não tão grave como morte ou estado vegetativo), seguros apenas IAD são um autêntico deitar dinheiro fora!
    Concordam com este comentário: Zarb
    • crisssx
    • 17 fevereiro 2023 editado

     # 494

    Colocado por: SmarieOlá Boa tarde,

    Tenho neste momento CH para um valor de cerca de 180K, no BPI, com spread de 1,05% e seguros Fora. A minha taxa renova agora no final do mês. Andamos a fazer prospecção de mercado para ver as melhores ofertas em vários bancos. Neste momento tenho duas propostas:

    1 - ABANCA - taxa mista com 1,4% de taxa fica no 1o ano e spread de 0,95% nos restante anos. Seguros no BANCO

    2 - BANKINTER - TAXA MISTA com 3,25% a 2 anos e spread contratado de 0.85%. Seguros no BANCO. Ressalvo que a proposta do bankinter reduz o CH para 30 anos, sendo que neste momento tenho contratado 34 anos.

    Tentei negociar sem seguros no BANCO e nenhum me garante essa possibilidade. Já consideramos aproveitar a proposta do ABANCA durante 1 ano mas causava o transtorno de daqui a uns meses tentar novamente trocar mas sendo que exigem os seguros no BANCO retraimo-nos um pouco.
    Neste momento temos ITP a 60% fora do banco.

    Será melhor aguardar um pouco e aguentar o aumento da prestação no BPI? o que acham?

    Obrigada


    SMARIE ,

    Não posso dar grande opinião pois só você pode analisar o melhor para si .

    Saliento que o Bankinter está a oferecer uma mensalidade para quem apresentar um novo cliente e para esse mesmo novo cliente .

    Caso seja do seu interesse mudar-se para o Bankinter fale comigo , aproveita você e eu .

    Obrigado.
    • MLopes_
    • 18 fevereiro 2023 editado

     # 495

    Colocado por: SmarieOlá Boa tarde,

    Tenho neste momento CH para um valor de cerca de 180K, no BPI, com spread de 1,05% e seguros Fora. A minha taxa renova agora no final do mês. Andamos a fazer prospecção de mercado para ver as melhores ofertas em vários bancos. Neste momento tenho duas propostas:

    1 - ABANCA - taxa mista com 1,4% de taxa fica no 1o ano e spread de 0,95% nos restante anos. Seguros no BANCO

    2 - BANKINTER - TAXA MISTA com 3,25% a 2 anos e spread contratado de 0.85%. Seguros no BANCO. Ressalvo que a proposta do bankinter reduz o CH para 30 anos, sendo que neste momento tenho contratado 34 anos.

    Tentei negociar sem seguros no BANCO e nenhum me garante essa possibilidade. Já consideramos aproveitar a proposta do ABANCA durante 1 ano mas causava o transtorno de daqui a uns meses tentar novamente trocar mas sendo que exigem os seguros no BANCO retraimo-nos um pouco.
    Neste momento temos ITP a 60% fora do banco.

    Será melhor aguardar um pouco e aguentar o aumento da prestação no BPI? o que acham?

    Obrigada


    SMARIE

    Penso que a proposta do Bankinter será a melhor no mercado neste momento, mas ainda recomendo negociar o seguinte com o banco:

    - Negociar o período de taxa fixa para 5 anos (a inflação ainda está elevada, o BCE ainda está no processo de aumento da taxas, o que influencia a Euribor, e até a inflação dar sinais de redução, as taxas de juros vão manter-se bastante elevadas. Por isso não prevejo que a taxa de juro Euribor baixe nos próximos 2 anos.)

    - Não subscreva os seguros no Bankinter. As coberturas são fracas e os seguros são caros, isto comparando com o que consegue cá fora. Todos os bancos permitem negociar os seguros fora, mas infelizmente isso implicará ter um acréscimo na taxa fixa, que ficará pelos 3,5%, mas irá compensar com melhores seguros fora do Bankinter.

    Boa sorte na vossa negociação.
  7.  # 496

    Boa noite!

    Solicitei também a transferência do crédito para o ABANCA, neste caso agora com a oferta de taxa fixa a 1.2% durante um ano e a partir daí fica indexado à euribor a 12m.
    Com as condições atuais que tinha, as poupanças vão rondar, pelo menos no primeiro ano em vigor, quase 3000€.

    Só tenho algumas dúvidas para quem já tenha feito a transferência de crédito com o ABANCA (ou outros bancos), qual o valor que temos de pagar no dia da escritura? Pagamos outra vez todos aqueles valores de IMT, IS sobre o crédito e etc? Só para ir preparada de quanto é que preciso de desembolsar nesse dia.
    E quem já fez com o ABANCA, ao final de tudo, tiveram algum custo a vosso encargo? A minha gestora diz que não, mas fico mais descansada se alguém me confirmar.

    Desculpem o testamento e obrigada!
  8.  # 497

    Imt só paga aquando da aquisição. Transferência de crédito só paga o imposto de selo sobre o credito e o custo de escritura.

    Nota: agora até o imposto de selo sobre o crédito não se paga.

    Assim sendo paga: avaliação, formalização, custos dos registos... rondou 1750eur no meu caso mas.suportaram 1,5% do valor do financimento.
    • FFLS
    • 20 fevereiro 2023

     # 498

    O Abanca já voltou com taxas fixas tão baixas (1,2%)??

    A ultima simulação que me entregaram em Novembro para fixar a taxa a 4 anos, a taxa fixa para o 1º ano era de 3,15% e nos seguintes 3 anos passava a 4,65%.
    • smart
    • 20 fevereiro 2023 editado

     # 499

    Hum
    O anúncio seria para o primeiro ano
    Depois passaria a Euribor 12 m mais spread.
    Não sei se ainda estará em vigor ..
    Actualmente apresentam 🙆
    Conforme o cross selling, corrigirá a TAN
    https://www.abanca.pt/pt/credito/habitacao-valor-mais/
      Screenshot_20230220-122130~2.png
  9.  # 500

    Colocado por: FFLSO Abanca já voltou com taxas fixas tão baixas (1,2%)??

    A ultima simulação que me entregaram em Novembro para fixar a taxa a 4 anos, a taxa fixa para o 1º ano era de 3,15% e nos seguintes 3 anos passava a 4,65%.


    Neste momento já voltou sim! A campanha se não em engano chama-se habitação valor+. Mas penso que agora está a 1.4% durante um ano, eu apanhei os 1.2% mesmo a fechar a campanha. E o spread que me deram foi 0.95%.

    Obrigada Supporter pela resposta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Supporter
 
0.0852 seg. NEW